Certidão de nascimento do RJ sem saber o cartório: como encontrar???

1171820222335

Comentários

  • @CarlosASP

    De fato, a filha Hilda sendo capixaba é bem provavel que o casamento deles tenha sido no Espírito Santo mesmo... dificil agora é descobrir "onde"...

    Um fato curioso da certidão é que consta que eles moravam na Rua Tangará 132, que é o mesmo endereço do óbito da primeira esposa do Valentim Monteiro (Maria) em 1941 https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-GYM1-973?i=489&cc=1582573 . E o meu avô (neto de Valentim e Maria) nasceu na Rua Tangará 38...

    O óbito provavelmente deve ter sido no Rio... conversando com meu avô ele explicou que após a morte da Maria, Valentim foi morar em outro lugar com “Rosinha”… agora sabemos que deve ter sido próximo a Duque de Caxias e que ele se casou com Rosa!

    Será que você conseguiria localizar alguma pista do óbito dela?

  • @AlanNogueira

    Vocês são descendentes do primeiro casamento do português Valentim?

    Me parece que para o processo de nacionalidade desses descendentes, não é preciso nada sobre um eventual segundo casamento do português. Descendentes do segundo casamento é que tem que se preocupar com isso.

    Em todo caso, óbitos recentes são difíceis de achar. A pessoa que nasceu em 1907 pode muito bem ter falecido já em 2000, ou, por outro lado, se for mulher, no dia que nasceu o último filho, a não ser que tenha referência à pessoa em outras certidões da família. Fica difícil saber quando foi em um período tão longo. E, quanto mais recente, menor a chance de haver algo com consulta online.

    às vezes busca no google aparece alguma coisa que ajuda.

    Óbitos mais antigos era mais comum as pessoas porem anúncio no jornal para missa etc (e muitas vezes se acha por isso), mas o hábito foi desaparecendo. Se a família era mais humilde, menor a chance de ter um anúncio, pelo custo que representava,

  • @CarlosASP

    Sim, somos descendentes do primeiro casamento do português Valentim (com Maria).

    Estou procurando dados desse segundo casamento pois no óbito de Valentim constou que era casado com Rosa, tenho receio que ao transcrever o óbito de Valentim eles exijam também a transcrição do segundo casamento dele com Rosa.

    Entrei em contato com Cartório de Duque de Caxias para pedir a certidão de casamento e na sequência estou procurando os demais documentos da 2a esposa para deixar tudo “pronto” em eventual exigência.

    Será que estou “exagerando”? Acha que poderia ocorrer essa exigência de transcrição do segundo casamento?

    Obrigado!

  • @AlanNogueira . se são descendentes do primeiro casamento, basta transcrever o primeiro casamento. Esqueça o segundo.

    E não averbe o óbito do Valentim. Não é necessário para o processo de atribuição dos filhos e netos!!

  • @AlanNogueira

    Siga os conselhos que a @Leticialele lhe deu anteriormente; ela tem muita experiência no assunto. Ou já deixe em um outro tópico (sobre transcrição de casamento por onde for fazer, Rio? Santos?) o resumo dos eventos da vida de Valentim (com quem e onde casou e de quem vocês descendem) para obter recomendações. Cada lugar tem uma lista de documentos.

    Além disso, realmente precisa transcrever o primeiro casamento de Valentim?

    Por que vai introduzir o óbito de Valentim no processo de cidadania? Se é para fixar o nome completo de Valentim como adulto (por só ter prenome no batismo), a certidão do primeiro casamento já basta para isso, Por isso fiz o comentário de deixar o seguindo casamento para quem depende dele para cidadania - os descendentes do segundo casamento.

    Mas esse tópico aqui é sobre busca de certidões no RJ; leve essa discussão para o tópico certo (e não se deve ficar abrindo um tópico novo toda vez; as pessoas especialistas no tema acabam não vendo; veja qual tópico já existente se encaixa melhor)

  • @Leticialele e @CarlosASP

    Muito obrigado, aprendo muito com vocês, obrigado mesmo pelas dicas!

    Vou fazer só o basico então e deixar a transcriçaõ do óbito e do segundo casamento para lá...

    Desculpem a confusão no tópico, eu já estava perguntando sobre certidões do RJ e acabei embolando o assunto por aqui!

  • @AlanNogueira , relaxe!

    O importante é resolver o seu problema.

