Oba!!!! O de minha mãe é de 27/02, deve estar perto. Já estou com as certidões para fazer a transcrição de casamento. Assim que sair o assento, envio tudo para PD. Não vejo nada que possa cair em exigência, RG novo, nomes corretos...Já estou ligando!!!
Obrigado @luizaparada e @Vlad Pen, finalmente chegando ao fim o processo. Depois de passar pela parada da 3a. CRC e transferência dos processos para Vila do Conde finalmente foi despachado. Espero que na semana que vem já tenha o assento feito. Hoje ia comemorar com um bom Casal Garcia que achei que ainda tinha uma garrafa em casa mas acabou que não tinha, foi de champagne mesmo, e um cálice vinho do Porto pra finalizar!
@luizaparada acredito que o processo da sua mãe saia semana que vem, fico na torcida!
@Audrey, o seu deve estar para ser despachado, a numeração do processo da @Tania Regina é bem próxima do meu (menos de 10 processos) mas o seu também já deve estar quase pronto. Ligue daqui uma semana que já deve ter novidades!
@Audrey o da @Tânia foi entregue pessoalmente, por procuração, eles devem ter colocado um pouco antes na fila. O meu chegou lá em 29/01. O seu não deve ser numerado tão depois do meu.
Obrigada pessoal !! Agora partir para filhas e netos, após a transcrição. O assento e número do registo as vezes leva até 1 semana para lançarem no sitema. Ano passado o de minha mãe em Ovar, foi assim...
Bom dia pessoal, processo da minha avó caiu em exigência e estou com algumas dúvidas. Segue a mensagem que recebi:
"Sector: - Data 27-08-2018 Assunto: Pedido de documentos No âmbito do processo em referência notifica-se V. Ex.ª, para no prazo de 20 dias úteis, acrescidos da dilação de 30 dias úteis, suprir as seguintes deficiências. 1 - Não foi acompanhado dos seguintes documentos, necessários para comprovar os factos que constituem o fundamento do pedido: 1.1 – Deve ser remetida certidão de nascimento emitida por fotocópia do registo de nascimento do progenitor português (art.º37º, nº 3, do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa), uma vez que não foi possível o acesso à mesma nos termos dos n.ºs 4 e 5 do referido art.º 37º - por se encontrar no arquivo distrital da Guarda conforme informação que remeteu; 1.2 – Deve ser remetida certidão de nascimento emitida por fotocópia do registo de nascimento (art.º37º, nº 3, do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa) devidamente apostilhada.. 1.3 - Deve enviar novo modelo legal com a assinatura reconhecida presencialmente (por autenticidade). Informa-se V. Ex.ª que sem as informações/documentos solicitados, não será dado seguimento ao procedimento já que são necessários à apreciação do pedido."
Dúvidas: 1.1 - Como a certidão do português se encontrar num arquivo distrital (e não CRC) preciso pedir para o AD enviar? 1.2 - A certidão de nascimento enviada foi de inteiro teor e devidamente apostilada. Agora preciso emitir uma nova por fotocópia? É normal pedirem isso? 1.3 - Que novo modelo legal é este? Enviei o formulario 1C preenchido e com assinatura reconhecida em cartório.
2- A certidão para atribuição deve ser de inteiro teor reprográfica(xerox do livro) e apostilada
3- Enviar novamente o Formulário Modelo 1 C preenchido e assinado por autenticidade (talvez vc tenha feito o reconhecimento por semelhança) Verifique se na etiqueta está escrito AUTENTICIDADE ou PRESENCIALMENTE
@phelipe, pelo que entendi vc não enviou a inteiro teor por cópia reprográfica, aquela que é a xerox do livro. Vc deve ter enviado a digitada. Para atribuição é necessário a certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica do requerente. Em relação a a assinatura, ela tem que ser reconhecida por autenticidade e não por semelhança. Para isso a pessoa tem que ir ao cartório e assinar na frente do tabelião.
Creio que vc terá que pedir a certidão de nascimento ou batismo do português ao arquivo distrital da Guarda. Envia um e-mail para lá e peça uma cópia certificada desse registro. Deve ter sido emitido antes de 1911, por isso ñ está digitalizado. Acho q o pgto deverá ser feito via vale postal. Boa Sorte!
