Certidão de nascimento do RJ sem saber o cartório: como encontrar???

17810121335

Comentários

  • @brisa7

    Encontrei vários irmãos do Ary e a habilitação do casamento dos pais dele.

    Há várias possibilidades de cartórios. Eu sugiro uma busca pelo SIAN e no Familysearch (menos provável).

    Os documentos achados:

    1) Hab. Casamento dos pais:

    Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 2 (Freguesia de Sacramento) - Z8 (antigo código MZ)

    Esteves, Antônio Xavier (Contratante)

    Sampaio, Odete Pinto (Contratante)

    Habilitação para casamento - 1921 

    Número - 3.506

    Maço -143

    Gal - A

    Para pedir essa habilitação, use o site:

    http://consulta.an.gov.br/

    Use o login do Sian.

    2) irmão:

    Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 6 (Freguesias de São Cristóvão e Engenho Novo) - Registro Civil - 6S 

    6S.FEN.LTN.030/f.192

    Esteves, Arahi Sampaio (Registrado(a))

    Esteves, Antônio Xavier (Pai)  

    Registro de nascimento: 1931

    Número - 2.444

    3) Outro irmão. Um registro tardio:

    Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 7 (Freguesias do Irajá, Penha e Jacarepaguá) - Registro Civil - N3

    Registro de Alfredo Xavier Esteves, n. 699 em 09/12/1918, rua dos Invalidos, n. 197

    N3.FIH.LTN.162/f.064

    Esteves, Alfredo Xavier (Registrado(a))

    Esteves, Antônio Xavier(Pai)

    Esteves, Odete Sampaio (Mãe)

    Registro de nascimento;1934

    Número - 2.892

    4) Outro irmão (Registro tardio):

    Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 7 (Freguesias do Irajá, Penha e Jacarepaguá) - Registro Civil - N3

    Registro de Attila Xavier Esteves, n. 700 em 21/05/1925, Morro do Capão, s/n.

    N3.FIH.LTN.162/f.065

    EstevesÁtila XavierRegistrado(a)

    EstevesAntônio XavierPai

    EstevesOdete SampaioMãe

    Registro de nascimento - 1934

    Número - 2.892 

    5) Mais um irmão:

    Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 3 (Freguesias de Santo Antônio e Santana) - Registro Civil - 6M 

    6M.FST.LTN.051/f.077

    EstevesOtila XavierRegistrado(a)

    EstevesAntônio XavierPai

    EstevesOdete SampaioMãe

    Registro de nascimento -1937

    Número - 662

    Boa sorte!

  • editado January 2022

    @brisa7

    Está aqui:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6W2Q-BQ6?i=37&wc=9GBM-L2W%3A113334201%2C135195401%2C132878101&cc=1582573

    Faz parte dos "tesouros" do Family Search: livros de registro que estão escaneados mas ainda não foram indexados.

    Me parece ser da antiga 3a pretoria (segundo oficio), que virou 6a circunscrição e hoje é o 3RCPN

  • Bom dia

    Estou a procura da certidão de nascimento da minha bisavó (Antonia Rangel de Souza)

    Em solteira assinava: 

    Antonia Taroni Rangel

    nascimento em : 30/ 10/ 1908.

    Natural de: FREGUESIA desconhecida. RJ DISTRITO FEDERAL.( à época Rio de Janeiro era o Distrito Federal)

    pai: Aydano Rangel

    mãe: Maria Taroni

    No aguardo. Espero poderem me ajudar.

    Grato

    Antonio Rosa.

  • Boa trade pessoal!

    Estou desesperado atrás do registro de nascimento da minha avó, filha de Portugueses, estou tentado fazer o processo de neta(minha mãe), já procurei tudo quato é cartório aqui no RJ, não chei em nenhum, arquivo nacional, family search... e nada... alguém pode me dar uma luz?

    A princípio ela morava em Botafogo quando nasceu...

