Certidão de nascimento do RJ sem saber o cartório: como encontrar???

1161719212240

Comentários

• ncoslopncoslop Member

Boa tarde! Preciso encontrar a certidão de nascimento de meu sogro, para fazer primeiro a cidadania portuguesa dele, para após fazer a de minha esposa, hoje ele já tem 80 anos e não se recorda onde foi seu registro de nascimento.

Nome Sadi Mourão

Nascimento: 30/10/1942

Pai: José Augusto Mourão

Mãe: Aracy de Araújo Mourão.

Agradecemos desde já qualquer retorno.

• @Carlos ASP, que Deus abençoe muito sua vida. O que vc faz aqui no fórum é de uma grandeza sem explicação.

Muito obrigada por sua ajuda.

• Prezados, boa tarde!

Preciso muito da ajuda de vocês para tentar localizar alguns documentos da minha família:

1) NASCIMENTO DE "MARIA", casada no Rio de Janeiro com Valentim Monteiro (português):

O casamento ocorreu no Rio de Janeiro e o nome dela aparece como"MARIA MARTINS" filha de Carmeno de São Martino e Theresa Poncio (pai / mãe italianos): https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D8SW-GQQ?i=59&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AXJ3K-F31

O cartório do casamento (RJ) informou que os processos de habilitação dessa época não existem mais (perdidos / incinerados)...

Encontrei apenas o BATISMO dela (MARIA) na Igreja de Santo Antonio do Pobres (Rio de Janeiro/RJ) - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-R8P3-W?i=98&cc=1719212 pelo que ao que parece ela seria de fato brasileira/nascida no Rio de Janeiro/RJ, e não italiana como constou no assento de casamento.

Poderiam me auxiliar a encontrar a habilitação de casamento ou o nascimento dela no Rio de Janeiro?

2) Óbito de VALENTIM MONTEIRO (português), no Rio de Janeiro/RJ

Ele era português e os dados do casamento dele estão acima, sendo os dados de filiação e nascimento constantes da certidão portuguesa: https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=540667 clicando em PT-ADPRT-PRQ-PBAO01-001-0041_m0005.tif

A única informação que consegui "filtrar" é que ele teria falecido após o óbito da esposa Maria, uma vez que no óbito dela consta que era casada (sem mencionar que o conjuge era falecido). O óbito DELA é de março/1941 https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-GYM1-973?i=489&cc=1582573 logo presumo que ele tenha falecido alguns anos após essa data (ele era de 1887, logo já tinha 54 anos...).

Muito obrigado!!

• Boa tarde!!! Preciso de ajuda para achar a certidão de nascimento do avô do meu marido. Não estou conseguindo achar e eu só tenho os dados dele.

Nome: Alacrino Ferreira Pinto

Pai: Domingos Ferreira Pinto

Mãe: Cecilia Maria de Jesus

Ano de nascimento: 1911

• @Eliza_montenegro

Boa tarde,

Consegui localizar a certidão de óbito de Alacrino Ferreira Pinto na 8a Circunscrição do Rio de Janeiro. Acesse pelo link a seguir: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6W9S-2D9?i=52&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A7QPT-31T2

(se não tiver conta no Family Search é só se cadastrar para acessar, é gratuito)

Nela consta que ele é natural do "Espírito Santo", talvez algum familiar mais antigo dele saiba de qual cidade para que você possa procurar no cartório correspondente...

• @CarlosASP

Poxa, muito obrigado, estou há um tempão atrás do óbito dele! E quanto ao segundo casamento ninguém da família sabia... É impressionante ter acesso a esses documentos, valeu d++++ pela ajuda!

Quanto ao nascimento da primeira esposa de Valentim (Maria) ou a habilitação desses casamentos você conseguiria me ajudar a encontrar tbm?

Grato!!

• @AlanNogueira

O registro civil só passou a ser obrigatório no Brasil em 1888.

Maria nasceu em 1886. Inclusive no batismo tem uma averbação que esse registro foi usado para fins judiciais.

• @CarlosASP, descobri que vou precisar transcrever a certidão de casamento dos meus bisavós (ambos portugueses e casaram-se no Brasil).