Pessoal, consegui fazer a prova de vida da minha avo na Casa Portugal em Campinas-SP, hoje liguei e o consul honorario estava la. Nao tem custo. Agora estou esperando a certidao reprografica ficar pronta para apostilar e enviar!
Estive hoje na conservatória da vila do conde para saber sobre o meu processo que é do dia 27/02. Chegando lá a conservatória estava lotada. Muita gente mesmo, todos portugueses para tratar de assuntos de passaporte e cartão cidadão. Haviam 4 mulheres trabalhando na conservatória e todas atoladas de trabalho a ser feito. Me disseram que já iniciaram os processos de fevereiro e que o meu que era de 27/02 ainda nem havia sido visto. Pelo fato de eu estar lá pessoalmente ela pegou meu processo e deu uma olhada na hora. Disse que aparentemente estava tudo ok mas que depois quando chegasse a vez do meu processo ela veria melhor. Também disse que provavelmente até o fim do mês o processo seria concluído. Perguntei se deveria ligar no fim do mês e ela disse que com certeza não, que eles recebem muitas ligações a respeito de processos de nacionalidade e isso atrasa muito o trabalho deles.
É isso pessoal queria apenas compartilhar o relato com vocês. A melhor coisa que podemos fazer é sermos pacientes e não ligarmos para a conservatória. Os processos de fevereiro devem estar saindo até o fim do mês.
Bom dia, gente! Estou tentando ligar na Linha de Registros pra verificar o processo do meu avô e, por algum motivo misterioso, está dando ocupado. Como estou achando esquisito... Isso está acontecendo com mais alguém?
Olá pessoal, o processo de minha sogra numerado 23/02 deve estar para concluir... Assim que concluir minha noiva vai fazer a atribuição dela. Tenho a intenção de mandar o processo dela para acp que deve ser mais rápida. Gostaria de saber se precisamos transcrever o casamento de meus sogros, uma vez que o pai da minha sogra era português e declarante na certidão de nascimento dela.
Boa noite , a certidão de nascimento do meu avô português diverge em parte do sobrenome, qdo veio para o Brasil foi modificado, mas as suas irmãs fizeram o processo de atribuição normalmente sem ter que fazer nenhuma retificação, foi através do consulado, será que Vila do Conde vai aceitar da mesma forma?
@vlad pen o pai da minha sogra que é o português e também declarante da certidão dela. Meu sogro é brasileiro. Nesse caso é necessária a transcrição? Obrigado
Pessoal, preciso de ajuda. Entrei em contato com a Vila do Conde, conforme me solicitou a atendente de lá, mas me disseram que o processo da minha mãe ainda está em análise inicial e que, caso queira atribuir urgência, devo juntar os documentos comprobatórios. Alguém já solicitou urgência antes? Não tenho ideia de como fazer isso. To desesperada, ainda preciso fazer a transcrição do casamento e dar entrada no meu processo de nacionalidade. Meu visto de turista expira no final de outubro, mas eu já solicitei a re novação por mais 90 dias. Alguém tem alguma sugestão do que devo fazer??
@beatrizmoreno Já tivemos relatos aqui no Fórum de pedidos de urgência e os principais motivos são de proposta de trabalho e processo seletivo para pós-graduação ou mestrado. Se você estiver nessa situação, pode entrar em contato com o empregador/faculdade e tentar pedir uma carta assinada, justificando que precisa da nacionalidade para não perder a proposta de trabalho ou estudo. A Faculdade ou o Empregador podem fazer essa carta. Você leva essa carta a Conservatória e pede a urgência. Infelizmente não acredito que o prazo do visto de turista seja motivo suficiente para justificar a urgência, nesse caso, terá que aguardar.
Comentários
Numerado em 23/2
@luizaparada acredito que o processo da sua mãe saia semana que vem, fico na torcida!
@Audrey, o seu deve estar para ser despachado, a numeração do processo da @Tania Regina é bem próxima do meu (menos de 10 processos) mas o seu também já deve estar quase pronto. Ligue daqui uma semana que já deve ter novidades!
Mas vamos aguardar
Parabéns!
Agora partir para filhas e netos, após a transcrição.
O assento e número do registo as vezes leva até 1 semana para lançarem no sitema. Ano passado o de minha mãe em Ovar, foi assim...