    Nome de casada: HILDA BORGES LOPES

    Nome de solteira: HILDA BORGES

    Data de nascimento: 28/10/1937

    Filiação: MARIA GUEDES E FRANCISCO BORGES


    O casamento dela foi lavrado na 2 Circunscrição, mas não tem nada lá do nascimento dela...

    Alguém pode me dar uma luz do q fazer agora?

  • editado January 2022

    @ALEXANDRELOPES

    Aqui está o registro. Já leve (ou mande) esse PDF para não poderem dizer que "não encontraram".

    É da antiga 7a pretoria (2o oficio - Irajá e Penha), que virou 12a circunscrição e depois 11 RCPN. E acho que justamente essa parte que foi desmembrada para criar o novo 15RCPN. Essa parte do último desmembramento que não tenho certeza; alguém pode confirmar.

    Aqui está o link da lei que criou o novo 15RCPN e lista a abrangência:

    http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/contlei.nsf/69d90307244602bb032567e800668618/c943210eb033da58832581cb005d5046?OpenDocument

    São bem novos o 15 e 16 RCPN:

    http://cgj.tjrj.jus.br/web/cgj/noticias/noticia/-/visualizar-conteudo/1017893/27451698

  • Boa tarde

    Gostaria de saber se alguém pode ajudar a conseguir a certidão de nascimento do meu Pai.

    Nome: Jose Augusto da Silva

    Nasc: 12/09/1940

    Pai: Elizeu Augusto da Silva

    Mãe: Carolina Augusta Tavares da Silva

    Nascido no Rio de Janeiro

  • editado January 2022

    @flaviosilva_123

    Aqui está.

    É da antiga segunda pretoria (primeiro oficio), que virou a 1a circunscrição e hoje é o 1RCPN.


  • @CarlosASP obrigado pela informação.

    Me ajudou bastante.

    Obrigado mesmo!!!!

  • Leonardo10Leonardo10 Member
    editado January 2022

    @Kleber Silva Aguiar podia me ajudar a encontrar a certidão de nascimento da minha tia?


    BELMIRA DA CONCEIÇÃO GONÇALVES

    FILHA DE JOSÉ DYONISIO E ROZA DE JESUS

    NASCIDA EM 08.11.1923

    ELA DIZ QUE NASCEU EM SÃO CRISTÓVAO, E MOROU EM OSWALDO CRUZ, MAS NAO ACHEI LA :(

    DESDE JÁ AGRADEÇO.

  • @Leonardo10

    Sabe se são parentes ou o pai é homônimo?

    Tem um registro de 1931: nome do pai Jose Dionisio; mãe Roza Quiroga; registrado Mario Dionisio Quiroga; em Madureira (Rua Portela)

    Avós paternos sao Antonio Augusto e Maria Joaquina.

    Maternos são Antonio Quiroga e Manoela.

  • @CarlosASP e @guimoss

    Muitíssimo obrigada por toda a ajuda que me deram!! Vocês são maravilhosos!! Serei eternamente grata!! :)

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @brisa7

    Sem problemas.

    Fico feliz por ajudar.

    Obs: acredito que vc esteja fazendo a marcação de forma equivocada.

    O correto é digitar o "@"+três primeiras letras do apelido, até o forista aparecer como 1a opção e vc clica nele.

    Caso contrário, o sistema não avisa que há uma nsg nova e a sua dúvida pode ficar sem resposta.

    Abraços

  • Prezados @CarlosASP , @Leticialele e quem mais puder ajudar.

    Estou desesperado após tentar de tudo para achar a certidão de nascimento de meu avô, que é filho de português. Só preciso dessa certidão, pois o resto eu já rastreei para dar entrada pra minha mãe (neta de português).

    Nome da Pessoa a ser pesquisada Mario Lopes do Couto

    Nome do Pai da Pessoa a ser Pesquisada Adolpho Lopes do Couto

    Nome da Mãe da pessoa a ser pesquisada Adelaide Sabatine ou Sebatine ou Sabatina

    Nome do Cônjuge da Pessoa a ser Pesquisada Jacenan Lima do Couto

    Local de Nascimento: Rio de Janeiro - provavelmente nas redondezas do centro da cidade, catumbi, estácio, por aí.