Você colocou esse link https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-67Z9-98D?i=182&cc=1582573 (certidão de casamento deles). Como faço pra ver o cartório que está? Não sei fazer essa pesquisa.

Muito obrigada mais uma vez pela ajuda.

• @Alinesm , a 6ª Circunscrição é o atual Cartório do 3º RCPN, no Rio de Janeiro. Av. Graça Aranha 416, 6º andar

• @Leticialele muito obrigada pela ajuda.

• @Guilherme Moreira

Sim isso mesmo... já pedi uma certidão do batismo dela na Catedral Metropolitana, por sinal fomos muito bem atendidos lá, apesar do grande volume de pedidos que estão tendo e do pequeno quadro de funcionários.

Porém estou montando a "árvore" da família e por isso gostaria de ter acesso a mais documentos da Maria (para ter acesso aos nomes dos avós dela) e assim conseguir avançar nesse estudo, por isso buscando a certidão de nascimento no processo de habilitação, que poderia dar uma luz sobre essa informação.

• @AlanNogueira

Acho que não vai encontrar a habilitação de casamento de Valentim e Maria. Infelizmente, em um dado momento, o estado do RJ permitiu que os cartórios incinerassem as habilitações sem antes ter microfilmado. A grande maioria fez isso. Para uns poucos períodos mais antigos e cartórios, os originais haviam sido transferidos para o Arq Nacional antes da fogueira. Olhei a base de dados deles e não achei nem por Valentim nem por Maria.

Mas as origens de Maria estão disponíveis. Não se prenda a ficar olhando só os antepassados em linha reta (pais, avós etc). Muitas vezes, é através de documentos de irmãos, tios, primos e outros mais distantes que se chega onde quer. Isso vale tanto para quem só quer nacionalidade como quem faz genealogia da família.

Maria tem uma irmã mais nova, Roza, já nascida na época do registro civil. Na certidão de nascimento dela consta o nome dos pais e dos 4 avós:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-69T3-H1D?i=106&cc=1582573

Não fiz nenhum milagre para achar isso. Acho que você não notou que já existe uma árvore no Family search com muita informação de toda a família. Você acabou duplicando os pais de Maria sem perceber que tinha tudo isso lá para os irmãos. Note que tanto o pai como a mãe de Maria aparecem com muitas variações no nome e grafia (Carmino, Carmo, Carlos etc, São Martinho, Martins, Martino etc) mas examinando o "conjunto da obra" dá para ver que é o mesmo casal de italianos - que teve vários filhos no Rio de Janeiro. Coloquei o link para essa árvore apontando para a mãe de Maria (Thereza e suas variações de sobrenome):

https://www.familysearch.org/tree/person/details/G7JF-DS2

Minha sugestão; vá com calma; examine tudo que já foi feito por outros. Entre nesse árvore acima; leia com calma os documentos já anexados (batismos, nascimentos, casamentos) para todos os irmãos de Maria. Sempre há pedaços de informação diferentes e/ou complementares; cada pároco, escrivão meio que escolhia o que ia incluir no registro. Quem anexou as certidões no FS pode ter deixado escapar algo importante. Muita gente sai correndo e anexando tudo sem nem ler o que o documento contem.

Depois, unifique os pais de Maria em uma pessoa só no FS. Também tem um campo em "Outras Informações" que é "Nome Alternativo". Vi que em alguns casos já acrescentaram alguns, mas acrescente se achar outro (especialmente para o Carlos/Carmo/Carmino). Com isso o sistema (e outras pessoas) visualiza que o nome pode constar de outras maneiras em algum documento,

Próximo passo: acrescente as informações e anexe os documentos sobre o batismo, casamento, óbito de Maria e Valentim que já tem. O sistema vai "aprendendo" que é a mesma pessoa e acaba indicando mais possíveis documentos. E fica tudo organizado e de fácil acesso depois. Daqui a 6 meses, sem isso, é bem fácil esquecer quem era quem.

Vai notar que o FS já está indicando vários documentos (muitos batismos) para serem anexados a muitos membros da família, Faça isso, mas antes leia cada um para ver se aparece alguma informação nova. De novo, calma - nem tudo que o sistema indica é realmente da família certa.

