«13456716

Comentários

  • felipefelipe Member
    Para qm não consegue ver a noticia (pedem inscrição), segue parte importante:

    "Lisboa - O governo de Portugal facilitará a consulta aos pedidos de cidadania. A partir desta sexta-feira, estará online o site nacionalidade.justica.gov.pt , uma iniciativa inédita para o acesso ao trâmite dos processos, tanto os novos quanto os já iniciados. A medida é uma tentativa de agilizar o andamento das mais de 130 mil requisições em curso, a maioria feita por brasileiros."


    Incrível noticia!!!!!
  • Boa tarde!
    Gente, no dia 25 de Setembro de 2018, enviei do Rio de Janeiro/BR, minha documentação para formalizar meu processo de Naturalização Portuguesa, chegando a essa ACP Porto no dia 08 de Outubro do corrente ano, às 11:30 horas, sendo entregue a pessoa da Sra. ISABEL .....
    Hoje dia 06 de junho de 2019, e não fui informado se quer da numeração de meu processo. Envio e-mail para a ACP e não recebo nenhuma resposta.
    A unica informação que eu tenho são o rastreamento dos Correios que me informou uma numeração: EMS Nº xxxxx2464 BR
    Como posso saber da minha numeração?
    Falaram de um site que o governo português criou para agilizar o acompanhamento mas ele não funciona.
    Quem puder me ajudar ficaria muito grato.
    ALEXANDRE JOSÉ CERQUEIRA
  • @Alexandre Cerqueira o site começará a funcionar amanhã dia 7/6/19 segundo reportagem de O Globo. Vamos aguardar falta pouco.
  • felipefelipe Member
    O site começa a funcionar amanhã, mas ainda tem que ligar lá e perguntar qual é o código de acesso (além de já saber o número do processo), então ainda vai ser meio chato nesse inicio.
  • @Alexandre até o novo site de consulta começar a funcionar, vc terá que usar a Linha de Registro (351)211950500 opção 1 e depois opção 1 novamente.
  • LamosaLamosa Member
    Noticia completa !
    Portugal cria site para agilizar consulta dos pedidos de cidadania
    Medida é tentativa de agilizar o andamento das mais de 130 mil requisições em curso, a maioria feita por brasileiros
    Gian Amato, especial para O Globo
    06/06/2019 - 12:02 / Atualizado em 06/06/2019 - 18:11
    Praça Luis de camões, Chiado, Lisboa, Portugal. Foto: Cristina Massari
    Praça Luis de camões, Chiado, Lisboa, Portugal. Foto: Cristina Massari
    PUBLICIDADE

    Lisboa - O governo de Portugal facilitará a consulta aos pedidos de cidadania. A partir desta sexta-feira, estará online o site nacionalidade.justica.gov.pt , uma iniciativa inédita para o acesso ao trâmite dos processos, tanto os novos quanto os já iniciados. A medida é uma tentativa de agilizar o andamento das mais de 130 mil requisições em curso, a maioria feita por brasileiros.



    PUBLICIDADE

    inRead invented by Teads
    O Ministério da Justiça de Portugal pretende eliminar as filas e consultas por telefone nas conservatórias locais e nos consulados, principalmente o de São Paulo, líder mundial de concessões de nacionalidade portuguesa e que chegou a ter o serviço suspenso em outubro de 2018 devido ao grande volume de solicitações.

    O processo de análise é lento e cumpre critérios rigorosos de verificação em diferentes fases e órgãos portugueses. Os brasileiros chegam a esperar até 18 meses pela conclusão dos seus pedidos. Somente em 2018, foram concedidas mais de 40 mil nacionalidades a solicitações do Brasil, segundo informou a Secretaria de Estado de Justiça de Portugal, responsável pela área. Poderia ser mais, caso os funcionários não tivessem gasto 20% do tempo de trabalho apenas para responder e-mails ou atender telefonemas ou consultas presenciais com pedidos de informações sobre a tramitação dos processos.

    — Uma das questões que traz maior ansiedade a quem pede nacionalidade portuguesa é saber o estado do processo. Tendo isto em mente, e com as condições tecnológicas adequadas, achamos por bem dar ao futuro cidadão português a facilidade para saber o que está a acontecer com o seu pedido — explicou Anabela Pedroso, secretária de Justiça

    Desde 2016, uma mudança na lei que rege a concessão de nacionalidade ampliou o benefício aos netos de portugueses e fez o número de pedidos deste tipo explodir. Em 2016, foram apenas 136 requerentes de todas as nacionalidades. No ano passado, a quantia saltou para 6.348, sendo 5.412 do Brasil (85%). Considerado português por nacionalidade de origem, o neto brasileiro poderá transmitir a cidadania a filhos e cônjuges. Em são Paulo, no geral, foram feitos 12.217 pedidos em 2017, mais 64,8% que os 7.413 de 2016.

