Nacionalidade portuguesa pelo casamento

15657596162317

Comentários

  • Pessoal Liguei na quarta 09/01 na LR cedo 8h aqui no BR, 1:20h de espera, meus Docs chegam em 23/04/18 na Central de Lisboa, passados 9 meses, ainda continua em Análise Inicial. Sei não, mas acho que prazo médio para quem deu entrada em 2018 vai ser de 1 e 6 meses no mínimo. Vou à passeio a PT em maio, mas pelo andar da carroagem meu assento ainda não terá saído, uma pena queria fazer o CC e passaporte por lá mesmo.
  • Bom dia pessoal. Liguei hoje para a LR às 9:00 para saber sobre o andamento do processo da minha esposa (41xxx/18) e fiquei 1:10h aguardando. Fui informado que ele se encontra em diligências, tendo sido concluida a da DGAJ, faltando ainda o parecer do DJ e SEF para que daí possa ser enviado para despacho. De acordo com a funcionária, ela acredita que daqui há 2 meses estará concluído se não houver ressalvas destes órgãos. Desta forma, entendo que o processo encontra-se dentro do prazo, pois dei entrada nele no dia 15/03/2018. Abraço a todos.
  • @marciomf que bom! Obrigado pela informação...Então é o meu que está encalacrado mesmo, Puts!
  • Jefferson Oliveira não desanime. Logo, logo o seu será analisado! O importante é não ficar ansioso e manter a paciência! Grande abraço.
  • @fesalles ainda nada.. tentei ontem e hoje... nada do site pra pagar...
  • @felipepp

    Olá, eu também. Tentei agora de manha e nada ainda.
  • Pessoal, bom dia! Fizemos o pedido do meu marido. Os documentos chegaram um junho/2018. Depois de esperarmos esses 6 meses ontem finalmente ligamos e conseguimos o número do processo, que nos foi informado estar em Análise Inicial. Não temos pressa e estou trabalhando com um prazo de pelo menos 1 ano e meio pra sair a nacionalidade dele, de acordo com o que tenho lido aqui. É isso mesmo? Como faço pra incluí-lo na planilha?

    Caso dê algum problema ou caia em alguma exigência eles entram em contato? Já aconteceu com alguém?

    Obrigada!
  • @SERGIO LMZ não me lembro se preenchemos o quadro 1 campo 8 - Localidades e países onde residiu anteriormente. Sabe dizer se quando dá inconformidade por causa disso como podemos resolver? Isso costuma atrasar muito o processo? Obrigada!
  • @beatriz Bastos

    Recebera uma carta com a exigência e um prazo para resposta.

  • Boa tarde.

    Paga-se algum valor para pedir a certidão no civil online?
  • @JanaGaspar, a taxa é de 10 euros.
  • @Beatriz Bastos

    Como foi respondido acima, receberá uma carta, o atraso acredito que seja de menos de um mês, tempo da carta vir de lá e voltar com a resposta.
  • marciomfmarciomf Member
    editado January 2019
    Beatriz Bastos, caso você não tenha preenchido as informações do quadro 1 campo 8 com as localidades onde já residiu, o seu processo cairá em exigência e conforme já informado pelo colega acima, irá causar um atraso de pelo menos 1 mês ou um pouco mais.Assim, conforme já informado neste fórum, a sugestão que me foi informada pela atendente da LR, para que, tão logo o seu processo seja numerado, você envie um requerimento para a CRC em Lisboa (mesmo endereço que você enviou os documentos do seu processo), nos moldes requeridos por eles (segue modelo abaixo), informando sobre esta retificação, incluindo assim as localidades e países. Neste requerimento deverá constar o número do processo de forma a facilitar à sua localização. Este requerimento deverá ser autenticado em cartório com assinatura presencial. Não é necessário apostila-lo. Eu mesmo segui esta orientação e mais uma colega daqui e pelo visto o meu deu certo, pois o processo da minha esposa já está em diligências e não recebi nenhuma carta avisando sobre esta exigência. Com isso evita-se do processo ficar parado aguardando as informações, agilizando a sua conclusão. Abraços.