Finalmente, se quiser, entre em contato via FS (clique no nome da pessoa) com as pessoas que constam em "Últimas alterações" nos perfis desses irmãos. pais etc. Podem ser parentes distantes que já avançaram muito mais na pesquisa. Não precisa reinventar a roda. Essa uma das grandes vantagens do FS; por ser grátis, muita gente acaba entrando dados e facilita a pesquisa de todos.

• Bianca FreireBianca Freire Member
    editado June 2022

Olá!

Achei a certidão que precisava no Family Search, porém não entendi bem onde ela está... Lá está traz a seguinte informaçao: Vital • Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012

Alguém pode me ajudar, por gentileza?

Muito obrigada!

• @Bianca Freire

É da antiga 8a circunscrição, atual 8 RCPN (na Tijuca).

Dica: sempre deixe o link para onde está o original; fica melhor para examinar.

• @Bianca Freire , se você abrir a imagem, verá que é da 8ª Circunscrição, atual 8º RCPN - Tijuca

• @CarlosASP

Boa tarde! Muito obrigado pelas informações e pelo auxílio na localização desses dados duplicados. Ainda estou "engatinhando" na forma de utilizar o Family Search, algumas coisas já consigo fazer mas outras ainda estou apanhando (como algumas buscas e principalmente essas unificações e aquela parte de "anexar fontes" - principalmente as sugeridas pelo sistema nas caixinhas azuis).

Um amigo que entende muito mais que eu de genealogia me ajudou muito no início, me apresentou a ferramente do FS e fez varias inclusões para mim no início, o que levou a descobertas surpreendentes acerca dos nossos antepassados, toda a família está maravilhada e se surpreende a cada novo dado/informação que vamos conseguindo "desenterrar"...

Uma pena que tenhamos perdido acesso a essas habilitações antigas do Rio de Janeiro, mas como você mesmo apontou há "outros caminhos" a seguir... eu estava focado na "linha reta" mas realmente através dos colaterais é possível avançar muito na construção dessa árvore! Fantástico!

Vou seguir seu conselho e tentar filtrar as fontes e ir unificando os nomes dessa parte da família. Os pais de Maria tem muitas diferenças de grafia (nomes Carmo/Carmino Carmeno/Carlos sobrenomes San Martim/Martinho/Martins) e a mãe também (Thereza sobrenomes Poncio/Poncia/Ponzi/Ponze), então vai dar um "trabalhinho" kkkk mas eu chego lá!

Muito grato por todas as dicas!

• Pessoal, boa noite!

Saberiam me informar qual cartório seria atualmente o responsável por este registro (da minha avó materna)?

Obrigado!

• editado June 2022

@AlanNogueira

Como é da Freguesia de Irajá, deve ser o novo 15 RCPN, que foi desmembrado do antigo 11 RCPN no fim de 2021.

O 15º Registro Civil, criado a partir de um desmembramento da área do 11º Registro Civil, funcionará no Penha Shopping, na Av. Brás de Pina, nº 150. O cartório abrangerá atendimentos dos bairros de Vila Kosmos, Vila da Penha, um trecho de Vicente de Carvalho, Penha Circular, Penha, Brás de Pina, Vista Alegre, Cordovil, uma parte de Colégio, Irajá, Parada de Lucas, Vigário Geral, Jardim América, Acari, Parque Columbia, Pavuna e Olaria.

O novo parece ter melhor atendimento que o cartório original. Se por acaso não estiver no 15,aí vai no 11 RCPN. Para não ter como dizerem "não achamos", já passe o número do livro, folha, registro, além da data de nascimento e quando foi feito o registro. PDF da imagem pelos dados que você tem do AN:

• Bom dia pessoal!

Mais uma dúvida... em qual cartório eu posso encontrar atualmente este óbito:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-D1X7-HK5?i=610&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AWYPF-NNW2

No Family Search diz "12a Circunscrição" e na capa do livro:

Liguei em alguns cartórios e haviam me falado que estaria no 6o RCPN porém eles responderam que "O livro 1F56 indicado (1957) não tem o termo indicado. O outro livro 1F56 é do ano de 1963 e o termo também não confere."

