Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19596981001011481

Comentários

  • Boa tarde, há mais algum caso de processo parado com 3 meses da data de numeração? O processo do meu avô ainda está na fase inicial, isso me preocupa muito porque provavelmente ainda terei que enviar prova de vida
  • @Mei, enviei email ao ACP sobre esse apostilamento, recebi ontem a resposta deles:
    Arquivo Central Porto
    12 de out (Há 1 dia)

    para mim
    Conforme o informado, não é necessário a apostila de Haia no formulário 1C.

    Com os melhores cumprimentos,
    GS
  • FcamuriFcamuri Member
    editado October 2017
    @Mei e TeresaFarias17

    Beleza, não precisa do apostilamento no formulário. Vou aguardar a de casamento.

    Obrigada!!!!
  • Acabei de apostilar hoje de manhã todos os meus documentos (certidão e RG) e enviá-los para o ACP junto com o restante e vocês me vem com essa história de apostilamento do 1C? Querem me matar, rs?

    À propósito, quem é do RJ, recomendo ir no 15º Cartório de Notas (Rua do Ouvidor, 87). Eles fazem todos os procedimentos necessários:
    - Abertura e reconhecimento de firma por autenticidade (sem rasurar os campos em branco do 1C)
    - Cópia autenticada do RG
    - Apostila de Haia

    E o cartório é bem perto da agência dos Correios da rua da Alfândega, bem indicada aqui no fórum (e com razão). A funcionária que me atendeu foi super atenciosa (raro nos Correios) e já está totalmente por dentro do processo e emitiu o Vale Postal sem problemas.

    Em conversa com ela, acho que entendi porque muitas agências dos Correios só emitem Vale Postal para
    pessoas físicas. Segundo ela, isso é exigência do Banco Central, e eles podem vetar a transferência do dinheiro quando o destinatário não é pessoa física. Nesse caso, você até pode resgatar o depósito (os 175 euros) mas não a taxa de emissão do Vale (cerca de 100 e poucos reais). Por isso ela emitiu o meu com essa ressalva. Perguntou se eu iria assumir o risco, mas ela acredita que no final é difícil o Banco Central fazer isso.

    Então é isso pessoal. Agradeço a ajuda de todos e continuarei na torcida pelos nossos processos.

    #somostodosmei
    #tambemqueromeuassento
  • Gente apenas um adendo... A certidão de inteiro teor pode ser digitada ou por cópia reprográfica... Ou seja... A certidão por cópia reprográfica JÁ É de Inteiro Teor...
  • Para nacionalidade tem q ser inteiro teor por cópia reprografica, não pode ser digitado
  • Essa menina da agência rua da Alfândega é ótima. Ela que me atendeu qdo fui lá, sempre indico
  • @mso2000
    Você poderia passar o endereço do correio? Pretendo na terça enviar os documentos

    Obrigada!
  • @Fcamuri fica na rua da Alfândega, próximo da esquina com a rua Miguel Couto.
  • @Mei... Eu sei... Só to.dizendo que a cópia reprográfica já é certidão de inteiro teor... Estão tratando a cópia reprográfica como um outro tipo de certidão...
  • @Mso2000

    Obrigada : )
  • @Helio casamento estava averbado em PT?
  • Bom dia, pessoal. Graças a este fórum, muitas dúvidas minhas foram esclarecidas e consegui encaminhar bem as informações e os documentos para alcançar a dupla cidadania. Portanto, muito obrigada! Agora, no entanto, passo por um dilema...

    Meu avô era português (falecido) e casou-se oficialmente com minha avó brasileira, mas não transcreveu o casamento. Eu pretendo realizar a atribuição de nacionalidade para meu pai (filho deles) para então tirar a minha. Meu avô português é declarante do nascimento de meu pai (está na certidão certinho, assim como o fato de ser natural de Portugal e estar casado).

    Tendo em vista que a certidão de nascimento de meu pai apresenta meu avô como casado, a transcrição de casamento é obrigatória para o pedido? Eu teria algum problema no pedido de atribuição se não realizasse a transcrição, algum risco de indeferimento?

    A questão toda é que eu tenho acesso à certidão de casamento de inteiro teor de meus avós, mas a certidão de nascimento de minha avó está me causando uma séria dor de cabeça - isso somado aos custos exorbitantes do processo.

    Além disso, também tenho mais uma dúvida. Assim que meu pai conseguir sua atribuição, terei que transcrever obrigatoriamente também o seu casamento para a minha atribuição? (Meu pai é vivo, casado, tenho acesso à sua certidão de casamento e em sua certidão de nascimento aparece que ele está casado).

    Muito obrigada pela atenção e pela ajuda!
  • @Mei na certidão de nascimento reprográfica da minha mãe tem uma anotação na lateral do livro que em 26/Set/1964 casou-se em Icaraima e passou assinar Ivanira Torres da Silva, por isto que eu disse que o casamento consta averbado na certidão de nascimento, é uma anotação igual as que eu ví nos assentos de batismo português quando estava buscando o assento do meu avô. Por este motivo que acho que não procederia a necessidade da cópia da certidão de casamento.
  • Cidadania Portuguesa em 2 dias. Acho que quebrei todos os recordes ate agora.

