Se a sua madrinha é a neta do português, a questão fica mais complexa, pois a certidão para o Requerente é de INTEIRO TEOR POR CÓPIA REPROGRÁFICA (=fotocópia da página do livro).
Se vc não achar o registro inicial, infelizmente não poderá pedir a nacionalidade, pois sem o livro e o registro original, vc não poderá emitir a certidão necessária.
===
Acredito que é semelhante à defensoria. A pessoa vai lá (qualquer unidade de faculdade que tenha um curso de Direito) e tira as dúvidas sobre um tema jurídico.
Procure a mais perto de você.
Leve, por segurança, documentos, prova de hipossuficiência (se for necessária), explique o caso da sua madrinha (que não é tradicional) e vc receberá uma orientação.
Estou organizando os documentos para dar entrada no pedido de nacionalidade do meu pai(neto) de português.
Já possuo o assentamento do Bisavô, porem não consigo encontrar em qual cartório do RJ minha avó, filha dele foi registrada. Alguém poderia me ajudar?
Nome: Maria jose da Silva Machado( Maira jose da Silva Nobrega - nome de solteira)
Nascimento: 20/05/1928 é o que consta na identidade dela e certidão de óbito. Porem minhas tias, filhas dela alegam que ela seria de 20/05/1929, teria mentindo a idade para se casar.
Nome do pai: Eduardo da Silva Nobrega
Nome da mãe: Deolinda da Conceição
Natural do: Rio de Janeiro
Ambos portugueses, mas não encontro informações que teriam casado no Brasil e nem em Portugal. Alias no assentamento do meu bisavó Eduardo, consta averbamento de casamento com outra pessoa.
Eduardo da Silva Nobrega já era casado em PT em 1922. Isso consta no passaporte emitido em Aveiro nesse ano. Olhe no TIF 175 e verá o passaporte número 511:
Sobre o casamento de Eduardo: na averbação mencionada no assentamento, qual o nome da pessoa que consta? às vezes se achar esse casamento, ali vai ter mais informações. Ele pode ter ficado viúvo da primeira esposa e casado de novo. Alguma esposa ele teve em PT.
Sobre o nascimento de Maria José: esses anos são mais complicados pois muitas vezes caem no vácuo entre o fim dos registros no Family Search e o começo dos disponíveis no Arquivo Nacional (1929). Estou olhando onde os irmãos foram registrados e quando achar algo mais coloco aqui. Pode dar pistas de que cartórios a família sempre usava,
Já achei um Arnaldo (1935) e um Jorge (1937), ambos registrados no Engenho Novo (atual 10RCPN). Ambos constam como "filhos ilegítimos", ou seja, Eduardo e Deolinda não eram casados entre si na época do registro, O pai foi o declarante de ambos. Ambos os pais aparecem como "portugueses, solteiros". Se Maria nasceu em 1928-9, os pais não eram casados na época. Podem ter casado mais tarde.
Se quiser, coloque os nomes e datas de nascimento de outros filhos de Eduardo que já tem; num desses registros de nascimento deles pode ter mais pistas onde Maria José deve ter sido registrada.
Achei outro irmão; Agostinho da Silva Nobrega, nascido em 15/06/1929 e registrado no dia 18/06/1929. Na antiga 2a pretoria (freguesia de Santa Rita) que hoje em dia é o 1RCPN. Feito pelo pai; de novo filho ilegítimo (de pais não casados entre si na época).
Como essa data é bem próxima do provável nascimento de Maria José (que não poderia ser 1929 se essas datas do registro estiverem certas - a menos que ela fosse gêmea), acho boa a possibilidade do registro dela estar no mesmo lugar.
Duas possibilidades: já pedir direto ao cartório, mas dando uma margem dos possíveis anos.
Ou, se quiser. folhear os livros, que estão disponíveis no FS até final de 1929. Tem alguns indices de nascimentos também. Alguns desses livros não estão indexados (o Agostinho não estava) ou tem erros de grafia na indexaçao; por isso não aparece nas buscas no FS. Pela indexação do FS, aparece como 1a circunscrição.
O promissor é que até agora o pai português foi o declarante de todos os filhos pouco depois do nascimento - um dos requisitos que facilita a nacionalidade portuguesa, independente do estado civil deles.
Me deu um excelente norte para poder continucar as buscas, estou a meses empacada na certidão da minha avó Maria José.
Estou verificando os livros do 1RCPN, para ver se encontro a da minha avó. Tenho um pouco de dificuldade na leitura das certidões, pois possuo baixa visão.
Sobre meu bisavô Eduardo da Silva Nobrega, no assentamento consta o casamento com Maria Ferreira da Mota em 22 de julho de 1920 em Canedo, Santa Maria da Feira. Assento n.º 240 de 1920.
Não sei se esse casamento anterior dele, causaria algum problema no pedido de nacionalidade.
