@Pedro Kormann coincidência meu nome é tanise kormann. Bom na certidão de minha sobra o nome está com a alteração,porém a certidao de casamento foi levada para o consulado portugues no brasil, o nome que ele assinou é o antigo, porém como a certidão de casamento estava com o nome de agora acredito que nao precise retificar...não estou em dúvida. e com relação a certidão de nascimento somente tenho os numeros, nasceram em 1909, tenho que providenciar a certidão???
@MEI O CASAMENTO FOI TRANSCRITO POIS ESTOU COM A CERTIFICADO ORIGINAL DO CONSULADO PORTUGUES, ONDE CONSTA A QUE ESTÁ CASADO, QUE LEVOU SUA CERTIDÃO NASCIMENTO, DE CASAMENTO E TERMO DE JUSTIFICAÇÃO DE IDENTIDADE E NACIONALIDADE (ASSIM ACHO QUE O NOME ESTÁ MODIFICADO, EMBORA NO DOCUMENTO QUE TENHO EM MÃOS AINDA ESTEJA ASSINADO COM O NOME ANTIGO. MINHA DUVIDA É SE O CASAMENTO ESTÁ TRANSCRITO EU PRECISO DE CERTIDÃO DE NASCIMENTO? POIS CONSTA O NUMERO DO REGISTRO NELA....A DATA DE NASCIMENTO DELE 1909 E DO DOCUMENTO DE TRANSCRIÇÃO DE 1956....VC ACHA QUE TENHO QUE JUNTAR ESSE DOCUMENTO OU A CERTIDÃO??? PRECISA SER AUTENTICADA NO CONSULADO???
Uma dúvida que me surgiu agora, eu preciso apostilar todos os documentos ou somente a certidão de nascimento de inteiro teor reprográfica e a cópia autenticada do rg?
@Phill o cartório Jaguarão em Belo Horizonte faz por sedex. Em uma semana está na sua mão apostilado. www.cartoriojaguarao.com.br. Fiz o meu lá, e indiquei para um amigo que também fez e não houve problemas.
Olá pessoal! Muitas dúvidas. Obrigada antecipadamente pela paciência e generosidade de infoemções. Enquanto aguardo a chegada em PD dos documentos dos avós para Transcrição de Casamento, vou preparar o formulário C1 e documentos da minha mãe para a Atribuição. Esclarecimentos quanto à Atribuição: 1-Quando a filha (minha mãe) é filha de pais Portugueses, o ideal é fazer a Atribuição na ACP? 2-Há um tempo atrás recebi esta relação de documentos da ACP para fazer a Atribuição da minha mãe. Está correta? 3-Achei estranho pedirem a certidão de casamento da minha mãe neste momento da Atribuição, pode fazer junto a Transcrição do Casamento? 4-Não pediram cópia do assento dos meus avós. Li no Fórum pessoas que enviam cópia certificada do nascimento do Português.
Documentos para a pessoa que vai pedir a nacionalidade: (enviaram por e-mail da ACP)
A-O registo de nascimento, por fotocópia do livro, com Apostila de Haia (esta certidão deve comprovar que a filiação foi estabelecida na menoridade);
B-Cópia autenticada da certidão de casamento com Apostila de Haia (para mulher se for casada);
C-Cópia autenticada do documento de identificação que contenham a filiação do interessado (Carteira de Identidade e Passaporte) com Apostila de Haia ;
D-O Impresso-modelo legal (imprimir frente e verso, 1 folha), anexo, devidamente preenchido e assinado, devendo a assinatura ser reconhecida presencialmente em Cartório e com Apostila de Haia;
Achei estranho pedirem a certidão de casamento da minha mãe neste momento da Atribuição, pode fazer junto a Transcrição do Casamento?
@Mei Muito obrigada! Parece que você já trabalhou muito tempo nas Conservatórias. : ) Se puder fazer por Tondela, concluí que as exigências são menores. Vou optar por Tondela.
Por gentileza pode me ajudar? Li no Fórum que para Tondela, os documentos seriam:
1-Formulário 1C preenchido com assinatura reconhecida presencialmente; 2-Certidão de Nascimento Reprográfica e apostilada da minha mãe; 3-RG autenticado e apostilado da minha mãe; 4-Indicação do número de assento de meu avô ou avó no formulário C1; (não precisa de cópia da Certidão?) 5- Vale postal €175; 6-Uma vela com duração de 5 meses. kkkkkkkkk
Há necessidade da assinatura e reconhecimento do notário nas certidões?
Obrigada. Você, @Vlad,@Marcia me ajudaram e continuam ajudando. Espero que possa contribuir de alguma forma em algum momento.
Gente... helppppppp. Eu li em algum lugar aqui no fórum que os documentos enviados para ACP não podem ser dobrados nem nada, isso procede? É que eu solicitei para o cartório a certidão de nascimento da pessoa que está requerendo a atribuição da cidadania, e chegou hoje em casa e mandaram a certidão dobrada dentro de um envelope simples de carta. E agora? A certidão será aceita ou tenho que pedir outra?