    Dei entrada no meu pedido de cidadania no Porto. O processo foi concluído em 2 dias.
    Antes de sair do Brasil já estava mandando currículos para vagas em Portugal, onde eu deixava claro a minha situação: entrando como turista... filho de portugues... cidadania e bla bla bla... Um recrutador respondeu ao meu email dizendo que teria uma entrevista para o dia 16/10 e que se eu tivesse a documentação pronta a tempo poderia entrar em contato.

    Então peguei o comboio ate o Porto e fui direto na ACP do Porto. Chegando la perguntei quanto tempo estava levando o processo e se entregando a documentação pessoalmente tinha alguma prioridade. a resposta foi NÃO. não tem prioridade nenhuma, o processo vai entrar na fila junto com as pessoas que enviam do Brasil pelos correios e eles estavam analisando os processos de Julho.

    Então perguntei se eu poderia solicitar com urgência e ela disse que SIM. perguntou-me qual era a urgência, e eu expliquei que tinha uma proposta de trabalho e mostrei o email do recrutador. Ela me fez escrever uma carta de próprio punho para a conservadora que não estava presente no momento e o email do recrutador foi anexado junto.
    No dia seguinte logo pela manha a pessoa que me atendeu me ligou e disse que a conservadora solicitou algo mais concreto e me pediu para entrar em contato com o recrutador para que ele me enviasse um email dizendo que era necessário a cidadania para concorrer a vaga. e assim eu fiz.... Ele me disse que infelizmente a vaga tinha sido preenchida mas que mesmo assim iria me ajudar. eis a resposta dele:

    Boa tarde Marcelo,
    Tal como expliquei há pouco por telefone, para podermos contratar alguém na nossa empresa, essa pesosa tem que já ter autorização para trabalhar em full time por conta de outrém em território português. Assim, uma pessoa com cidadania da União Europeia ou com uma autorização de residência que lhe permita exercer uma profissão por conta de outrém poderá trabalhar connosco.
    Obrigado, e boa sorte!

    Enviei este novo email para a ACP e no dia seguinte ela me ligou novamente dizendo: Marcelo, já és cidadão português.
  • Bom dia

    Meu pai nasceu em Portugal. Nasci no Brasil e tenho cidadania por atribuição desde 2002. Minha filha tem 18 anos e vai solicitar cidadania. Fui informado aqui no Fórum de que ela poderá solicitar pelo ACP ou por Vila Nova de Gaia sem precisar que eu transcreva antes meu casamento. Gostaria de orientação para as seguintes questões:

    1 - Para minha filha solicitar a cidadania por atribuição pelo ACP, eu não teria que ter nascido em Portugal?

    2 - Pelo que encontrei aqui no fórum, os endereços para encaminhar documentação e vale postal para um desses locais são:

    • IRN, IP
    Rua Conselheiro Veloso da Cruz, 801
    Palácio da Justiça
    4400-096 - Vila Nova de Gaia

    • IRN, IP (somente Atribuição)
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    Estão corretos?

    3 - Fui informado de que deve constar no formulário modelo 1c a indicação do meu assento português - número/2002/CRCentrais Lisboa. Sendo assim, não preciso solicitar a minha certidão de nascimento portuguesa para que ela o envie tb, não é isso?

    4 - Eu tenho o cartão do cidadão emitido agora em junho/2017, terá alguma utilidade ou pode ajudar em alguma coisa na tramitação do pedido de cidadania se ela enviar tb uma cópia dele?

    5 - A certidão de nascimento dela, além de reprográfica, deve ter algum reconhecimento de firma do Oficial de Registro Civil que a assina? (desculpe-me pela ignorância, posso estar perguntando algo sem sentido)

    Grato.
  • @Marcelo Teixeira, interessante seu relato.
    Urgências podem ser solicitadas, mas o critério de deferimento é do Conservador. Conheço casos de pessoas que perderam proposta de emprego pois a Conservatória não aceitou emprego como urgência. A Conservatória em questão era Tondela, e isso ocorreu final do ano passado.
    Boa sorte em sua jornada, e espero que consiga bom emprego. Isso pode ser mais fácil se for da área de TI ou da saúde.

    @JBorges,
    1 – basta ser nacional português, independentemente do local de nascimento. Se é atribuído, pode passar a nacionalidade em diante sem restrições.

    2 – O primeiro endereço é de Lisboa. Evite essa Conservatória, pois processos costumam demorar mais de ano por lá.
    O segundo é do Arquivo Central do Porto.

    3 – Exatamente, bastando informar o número / ano.

    4 – Não.

    5 – A certidão emitida tem sempre a assinatura do notário.
  • @marcelo Boa noite, o que você de fato alegou na hora la? Tenho uma pessoa que talvez faça essa promessa de emprego mas ele teme de ter que obrigatoriamente me contratar. Como isso funciona?
    O meu caso é que o do meu avô da andando e vai faltar da mãe e o meu, será que funciona ?
  • @caiodib

    Muito agradecido por sua atenção.