Se não for pesado financeiramente, pode pedir a busca no 1RCPN; não sei quanto cobram. Pois é muito próxima da data desse outro registro do irmão da possível data de Maria José.
Quanto ao casamento anterior, deixo a @Leticialele te dar orientação; ela é muito mais experiente. Vai ser essencial ver quem e quando declarou o nascimento de Maria José; por isso disse que era promissor que para todos os outros registros de filhos achados até agora o português (pai) foi o declarante do nascimento poucos dias ou semanas depois do nascimento; mesmo não sendo casado na época com Deolinda. Se isso se repetir com Maria José, acho que esse casamento anterior se torna irrelevante.
Se tiver curiosidade em saber o que aconteceu com esse primeiro casamento de Eduardo com Maria Ferreira, pode pedir no civilonline (custa 10 euros) uma cópia dessa certidão (por ser pós-1911 deve estar informatizada já). Lá pode constar averbamentos (por exemplo o óbito de Maria). Chega por email em coisa de 1-2 dias úteis.
Um óbito de Maria poderia explicar por que razão os registros dos filhos com Deolinda aparecem inicialmente como ilegítimos (pais não casados entre si), e mais tarde possivelmente aparecerem como legítimos. Eduardo pode ter casado com Deolinda após o óbito da primeira esposa e isso legitimaria os filhos mais tarde.
As certidões dos filhos de Eduardo e Deolinda que achei via AN são apenas uma "foto" no momento do registro do nascimento. Eventuais averbações posteriores (como uma legitimação) só aparecem vendo o livro em si,
A genealogia muitas vezes traz surpresas sobre a história familiar. Um antepassado meu (nem ele sabia) nasceu alguns meses antes dos pais se casarem, sendo legitimado quando bebê. Foi só quando se viu o livro de nascimentos que apareceu que ele era inicialmente só registrado pela mãe (solteira), mas logo ela se casou e o nome do pai entrou no registro. Ao emitir esse registro mais tarde, não aparecia nada disso; só numa de "inteiro teor" (ou vendo a imagem do livro) que se soube desses "detalhes".
Tem uma irmã mais nova, Ligia Ribas (filiação aparece como Gaspar da Silva Ribas e Olinda Silva Pereira; nome de solteira), nascida em 10/10/1938 e registrada em 22/10/1938, mas na antiga 7a pretoria (Freguesia de Irajá).
Como Elza nasceu entre esses Maria Helena e Ligia, já tem dois locais onde buscar.
A 8a circunscrição é mais simples; hoje em dia é o 8RCPN.
Irajá é mais complicado mas eu começaria pelo novo 15RCPN (desmembrado no final de 2021; fica no Shopping Penha) que levou a parte da Penha e Irajá do 11RCPN. Mas tem uma parte de Irajá que é 14RCPN (pois antes era outra pretoria, a 8a - fica como backup, assim como o proprio 11RCPN),
Eu vi que tem outros irmãos (Gaspar Filho e Paulo) que podem ter nascido entre essas datas, mas não achei os nascimentos deles. Sabe onde? Ajudaria a dar pistas onde Elza foi registrada.
Meu sogro precisa (desesperadamente) da certidão de nascimento e não estamos encontrando qual o cartório ele foi registrado. Vi o registro do Familysearch do meu sogro foi criado, mas não sei porque, não tenho acesso a ele. (código familysearch nº G8F7-9HK)
Mario Ferreira Moreira
Data de Nascimento: 08/09/1940
Pai: Murillo Pinheiro de Vasconcellos Moreira
Mâe: Enedina Ferreira Moreira
Ele diz que nasceu em casa (parteira e não maternidade) e que moravam em Vila Isabel, no RJ. Paguei uma busca no cartório e responderam que não encontraram o registro lá.
Se seu sogro está vivo, apenas a pessoa que criou o registro dele no FS consegue ver os dados. Só os dados de falecidos que são abertos para qualquer um.
Eu vi essa árvore com os pais dele. você pode contactar pelo FS quem criou e acrescentou dados (olhe na coluna à direita Últimas alterações" todo o histórico):
Através dessa árvore, consegui localizar o nascimento do irmão Sergio. Ele nasceu em 19/07/1943 e foi registrado pelo pai em 20/07/1943 na 10a circunscrição (atual 10 RCPN). Talvez seu sogro tenha sido registrado lá. O endereço da família era Rua Barão do Bom Retiro 139, que fica no Engenho Novo.
Nessa árvore no FS tem uma série de registros da família bloqueados (pelo próprio FS; questão de copyright). Talvez algum deles dê pistas de onde a família pode ter registrado os filhos. Você pode ir num CHF próximo para consultar esses registros:
Finalmente, pelo site do DETRAN vi que seu sogro usou a certidão de casamento em Nova Iguaçu para emitir o RG (identidade) dele. Pode arriscar ver se o cartório de NI ainda tem a habilitação do casamento (os documentos que ele usou para casar). Em geral, isso foi incinerado no estado do RJ, mas milagres acontecem.