@Mei Obrigada!! Tão valiosa esta tua ajuda... Nos dá muita segurança para seguir em frente! Quando sair a tua Atribuição todos nós comemoraremos, afinal a vibração aqui por você é imensa!!! ; )
@Claucon, estranho o ACP pedir apostilhamento do formulario 1C.. recebi um email deles tambem, em junho informando os documentos necessários, e não mencionava esse apostilhamento. Enviamos documentos de meu primo na semana passada, e agora fiquei preocupada.. O email deles dizia] "Bom dia Em resposta informo os documentos necessários para instruir o processo de atribuição da nacionalidade portuguesa, ao abrigo do art.º 1.º n.º 1 al. c) da Lei n.º 37/81 de 3 de Outubro, pela nova redação dada pela Lei Orgânica n.º 2/2006 de 17 de Abril: Original da sua certidão de nascimento por fotocópia do livro, emitida pelo Cartório e legalizada com apostilha; Cópia autenticada do seu documento de identificação e legalizado com apostilha O Impresso-modelo legal, anexo, devidamente preenchido e assinado, devendo a sua assinatura ser reconhecida presencialmente em Cartório; Vale postal no valor de 175,00 €, emitido em nome de IRN-Instituto dos Registos e do Notariado, IP"
@vinicius3, tambem entendo assim, mas aqui acima, o Claucon mencionou na lista de documentos pedidos por email pelo ACP que o o formulario tivesse apostila de Haia, por isso, estou tentando confirmar a informação.
Fase inicial e de análise são basicamente a mesma coisa, não? Liguei dia 12 de setembro (há um mês exatamente) e meu processo estava na fase de análise, será que já ligo de novo ou espero mais um pouco?
@Claucon também estou juntando os documentos para enviar pra ACP na esperança que não solicitem a transcrição do casamento do meu vô português já que ele foi o declarante na certidão de nascimento da minha mãe. Agora esta solicitação da certidão de casamento de quem esta solicitando a cidadania vai me complicar, não sei porque pois na própria certidão de nascimento da minha mãe consta a informação do casamento e o novo nome de casada, com isto acho que não seria necessário enviar a certidão de casamento. Será que arrisco mandar sem? o que vocês acham @Mei@Vladpen?
Pessoal, levei meus documentos para apostilar no cartório e eles me informaram o seguinte: 1) Formulário 1C deve ser apostilado também 2) Certidão de nascimento de inteiro teor deve apostilar também, não só a reprográfica 3) E que deveria apostilar a certidão de casamento também, não só autenticar, já que o nome foi mudado após o casamento
Com os comentários aqui fiquei na dúvida se devo ou não fazer os itens 1 e 3, porque na dúvida acabei apostilando a certidão de inteiro teor.
Pessoal, me deem uma luz porque eu já ia enviar na terça os documentos.
Comentários
- Tirei o NIF e coloquei um endereço X
E dei entrada na minha cidadania e no formulário coloquei um endereço Y (diferente do X), tem algum problema?
Quais problemas podem ocorrer?
coincidência meu nome é tanise kormann.
Bom na certidão de minha sobra o nome está com a alteração,porém a certidao de casamento foi levada para o consulado portugues no brasil, o nome que ele assinou é o antigo, porém como a certidão de casamento estava com o nome de agora acredito que nao precise retificar...não estou em dúvida. e com relação a certidão de nascimento somente tenho os numeros, nasceram em 1909, tenho que providenciar a certidão???
O CASAMENTO FOI TRANSCRITO POIS ESTOU COM A CERTIFICADO ORIGINAL DO CONSULADO PORTUGUES, ONDE CONSTA A QUE ESTÁ CASADO, QUE LEVOU SUA CERTIDÃO NASCIMENTO, DE CASAMENTO E TERMO DE JUSTIFICAÇÃO DE IDENTIDADE E NACIONALIDADE (ASSIM ACHO QUE O NOME ESTÁ MODIFICADO, EMBORA NO DOCUMENTO QUE TENHO EM MÃOS AINDA ESTEJA ASSINADO COM O NOME ANTIGO. MINHA DUVIDA É SE O CASAMENTO ESTÁ TRANSCRITO EU PRECISO DE CERTIDÃO DE NASCIMENTO? POIS CONSTA O NUMERO DO REGISTRO NELA....A DATA DE NASCIMENTO DELE 1909 E DO DOCUMENTO DE TRANSCRIÇÃO DE 1956....VC ACHA QUE TENHO QUE JUNTAR ESSE DOCUMENTO OU A CERTIDÃO??? PRECISA SER AUTENTICADA NO CONSULADO???
Obrigada
não tem problema tirar a xerox autenticada num cartório numa cidade e apostilar em outra cidade?