"Sector: - Data 27-08-2018
Assunto: Pedido de documentos
No âmbito do processo em referência notifica-se V. Ex.ª, para no prazo de
20 dias úteis, acrescidos da dilação de 30 dias úteis, suprir as seguintes
deficiências.
1 - Não foi acompanhado dos seguintes documentos, necessários para comprovar
os factos que constituem o fundamento do pedido:
1.1 – Deve ser remetida certidão de nascimento emitida por fotocópia do
registo de nascimento do progenitor português (art.º37º, nº 3, do
Regulamento da Nacionalidade Portuguesa), uma vez que não foi
possível o acesso à mesma nos termos dos n.ºs 4 e 5 do referido art.º 37º
- por se encontrar no arquivo distrital da Guarda conforme informação que
remeteu;
1.2 – Deve ser remetida certidão de nascimento emitida por fotocópia do
registo de nascimento (art.º37º, nº 3, do Regulamento da Nacionalidade
Portuguesa) devidamente apostilhada..
1.3 - Deve enviar novo modelo legal com a assinatura reconhecida
presencialmente (por autenticidade).
Informa-se V. Ex.ª que sem as informações/documentos solicitados, não será
dado seguimento ao procedimento já que são necessários à apreciação do pedido."
Dúvidas:
1.1 - Como a certidão do português se encontrar num arquivo distrital (e não CRC) preciso pedir para o AD enviar?
1.2 - A certidão de nascimento enviada foi de inteiro teor e devidamente apostilada. Agora preciso emitir uma nova por fotocópia? É normal pedirem isso?
1.3 - Que novo modelo legal é este? Enviei o formulario 1C preenchido e com assinatura reconhecida em cartório.
Obrigado pela ajuda.
1- Precisa
2- A certidão para atribuição deve ser de inteiro teor reprográfica(xerox do livro) e apostilada
3- Enviar novamente o Formulário Modelo 1 C preenchido e assinado por autenticidade (talvez vc tenha feito o reconhecimento por semelhança)
Verifique se na etiqueta está escrito AUTENTICIDADE ou PRESENCIALMENTE
Agora estou esperando a certidao reprografica ficar pronta para apostilar e enviar!
Obrigado pela ajuda de todos.
Estive hoje na conservatória da vila do conde para saber sobre o meu processo que é do dia 27/02.
Chegando lá a conservatória estava lotada. Muita gente mesmo, todos portugueses para tratar de assuntos de passaporte e cartão cidadão.
Haviam 4 mulheres trabalhando na conservatória e todas atoladas de trabalho a ser feito.
Me disseram que já iniciaram os processos de fevereiro e que o meu que era de 27/02 ainda nem havia sido visto.
Pelo fato de eu estar lá pessoalmente ela pegou meu processo e deu uma olhada na hora. Disse que aparentemente estava tudo ok mas que depois quando chegasse a vez do meu processo ela veria melhor.
Também disse que provavelmente até o fim do mês o processo seria concluído.
Perguntei se deveria ligar no fim do mês e ela disse que com certeza não, que eles recebem muitas ligações a respeito de processos de nacionalidade e isso atrasa muito o trabalho deles.
É isso pessoal queria apenas compartilhar o relato com vocês.
A melhor coisa que podemos fazer é sermos pacientes e não ligarmos para a conservatória.
Os processos de fevereiro devem estar saindo até o fim do mês.
Abraços.
Que ótimo! Em breve tudo se resolve.
Estou tentando ligar na Linha de Registros pra verificar o processo do meu avô e, por algum motivo misterioso, está dando ocupado.
Como estou achando esquisito... Isso está acontecendo com mais alguém?
Obrigado
Se a sua noiva vai pedir a atribuição pela mãe que será a portuguesa,vai precisa transcrever o casamento da sua sogra
Entrei em contato com a Vila do Conde, conforme me solicitou a atendente de lá, mas me disseram que o processo da minha mãe ainda está em análise inicial e que, caso queira atribuir urgência, devo juntar os documentos comprobatórios.
Alguém já solicitou urgência antes? Não tenho ideia de como fazer isso.
To desesperada, ainda preciso fazer a transcrição do casamento e dar entrada no meu processo de nacionalidade. Meu visto de turista expira no final de outubro, mas eu já solicitei a re novação por mais 90 dias.
Alguém tem alguma sugestão do que devo fazer??
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/114032/#Comment_114032