  • Olá boa noite estou precisando de ajuda para achar a certidao de nascimento do meu avô

    Paulo calado

    Nome da mãe: virginia da Conceição

    Nome do pai : Albino calado

    Nasceu no Rio de Janeiro 24/09/1934

  • editado June 2022

    @Brunocalado

    Aqui está o PDF com a imagem dela:


    Foi registrado na antiga 7a pretoria (na nomenclatura da divisão antiga dos cartórios). Me parece que foi na sucursal da Penha. Se for Penha, no fim de 2021, a parte da Penha foi para o novo 15 RCPN:

    O 15º Registro Civil, criado a partir de um desmembramento da área do 11º Registro Civil, funcionará no Penha Shopping, na Av. Brás de Pina, nº 150. O cartório abrangerá atendimentos dos bairros de Vila Kosmos, Vila da Penha, um trecho de Vicente de Carvalho, Penha Circular, Penha, Brás de Pina, Vista Alegre, Cordovil, uma parte de Colégio, Irajá, Parada de Lucas, Vigário Geral, Jardim América, Acari, Parque Columbia, Pavuna e Olaria.

    Se não for, estará no 11 RCPN, que era onde estava tudo da região toda antes da criação do novo 15 RCPN para essa área listada acima.

    Já mande ou leve para eles a cópia da certidão desse PDF. Ou se for por fone, fale que está com uma cópia dela na mão e passe a data que o registro foi feito, o número do registro, livro, folha etc. Alguns desses cartórios do Rio são mestres em dizer "não achamos" a certidão quando ela está lá. Com a imagem. não tem como não acharem; só tem essa dúvida se é 15 (mais provável) ou 11 RCPN.

  • @CarlosASP muito obrigado sem palavras para lhe agradecer

  • Boa tarde, pessoal.

    Recentemente iniciei a busca pelos dados do meu bisavô português e encontrei no arquivo nacional, um dossiê para solicitação de sua cidadania brasileira em 1923, e neste dossiê dizia que ele era de Boelhe, Penafiel, Porto. No entanto, não encontro registro de seu batismo em nenhuma freguesia de Penafiel, nem no Porto. Revirei vários livros digitais e nada. Inclusive não encontro nem a certidão de nascimento do meu avô (filho do português). Conheci o sistema do FS essa semana, e fiquei encantada com a quantidade de registros digitalizados, mas já tentei exaustivamente várias formas de busca e nada.

    Se alguém puder me dar uma ajuda ou alguma dica de onde procurar, agradeço muito.

    Nome do meu bisavô português:

    Luiz Ferreira Pinto

    Data nasc. 25/04/1876 (oi 1871? ou1872? ou 1873?), Concelho de Boelhe, Penafiel, Porto

    Pai: Joaquim Ferreira Pinto

    Mãe: Maria de Jesus Pinto


    Nome do meu avô brasileiro:

    Wenceslau Ferreira Pinto

    Data nasc. 02/10/1922, Rio de Janeiro, RJ

    Mãe: Maria Rosa Pinto (solteira: Maria Rosa da Conceição).


    Desculpa a mensagem grande. Obrigada!

  • @Fabiferreiracv

    Sobre o avô brasileiro. Meu palpite é que ele foi registrado na antiga 13a ou 14a circunscrição.

    Ali é onde foi feito o registro do irmão Oswaldo em 1925. O registro de Oswaldo foi feito no mesmo mês que ele nasceu, pelo pai português, mesmo não sendo ainda casado com a mãe, O mesmo pode ter acontecido com Wenceslau.

    Se olhar a lista de livros disponíveis no FS para essa circunscrição, vai ver que falta justamente o livro de nascimentos entre junho e dez de 1922, que seria uma explicação porque não consegue encontrar.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D1M7-J92?owc=9G54-K68%3A113334201%2C172490201%3Fcc%3D1582573&cc=1582573

    Esse livro do Oswaldo diz que é da freguesia de Campo Grande (olhe a primeira página do livro); pode ser o atual 13 RCPN. Como o registro de Oswaldo também fala em residência em Santíssimo, pode ser que seja da antiga 14a circunscrição, que hoje em dia, teve a parte que engloba Realengo e Santíssimo desmembrada para o novo 16 RCPN (desde final de 2021). Tentaria uma busca do registro dele nesses dois.

