Atribuição - CRC de Ovar (Informações e Processos)

11819212324151

Comentários

  • Gente, calma! Eu não sou a razão dos processos estarem parados por lá. Liguei há tempos atrás preocupada porque via muita gente no grupo cujos processos já concluídos e que chegaram lá DEPOIS do meu, e tive receio dos documentos terem sido extraviados. Para saber o status do pedido hoje em dia, só ligo para a Linha de Registos. Eu também acho a sra. Lurdes super prestativa, e imagino a trabalheira que ela tá passando lá, mas só estava comentando sobre a demora, a título de aviso pras pessoas que ainda pensam em enviar seus pedidos para Ovar. Aliás, somos todos culpados aqui, né, quem mandou enviar uma enxurrada de processos pruma CRC de uma pessoa só?
  • Pessoal tenho uma péssima noticia para nós, todos os documentos que estavam na mesa do conservador para despachar até hoje não foi despachado nenhum... O meu já tem exatos um mês que recebi o email da Lurdes falando isso é até agora nada.... Acho que até ano que vem sai!
  • @alinebmaresch qdo seu processo chegou em ovar e qdo foi concluído?
  • @alecardosofernandes O meu chegou lá em 26/07 e recebi o email dia 26/09 falando que estava indo para despacho na mesa do conservador e até hj nada... Liguei na linha se registro hj e a atendente disse que está em análise, não entendi nada...
  • @alinebmaresch como vc recebeu e-mail da Lurdes falando q estava indo para despacho eu acreditaria nessa informação..rss. Mas essas informações desencontradas nos deixam perdidos né.
  • Realmente parece que mais nenhum processo andou desde que chegou na mesa do Conservador no último mês. O meu processo chegou em 22/07 e só começou a andar a pouco tempo, no momento a linha de registros diz que está em análise, não tenho informação se está ou não na mesa do Conservador.
    Meu grande problema é que preciso do Cartão do Cidadão até o dia 15/01/2017 porque farei inscrição em universidade e o Consulado do RJ agora está abrindo vagas para atendimento do mês seguinte inteiro em apenas um único dia. Hoje é esse dia, e acabei optando por fazer esse agendamento (cartão do cidadão urgente) para o dia 29/11 porque com os prazos para os processos do CC acredito que após essa data seja possível que eu não consiga o meu cartão a tempo se eu for depender do sistema do consulado (levei um mês para conseguir agendar da minha mãe e minha prima).
    O problema é que minha atribuição ainda não saiu e o boleto vence amanhã. Tenho um dia pra pensar se arrisco esses 194 reais e acredito que meu processo seja concluído até lá, correndo o risco de perder essa grana.

    Ps: pura especulação minha, mas acho o fato da Lurdes informar que "está na mesa do Conservador para despacho" ao invés de dizer que está "em análise" ou "em despacho" pode ser ela indicando que os processos estão parados por conta dele, que possamos entender que todo o restante já foi feito e só falta o aval dele que não sai.
  • Boa tarde!!!
    Acabei de falar com Isabele na linha de registro e ela me informou que o processo da minha sogra já estava em Ovar para despacho. Como ela frisou "que já estava em Ovar", dando a entender que ele tinha voltado depois de alguma análise. Perguntei então sobre o número do assento e não quis me informar. Alguém sabe me informar que situação está?!?! Será que já tem o número do assento?!?! Era o que eu precisava saber para enviar os demais!
  • O maior problema é que essa situação da uma preocupação muito grande. Várias pessoas com planos em risco devido a isso. É perfeitamente compreensível a demora face muitos prossessos mas o que está matando, é quem os q enviaram de julho pra cá pararam completamente. E não se sabe mais nada desde então.
  • @Iara Cavadas, ainda não tem numero do assento, despacho é que vai para ser confeccionada a certidão.
  • @Felippe exatamente isso. Simplesmente pararam. Não começaram a andar mais devagar, eles pararam.
  • Fiz a atribuição do meu esposo por Ponta Delgada na época que essa Conservatória fazia tudo rápido, o processo dele demorou exatamente 2 meses e 20 dias, e já fazendo uma semana que os documentos tinham sido recebidos, já estavam pra despacho, ligava, despacho, perguntava por e-mail, despacho. Não sei como funciona o as fases e o processo, mas acredito que o Conservador assina e libera e o número de assento é o CRC centrais que fornece, portanto, eu acho, que os processos travam ai...
  • Hoje recebi um e-mail da Srª Lúcia, acredito que seja ela a responsável pelas transcrições de casamentos e informou-me que a transcrição do casamento dos meus sogros estava só aguardando a confirmação e só após, irão efetuar a atribuição da minha esposa.

    Realmente, Ovar não está dando conta do volume de pedidos que tem recebido. (para ilustrar, o processo foi recebido no dia 26/07)
  • M Adelaide, entendi ę agradeço sua resposta. Como sempre, extremamente solícita! Estou na torcida pelo sucesso dos seus processos!!! Boa sorte!!!
  • Também não entendi em Ovar falaram que está na mesa para despacho e na linha de registro em análise em quem eu acredito?,.. Rs
  • @Iara Cavadas, estou aqui para passar o que aprendi e tenho o maior prazer em ajudar o povo desse fórum. Foi neste fórum que recebi toda as informações para consegui minha cidadania. Tenho muito a agradecer a @Theresa, @Márcia, @Caiodib e muito outros...
    Só não respondo o que realmente não sei.
    Aguarde que tudo vai dar certo!! Torcendo por todos!!
  • Pessoal, iria enviar a documentação para Ovar amanhã, quando decidi olhar mais uma vez o fórum para me atualizar e confirmar algumas informações.