Como esse cartório pode ser "complicado" para buscas, sugiro já mandar o PDF com todos os dados de número, livro, folha, data de registro.
Caso não tenha visto, tem uma árvore da família no Family Search com bastante coisa. Notei que a Ermelinda aparece com diversas combinações de nomes na vida.
@CarlosASP Muito obrigado pela sua atenção e disponibilidade em tentar me ajudar!
Sobre o que vc escreveu:
1) Eu pesquisei a pessoa que criou o registro FS, mandei mensagem por dentro do FS e no facebook dele. Ele não respondeu
2) Obrigado pela dica dos CHF. Fiz contato com o mais próximo e pedi o agendamento de uma pesquisa.
3) Sobre o irmão Sérgio eu já tinha visto e pedi uma busca nesse cartório. Ainda não tive resposta.
4) Sobre ligar/chat do FS foi outra dica legal. Vou tentar depois das 19h.
5) Sobre contatar o Cartório de Nova Iguaçu (o do casamento), foi uma tentativa minha no início do mês... Mas, me responderam que não tem mais a documentação dessa época.
Se pensar em mais alguma possibilidade, sou todo ouvidos!
Olá!! Alguém poderia me ajudar a encontrar um registro de Campos dos Goytacazes / RJ?
Estou buscando a certidão de nascimento da minha avó há alguns meses e estou tendo dificuldades de encontrar. Ela ainda está viva mas sem condições de ajudar. Tenho a certidão de casamento, mas no cartório onde casou não consegui mais informações e já tentei em outros cartórios.
Numa busca inicial não encontrei. Há homônimos no Rio de Janeiro tanto para ele como para o pai, mas não apareceu o nascimento. Teoricamente, essa certidão deve aparecer no banco de dados do Family Search, mas pode estar indexada errada etc.
Seu pai tem outros irmãos? Sabe em que cartórios foram registrados e quando? Isso pode dar uma pista.
Tem o RG (identidade) do seu pai ainda? Ali vai constar que documento usou para emitir (pode ser a certidão de casamento, de nascimento etc).
Outra sugestão, que vai ajudar a contornam esse problema de homônimos. Crie a árvore da família no Family Search; é grátis.
Especialmente em casos como esse, com nome bastante comum, é importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber de toda a família: o bisavô, avô, tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito. O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos. Se nisso aparecer onde irmãos dele foram registrados, ajuda a busca.
Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.
Se ele tem irmãos nascidos no antigo Distrito Federal depois de 1929, deixe os nomes, pois há um banco de dados separado para isso.
Estive ontem no CHF e não consegui nenhuma informação nova sobre a certidão de nascimento do meu sogro. Nem o responsável do CHF conseguiu acessar o registro do meu sogro. Ele disse que nunca viu isso acontecer e vai tentar buscar maiores informações internamente.
Sobre o cartório do Engenho Novo, onde o irmão do meu sogro (Sérgio) nasceu, eu paguei uma busca e ela foi negativa.
Estou num beco sem saída e sem opções. Você sabe me informar se o único documento válido para nacionalização do Neto de Português é a certidão de nascimento? A certidão do Português e do Filho do português já temos... só a do meu sogro (neto) é que evaporou no ar...
Sim, a certidão de nascimento do requerente é essencial. Sugiro explicar o seu caso no tópico específico de netos para ver se alguém tem alguma sugestão de como tentar resolver se não achar mesmo. Já houve outros casos assim; não sei os detalhes e qual o desfecho.
Mas vamos torcer que a pessoa do CHF consiga resolver esse mistério do acesso bloqueado e isso te leve a chegar na certidão; seria bem mais simples com certeza.
Pela data, e se realmente nasceu no atual município do Rio de janeiro, a imagem dessa certidão poderia estar no Family Search. Dei uma olhada e não achei (talvez alguém tenha mais sucesso).
Achei o casamento dos pais em maio de 1920, na 11a circunscrição
Como pode ver, a indexação está toda errada, mas lendo a certidão dá para confirmar que são eles.
Como isso é bem próximo do nascimento de Arlindo, o primeiro palpite é que estaria na mesma. Se for essa, os livros dessa circunscrição no FS acabam antes dessa data. A opção é se pagar uma busca no cartório que corresponde a 11a. Hoje em dia é o 11RCPN. Pra complicar um pouco, no fim de 2021, a parte que cobre Penha, Irajá e região do 11RCPN foi desmembrada para o novo 15RCPN. Mas olhei o início do livro de casamento e fala Inhaúma, então seria a parte que ficou no 11RCPN mesmo.
Achei uma irmã Maria Rosalina que nasceu em 1925; mas não o registro (talvez por ter sido feito no mesmo lugar).
Já outros dois irmãos mais novos, foram registrados na 12a circunscrição, cujos livros estão no FS. Aqui o nascimento deles:
Eu achei o registro de alguns irmãos, mas não o dela.