    "O 16º Registro Civil, criado a partir de um desmembramento da área do 14º Registro Civil, funciona na Avenida de Santa Cruz, Nº 1.566, em Realengo. A serventia prestará atendimentos referentes aos bairros de Realengo, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Santíssimo, Senador Vasconcelos e uma parte de Campo Grande."

    Uma última e terceira opção seria o 14 RCPN, que é onde estavam os registros do novo 16 RCPN antes do desmembramento. Esses cartórios da ZO do Rio são meio complicados...

  • @Fabiferreiracv

    Quanto ao português, me parece que o assento de batismo anexado no FS é um bom candidato, mas não dá para cravar que é ele. Não foi você que achou?

    Na certidão religiosa do primeiro casamento de Luiz (com Rosa de Jesus Oliveira) também consta a freguesia de Boelhe e 25 de abril como data de nascimento:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-R8P9-Y?i=20&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X8J-M1ZF

    Esse batismo é de um Luiz, nascido em Boelhe em 25 de abril, com pai incógnito; a mãe Maria é filha de Manoel Pinto e Thereza de Jesus. já dando o seu nome de Maria de Jesus Pinto. Ver TIF 068:

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=752016

    Existem Ferreiras nessa freguesia, até mesmo Joaquim Ferreira na mesma época, como esse aqui. ver TIF 070:

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=752016

    Para o Luiz, você tem o desembarque no Brasil? O passaporte usado para imigrar? O que mais tem no processo de naturalização? No processo de naturalização de um antepassado, tinha até cópia da certidão de nascimento. Qual documento ele apresentou?

    Na árvore no FS, tem uma irmã Luiza. Sabe se ela mais velha ou mais nova? Ela veio para o Brasil? Qual a fonte de informação sobre ela ser irmã?

  • MikeBragaMikeBraga Member
    editado June 2022

    Prezados @CarlosASP e @gandalf ... como estão?

    Será que conseguiriam ajudar-me?

    Estou à procura da certidão de nascimento de Yolanda Soares Teixeira. A RCPN que ela "supostamente" foi registada é a mesma a qual os irmãos foram registados (5ª RCPN, mas no FS consta 5ª circunscrição), porém não encontraram (aparentemente). Ela é brasileira e sua data de nascimento é 10/05/1932, filha de Joaquim Soares e Maria Vieira (ambos portugueses), neta paterna de Antônio Soares e Julia Vieira, e materna de Adriano Vieira e Anna Vieira. Nos arquivos do FS não consegui localizar nada, apenas de alguns irmãos (com datas anteriores e posteriores ao nascimento dela)... e nas pesquisas através do Arquivo Nacional também não estamos conseguindo.

    Ficarei grato pela ajuda. Abraços!

  • @MikeBraga

    Aqui está. É do atual 5 RCPN sim (freguesia da Lagoa e Gávea). Na época do registro ainda era 4a pretoria, depois 5a circunscrição (classificação usada pelo FS), mas desde 2012 é 5 RCPN.


    O registro feito como Yolanda Soares. Talvez Teixeira venha do marido?

    Mande ou leve esse PDF acima, para não ter como o cartório dizer que "não achou".

  • Boa noite.

    @CarlosASP, muito obrigada pela resposta. Imensamente grata por sua atenção.

    Já havia notado a falta do período correspondente ao nascimento do meu avô neste cartório, mas achei bem curioso esse fato. É possível que tenha havido algum problema com esse livro específico?

    Mandei e-mail hoje também para o cartório onde foi realizado o casamento do meu avô, imaginando que ele deve ter apresentado alguma certidão para realizar o registro. Vamos ver se respondem algo. Mas, tentarei contato com esses cartórios que vc indicou.

    E sobre o meu bisavô português postarei a dúvida no devido tópico.

    Muito obrigada, novamente!

  • Boa tarde,

    @CarlosASP, muito obrigada novamente pela resposta.

    Sobre o assento de batismo, este foi o mais próximo que eu encontrei e achei muita coincidência o nome dos avós. Anexei ao FS para não perder a referência, e ver se apareceria mais alguma coisa nas buscas. Mas como vc disse, não dá pra ter certeza. Até pq eu não tenho a data de nascimento de 1873 em nenhum lugar...

    E nos registros do Porto não acho conexão entre Joaquim Ferreira e Luiz. Teria o Joaquim feito uma perfilhação? Onde eu poderia buscar esse registro?