    Data de Nascimento 29 de Fevereiro de 1924

    Local de Casamento Rio de Janeiro - Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais, da 8ª Circunscrição do Engenho Velho, 4ª zona na Capital da Republica dos Estados Unidos do Brasil

    Data de Casamento 12 de Janeiro de 1953

    Local de Óbito Rio de janeiro - 12ª Circunscrição - 6ª zona do registro civil (Freguesias de Irajã e Jacarepaguá

    Data de Óbito 19 de Agosto de 1990

    OBS: O Adolpho teve, além do Mario Lopes do Couto, uns 3 filhos. Os irmãos de Mário foram registrados em:

    1) Alberto Lopes do Couto (18DEZ1904) - certificado 1204, pág. 49 - Cartório de Registro Civil da 3ª Circunscrição (RJ);

    2) Djalma Lopes do Couto (9FEV1911) - ceritificado 230, pág. 64 - Cartório de Registro Civil da 7ª Circunscrição (RJ); e

    3) Djanira Lopes do Couto (12OUT1918) - ceritificado 949, pág. 165 - Cartório de Registro Civil da 3ª Circunscrição (RJ).

    Virtualmente, através de pesquisas no FamilySearch, não consegui encontrar. Acredito que tenha algo a ver com a maioria das digitalizações terem sido mapeadas, digitadas, etc. até 1921, mais ou menos. Depois parece que há um vácuo de digitação das informações digitalizadas, o que impossibilita a procura no CTRL F.

    Tentei pesquisas na 1ª, 3ª e 7ª Circunscrições, que abrangem as localidades onde eu acredito que ele tenha nascido, e também porque os irmãos foram registrados nessas. Todas as pesquisas, de acordo com os cartórios, não encontraram nada. Mas desconfio que não houve uma pesquisa apurada e séria.

    Enfim, certamente estou deixando algo passar e, por isso, venho pedir-lhes o apoio, pois me sinto de mãos atadas no momento, sem saber mais pra onde ir ou o que fazer.

    Agradeço desde já a paciëncia e boa-vontade.

    Respeitosamente,

  • @Joao_Lima_

    A indexação do Family search ajuda muito, mas longe de ser perfeita. Tem muitos erros de ortografia. Muitas foram feitas por voluntários gringos que não sabem português direito, nem conhecem bem os nomes brasileiros e transcrevem o que acham que está escrito.

    Exemplo. Não sei se já tinha achado o batismo de Djanira, mas aparece na indexação como "Costo"

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-K294-T?i=40&cc=1719212&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A8BF6-FD2M

    Minha sugestão é procurar "no braço", olhando os livros das circunscrições mais prováveis. Por exemplo, a de onde Djanira (a última que achou) foi registrada , Há livros online lá até para mais tarde que 1924.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6PSC-FGL?owc=9GPB-6TL%3A113334201%3Fcc%3D1582573&wc=9GB6-N32%3A113334201%2C122849201%2C114963301&cc=1582573

    Tem uma irmã Margarida (nascida em 1907) também, já viu? Aqui o casamento dela; o sobrenome da mãe como "Sebastiana (?)":

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6QZS-X31?i=125&cc=1582573

    Aqui o nascimento; também na 3a:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DT1S-9NW?i=180&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A794Y-T3MM

    Capaz de ter outros irmãos ainda; o povo muitas vezes tinha um filho atrás do outro nessa época. Questão de achar os registros - que podem estar "mal indexados".

    Deu para notar que a família registrava os filhos logo depois do nascimento. Se a data de nascimento dele na certidão de casamento estiver certa, e realmente também nasceu no Rio de Janeiro, não deveria ser muito difícil encontrar, mesmo que tenha que olhar "no braço" as 12 circunscrições (não sei se os livros das 12 estão online para 1924, mas é fácil checar no link acima).