Adão (1932); Rosa (1934); Lenine (1936); Nolan (1939) na 7a pretoria da época (freguesia de Inhauma); hoje em dia é o 11RCPN
Há uma observação que os pais se casaram no mesmo lugar. Notei que o pai brasileiro foi o declarante de todos esses nascimentos; então já sabe onde está o registro do casamento para a transcrição do casamento deles.
Aqui o link para a de Lenine, onde fala que os pais são casados no mesmo local:
Eu preciso de uma ajuda para achar a certidão de nascimento da mina avó, pois terei que fazer a transcrição do casamento dela e do vô português.
Infelizmente não tenho documento original ou foto, não sei em que cartório estaria registrada. Se puderem me ajudar, mesmo que dando uma direção na busca, aqui vão algumas informações dela que eu peguei pela certidão de casamento (único documento dela que possuo).
Nome: Belmira Canoça de Almeida
Nascimento: 06/12/1909
Local: Rio de Janeiro/RJ (Morou a vida toda em Rocha Miranda, mas não temos certeza se nasceu por ali)
Casou com Antônio Teixeira de Abreu (português) em 1929 e passou a se chamar Belmira Canoça de Abreu, no documento em anexo mostra uma observação que há retificação de 1949, porém não sei qual seria. Estou aguardando a certidão que pedi ficar pronta.
Muitíssimo obrigado, este fórum é extremamente importante para mim, toda a colaboração é incrível.
Comentários
@guimoss boa noite
Vixe, no caso ela disse que é neta de Português, não sabia dessa dificuldade.
Vi sim a questão dos buracos que você falou, mas vou precisar entrar um por um para anotar.
Não conheço essa pratica jurídica de qualquer faculdade, nem sabia que existia, como funciona? O que devo fazer?
Vou ler os links que enviou.
Desculpe a demora, não tinha visto que havia enviando mensagem, acabei entrando aqui e vi.
Muito obrigada pela ajuda
@Taiz_
Se a sua madrinha é a neta do português, a questão fica mais complexa, pois a certidão para o Requerente é de INTEIRO TEOR POR CÓPIA REPROGRÁFICA (=fotocópia da página do livro).
Se vc não achar o registro inicial, infelizmente não poderá pedir a nacionalidade, pois sem o livro e o registro original, vc não poderá emitir a certidão necessária.
===
Acredito que é semelhante à defensoria. A pessoa vai lá (qualquer unidade de faculdade que tenha um curso de Direito) e tira as dúvidas sobre um tema jurídico.
Procure a mais perto de você.
Leve, por segurança, documentos, prova de hipossuficiência (se for necessária), explique o caso da sua madrinha (que não é tradicional) e vc receberá uma orientação.
Boa sorte!
Boa tarde!
Estou organizando os documentos para dar entrada no pedido de nacionalidade do meu pai(neto) de português.
Já possuo o assentamento do Bisavô, porem não consigo encontrar em qual cartório do RJ minha avó, filha dele foi registrada. Alguém poderia me ajudar?
Nome: Maria jose da Silva Machado( Maira jose da Silva Nobrega - nome de solteira)
Nascimento: 20/05/1928 é o que consta na identidade dela e certidão de óbito. Porem minhas tias, filhas dela alegam que ela seria de 20/05/1929, teria mentindo a idade para se casar.
Nome do pai: Eduardo da Silva Nobrega
Nome da mãe: Deolinda da Conceição
Natural do: Rio de Janeiro
Ambos portugueses, mas não encontro informações que teriam casado no Brasil e nem em Portugal. Alias no assentamento do meu bisavó Eduardo, consta averbamento de casamento com outra pessoa.
Agradeço desde já.
@DeniseAlves22
Eduardo da Silva Nobrega já era casado em PT em 1922. Isso consta no passaporte emitido em Aveiro nesse ano. Olhe no TIF 175 e verá o passaporte número 511:
https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1314198
Aqui um segundo passaporte dele (1926), também casado. TIF 351, passaporte 1032:
https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1314204
Sobre o casamento de Eduardo: na averbação mencionada no assentamento, qual o nome da pessoa que consta? às vezes se achar esse casamento, ali vai ter mais informações. Ele pode ter ficado viúvo da primeira esposa e casado de novo. Alguma esposa ele teve em PT.
Sobre o nascimento de Maria José: esses anos são mais complicados pois muitas vezes caem no vácuo entre o fim dos registros no Family Search e o começo dos disponíveis no Arquivo Nacional (1929). Estou olhando onde os irmãos foram registrados e quando achar algo mais coloco aqui. Pode dar pistas de que cartórios a família sempre usava,
Já achei um Arnaldo (1935) e um Jorge (1937), ambos registrados no Engenho Novo (atual 10RCPN). Ambos constam como "filhos ilegítimos", ou seja, Eduardo e Deolinda não eram casados entre si na época do registro, O pai foi o declarante de ambos. Ambos os pais aparecem como "portugueses, solteiros". Se Maria nasceu em 1928-9, os pais não eram casados na época. Podem ter casado mais tarde.