    PUBLICIDADE

    Um mercado imobiliário em expansão e incentivos fiscais estão a traindo um número crescente de brasileiros de alta renda a Portugal .

    RECORDE DE CONCESSÕES
    No total global, Portugal concedeu cidadania a 126.034 pessoas em 2018, sendo 40.939 para brasileiros, 32% do total e um recorde desde 2010, quando 24.044 nacionalidades foram concedidas aos brasileiros. O número de 2018 supera em 24% os 32.945 pedidos deferidos em 2017. Ao todo, desde 2010, 239.756 brasileiros receberam cidadania portuguesa e o Brasil é disparado o líder do ranking de países. O número de novas solicitações, aliado às consultas de trâmite, causou a sobrecarga.

    — No Brasil, sente-se muito isso, porque já nem há capacidade de processar tantos pedidos. E muitas vezes as pessoas vão lá só para saber o estado do processo. Então, nós queremos descomprimir o consulado e as conservatórias das pessoas que vão apenas saber em que ponto está a sua situação. O tempo que se perde corresponde a 200 processos por semana. Ou seja, poderemos analisar mais 200 processos se diminuirmos o número de consulta de andamento – afirmou a secretária de Justiça.

    Com o novo sistema, o requerente irá receber um código junto com o número do processo de de nacionalidade. Ao acessar o novo site, saberá em qual órgão se encontra a análise do seu pedido no momento e se precisará apresentar um novo documento, por exemplo. Se o requerente já submeteu o pedido, terá que telefonar e pedir o acesso enquanto a Secretaria de Justiça diz que estuda outras formas de comunicar os códigos.

    PUBLICIDADE

    Por ser a maioria de pedidos submetida através de mandatários (advogados) em Portugal, o órgão fornecerá a estes profissionais informação por e-mail e, progressivamente, cederá listas dos processos de cada advogado, com os respectivos códigos de consulta para serem disponibilizados aos clientes.

    O impacto, segundo a Secretaria de Justiça, será progressivo. A tendência é que haja uma melhora visível na tramitação já nos próximos três meses.

    — Existe uma altura do processo na qual é preciso pedir mais elementos ao cidadão. Estará lá a notificação. Ele também saberá se o processo está sob consulta da Polícia Judiciária ou do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Verá tudo aquilo que é a tramitação normal de um processo de nacionalidade – afirmou Pedroso.

    Além de transparência, a Justiça de Portugal pretende dar mais comodidade a quem tem direito à cidadania. Quando o Consulado de São Paulo suspendeu os novos pedidos, por exemplo, os brasileiros tiveram a opção de consultarem os seus trâmites diretamente nas conservatórias de Portugal ou contratar um escritório de advocacia para fazer o serviço, medida que aumenta o custo do processo.