Estou imaginando que deva ser de outro cartório já que aparentemente há vários livros "1F56" dessa época no Rio de Janeiro...

Obrigado!

• editado June 2022

@AlanNogueira

Irajá é a parte do 11 RCPN que foi para o novo 15 RCPN. Isso aconteceu no fim de 2021:

15° RCPN - Vila Kosmos, Vila da Penha, Vicente de Carvalho (trecho), Penha Circular, Penha, Bras de Pina, Vista Alegre, Cordovil, Colegio (parte), Irajá, Parada de Lucas, Vigário Geral, Jardim América, Acari, Parque Columbia, Pavuna, Olaria;

Fica no Penha Shopping, na Av. Brás de Pina, nº 150.

Quando a indexação do FS for a antiga 12a circunscrição, tem que prestar atenção na freguesia; cada parte dela está num RCPN atual: 6, 11, 12 e 15.

Aqui as outras partes:

6° RCPN - Jacarepaguá (área que fazia parte da antiga 12ª Circunscrição);

11° RCPN - Maré, Cidade Universitária, Cajú (parte), Manguinhos, Benfica (parte), Bonsucesso, Ramos, Higienópolis, Del Castilho (parte), Engenho de Dentro (parte), Inhaúma, Cachambi (parte), Complexo do Alemão, Engenho da Rainha, Tomas Coelho, Cavalcanti, Abolição, Quintino Bocaiúva, Piedade, Encantado, Água Santa, Engenheiro Leal, Cascadura (parte);

12° RCPN - Barra da Tijuca;

• @CarlosASP

obrigado, vou tentar com o 11o também…

O 15o já me respondeu que este livro não está lá.

Tomara que encontrem…!

grato!

• editado June 2022

@AlanNogueira

Se estiver em contato com os cartórios por email, sugiro enviar em anexo um PDF com a imagem do óbito lavrado. Mandaria também essa página que contém o "termo de abertura" do livro em questão. Passe todos os dados, inclusive a DATA que o óbito foi lavrado (04/11/1957):

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-69X9-6VL?i=1&cc=1582573

Como pode ver, é o livro 1 F 56, iniciado em 21 de junho de 1957. Podem muito bem ter olhado "daquele jeito" e dito "não está".

Alguns desses cartórios volta e meia falam "não encontrado" para registros que estão lá. Não será a primeira vez que isso acontece,

Freguesia de Irajá era parte do 11 RCPN até o fim de 2021. Os livros deveriam ter sido transferidos para o 15 RCPN no final de 2021. Mas sendo esse cartório em questão, nada mais surpreende hoje em dia. Se não estiver no 11 RCPN, tem que estar no 15 RCPN. O 6 e o 12 não são dessa área de Irajá.

Pergunte especificamente nesses 2 cartórios: "Quem está com os livros de óbitos da Freguesia de Irajá de 1957? Estou com uma cópia do livro na minha mão com o registro que diz 12a Circunscrição, Freguesia de Irajá, livro 1 F 56, que foi aberto em 22 de junho de 1957, termo numero tal, lavrado em xx/xx/xx para um óbito que ocorreu no dia xx/xx/xx".

• @CarlosASP

No 15o consegui contato fácil por telefone, tendo eles me indicado o 6o RCPN.

Mandei cópia do assento, capa do livro / termo de abertura para o 6o , que não localizou. Após isso mandei o link do FS para ver se ajudava, disseram q vão procurar pois não está batendo com os livros deles.

Apos isso, com suas dicas de onde poderia estar, mandei e-mail para o 15o (que me respondeu de imediato indicando o 6o) e para o 11o, porém este ainda não respondeu. Tentei ligar algumas vezes para o 11o mas não dei muita sorte, quem sabe amanhã consigo…

Tomara que encontrem… com a cópia do livro na mão vai ser muito azar não conseguir esse registro kkkkkk

Volto aqui quando tiver um retorno pra contar onde está pois pode ajudar outras pessoas!

• Atualização do pedido da certidao de óbito....