Se quiser, coloque os nomes e datas de nascimento de outros filhos de Eduardo que já tem; num desses registros de nascimento deles pode ter mais pistas onde Maria José deve ter sido registrada.
@DeniseAlves22
Achei outro irmão; Agostinho da Silva Nobrega, nascido em 15/06/1929 e registrado no dia 18/06/1929. Na antiga 2a pretoria (freguesia de Santa Rita) que hoje em dia é o 1RCPN. Feito pelo pai; de novo filho ilegítimo (de pais não casados entre si na época).
Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012; https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DB13-TCH?cc=1582573&wc=9GR9-T36%3A113334201%2C113334204%2C117846501
Como essa data é bem próxima do provável nascimento de Maria José (que não poderia ser 1929 se essas datas do registro estiverem certas - a menos que ela fosse gêmea), acho boa a possibilidade do registro dela estar no mesmo lugar.
Duas possibilidades: já pedir direto ao cartório, mas dando uma margem dos possíveis anos.
Ou, se quiser. folhear os livros, que estão disponíveis no FS até final de 1929. Tem alguns indices de nascimentos também. Alguns desses livros não estão indexados (o Agostinho não estava) ou tem erros de grafia na indexaçao; por isso não aparece nas buscas no FS. Pela indexação do FS, aparece como 1a circunscrição.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DTX3-TM6?i=41&owc=9G5Q-SP8%3A113334201%2C113334204%3Fcc%3D1582573&wc=9G55-N3X%3A113334201%2C113334204%2C117828001&cc=1582573
O promissor é que até agora o pai português foi o declarante de todos os filhos pouco depois do nascimento - um dos requisitos que facilita a nacionalidade portuguesa, independente do estado civil deles.
Olá boa tarde,
Registros do Rio de Janeiro, da década de 30 estão no arquivo nacional?
Eu estou há meses (muitos!) buscando a certidão de nascimento da avó do meu esposo.
Ela é viva ainda, diz que foi registrada em Cascadura, pedi busca nos cartórios de Cascadura e também nos de regiões próximas e não encontraram nada.
Eu já tenho o registro de nascimento do avô dela português, tudo certinho, tenho o casamento dele no Brasil com a avó del
@CarlosASP
Muito obrigado pela sua ajuda.
Me deu um excelente norte para poder continucar as buscas, estou a meses empacada na certidão da minha avó Maria José.
Estou verificando os livros do 1RCPN, para ver se encontro a da minha avó. Tenho um pouco de dificuldade na leitura das certidões, pois possuo baixa visão.
Sobre meu bisavô Eduardo da Silva Nobrega, no assentamento consta o casamento com Maria Ferreira da Mota em 22 de julho de 1920 em Canedo, Santa Maria da Feira. Assento n.º 240 de 1920.
Não sei se esse casamento anterior dele, causaria algum problema no pedido de nacionalidade.
@DeniseAlves22
Se não for pesado financeiramente, pode pedir a busca no 1RCPN; não sei quanto cobram. Pois é muito próxima da data desse outro registro do irmão da possível data de Maria José.
Quanto ao casamento anterior, deixo a @Leticialele te dar orientação; ela é muito mais experiente. Vai ser essencial ver quem e quando declarou o nascimento de Maria José; por isso disse que era promissor que para todos os outros registros de filhos achados até agora o português (pai) foi o declarante do nascimento poucos dias ou semanas depois do nascimento; mesmo não sendo casado na época com Deolinda. Se isso se repetir com Maria José, acho que esse casamento anterior se torna irrelevante.
Se tiver curiosidade em saber o que aconteceu com esse primeiro casamento de Eduardo com Maria Ferreira, pode pedir no civilonline (custa 10 euros) uma cópia dessa certidão (por ser pós-1911 deve estar informatizada já). Lá pode constar averbamentos (por exemplo o óbito de Maria). Chega por email em coisa de 1-2 dias úteis.
Um óbito de Maria poderia explicar por que razão os registros dos filhos com Deolinda aparecem inicialmente como ilegítimos (pais não casados entre si), e mais tarde possivelmente aparecerem como legítimos. Eduardo pode ter casado com Deolinda após o óbito da primeira esposa e isso legitimaria os filhos mais tarde.
As certidões dos filhos de Eduardo e Deolinda que achei via AN são apenas uma "foto" no momento do registro do nascimento. Eventuais averbações posteriores (como uma legitimação) só aparecem vendo o livro em si,
A genealogia muitas vezes traz surpresas sobre a história familiar. Um antepassado meu (nem ele sabia) nasceu alguns meses antes dos pais se casarem, sendo legitimado quando bebê. Foi só quando se viu o livro de nascimentos que apareceu que ele era inicialmente só registrado pela mãe (solteira), mas logo ela se casou e o nome do pai entrou no registro. Ao emitir esse registro mais tarde, não aparecia nada disso; só numa de "inteiro teor" (ou vendo a imagem do livro) que se soube desses "detalhes".
