Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

197981001021031493

Comentários

  • É, na boa, a maioria aqui está esperando a meses já. Vamos se claros, passou na frente e errou. O correto era cancelar ou pelo menos avisar do fato. O pior foi a outra pessoa que apareceu na sequencia querendo "inventar" urgência do nada...
  • Boa tarde. Enviei meu processo dia 04/10 e foi recebido na ACP Porto em 16/10. Qual é o próximo passo? Eles enviarão email informando o número do processo? abs,
  • vanlopesvanlopes Member
    editado October 2017
    Pior que isso abre precedentes para que outras pessoas façam o mesmo. E ainda mais, num fórum aberto como este, tranquilamente usariam o acontecido como exemplo. Fico triste, pois tem dezenas e dezenas de países onde as pessoas passam por coisas muito piores e se sujeitam a coisas escabrosas pra poder ter dignidade e sobrevivência... e por "meio pão-de-ló" (como minha avó diz) o brasileiro vai e faz.
  • Boa tarde, pessoal!

    Vocês têm notícias sobre o apostilamento da certidão de casamento? Seria apenas para comprovar mudança de nome na atribuição da minha avó.

    Obrigada : )
  • @Fcamuri Não precisa apostilar, somente uma cópia autenticada.
  • @mso2000 É, complicado. Eu também estou aqui aguardando a cidadania para ai sim procurar emprego em Portugal. Mas tem muito espertalhão, não tem jeito. Pode ter certeza que vários que leram o comentário dele vão tentar fazer o mesmo. A moderação poderia apagar esse comentário para não prejudicar quem está realizando o processo corretamente, esse comentário é um estímulo a fazer malandragem.

    Também é errado permitirem esse tipo de urgência, proposta de emprego. O cara está como turista lá, com passagem de volta. Se está como turista não tem essa de urgência! Óbvio que já foi na intenção de dar essa de malandro e passar a frente de todo mundo.

    Realmente é muito difícil tentar ser correto nesse país.
  • Não precisamos nos alongar em discussão. O cara "está como turista" porque foi como ele conseguiu entrar. É uma maneira possível e válida; ele tem direito à cidadania e pronto. De repente nem tem passagem de volta (ou comprar só a ida seria mais caro). Ninguém sabe qual era a situação dele aqui, nem qual a situação dele lá. O cara foi, tá sobrevivendo das economias dele e tá procurando emprego; o dinheiro vai acabando e ele precisa se sustentar. Não sabemos se a vaga foi preenchida por outro porque esse outro simplesmente não tinha esse entrave. Se não fosse com essa vaga, seria com a próxima e tudo mais. O cara meteu a cara; quem puder/quiser fazer, vai lá e faz, fera, que é "molinho, molinho"...
    Pensem que, em última análise, as conservatórias seriam apenas para atender às regiões que jurisdicionam, não pra receber cartas por correios de brasileiros que "dão jeitinho" e "furam a fila" do consulado, que é onde, a rigor, deveriam ter o seu atendimento. A atribuição da minha mãe demorou 1 ano e 4 meses pelo Consulado do Rio. Me senti um idiota por ter mandado para o Consulado? Sim. Mas ela não ficou menos portuguesa porque alguém nesse meio tempo mandou para uma Conservatória diretamente e fez em 3 meses.
    No meu caso, não estou com pressa de ir para Portugal, vou fazer toda a minha documentação antes de qualquer coisa. O mais importante para mim é que meus filhos, quando eu os tiver, possam ser brasileiros e portugueses.
  • Ótima sugestão @vinicius3. Os moderadores poderiam apagar esse post.
  • @jhmelman Afff, querendo justificar o injustificável, e nem sabe que é obrigatório ter passagem de ida e volta quando se vai como turista. Perdidinho.

    Nada justifica FURAR uma fila com váaarios processos SEM NENHUM MOTIVO, já que a vaga já tinha sido preenchida. Se bobear é por isso que demora tanto um processo de atribuição, eu imagino a quantidade de espertalhão que deve ir para lá como turista e furar a nossa fila com motivos de urgência inventados.