    MODELO DE REQUERIMENTO PARA CORREÇÃO/INCLUSÃO DE INFORMAÇÕES AO PROCESSO

    Ao
    Instituto dos Registos e Notariado – IRN
    Conservatória dos Registos Centrais
    Rua Rodrigo da Fonseca, 198 – Lisboa – Portugal
    1099-003

    Processo Nº: 41.XXX / 18

    "Nome completo de quem está solicitando a cidadania", pretendendo adquirir a nacionalidade portuguesa, nos termos do n° 1 do art. 3° da Lei n ° 37/81, de 3/10, vem pronunciar-se sobre o (s) seguinte (s) facto (s):

    Anteriormente teve residência nos seguintes locais e países
    nome da cidade, Brasil
    nome da cidade, Brasil
    Atenção: Indicar inclusive país da naturalidade/nacionalidade

    Data: DD/MM/AAAA

    Assinatura: ____________________________________________________________
    Nome completo

    (Obs: O requerimento acima deverá ser preenchido e assinado presencialmente em um cartório e reconhecida firma da assinatura.
  • Muda alguma coisa dar entrada pessoalmente em Lisboa ou fazer no RJ via consulado?
    Para quem vai adquirir por Casamento, existe algum lugar que pessoalmente seja mais rápido?
  • @Tuga_BR, esse tipo de processo só é feito em Lisboa, não existe lugar que seja mais rápido pois, se entregar a documentação em outra conservatória ou no consulado o que será feito por eles é simplesmente encaminhar para a CRC Lisboa.
  • Saudações a todos!

    Enviei um email e fui respondido no dia seguinte. Os documentos foram entregues 02 08 18. Enviaram um novo email para manter contato em relação a esses nossos processos que é aquisição segue:
    Exmºs Senhores

    Por se tratar de um processo de aquisição de nacionalidade (pelo casamento) , respeitante a individuo nascido no estrangeiro reencaminho presente email para o sector competente – Nac-A, para informar o que for tido por conveniente..

    De futuro, Para qualquer informação relativa ao processo supra referenciado, solicita-se que utilize o seguinte email:
    rcentrais.aquisicao@irn.mj.pt

    com os melhores cumprimentos

    Ou seja quando encaminhar pedido de informação.
  • @Tuga concentre suas dúvidas em apenas um tópico.
  • @Marcelo J F
    Obrigado por compartilhar.
  • @marciomf Realizando o preenchimento do quadro 1 campo 8 com a informação (BRASIL), pois foi o único lugar que morei. O processo também cairá em exigência?
  • Caros colegas,

    Uma dúvida. O que mudou na lei que permitiu a cônjuges de cidadão português obter cidadania pelo casamento? Anteriormente além de casamente era necessário estar morando em Portugal e comprovar vínculos com a comunidade portuguesa.

    Vejo que muito aqui obtiveram a nacionalidade portuguesa através de casamente sem ao menso ter ido pisado em Portugal!

    Minha esposa (casados legalmente a 7 anos) obteve a cidadania portuguesa (neta de portugueses) e estava planejamento somente tirar minha cidadania quando fossemos morar lá, devido as exigências para tal. Contudo diante dos fatos aqui relatados sobre obtenção de nacionalidade por casamento, poderemos antecipar nossos planos.

    Alguém pode me explicar se houve alteração na lei, ou se, estão usando alguma prerrogativa para tal?

    Live long and prosper,
    Marcelo Magalhães
  • @Marcelo
    O cidadão casado com o nacional Português com o prazo superior a 05 anos, não precisará comprovar vínculos com a comunidade portuguesa.

    Você precisará primeiro transcrever seu casamento em Portugal.
  • @Diegosg apenas uma pequena correção na lógica da sua resposta: a comprovação dos vínculos com a comunidade portuguesa se dará pelo fato de estar casado com um nacional português por mais de 5 anos.
  • @felipe Correto..
  • @Diegosg e @felipe ,

    Obrigado pela ajuda. Vou agora no tópico de transcrição de casamento. Acho que TD ainda está boa de se fazer, não é? Fiz a aquisição da minha esposa por lá... tudo tranquilo, rápido e sem estresse.

    Live long and prosper,
    Marcelo Magalhães
  • @Marcelo Magalhães

    Sua esposa adquiriu a nacionalidade por atribuição(sendo filha de português(a) ou por aquisição (sendo neta de português(a)?
  • @Maria Nélida,

    Ela é neta de portugueses. Sendo assim foi por aquisição. Misturei as formas. Me desculpe.

    Live long and prosper
    Marcelo Magalhães
  • Finalmente, recebi ontem a transcrição de casamento. Agora preciso fazer o pedido de aquisição pelo casamento!
    Mas minha dúvida é exatamente na documentação que devo enviar ao CRC Lisboa, uma vez que sou casada a 28 anos com filho de portugueses. Minha filha e meu marido já possuem cidadania, passaporte e cartão cidadão.
    Cada lugar diz uma coisa e cada documento que tiramos custam caro, não quero gastar além do necessário!
    Aguardo orientação! Confio nesse site.
  • @Marcelo Magalhães

    Para fazer sua aquisição pelo casamento,sua esposa terá que fazer o pedido de convolação para se tornar portuguesa originária.
  • Enquanto aguardava uma resposta, fiquei pesquisando como conseguir o formulário correto (artigo 3°) para preencher e até agora não encontrei.
    Alguém pode me ajudar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.