Alguém pode me ajudar?
Não achar o cartório que minha vó foi registrada aqui no RJ. Já consegui localizar o assentamento do Bisavô.
Nome: Elza da Silva Ribas
Nascimento: 01/04/1933
Nome do pai: Gaspar da Silva Ribas
Nome da mãe: Olinda da Silva Ribas
Natural do: Rio de Janeiro
OBS.: Tenho a certidão de casamento dela mas no cartório ninguém soube informar.
A irmã mais velha (Maria Helena da Silva Ribas) nasceu em 01/12/1931 e foi registrada em 15/12/1931 na 8ª Circunscrição (Engenho Velho).
Thiago.
Tem uma irmã mais nova, Ligia Ribas (filiação aparece como Gaspar da Silva Ribas e Olinda Silva Pereira; nome de solteira), nascida em 10/10/1938 e registrada em 22/10/1938, mas na antiga 7a pretoria (Freguesia de Irajá).
Como Elza nasceu entre esses Maria Helena e Ligia, já tem dois locais onde buscar.
A 8a circunscrição é mais simples; hoje em dia é o 8RCPN.
Irajá é mais complicado mas eu começaria pelo novo 15RCPN (desmembrado no final de 2021; fica no Shopping Penha) que levou a parte da Penha e Irajá do 11RCPN. Mas tem uma parte de Irajá que é 14RCPN (pois antes era outra pretoria, a 8a - fica como backup, assim como o proprio 11RCPN),
Eu vi que tem outros irmãos (Gaspar Filho e Paulo) que podem ter nascido entre essas datas, mas não achei os nascimentos deles. Sabe onde? Ajudaria a dar pistas onde Elza foi registrada.
@CarlosASP , há um "gap" nos livros da Freguesia de Irajá - livro 3440, reg. nascimento 171 a 370 e livro 3441, reg. 571 a 770.
Abrange o período de 4 de abril de 1933 a 22 de maio de 1933.
Eu apostaria nesta freguesia - Irajá.
Help! Estou precisando muito da ajuda dos amigos.
Meu sogro precisa (desesperadamente) da certidão de nascimento e não estamos encontrando qual o cartório ele foi registrado. Vi o registro do Familysearch do meu sogro foi criado, mas não sei porque, não tenho acesso a ele. (código familysearch nº G8F7-9HK)
Mario Ferreira Moreira
Data de Nascimento: 08/09/1940
Pai: Murillo Pinheiro de Vasconcellos Moreira
Mâe: Enedina Ferreira Moreira
Ele diz que nasceu em casa (parteira e não maternidade) e que moravam em Vila Isabel, no RJ. Paguei uma busca no cartório e responderam que não encontraram o registro lá.
Alguém me dá algum caminho a seguir?
Prezados, boa noite!
Alguém poderia me ajudar a localizar este registro no RJ?
Desde já agradeço!
Nome: Edina Baptita da Silva
pai: João Baptista Lourenço
mãe: Ermelinda Ramos Baptista ou Ermelinda do Nascimento
Nascimento: 09/12/1931
Local: Rio de Janeiro/DF
@Vandre
Se seu sogro está vivo, apenas a pessoa que criou o registro dele no FS consegue ver os dados. Só os dados de falecidos que são abertos para qualquer um.
Eu vi essa árvore com os pais dele. você pode contactar pelo FS quem criou e acrescentou dados (olhe na coluna à direita Últimas alterações" todo o histórico):
https://www.familysearch.org/tree/person/details/GQGJ-488
Através dessa árvore, consegui localizar o nascimento do irmão Sergio. Ele nasceu em 19/07/1943 e foi registrado pelo pai em 20/07/1943 na 10a circunscrição (atual 10 RCPN). Talvez seu sogro tenha sido registrado lá. O endereço da família era Rua Barão do Bom Retiro 139, que fica no Engenho Novo.
Nessa árvore no FS tem uma série de registros da família bloqueados (pelo próprio FS; questão de copyright). Talvez algum deles dê pistas de onde a família pode ter registrado os filhos. Você pode ir num CHF próximo para consultar esses registros:
https://www.familysearch.org/fhcenters/locations/
Ou use esse guia:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20352/centros-historicos-da-familia-o-que-fazer-com-os-registros-bloqueados#latest
Finalmente, pelo site do DETRAN vi que seu sogro usou a certidão de casamento em Nova Iguaçu para emitir o RG (identidade) dele. Pode arriscar ver se o cartório de NI ainda tem a habilitação do casamento (os documentos que ele usou para casar). Em geral, isso foi incinerado no estado do RJ, mas milagres acontecem.
@ronaldorj
Aqui está, na freguesia de Inhauma, atual 11RCPN
Como esse cartório pode ser "complicado" para buscas, sugiro já mandar o PDF com todos os dados de número, livro, folha, data de registro.