    Outra sugestão. Invista um tempo criando a árvore da família no Family Search. E anexe todas essas certidões que já achou de todos eles. Acrescente o máximo possível de parentes e datas de nascimento, casamento e óbito que tiver. Inclua os outros filhos de Mario etc. O sistema vai "aprendendo" com essas informações e isso ajuda a superar esses erros de indexação. Uma hora pode acabar sugerindo algo que te leve à certidão de Mário.

    Boa sorte!

  • Prezados @CarlosASP ,

    Gostaria de lhe agradecer pelo seu tempo e paciëncia em me responder. Sua atuação nesse fórum aqui já ajudou certamente muita gente. Que Deus possa lhe retribuir toda essa sua ajuda.

    Segui as orientações do senhor, fui buscar no braço mesmo, e consegui achar na décima circunscrição, lá no Méier, bem afastado. E estava exatamente como o senhor falou: em vez de Mario Lopes do Couto, estava Ósvio Lopes Cosotro, bem como o Adolpho Lopes do Couto estava como Adolpho Lopes Cosotro.

    Estou muito feliz de ter encontrado e serei eternamente grato pela sua ajuda.

    Vou agora pedir a reprográfica no cartório lá e apostilamento, talvez até a digitada, porque está impossível de fazer a leitura. O problema é se digitarem também errado. Mas enfim, vou ver no que vai dar lá, pra eu finalmente conseguir puxar essa cidadania pra minha mãe e, depois, para mim e minha esposa.

    Fique com Deus.

  • editado January 2022

    @Joao_Lima_

    Que bom que deu certo! Boa sorte no processo de sua mãe e o resto da família,

    Sobre digitada: sim, já tive problemas com isso. Leia atentamente a digitação ao receber. Se achar alguns, já mostre para o cartório e eles refazem. Numa tive que fazer isso duas vezes.

    Com sua informação, achei também o assento na 10a. Mas confesso que não consigo ler "MARIO" como o nome do registrado. Até consigo ver um M como a primeira letra e o IO no fim, mas o resto está difícil. Todo o resto do registro bate - data, nome do pai. O da mãe está corrigido para "Adelaide Sebatine" numa anotação "em tempo" no fim do registro. Tudo indica ser a pessoa certa. Mas realmente não sei como vão digitar o prenome do registrado. É esse aqui, certo?

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6QR9-F6D?i=80&wc=9GYP-C6D%3A113334201%2C159848701%2C138759001&cc=1582573

    Vou pedir ajuda para @Leticialele para a opinião dela e o melhor caminho a seguir para conseguir esse nascimento com o nome certo e sem criar mais problemas.

    Sobre ajuda: o pessoal desse fórum é muito bacana e me ajudou muito. Por isso resolvi ajudar da forma que sei e posso. Fico contente quando funciona. Se quiser, ajude alguém - em qualquer esfera da sua vida. isso já é uma grande retribuição.

  • editado January 2022

    @Joao_Lima_ , dá para ler Mário, embora a letra M esteja um pouco apagada, fazendo com que pareça Osorio. Preste atenção no Cartório.

    @CarlosASP , parabéns por sua atitude!! O mundo seria um lugar bem mais agradável para se viver se todos fossem solidários. Temos sempre que nos colocar no lugar da outra pessoa, e ver o que gostaríamos que fizessem por nós. Somos capazes de tudo, basta querer e se esforçar!!

  • Boa tarde. Por gentileza, já fiz diversas buscas e não encontro as certidões de nascimento (do Rio de Janeiro, ) e casamento ( do Rio de Janeiro) de meu avô brasileiro, casado com minha avó portuguesa, para que eu possa fazer a transcrição do casamento deles. Já tenho a certidão de batismo de minha avó . E também, a certidão de nascimento do meu pai, filho da portuguesa, que também não encontrei. Quero dar entrada em minha cidadania portuguesa. Abaixo deixo os dados , e desde já agradeço muito.