    Pois vendo como a situação lá está puxada, qual seria a CRC com o melhor tempo de resposta atualmente?
  • Bom dia!
    Eu liguei para Ovar agora para saber sobre meu processo.
    Meu processo chegou lá dia 21/9/16, e hoje, 25/10/2016 já está para despacho ...
    Quando vai sair do despacho, só o Pai de Santo sabe!
    rs
  • @Felipe Maia, para enviar para outra conservatoria como Tondela vc precisa estar com a certidao reprografica, la nao aceita a de inteiro teor.
  • A gente fala, fala e fala e não adianta!
    PAREM DE LIGAR OU MANDAR E-MAILS PARA OVAR.
    Assim o meu processo não anda e nem o seu!
    Quer ligar, ligue para a Linha de Registro!!!

    Quando Ovar parar e mandar sues processos para outra conservatória, como Porto ou Lisboa, aí sim vcs vão saber o que é demora!
  • @Luiz Cunha,

    Realmente não adianta mesmo.


    O da minha esposa está a 3 meses e está no lucro, sabemos que demora menos que os Consulados.

    Com 1 mês já querem pronto!!!.....Todos estão para despacho na verdade, ou em análise

    Tem processos como o da @M Adelaide Veloso desde o início de julho e sem numeração ainda.

    Ovar só tem a Lurdes na nacionalidade e acho que a Lucia na transcrição.

    E se elas pararem para atender e responder e-mails, aí que só com muita reza para sair o despacho....rs

    Se mandou para Ovar por questões das certidões de inteiro teor, terá de ter paciência e aguardar porque não vai levar menos de 3 meses. Eu já estou até estimando em torno de 6 meses tendo em vista a falta de pessoal.

    VNG está parada com os processos de Ponta Delgada.

    Tondela já não tem mais agilidade de antes.

    Vamos torcer que essas que ainda recebem documentação pelos Correios não encerrem essa forma e somente pessoalmente no balcão como acontece em outros balcões de nacionalidade.
  • Liguei na Linha de Registros hoje e foi informado que meu processo está para decisão (seja lá o que isso significa).

    Meus documentos chegaram em 11/08 em Ovar.
  • @Michel Figueiredo, tem sido pedido exaustivamente para que não se ligue nem envie e-mails para as conservatórias. Em Ovar temos somente uma funcionária e toda vez que ela vai atender telefone param os processos de todos nós. É só dar uma lida nos comentários que vai ver a quantidade de vezes que isso tem sido pedido, infelizmente em vão
  • Alguém sabe explicar a diferença entre esses status que a Linha de Registros informa?

    Em análise
    Em despacho
    Para decisão
    Etc

    ?
  • Sollano, so meu ver, em análise significa que os documentos ainda estão a ser analisados e depois serão encaminhados para despacho/decisão.
    Eu não tenho certeza, é só opinião em base na interpretação mesmo.
  • As etapas do processo são mais ou menos as seguintes
    - Em análise: O funcionário recebe, dá início e analisa os documentos para ver se a pessoa pode receber a nacionalidade. Vê se está tudo certo etc…
    - Em exigência: quando por algum motivo ele não passa da análise por erro ou falta de documentos. Isso não é indeferimento, apenas um status para que a pessoa corrija o que foi pedido.
    - Para o Conservador / Em despacho / decisão: quando o processo passa pela análise com sucesso, e aguarda que o Conservador defira a nacionalidade.
    - Registo: quando o Conservador deferiu o pedido, e o mesmo aguarda o registo da certidão de nascimento.

    Espero ter explicado um pouco de como funcionam as situações.

    Outra coisa que alguns talvez não saibam:
    As Conservatórias são responsáveis por absolutamente tudo relacionado a registo, como nascimentos, casamentos, divórcios, inventários e óbitos
    Também por registos de documentos, como cartão do cidadão, passaportes, registro e separação de bens, alguns registos específicos de morada etc…
    Os processos de nacionalidade e de transcrição de casamento que movemos são uma pequena parte do trabalho que fazem.

    Ovar tem pouquíssimo efetivo para fazer isso tudo.
  • Muito boa a sua explicação @caiodib
  • Valeu @caiodib! Pelo visto nossos processos estão todos com o conservador então! Nos resta sentar e esperar
  • @caiodib Caio fiquei com uma dúvida agora em Ovar me falaram que está para despacho, na linha de registro me falam em análise, em qual eu confio? Rs
    Mandei em julho.
  • As vezes a Conservatória faz e informatiza depois. Por exemplo: em meu assento de nascimento diz que foi despachado em 12/08, enquanto quando liguei na LR na época, a data passada foi de 18/08. Essas pequenas diferenças ocorrem, devido ao tanto de coisas que fazem. As vezes demora um pouco, porque a única pessoa que faz isso é a Escriturária Superior. No caso a Lurdes Dias.

    @Alinebmaresch, não ligue na Conservatória, apenas na LR. Todos sabem que os processos enviados para Ovar demoram uns 4 meses ou mais para conclusão. Se o seu entrou para despacho agora, ele deve ser concluído no meio/final de novembro. Não crie tantas expetativas com essas datas
  • @caiodib não ligo em Ovar, recebi um email informando que estava na mesa do conservador para despacho, isso dia 26/09...Aí liguei na linha de registro segunda e fui informada que está em análise, aí fiquei confusa entendeu?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.