Caso não tenha visto, tem uma árvore da família no Family Search com bastante coisa. Notei que a Ermelinda aparece com diversas combinações de nomes na vida.
https://www.familysearch.org/tree/person/details/G8MP-X7Y
@CarlosASP
Bom dia!
Amigo Carlos, não tenho palavras para agradecê-lo. Já tinha procurado, sem sucesso, em vários cartórios do RJ.
Muito obrigado mesmo. Que Deus abençoe a você e toda a sua família!
@CarlosASP Muito obrigado pela sua atenção e disponibilidade em tentar me ajudar!
Sobre o que vc escreveu:
1) Eu pesquisei a pessoa que criou o registro FS, mandei mensagem por dentro do FS e no facebook dele. Ele não respondeu
2) Obrigado pela dica dos CHF. Fiz contato com o mais próximo e pedi o agendamento de uma pesquisa.
3) Sobre o irmão Sérgio eu já tinha visto e pedi uma busca nesse cartório. Ainda não tive resposta.
4) Sobre ligar/chat do FS foi outra dica legal. Vou tentar depois das 19h.
5) Sobre contatar o Cartório de Nova Iguaçu (o do casamento), foi uma tentativa minha no início do mês... Mas, me responderam que não tem mais a documentação dessa época.
Se pensar em mais alguma possibilidade, sou todo ouvidos!
Mais uma vez obrigado!
Olá!! Alguém poderia me ajudar a encontrar um registro de Campos dos Goytacazes / RJ?
Estou buscando a certidão de nascimento da minha avó há alguns meses e estou tendo dificuldades de encontrar. Ela ainda está viva mas sem condições de ajudar. Tenho a certidão de casamento, mas no cartório onde casou não consegui mais informações e já tentei em outros cartórios.
Nome de solteira: Jodila Gomes de Melo
Nome de casada: Jodila Gomes de Araujo
Local de nascimento: Campos dos Goytacazes / RJ
Data de nascimento: 24/02/1941
Pai: Pedro Sardinha de Melo
Mãe: Doralice Gomes de Melo
Pessoal, será que algum amigo pode me ajudar. Preciso da certidão de nascimento do meu pai já falecido, mas desconheço o cartório.
Vou colocar os dados dele aqui:
Nome: Antonio Rodrigues da Silva Filho – Nascimento em 05/09/1927
Local de Nascimento: Rio de Janeiro, sendo que em 1927 era Distrito Federal
Pai: Antonio Rodrigues da Silva
Mãe: Julia Gomes da Silva
Ficarei agradecida caso alguém possa me orientar.
@MAGUINHA1957
Numa busca inicial não encontrei. Há homônimos no Rio de Janeiro tanto para ele como para o pai, mas não apareceu o nascimento. Teoricamente, essa certidão deve aparecer no banco de dados do Family Search, mas pode estar indexada errada etc.
Seu pai tem outros irmãos? Sabe em que cartórios foram registrados e quando? Isso pode dar uma pista.
Tem o RG (identidade) do seu pai ainda? Ali vai constar que documento usou para emitir (pode ser a certidão de casamento, de nascimento etc).
Outra sugestão, que vai ajudar a contornam esse problema de homônimos. Crie a árvore da família no Family Search; é grátis.
Especialmente em casos como esse, com nome bastante comum, é importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber de toda a família: o bisavô, avô, tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito. O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos. Se nisso aparecer onde irmãos dele foram registrados, ajuda a busca.
Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.
Se ele tem irmãos nascidos no antigo Distrito Federal depois de 1929, deixe os nomes, pois há um banco de dados separado para isso.
@CarlosASP tudo bem?
Estive ontem no CHF e não consegui nenhuma informação nova sobre a certidão de nascimento do meu sogro. Nem o responsável do CHF conseguiu acessar o registro do meu sogro. Ele disse que nunca viu isso acontecer e vai tentar buscar maiores informações internamente.
Sobre o cartório do Engenho Novo, onde o irmão do meu sogro (Sérgio) nasceu, eu paguei uma busca e ela foi negativa.
Estou num beco sem saída e sem opções. Você sabe me informar se o único documento válido para nacionalização do Neto de Português é a certidão de nascimento? A certidão do Português e do Filho do português já temos... só a do meu sogro (neto) é que evaporou no ar...
Obrigado
Vandré.
Olá, boa tarde.
Alguém poderia me ajudar? Não localizo a certidão de nascimento do meu avô nascido na cidade do Rio de Janeiro.
Nome: Arlindo José Gonçalves nascido em 10/05/1921
Filiaçao: Arlindo Augusto (português) (06/09/1890) e Jesuina da Nobrega Noronha (08/10/1988).
Obrigada!