    — Agora, o cidadão brasileiro não precisará sair do seu país para ver o que se passa ou pedir a advogado que o faça. Estamos ajudando o cidadão, mas também a todo o sistema de tramitação — concluiu a secretária.
  • O site já está no ar.
  • felipefelipe Member
    Está sim, parece que apenas processos numerados a partir de julho vão receber o código de acesso pela cartinha. Os anteriores dizem q tem q ir na CRC. A dúvida agora é se eles falam esse código por telefone na LR ou não. Quem vai tentar descobrir amanha? :)
  • Amanhã vou me deslocar até alguma CRC pra me informar, mas por ser recente tenho quase certeza que não vão nem saber do que se trata.
  • Este novo site servirá apenas para consulta? Se o processo constar que está concluído dará para imprimir por lá o assento de nascimento ou ainda, se quisermos teremos que pagar ao civil online?
    E em relação a processos já concluídos, teria que ligar pra linha de registros pra saber essa tal chave de acesso?
  • @Angela Moreira, ainda é muito cedo para se ter certezas, talvez amanhã ainda bem tenham essas informações nas conservatórias, mas algumas coisas acredito que passam ser dadas como certas. Não deve ser disponibilizada a certidão para impressão pois o serviço é para acompanhamento do processo, talvez só final tenha disponível o número do assento mas tenho convicção que a certidão para impressão não estará disponível.
    Pela informação divulgada até agora a LR não está na lista dos locais que passariam a chave de acesso, eu acredito que isso seja disponibilizado pela LR sim, talvez não amanhã, mas em breve já que o objetivo é desafogar o atendimento telefônico.
  • Pessoal, perguntei sobre a senha de acesso por e-mail e eles disseram que ainda não as têm para nos passar. Vi um comentário em outro tópico de uma pessoa que tentou pedir a senha pela LR, mas também ainda não estava disponível para passar. Ainda não vi relato de alguém que tenha ido a alguma conservatória pessoalmente
  • Sinceramente, não sei pra que inventaram de ter que ter um código de acesso, devia ser apenas com o número de processo. Isso só dificulta o acesso.
  • Alexandre_LAlexandre_L Member
    editado June 2019
    Como obter o código de consulta
    Pode pedir o seu código de consulta:
    na Conservatória dos Registos Centrais, em Lisboa
    numa conservatória com Balcão da Nacionalidade
    através da Linha Registos: (+351) 211 950 500, se tiver o seu número de processo e os seus dados de identificação.
  • Como obter o código de consulta
    Pode pedir o seu código de consulta:
    na Conservatória dos Registos Centrais, em Lisboa
    numa conservatória com Balcão da Nacionalidade
    através da Linha Registos: (+351) 211 950 500, se tiver o seu número de processo e os seus dados de identificação.
  • Liguei para a Linha de registros agora e ouvi uma mensagem que não era possível atender a minha chamada, pedindo para ligar mais tarde....
  • Pela fonte será possível conseguir pela LR. Mas é melhor aguardar um tempo. Porque pelo jeito, eles ainda não tem como consultar esses códigos de acesso.
  • Liguei novamente, depois de 30min. desisti. tentarei outro dia...
  • SITE PARA CONSULTA FUNCIONANDO. PARA CONSEGUIR O CODIGO DE ACESSO, SÓ INDO AO BALCÃO DE ATENDIMENTO OU PELO TELEFONE, QUE VOCÊ LIGA E FICA HORAS AGUARDANDO. PARECE PIADA KKKKKKKKK. SE ESTOU NO BRASIL VOU PEGAR UM AVIÃO ATE LISBOA PARA PEGAR O CODIGO KKKKKKKKKKK
  • Facilitaram bastante :(
    Só pra quem já mora por lá, é claro!
  • Bom dia,
    Consegui a chave de acesso da seguinte forma:
    enviei um email para : rcentrais.admin@irn.mj.pt (Informando meu nome completo, numero do meu processo e falando que não estava conseguindo contato via linha telefônica)
    Eles me encaminharam a chave de acesso.
    Consta lá que meu processo recebido em 09/2018 foi somente recebido ainda, tendo mais 7 etapas até a conclusão.
    :/
    Espero que vocês consigam a chave de acesso! Boa sorte!
  • Bom dia, Enviei um email para a ACP e quem me respondeu foi rcentrais.admin@irn.mj.pt informando as chaves de acesso.
    Os dois processos (meu e do meu irmão) contam como recebido sem apresentar data. Mas sei que foram recebidos dia 08/05 por consulta no CTT. Os dois foram numerados e apresentam a numeração no site.
  • O meu está defasado, defasagem em relação aos números (1 ao 7) e a informação abaixo dos números, "Os serviços estão a preparar a documentação e informação para a análise do seu pedido", ou seja, como tem 8 meses, deve estar na fase 5.....
  • E-mail em que eles respondem rapidinho: rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt
  • Pessoal, hoje consegui a chave de acesso do processo da minha filha pela LR. Pra variar demorou mais de 1 hora para ser atendido, mas rapidamente me passaram a chave. Boa sorte!
  • felipefelipe Member
    @rdnbacchi o email contabilidade é para dúvidas de pagamentos de processos, melhor enviar para o do outro amigo ali, rcentrais.admin@irn.mj.pt
  • Hoje eu liguei na LR, esperei quase 1 hora e meia, mas consegui o código de acesso do processo de naturalização minha mãe.
  • editado June 2019
    @PESSOAL as informações do novo site NÃO estão atualizadas. Deve levar um tempo ainda para que os dados sejam fiéis ao que consta na linha de registro.
  • Enviei um e-mail para rcentrais.admin@irn.mj.pt e em menos de 24 horas me enviaram o código de acesso. No e-mail informei o meu nome, o número do processo e data da entrada.
Esta discussão está fechada.