    O pior é ver esses espertalhões indo pra Portugal, brasileiro deve estar se queimando muito por lá.
  • Impossível ele ter comprado passagem com reservas diferentes e ter pedido reembolso ou alteração da passagem de volta. Impossível ele ter entrado assumindo o risco de não ter a passagem de volta.

    Possível mesmo é alguém saber onde o calo dos outros aperta.

    Abração e chega de assunto porque aqui é sobre atribuição na ACP Porto, não sobre conduta esperada de ninguém.

    Por favor, não me marca se insistir em responder.
  • @jhmelman Tu não tem nem 1 mês de cadastro, nunca te vi ajudando alguém, e quer mandar quando um assunto se encerra ou não? Acorda amigão.

    Aqui é sobre Atribuição ACP Porto sim, por isso mesmo a discussão, processos da maioria aqui foram atrasados por furadas de fila como essa.

    E ninguém está julgando onde o calo de cada um aperta, e sim sobre alegar uma urgência falsa.
  • @Pessoal não vamos alongar esse assunto.A empresa Portuguesa tb é culpada.Não adianta ficar culpando um ou outro.Tem casos de advogados portugueses furando essa fila...não pensem q essas coisas só acontece no Brasil.Melhor voltar-mos ao assunto do tópico.
  • @vlad Isso mesmo, tem advogados cobrando valores exorbitantes para passar na frente. Infelizmente isso acontece. :(
  • @Mei kkkkk

    Sr. Mario tem que botar ordem na casa.

    Outubro e Novembro ACP vai bombar de processos concluídos, era o Sr. Mario quem estava faltando.
  • Pessoal, essa história de advogados é verdadeira....pois alguns deles me prometiam a atribuição em menos d 1 mês. Mas eles metem a mão pra isso...
  • @vinicius3

    Obrigada pela informação. A certidão de casamento já está até autenticada, porém surgiu um comentário aqui que se o requerente fosse mulher deveria Apostilar. Aí eu estava esperando os moderadores verificarem. Não é isso, @Mei?
  • @pessoal Vou compartilhar um relato de outra discussão, sei que não tem nada a vê com o nosso post mas é bom saber do que se passa em Portugal...

    Encerramento temporário das Conservatórias nos concelhos abrangidos pela declaração de calamidade pública

    Na sequência do estado de calamidade pública declarada pelo Governo, em função da gravidade dos incêndios ocorridos a norte do Tejo, o IRN determinou o encerramento temporário dos serviços nos concelhos afetados:

    Arganil
    Carregal do Sal
    Fornos de Algodres
    Góis
    Gouveia
    Mangualde
    Mira
    Nelas
    Oliveira do Hospital
    Pampilhosa da Serra
    Santa Comba Dão
    Seia
    Tabuaço
    Tondela
    Vagos
    Viseu

    A normalidade será reposta com a brevidade possível, pelo que agradecemos, desde já, a compreensão de todos.

    http://www.irn.mj.pt/sections/noticias/2017/encerramento-temporario
  • Pensei ter enviado resposta, mas peço desculpas, agradeço mais uma vez @Mei, pela informação sobre o status do processo do meu Pai. e @PauloPacheco, eu vou ligar mês que vem, ai já fico sabendo como está.
  • Honestamente eu também não me senti nenhum pouco feliz, sobre o relato do Marcelo falando de como ele conseguiu adiantar o processo dele, achei super injusto com todos que entraram por vias normais e sem jeitinho!

    Minha caminhada está no fim, estou nessa tem 3 anos pois tive muitos problemas nos meus processos, mas na persistência estou bem no final! Para terem noção até livro de registro da minha mãe foi destruído, em cartório aqui do Rio, certidões perdidas e varias retificações! Com força e fé cheguei até aqui e não falta tanto assim para eu pegar meu assento!