    @Mei

    Muito obrigado tb por sua orientação.

    Se me permite mais uma dúvida, além do apostilamento, não há necessidade de autenticação de qualquer documento no consulado antes de minha filha enviar a solicitação para o ACP, não é isso?
  • DESCULPE, MODERAÇÃO, PELOS INFORMES REPETITIVOS, MAS, É DE INTERESSE COLETIVO:

    Segundo o site MAPA DO CIDADÃO, as Conservatórias estão aceitando pagamento pela plataforma do IRN...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2182/vale-postal#latest
  • @Rafael,

    Parece mesmo ter havido modificação neste sentido. As conservatórios parecem estar recebendo via plataforma de cartão do IRN, mas teremos que confirmar isso. Ok?
  • @Mei

    Obrigado mais uma vez!
  • Sim me deram o registro e tudo certinho em dois dias... peguei minha certidao de nascimento quando fui fazer meu cartão de cidadão. Esse maldito cartão q esta demorando muito eles estao com um problema no sistema e os cartões de portugueses nascidos no estrangeiro estão parados.
  • Bastou a promessa de emprego mas me fizeram entrar em contato com a pessoa e pedir mais uma garantia como expliquei. nao foi assim tao facil... se o recrutador nao tivesse tido boa vontade em me ajudar eu estaria na fila como todo mundo.
  • Sinceramente, ACP não está a passos de tartaruga. Ela está PARADA.

    O peocesso do João Luis é de umas 2 semanas antes do da Mei, que é a peoxima a ser registada. E quando que o processo do Joao ficou pronto? Há 2 ... MESES!

    Checuei a pensar que não havia ninguém para fazer os registos nas férias. Mas as férias acabaram há muito tempo. Entretanto, conseguiram concluir um processo inteiro em 2 dias (mesmo que por um motivo eles tiveram a capacidade de pessoal para fazer.

    O que explica uma quantidade gigante de processos em registo sem nenhuma conclusão?
    Eles devem estar segurando os processos para se igualarem às outras conservatórias. Tondela, Ovar, Gaia, estão concluindo em 5 meses.
    Então por isto acho que mesmo com os processos PRONTOS, eles só vão liberar os assentos quando se aproximarem dos 5 meses de processo.
    O da Mei já tem 4 meses e meio e nada. E já ha mais de 2 meses em registo.

  • @Renato Nunes_Gomes, e @Mei, não é bem isso.
    Devido a grande demanda presencial (não só de processos de nacionalidade), e prioridades das Conservatórias, os processos enviados por correios ficam sempre com a menor prioridade de todas, bastando que chegue alguém ao balcão para atendimento que o processo vindo pelos correios é paralisado. Em adição, a mesma pessoa que tramita os processos, também faz todo o atendimento via balcão.
    Não é má vontade e nem enrolação, apenas prioridades.
    Acrescentam-se a isso, os outros grandes volumes de processos feitos presencialmente que requeiram algum tipo de urgência comprovada e aceita, o que demanda que os processos vindos por correios fiquem fora da prioridade.
    Sem contar que para cada e-mail ou ligação, alguém que estava trabalhando em processos interrompe o serviço para responder / atender.
    Fora que para além deste fórum, existem outros grupos dedicados a cidadania pela internet, e também movem seus processos por aqueles grupos, os quais não somos notificados e vice-versa.
  • @caiodib..sem falar nos pedidos de visto de estudantes q é uma enorme quantidade.
  • Olá pessoal, boa tarde!
    Minha cidadania saiu em maio, em apenas 54 dias. Fiquei tão feliz, divulguei para todos aqui no fórum e penso que muitas pessoas baseadas na minha experiência tenham escolhido o ACP.
    Fico triste em pensar que talvez os critérios de trabalho do ACP tenham mudado desde então. Acompanho e torço muito por vocês. O processo do meu irmão também está na fila.
  • @Janice o q mudou em ACP é q por não exigir a transcrição de casamento , dezenas de pessoas resolveram enviar os processos de Atribuição para lá causando acúmulo de serviço e alongando os prazos..simples assim.
  • @Janice Picchi, sem problemas. Este fórum é um local onde cada um compartilha suas experiências, e da mesma forma que para um foi rápido, para o outro não foi.
    O que acontece é que quando alguém diz que a Conservatória X está rápida, literalmente, começam a chover processos nela. Foi assim com o ACP em maio e com a 3ª CRC do Porto em junho.
    Disseram também que a Conservatória de Braga fazia processos presencialmente em 15 dias (não duvido que este prazo já esteja em 30 dias ou mais).
    É sempre assim, uma fica mais rápida, todos mandam para ela, a tendência é que alguma outra desafogue, e o ciclo se repete.

    @Mei, acho que já deve preparar o bacalhau e o vinho que seu processo já deve sair nos próximos dias.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.