Tô vendo uma tabela de preços. De fato SP é o local mais caro do Brasil para apostilar ...
Muitas dúvidas. Obrigada antecipadamente pela paciência e generosidade de infoemções.
Enquanto aguardo a chegada em PD dos documentos dos avós para Transcrição de Casamento, vou preparar o formulário C1 e documentos da minha mãe para a Atribuição.
Esclarecimentos quanto à Atribuição:
1-Quando a filha (minha mãe) é filha de pais Portugueses, o ideal é fazer a Atribuição na ACP?
2-Há um tempo atrás recebi esta relação de documentos da ACP para fazer a Atribuição da minha mãe. Está correta?
3-Achei estranho pedirem a certidão de casamento da minha mãe neste momento da Atribuição, pode fazer junto a Transcrição do Casamento?
4-Não pediram cópia do assento dos meus avós. Li no Fórum pessoas que enviam cópia certificada do nascimento do Português.
Documentos para a pessoa que vai pedir a nacionalidade: (enviaram por e-mail da ACP)
A-O registo de nascimento, por fotocópia do livro, com Apostila de
Haia (esta certidão deve comprovar que a filiação foi estabelecida na
menoridade);
B-Cópia autenticada da certidão de casamento com Apostila de Haia
(para mulher se for casada);
C-Cópia autenticada do documento de identificação que contenham a
filiação do interessado (Carteira de Identidade e Passaporte) com
Apostila de Haia ;
D-O Impresso-modelo legal (imprimir frente e verso, 1 folha), anexo,
devidamente preenchido e assinado, devendo a assinatura ser
reconhecida presencialmente em Cartório e com Apostila de Haia;
Achei estranho pedirem a certidão de casamento da minha mãe neste momento da Atribuição, pode fazer junto a Transcrição do Casamento?
Obrigada!
@Mei torcendo por você!!
Se puder fazer por Tondela, concluí que as exigências são menores. Vou optar por Tondela.
Por gentileza pode me ajudar? Li no Fórum que para Tondela, os documentos seriam:
1-Formulário 1C preenchido com assinatura reconhecida presencialmente;
2-Certidão de Nascimento Reprográfica e apostilada da minha mãe;
3-RG autenticado e apostilado da minha mãe;
4-Indicação do número de assento de meu avô ou avó no formulário C1; (não precisa de cópia da Certidão?)
5- Vale postal €175;
6-Uma vela com duração de 5 meses. kkkkkkkkk
Há necessidade da assinatura e reconhecimento do notário nas certidões?
Obrigada. Você, @Vlad,@Marcia me ajudaram e continuam ajudando. Espero que possa contribuir de alguma forma em algum momento.
Eu li em algum lugar aqui no fórum que os documentos enviados para ACP não podem ser dobrados nem nada, isso procede?
É que eu solicitei para o cartório a certidão de nascimento da pessoa que está requerendo a atribuição da cidadania, e chegou hoje em casa e mandaram a certidão dobrada dentro de um envelope simples de carta.
E agora? A certidão será aceita ou tenho que pedir outra?
Obrigada!! Tão valiosa esta tua ajuda... Nos dá muita segurança para seguir em frente!
Quando sair a tua Atribuição todos nós comemoraremos, afinal a vibração aqui por você é imensa!!!
; )
"Bom dia
Em resposta informo os documentos necessários para instruir o processo de atribuição da nacionalidade portuguesa, ao abrigo do art.º 1.º n.º 1 al. c) da Lei n.º 37/81 de 3 de Outubro, pela nova redação dada pela Lei Orgânica n.º 2/2006 de 17 de Abril:
Original da sua certidão de nascimento por fotocópia do livro, emitida pelo Cartório e legalizada com apostilha;
Cópia autenticada do seu documento de identificação e legalizado com apostilha
O Impresso-modelo legal, anexo, devidamente preenchido e assinado, devendo a sua assinatura ser reconhecida presencialmente em Cartório;
Vale postal no valor de 175,00 €, emitido em nome de
IRN-Instituto dos Registos e do Notariado, IP"
Será que mudaram o procedimento?
Fase inicial e de análise são basicamente a mesma coisa, não? Liguei dia 12 de setembro (há um mês exatamente) e meu processo estava na fase de análise, será que já ligo de novo ou espero mais um pouco?
1) Formulário 1C deve ser apostilado também
2) Certidão de nascimento de inteiro teor deve apostilar também, não só a reprográfica
3) E que deveria apostilar a certidão de casamento também, não só autenticar, já que o nome foi mudado após o casamento
Com os comentários aqui fiquei na dúvida se devo ou não fazer os itens 1 e 3, porque na dúvida acabei apostilando a certidão de inteiro teor.
Pessoal, me deem uma luz porque eu já ia enviar na terça os documentos.
Muito obrigada!!!!
Obrigada, vou aguardar ansiosa