@Vandre
Sim, a certidão de nascimento do requerente é essencial. Sugiro explicar o seu caso no tópico específico de netos para ver se alguém tem alguma sugestão de como tentar resolver se não achar mesmo. Já houve outros casos assim; não sei os detalhes e qual o desfecho.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento#latest
Mas vamos torcer que a pessoa do CHF consiga resolver esse mistério do acesso bloqueado e isso te leve a chegar na certidão; seria bem mais simples com certeza.
@Sabrina_Gomes
Pela data, e se realmente nasceu no atual município do Rio de janeiro, a imagem dessa certidão poderia estar no Family Search. Dei uma olhada e não achei (talvez alguém tenha mais sucesso).
Achei o casamento dos pais em maio de 1920, na 11a circunscrição
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DYH9-K7Q?i=96&cc=1582573
Como pode ver, a indexação está toda errada, mas lendo a certidão dá para confirmar que são eles.
Como isso é bem próximo do nascimento de Arlindo, o primeiro palpite é que estaria na mesma. Se for essa, os livros dessa circunscrição no FS acabam antes dessa data. A opção é se pagar uma busca no cartório que corresponde a 11a. Hoje em dia é o 11RCPN. Pra complicar um pouco, no fim de 2021, a parte que cobre Penha, Irajá e região do 11RCPN foi desmembrada para o novo 15RCPN. Mas olhei o início do livro de casamento e fala Inhaúma, então seria a parte que ficou no 11RCPN mesmo.
Achei uma irmã Maria Rosalina que nasceu em 1925; mas não o registro (talvez por ter sido feito no mesmo lugar).
Já outros dois irmãos mais novos, foram registrados na 12a circunscrição, cujos livros estão no FS. Aqui o nascimento deles:
Antonio de 1928 (que faleceu criança):
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-XHR9-PC1?i=188&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A77TX-D6N2
Orlando. de 1929:
Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012; https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-XHRS-F7M?cc=1582573&wc=9GB2-SP8%3A113334201%2C163536902%2C158269501
@Sabrina_Gomes , @CarlosASP , pelos índices da 11ª Circunscrição, ele foi registrado em 1921 - Livro 201 fl 66 https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DTL3-2ZX?i=58&wc=9G5R-VZ3%3A113334201%2C161769101%2C161775401&cc=1582573
Os livros de 1922 não estão online, mas, com o número, dá para o Cartório informar onde se encontra!!
Capa do índice - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DTL3-LK6?wc=9G5R-VZ3%3A113334201%2C161769101%2C161775401&cc=1582573
Boa tarde, pessoal, será que poderiam me ajudar a encontrar a certidão de nascimento da minha sogra
Nome:Jurema Fernandes Dias
Mãe Maria Gomes Dias
Pai João Fernandes Dias
Data de nascimento 24/06/1945
Local de nascimento Rio de Janeiro / RJ
@PatDantas
Eu achei o registro de alguns irmãos, mas não o dela.
Adão (1932); Rosa (1934); Lenine (1936); Nolan (1939) na 7a pretoria da época (freguesia de Inhauma); hoje em dia é o 11RCPN
Há uma observação que os pais se casaram no mesmo lugar. Notei que o pai brasileiro foi o declarante de todos esses nascimentos; então já sabe onde está o registro do casamento para a transcrição do casamento deles.
Aqui o link para a de Lenine, onde fala que os pais são casados no mesmo local:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99WY-66W8?cc=1582573
Aqui a de Rosa, mesma observação:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99WY-6WYD?cc=1582573
O óbito do pai João em 1957 já foi registrado em Nilópolis. Poderia Jurema já ter nascido lá?
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-67ZQ-LZF?i=174&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A77JS-X92M
Boa tarde, pessoal, será que poderiam me ajudar a encontrar a certidão de nascimento do meu avô...
Nome: Joaquim Marques Pinto Filho
Mãe: Julia Borges
Pai: Joaquim Marques Pinto
Data de nascimento 25/10/1927
Local de nascimento Rio de Janeiro / RJ
Oi pessoal, tudo bem?
Eu preciso de uma ajuda para achar a certidão de nascimento da mina avó, pois terei que fazer a transcrição do casamento dela e do vô português.
Infelizmente não tenho documento original ou foto, não sei em que cartório estaria registrada. Se puderem me ajudar, mesmo que dando uma direção na busca, aqui vão algumas informações dela que eu peguei pela certidão de casamento (único documento dela que possuo).
Nome: Belmira Canoça de Almeida
Nascimento: 06/12/1909
Local: Rio de Janeiro/RJ (Morou a vida toda em Rocha Miranda, mas não temos certeza se nasceu por ali)
Mãe: Maria Julia Canoça
Pai: Antônio de Almeida
Casou com Antônio Teixeira de Abreu (português) em 1929 e passou a se chamar Belmira Canoça de Abreu, no documento em anexo mostra uma observação que há retificação de 1949, porém não sei qual seria. Estou aguardando a certidão que pedi ficar pronta.
Muitíssimo obrigado, este fórum é extremamente importante para mim, toda a colaboração é incrível.
@Leticialele e @CarlosASP muito obrigada!!