    Avô brasileiro ROBERTO DE OLIVEIRA (nasceu no Rio de Janeiro)

    Filiação: MANOEL ANTÔNIO DE OLIVEIRA E MARIA ALMEIDA DE OLIVEIRA

    Nascimento: 27/03/1904

    Avó portuguesa: MARGARIDA DE SOUZA OLIVEIRA

    Filiação: DIOGO DE SOUZA E DELPHINA DE SOUZA

    Nascimento: 18/12/1908

    Pai brasileiro: WALTER DE OLIVEIRA

    Filiação: acima

    Nascimento: 31/05/1935 no bairro do Caju Rio de Janeiro

  • editado January 2022

    @valeriaf

    A de seu pai Walter está aqui:


    É da antiga 6a pretoria (primeiro oficio), que virou o 9RCPN atual. Minha experiência é que esse é um dos melhores cartórios do Rio; não deve ter problemas. De qualquer modo, já mande a imagem acima para facilitar.

    As outras ainda preciso procurar; essa do seu pai era bem fácil :-)

    O casamento de Roberto e Margarida foi na antiga 3a pretoria; atual 3RCPN:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6Q4W-3TN?i=143&cc=1582573

    E o nascimento de Roberto, está no atual 5RCPN:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-65TD-93?i=60&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A79C7-TNZM

    No fim, todas tranquilas. Boa sorte!

  • Sabemos que vocês se esforçam muito para nos ajudar. É muito importante pra mim como neta fazer minha nacionalidade portuguesa e passar para minhas filhas. E ainda estou ajudando minha irmã. É um trabalho lindo, onde um ajuda ao outro. Muito obrigada,

  • Amigos, estou com dificuldades para encontrar o nascimento de minha avó no RJ (então DF). Já procurei no AN no ano correto e no subsequente (sem sucesso), ela comentou que eles moravam em Marechal Hermes e que seu pai registrava as crianças já grandes, era muito relapso nesse ponto. Na certidão de casamento, não existem mais os documentos anexados, apenas a ratificação da data e Distrito Federal.

    Comecei a busca também pelos seus irmãos, mas igualmente sem sucesso, atualmente estou buscando no AN 14ª Circunscrição Freguesia de Madureira (sucursal) e já estou no ano de 1943. Agradeço imenso a habitual ajuda deste grupo!

    Nome: AIZ PARAIZO CAMPOS

    Data: 01/02/1937

    Filiação: Carlos Campos e Juracy Paraizo Campos

    Existem outros filhos:

    Carlos Paraizo Campos 06/02/1941 | Adilson Paraizo Campos 26/12/1943 | Demerval Paraizo Campos (não tenho a data)

  • Prezados @CarlosASP , @Leticialele e quem mais puder ajudar.

    Obrigado mais uma vez pela ajuda anterior.

    Restaram-me algumas dúvidas não sobre pesquisa, mas sobre quais documentos que devo reunir para dar entrada na cidadania:

    Basicamente são:


    Assento de Nascimento do Português (no caso, o avô - Adolpho Lopes do Couto - da minha mãe - Jurema Lima do Couto);

    Certidão de Casamento dos avós (no caso, os avós da minha mãe - Adolpho Lopes do Couto e Adelaide Sebatine);

    Certidão de Nascimento do pai (no caso, o pai da minha mãe - Mario Lopes do Couto);

    Certidão de Casamento dos pais (no caso, os pais da minha mãe - Mario Lopes do Couto e Jacenan Lima do Couto);

    Certidão de Nascimento do requerente (no caso, minha mãe);

    Antecedentes criminais da minha mãe; e

    Documento que comprove o conhecimento suficiente da língua portuguesa, apostilada e o seu documento de identificação apostilado.


    Dúvida 1: Os senhores saberiam informar se são somente esses documentos?

    Dúvida 2: Cada um desses documentos precisa necessariamente ser (1) Apostilado, (2) Cópia Reprográfica E Cópia Digitada, ambos de inteiro teor?

    Dúvida 3: Os antecedentes criminais também precisam ser apostilados? E traduzidos?

    Dúvida 4: Com relação ao conhecimento da língua portuguesa, o que deve ser apresentado a eles?

    Dúvida 5: Sobre a dúvida 2, sendo mais específico, precisa ser reprográfica E digitada, ou pode ser só um dos dois? Porque penso que eles podem querer conferir direitinho, sei lá.