O 11o respondeu hoje: "Os dados do registro acima não pertencem a este cartório. "

O 15o ja tinha respondido: "Informo que não temos essa sequência de livros. Solicito que entre em contato com o 6º RCPN-RJ."

O 6o por sua vez: "Os dados não estão batendo! O livro 1F56 indicado (1957) não tem o termo indicado. O outro livro 1F56 é do ano de 1963 e o termo também não confere. Aguarde..."Apos eu enviar o link do FS (já tinha mandado a cópia do assento e do termo de abertura): "Sim.. Acreditamos que o assento não seja do livro indicado. O site mostrou um livro e um assento, onde informou que este último pertence ao livro indicado, porém como já relatado, não confere. Está em busca..."

Mandei um novo email para o 6o RCPN agora... tomara que tenham encontrado!

• @AlanNogueira

Eu acho que o erro é do 15 RCPN, que é o cartório onde deveria estar o registro.

Entrei no Arq Nacional; a maioria dos registros do município do Rio de janeiro entre 1929 até 1960 tem cópias lá. E pelo número do óbito achei (imagem abaixo), onde deveria estar, com a data certa que foi lavrado 04/11/1957. O número do livro realmente parece estar diferente (o garrancho no PDF abaixo me parece ser 2F63), mas seria muita preguiça do cartório não olhar pela data, número do registro etc (caso você tenha passado tudo isso). O Valentim é o penúltimo óbito desse livro, depois muda para o que parece ser 2F64.

E pelo AN confirmou: é da sucursal da Penha, da freguesia de Irajá. Ou seja, a área que foi para o 15 RCPN. Envie esse imagem para eles; isso é o Livro Talão de óbitos, que é um espelho das certidões emitidas:

IRJP é o código do AN para Freguesia de Irajá e Jacarepaguá, sucursal da Penha. Na época do óbito a Penha era parte da 12a circunscrição, depois virou 11 RCPN e, como explicado, no fim de 2021 a Penha foi desmembrada para o novo 15 RCPN,

Folheando as imagens no FS, há uns erros na numeração no livro de óbitos (parece que pularam um número na sequência e depois consertaram), mas era só folhear e ver os registros da data que se acharia facilmente o do Valentim.

• @CarlosASP

Você sempre me salvando! Mais uma vez muito obrigado! Vou mandar esse novo documento para eles e certamente com a correção do número do livro agora vão encontrar!!! Grato!!!

• Bom dia!

Se puderem me ajudar com outra busca...

Estou procurando o nascimento e o óbito da segunda esposa do Valentim Monteiro, ROSA CATALDO LOUZADA (após o casamento ROSA CATALDO MONTEIRO).

Este é o casamento deles, em Duque de Caxias: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-642S-FDL?i=115&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGVM-WSR1

No casamento ela é qualificada como viúva (o "Louzada" pode ser ser do primeiro marido, porque os pais eram José Cataldo e Maria Perpetua Cataldo) e consta que ela nasceu em 29/04/1907.

No óbito do esposo (em 1957 / Rio de Janeiro) constou que ele era casado com Rosa, logo o óbito dela provavelmente é após essa data (a essa altura ela teria 50 anos).

Consta que ela era natural do "Espirito Santo", sem indicar a cidade - e em contato com o cartório de Duque de Caxias informaram que as habilitações também não existem mais.

Poderiam me ajudar a localizar:

a) O óbito de ROSA CATALDO MONTEIRO - Rio de Janeiro / provavalmente após 1957 ?

b) O primeiro casamento de ROSA CATALDO (acredito que também seja do Rio de Janeiro)? Creio que através desse primeiro casamento possa conseguir descobrir o local de nascimento dela...

Obrigado!

• @AlanNogueira

Tudo indica que o primeiro casamento de Rosa foi no Espírito Santo. O primeiro marido era Arthur de Lima Louzada,

Achei a certidão de casamento de uma filha Hilda Louzada, nascida em 29/10/1925, mas só diz nascida no Espírito Santo também:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DRL5-LJ?i=230&cc=1582573

Uma das testemunhas é Luzia de Lima Louzada. deve ser parente do primeiro marido. E o noivo de Hilda é capixaba também.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.