    Bisavó portuguesa > Avó > Mãe > Eu

    #SomosTodosMei
  • Obrigada, @Mei e @vinicius3 ; )
  • @RodrigoCHVilela seu relato pode me dar uma luz pois estou enfrentando o mesmo problema com o livro de registro já no inicio do processo. O Cartório onde minha mãe casou pegou fogo e os livros foram destruidos, assim estou tendo problemas já no inicio para tirar segunda via do RG e com certeza terei mais problemas para averbar casamento e tal. Qual foi a tratativa no seu caso, como foi solucionado frente aos orgãos portugueses? desde já agradeço se puder me dar uma ajuda.
  • gente... esse incêndio que afetou Tondela, Mangualde e etc, podem fazer ACP ficar atolado de processos agora?:O
  • @mcamillo ,

    Depende do tempo em que estas conservatórias ficarem fechadas. Se demorarem um pouco mais a reabrirem, pode ser que venha sim um volume bem alto de processos no ACP e em conservatórias que continuam abertas.
  • Pessoal, acabei de incluir mais um processo na nossa lista:

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0


    Liguei também na LR e meu processo continua em fase de registo.
    E para não perder o hábito:

    #SomosTodosMei

    Acho que até sexta-feira sairá o assento dela!!
  • @RodrigoCHVilela Parabéns pela força e persistência! Isso sim é um bom exemplo.
  • Bom dia, pessoal.

    Dei entrada pessoal e presencialmente no meu processo, na 4a CRC do Porto, no dia 04/07/17. Depois de duas semanas, a atendente da LR me informou duas coisas:

    1 - o processo tinha sido mandado para trâmite no ACP! (isso me surpreendeu, pois ainda não tinha lido este Forum)

    2 - no dia 14/07 meu processo recebeu o seguinte número: 36.xxx/2017

    Comparando com os outros processos na lista do ACP que encontrei aqui, fica claro que o meu recebeu um número muito mais alto que os outros numerados na mesma época. Isso, somado ao fato de que o processo ainda continua em fase inicial, tem me preocupado bastante.

    Alguém sabe responder se esses números são dados por ordem de chegada, e se há só uma sequência (regional ou nacional)? Alguém já passou por algo parecido?

    Muito obrigado desde já!
  • @Mei
    obrigado pela resposta.
    Mas eu não estou questionando a demora (de 10 dias) para numeração. Estou questionando, sim, o fato de ele ter recebido um número muito mais alto (6.000 a mais) que o dos outros processos numerados nesse mesmo período (semana ou mesmo mês), entendeu?
  • Não entendo, @Mei. Porque na lista deste tópico, há processos numerados em Setembro (um mês e meio depois da data da minha numeração) com número mais baixo que o meu.

    Falo da data de numeração! Não da data de abertura do processo (que foi dez dias antes).

    Os dez dias iniciais eu entendo ter perdido, por essa transferência que você mencionou. Mas a partir da data de numeração, o processo já deveria estar de acordo com outros numerados na mesma data, não acha?
  • @Mei
    Não creio que seja esse o caso. Pois essa numeração me foi informada em meados de Julho (mesma data em que me informaram sobre a transferência que já tinha sido feita para o ACP) E NÃO MUDOU desde então. Além disso, como a lista que temos atesta, há processos que foram numerados já em Setembro com números mais baixos que o meu!

    Por outro lado, vemos também que o trâmite e fechamento dos processos não segue essa ordem de chegada. Por isso, já estou pensando se há qualquer outra coisa que eu possa fazer para dar celeridade ao processo (que já está se tornando algo urgente pra mim).
  • Boa tarde a todos, alguém pode me passar as informações para eu fazer a atribuição de nacionalidade para os meus filhos menores de idade no ACP?

    Encontrei apenas algumas instruções antigas e gostaria de me certificar que as infos estão atualizadas...

    Obrigada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.