    Dúvida 6: Os livros manuscritos são bem complicados de ler, portanto, tenho um desses documentos que menciona Adelaide Sabatina e outro que menciona Adelaide Sebatine. Tem problema? No caso do avô português, o dele está igual em todos os documentos.

    Dúvida 7: De posse de todos esses documentos, qual seria o site para dar entrada na cidadania portuguesa pela minha mãe? O envio dos documentos normalmente é melhor pelos correios mesmo ou alguma empresa privada?


    Obrigado desde já pela paciência com que lêem todos os posts e pela boa-vontade com que respondem cada um. Fazem muita diferença, para nós, compartilhando as suas experiências.

    Deus lhes abençoe!

  • @Joao_Lima_ :

    Assento de Nascimento do Português (no caso, o avô - Adolpho Lopes do Couto - da minha mãe - Jurema Lima do Couto); Correto. Se for anterior a 1911, cópia em papel, certificada pelo Arquivo Distrital. Se for posterior, cópia simples do civil online.

    Certidão de Casamento dos avós (no caso, os avós da minha mãe - Adolpho Lopes do Couto e Adelaide Sebatine); Correto.

    Certidão de Nascimento do pai (no caso, o pai da minha mãe - Mario Lopes do Couto); Correto - inteiro teor, apostilada

    Certidão de Casamento dos pais (no caso, os pais da minha mãe - Mario Lopes do Couto e Jacenan Lima do Couto); Apenas se o pai tiver mudado o nome após o casamento mandar a certidão de casamento (não precisa apostilar). Se não mudou o nome, não precisa mandar.

    Certidão de Nascimento do requerente (no caso, minha mãe); Correto - por cópia reprográfica do livro, apostilada

    Antecedentes criminais da minha mãe; e Correto. Certidão com a validação impressa no verso. Os dois links estão no mesmo site. A validação aparece como um "pop-up". Dê um Ctrl P e imprima no verso da certidão.

    Documento que comprove o conhecimento suficiente da língua portuguesa, apostilada e o seu documento de identificação apostilado. Não é necessário. Se sua mãe nasceu no Brasil, o domínio da língua portuguesa é presumido.

    Dúvida 1: Os senhores saberiam informar se são somente esses documentos? Só falta o Formulário 1D, impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras, com a assinatura reconhecida por autenticidade em Cartório de Notas. Obtenha o formulário após o pagamento dos emolumentos (175 euros), com cartão de crédito virtual - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    Dúvida 2: Cada um desses documentos precisa necessariamente ser (1) Apostilado, (2) Cópia Reprográfica E Cópia Digitada, ambos de inteiro teor? Respondido acima

    Dúvida 3: Os antecedentes criminais também precisam ser apostilados? E traduzidos? Depende dos países em que ela residiu após os 16 anos. O Brasileiro só precisa estar validado, como explicado acima.

    Dúvida 4: Com relação ao conhecimento da língua portuguesa, o que deve ser apresentado a eles? Nada. Para naturais dos países lusófonos, o domínio da língua é presumido.

    Dúvida 5: Sobre a dúvida 2, sendo mais específico, precisa ser reprográfica E digitada, ou pode ser só um dos dois? Porque penso que eles podem querer conferir direitinho, sei lá. A certidão do requerente te que ser , OBRIGATORIAMENTE por cópia reprográfica do livro, apostilada. As demais, inteiro teor digitadas e apostiladas (se for o caso, ver acima)

    Dúvida 6: Os livros manuscritos são bem complicados de ler, portanto, tenho um desses documentos que menciona Adelaide Sabatina e outro que menciona Adelaide Sebatine. Tem problema? No caso do avô português, o dele está igual em todos os documentos. Não terá problema algum. Os Conservadores são especializados em paleografia. Não se preocupe.