    O processo de naturalização dele de 1923 com o registro no consulado de Portugal no Rio. Mas nesse registro, ele aparece como solteiro (seria porque casou com a Rosa apenas no religioso? - Em 1923, a Rosa já havia falecido e ele seria viuvo de acordo com o registro de casamento posterior). Muito confuso!!! Não sei o que ele apresentou para o registro no consulado...

    Infelizmente não tenho mais documentos. . Minha tia guardou essa foto de uma identidade antiga, mas a parte com os dados se perdeu! Nesse pedaço tem um número.

    Muito obrigada, novamente. E eu estou outra vez postando no local errado, rsrsrsrs.

    Sobre a irmã Luiza, era apenas memória de familiares. Não tenho documento.

  • @Fabiferreiracv

    A falta do livro pode ser um problema do FS. Pode até ser uma coisa bem boba, como o livro estar fora do lugar no dia que o FS microfilmou tudo, rs, e ninguém se deu conta disso.

    Conto que o livro original esteja no cartório e achem sem problema o nascimento.


  • Boa noite, @CarlosASP , tudo bem? ;)

    É a minha primeira vez aqui no grupo :) Estou precisando de uma direção para tentar localizar as certidões de 2 pessoas: pai português e filho brasileiro. Está sendo bem difícil localizá-las :( O único documento que consegui no Family Search foi um registro de óbito do brasileiro. Sei que esta página é para tentar localizar certidões daqui, e que, pelo ano, talvez sejam registros de batismo, mas como é pai e filho, talvez fique mais fácil de entender com o mapinha que eu fiz, sem precisar fazer a mesma pergunta novamente em outra página :)

    Será que o senhor conseguiria me dar alguma direção?

    Obrigada :)

  • Bom dia ! Minha esposa é bisneta de portugues, e Precisamos encontrar a certidão de nascimento do seu pai , para fazer primeiro a cidadania portuguesa dele e posteriomente a dela própria. Hoje ele já tem 80 anos e não se recorda onde foi seu registro de nascimento. Seguem abaixo os dados do mesmo:

    Nome Sadi Mourão

    Nascimento: 30/10/1942

    Pai: José Augusto Mourão

    Mãe: Aracy de Araújo Mourão.

    Tem um irmão chamado Sérgio de Araúlo Mourão, que nasceu em 1939, e Uma irmã já falecida que se chamava Suely Mourão.

    Agradecemos desde já qualquer retorno.

  • Boa tarde,

    Alguém pode me orientar onde consigo a segunda via da certidão nascimento

    Joaquim Cabeleira

    Nascimento 02 de março de 1923

    Mae: Alexandrina de Jesus

    Pai Francisco Cabeleira

    Cônjuge: Luiza Lucio Cabeleira

    Desde já agradeço

  • @CarlosASP

    Muito obrigada pela resposta. Se puder dar uma olhada, postei mais uma mensagem um pouco acima que não ficou com a marcação correta. E novamente serei imensamente grata a quem puder me ajudar!

    Nela anexei os documentos que possuo do meu bisavô português, incluindo a inscrição consular dele e uma identidade antiga brasileira (aprox. 1923), cuja página de dados foi perdida, restando apenas o número do registro e foto. Será que há algum registro dessas identidades antigas em algum local?

    Novamente, muito obrigada a quem puder ajudar.

  • @Fabiferreiracv

    Sobre o português, coloque uma postagem separada; tem gente que ajuda só com certidão portuguesa, mas não vai olhar aqui em certidão do RJ, Não é ser chato, mas ajuda você e não bagunça o tópico específico sobre RJ.

    Coloque as informações que já tem sobre ele, link para o árvore no Family search, o PDF da naturalização, Antes leia isso:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5096/dados-que-devem-ser-informados-no-pedido-de-pesquisa-de-certidoes-portuguesas#latest

    Coloque aqui a postagem aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/certidoes-portuguesas

    Eu olhei a naturalização. E deu para entender que tudo foi feito baseado no documento do consulado. Qualquer erro naquele documento ali se propagou para tudo mais. Exemplo de erro: a freguesia aparece como "Coelho", quando na verdade é Boelhe (se não fosse o casamento religioso para dar a informação certa...)