    Dúvida 7: De posse de todos esses documentos, qual seria o site para dar entrada na cidadania portuguesa pela minha mãe? O envio dos documentos normalmente é melhor pelos correios mesmo ou alguma empresa privada? Mande os documentos pela DHL, mais segura e rápida que os Correios (inclusive com relação à liberação pela Alfândega). Os processos de netos só tramitam na CRCentrais - Lisboa.

    Endereço para envio:

    Conservatória dos Registros Centrais

    Rua Rodrigo da Fonseca, 200

    1099-003 - Lisboa

    Para encontrar uma loja da DHL próxima ao seu endereço: https://locator.dhl.com/

    Leve documento de identidade com foto. É exigência brasileira por se tratar de envio internacional.

    A própria DHL fornece o envelope e faz a etiqueta.

    Boa sorte!!

  • @mevieira1984

    Se vc tem a data exata, daqui a pouco vai encontrar.

    Geralmente, o registro era feito no cartório mais perto do local do hospital do nascimento, no local de trabalho do pai ou da residência da família.

    Boa sorte!

  • @Joao_Lima_

    1) Onde ocorreu o casamento?

    Qual a nacionalidade dos seus bisavós?

    Quem registrou o seu avô e quando foi feito o registro?

    Se foi feito por um português, antes do registrado completar 1 ano de idade, a transcrição de casamento é dispensada.

    ---

    Assento de Nascimento do Português (no caso, o avô - Adolpho Lopes do Couto - da minha mãe - Jurema Lima do Couto);

    Certo. O assento é do Arquivo Distrital ou do civilonline?

    Certidão de Casamento dos avós (no caso, os avós da minha mãe - Adolpho Lopes do Couto e Adelaide Sebatine);

    Se o assento do português for do AD, vc irá usar essa certidão (ou a do óbito do português) para fixar o nome. Não precisa apostilar.

    Também pode ser necessaria, se vc precisar transcrever o casamento.

    Caso contrário, ela não é necessaria.

    Certidão de Nascimento do pai (no caso, o pai da minha mãe - Mario Lopes do Couto);

    Certo. Essa certidão é de inteiro teor digitada apostilada.

    Certidão de Casamento dos pais (no caso, os pais da minha mãe - Mario Lopes do Couto e Jacenan Lima do Couto);

    Essa certidão não é necessária.

    Certidão de Nascimento do requerente (no caso, minha mãe);

    Certo. De inteiro teor POR COPIA REPROGRÁFICA

    Antecedentes criminais da minha mãe; e

    Certo. Deixe por último, pois esse documento tem validade de 90 dias.

    Documento que comprove o conhecimento suficiente da língua portuguesa, apostilada e o seu documento de identificação apostilado.

    Não é mais necessário para países lusofonos, como o Brasil.

    ---

    Outros docs que vx esqueceu:

    1) formulario 1D assinado por autenticidade;

    2) Prova de vida, se a Requerente tiver +76 anos. Abaixo de 70, não precisa. 70 a 75 é controverso. Há opiniões para os dois lados.

    Pode ser feita mo cartório ou consulado.

    Se for a do cartório precisa estar autenticada e apostilada.

    3) Certidão de casamento da Requerente em inteiro teor digitada, se houve mudança de nome. Não precisa apostilar.

    4) Cópia do RG ou passaporte (com filiação) autenticada e com menos de 10 anos.

    5) Cópia do email de recebimento do formulário 1D, se pagar por cartão ou Cópia do Vale postal, se usar essa modalidade.

    Mande por DHL. É mais rápido e seguro.

    Continua...

  • @Joao_Lima_

    Duvida 2: a unica que precisa ser por copia reprográfica é a de nascimento da Requerente. Se esta estiver ilegível, mande junto uma de it digitada, sem apostilar.

    3) Só precisa ser apostilado, se vc fizer presencialmente na sede da PF. Pela modalidade online, imprima os antecedentes e no verso imprima a autenticação.

    Se a requerente morou em outro pais apos os 16 anos, precisará dos antecedentes desss pais. Se n for pais de lingua portuguesa, terá que traduzir.

    Obs; aqui estou em duvuda se apostila os ant.crim e a tradução ou somente os ant.crim.