    Mas no processo de naturalização fala o ano do desembarque no Brasil. Isso abre dois caminhos. Achar o desembarque, lista de navio; às vezes tem algo que ajuda.

    Outra é buscar o passaporte usado para vir para o Brasil. O azar é que no distrito do Porto não está indexado; tem que olhar centenas de registros até dar sorte de achar. E o passaporte pode ou não ter algo que ajude:

    https://cadevovo.wordpress.com/passaportes/passaportes-porto-2/

  • @Americo_Cascao

    Aqui está. Foi registrado na antiga 9a circunscrição, atual 9 RCPN (São Cristovão):

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D4N8-FB?i=185&cc=1582573

  • @CarlosASP

    Muito obrigada novamente pela ajuda! Sem palavras para agradecer todas as dicas.

    Mil perdões pela bagunça no tópico, realmente não foi minha intenção. Acabei replicando as mensagens aqui mesmo.

    Não fazia ideia de que poderia ter tanta informação divergente nesses registros.

    Eu busquei algumas listas de desembarque mas não encontrei nada ainda, mas continuarei procurando.

    Grata novamente!

  • Olá, @Leticialele, @gandalf e @CarlosASP , poderiam me ajudar?

    Boa noite! :)

  • Boa noite a todos,

    Vocês são tão bons em localizar certidões que, depois de inúmeras tentativas, vim pedir ajuda... De repente o @CarlosASP consegue esse milagre.

    Estou procurando a certidão de casamento de um português que se casou no Rio de Janeiro. Preciso dela pra solicitar a retificação da certidão de nascimento do filho dele. Tenho pouquíssimas informações, mas lá vão:

    JORGE MANUEL DA FONSECA NUNES

    nasc: 13/01/1947 - Penha de França, Lisboa

    óbito: 06/05/2007 - São Lourenço-MG (certidão de Alfenas-MG)

    filiação: Francisco da Conceição Nunes e Benvinda do Nascimento da Fonseca Nunes

    cônjuge: NEUSA (?)

    O que me informaram foi que após 1979 ele já vivia com outra pessoa, e que ele seria divorciado quando faleceu.

    Será que alguém consegue esse milagre?

    Desde já, muito obrigada

  • @Roberta_U

    Esse casamento já seria dos anos 1960 em diante; já fora do que se consegue buscar online.

    Você já tem o assento de nascimento do português? Para ver se por acaso esse casamento já foi transcrito em Portugal? Se tiver sido, vai constar pelo menos a data, local e o nome completo do cônjuge.

    Se quiser arriscar isso, custa 10 euros, O pedido é feito pelo civilonline; em 1-2 dias úteis você recebe um PDF com o assento.

  • @CarlosASP

    Obrigada pela resposta. Tenho a certidão do civilonline, não há transcrição...

    Tudo isso pra conseguir a retificação administrativa da certidão de nascimento do filho brasileiro deste português (no nome da avó portuguesa está faltando um apelido). Vou ter que tentar de outras formas....

  • Boa noite!

    Será que poderiam me ajudar?

    Apesar de não ter documentos de meus antepassados portugueses, após muitas buscas no Family Search conseguimos encontrar os documentos e finalmente a minha mãe, neta de portugueses, conseguiu a sua cidadania portuguesa com seu nome de solteira. Agora, estou em busca da certidão de nascimento de meu pai já falecido para fazer a transcrição do casamento deles. Não sei em que cartório ele foi registrado, mas com base nas certidões de nascimento de dois irmãos mais velhos deles que foram registrados na 7ª Pretoria Civil- Freguesia de Inhaúma, iniciei minha busca na 11ªRCPN em Cascadura, sem sucesso. Já solicitei 4 buscas nesse cartório e sempre me dizem que não foi localizado. A família morava em Pilares, meu pai nasceu na maternidade de Cascadura e foi batizado na Paróquia de Piedade aos 3 anos de idade. Até o momento, solicitei buscas nos cartórios de Cascadura, Madureira, Meier, Ilha do Governador e Centro, mas todas foram negativas. Minhas pesquisas no Arquivo Nacional também foram sem sucesso até o momento.

    Os dados de meu pai são:

    João Peixoto da Costa Maia Neto

    Nascimento em 28 de abril de 1937

    Filiação: João Peixoto da Costa Maia e Carlinda da Silva Carvalho Maia


    Agradeço muito qualquer orientação ou ajuda

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.