    Marquei a @Leticialele para opinar.

    4) Já foi respondido acima.

    5) Já foi respondido também.

    6) Sabatine/sabatina não deve gerar problemas.

    7) Nao tem um site. Só há o site de pagamento do cartao de crédito. O envio é por DHL.

    O site:

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    Boa sorte com o seu processo.

  • @Joao_Lima_

    Nesse tópico, vc vai encontrar varias informações sobre o processo de neto.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento#latest

    Poste suas dúvidas por lá.

    Se precisar marcar uma mensagem, clique embaixo da data do envio, copie o link e cole no topico de netos.

    De um espaço antes do "https" do link, se não dá problemas.

    Abraços

  • Primeiramente, @Leticialele e @guimoss, Muito obrigado por todas as informações e ajuda. Minha esposa e eu somos muito gratos mesmo. O que rodamos e rodamos para buscar informações não tá no gibi.

    Em segundo lugar, respondendo ao @guimoss, estou fazendo toda a preparação para minha mãe, que é a neta de português, conseguir pegar a cidadania, e num futuro, eu poder pegar dela, já que bisneto não pode pegar diretamente. Portanto, para contextualizar:

    1) Requerente (neta) é a Jurema Lima do Couto. Nascida aqui no Brasil em 1957;

    2) O pai dela é o Mario Lopes do Couto (que é o filho do português). Nasceu em 1924 no Brasil, se casou no Brasil com Jacenan Lima do Couto e faleceu no Brasil também. Seu nome era o mesmo antes e depois do casamento.

    3) O avô português dela é o Adolpho Lopes do Couto. Nasceu em Portugal em 1882, casou no Brasil com Adelaide Sebatine e faleceu no Brasil. Eles registraram o filho Mario Lopes do Couto em 1924 mesmo, dias após ter nascido.


    Sobre as dúvidas do senhor:

    1) O assento do Adolpho foi solicitado por nós através do Arquivo Distrital.

    2) Sobre o que o senhor falou da Certidão de Casamento dos avós (no caso, os avós da minha mãe - Adolpho Lopes do Couto e Adelaide Sebatine) - Eu usarei essa certidão, já que o assento é do AD. Mas é inteiro teor digitada? e sem necessidade de apostilar? e não entendi o que o senhor falou sobre a situação de ser necessário transcrever o casamento ou o caso em que ela não é necessária.

    3) Por conta do nome Mario Lopes do Couto ser o mesmo antes e depois do casamento, não há necessidade desse documento, correto?

    4) Certidão de Nascimento do requerente (no caso, minha mãe - Jurema Lima do Couto) - É inteiro teor, reprográfica e apostilada, correto?

    5) A requerente - Jurema - nunca foi casada. É necesśario algum documento nesse sentido?

    6) Não entendi esse: "Cópia do email de recebimento do formulário 1D, se pagar por cartão ou Cópia do Vale postal, se usar essa modalidade.". O senhor poderia me explicar mais detalhadamente? Como não há uma site para tratar da cidadania, envio de documentos etc, como eu receberia um email com o formulario 1D? Seria depois do envio dos documentos pra Lisboa entao? Fiquei meio confuso.

    7) Sobre o forum que o senhor indicou, eu vi em 1 ou 2 documentos falando sobre a validade de 1 ano (nascimento do pai e do requerente), bem como o antecedente criminal com validade de 90 dias. Mas sobre os documentos em geral, é sempre 1 ano, correto?

    8) Por último, pergunto sobre a experiência do senhor. Minha mãe, possui 65 anos. Ouvi dizer uma vez que o processo no geral dura em torno de 2 anos, mas o trâmite para aqueles com idade mais avançada costuma ser em bem menos tempo. O senhor saberia comentar a respeito? Ou podemos já nos preparar para 2 anos ou mais de trâmite?

    Obrigado, mais uma vez, por todo empenho em ajudar as inúmeras pessoas que vêm aqui. Não tenho como expressar o quão importantes são as suas contribuições nesse fórum. Que Deus os abençoe sempre!

    Abraços.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.