Nacionalidade portuguesa pelo casamento

15354565859318

Comentários

  • @Rlucena parabéns!
  • Eu preciso esperar a nacionalidade dos meus filhos para dar entrada na nacionalidade do meu esposo? Ou não é necessário enviar a certidão deles?
  • @bgenun, se tem entre 3 e 5 anos de casamento, sim, tem q esperar sair a nacionalidade dos filhos. Se tem mais de 5 anos de casamento então não. O casamento tem que já estar transcrito em Portugal.
  • Bom dia a todos.
    Acabei de ligar na LR, informaram que meu processo que dei entrada dia 05/12/2017, foi assinado favoravelmente no dia 03/12/2018!!!

    Agora só aguardar o assento
  • Muito obrigada @felipe ! Tenho mais de 5 anos de casada e o nosso casamento já está transcrito em Portugal. Se não faz diferença mandar ou não a cópia da certidão portuguesa das crianças , então acho que já vou fazer a do meu esposo.
  • @Priscila Guido, que boa notícia! Parabéns!!! Já já chega os de janeiro, como o meu já recebeu respostas das diligências e está em decisão, acredito que não demora muito! Se bem que já vem os recessos de Natal e Ano novo, mas, está andando e mantendo os prazos de aproximadamente um ano, isso que importa!
    Parabéns :)
  • Bom dia pessoal ! Alguém que já fez o processo de aquisição por casamento poderia me passar a lista de documentos e quais devem ser apostilados? Agradeço !
  • @Rodrigo Rocha..aqui nesse tópico tem todas as informações que precisa...já olhou as páginas anteriores??
  • @Priscila Guido, parabéns!
  • editado December 2018
    Tugas e futuros tugas,

    Atualizando sobre meu processo: enviado para despacho do conservador hoje - 17/12.

    385 dias desde a entrada em 27/11/17 pessoalmente em Lisboa.
  • Demos entrada no processo de minha esposa em 01.02.18.
    A última atualização era de que estava aguardando diligências.
    Hoje chega uma carta do IRN, dizendo que o processo foi recebido e numerado.
    Kkkkkkkkkkkk
  • Parabéns @gustavo_okazaki

    Felicidades
  • @gustavo parabéns, ate que fim boa sorte!
  • Pessoal, uma ajuda por favor.
    Após preencher o formulário e fazer o pagamento da taxa via plataforma, precisa agendar para apresentar os documentos pessoalmente ou basta dirigir-me a CRC de Lisboa (Rua Rodrigo da Fonseca, nº 202)?

    Obrigado.
  • @Gabriel vc nao precisa agendar mas tem q chegar bem cedo.Vc tb pode pagar em espécie(Euros).
  • Pessoal,

    Obrigado pelos votos de parabéns, mas para mim ainda não acabou...foi para decisão do conservador. Ele ainda precisa despachar - favoravelmente ou não.

    Não há motivos para não deferir, mas ainda demora algumas semanas - imagino.
  • Vai dar tudo certo @gustavo
  • editado December 2018
    Fala ai meus amigos, enfim consigo postar aqui no fórum sou novo!

    Seguinte, recentemente obtive minha nacionalidade portuguesa por atribuição, tenho uma filha de 1 ano com minha esposa e meu casamento só completará três anos em setembro, onde ela terá "direito garantido" e adquirir a nacionalidade por naturalização. Vejo que no modelo existe um campo para uma "declaração", eu poderia fazer uma declaração em cartório informando que vivo com minha esposa há muito mais que três anos, embora só tenha me casado em setembro de 2016?

    Acompanho há algum tempo esses trâmites de nacionalidade portuguesa e vejo que tem levado muitos meses para análise desses processos dentro da CRC Lisboa. Caso eu de entrada por agora no pedido, vejo que só será analisado de fato após setembro de 2019 (onde já estarei com três anos de casado), estou correto no pensamento ou corro risco deles indeferirem o processo assim que a documentação chegar lá?

    Olhei a planilha aqui do fórum e pelo status a análise tem levado vários meses, o que me dizem os amigos? Abcs
  • editado December 2018
    @RODRIGO o prazo de 3 anos é válido quando o português possue tb um filho com a nacionalidade portuguesa. Do contrário, o prazo é de 5 anos de casado.Sugiro atribuir sua filha e esperar ambos( vc e sua esposa) completarem 3 anos de casados.
  • Muito obrigado mais uma vez @Vlad Pen !
  • Rosi OliveiraRosi Oliveira Member
    editado December 2018
    Pessoal, liguei agora e a menina disse que o meu processo já foi assinado :) Isso quer dizer q agora é só mesmo a fase de registro, né? a última etapa? Eu sou tonta, esqueci de perguntar o dia q foi assinado rsrs
    Dei entrada dia 01/02/18, num 32xxx/18.
  • Nossa @rosi Oliveira, dei entrada no da minha esposa no mesmo dia do seu processo.
    Vou ligar pra saber do dela também, um sopro de esperança.
  • @Francisco Oliveira Jr, eu tb achei que foi rápido! rs
    Não sei se em diligências o processo foi mais rápido, morei 2 anos em Portugal, mandei o meu cartão de residente da época q tinha visto de estudante, num do meu nif, diploma da pós que fiz aí, não sei se isso ajudou, mas, foi sim muito rápido, Agora é esperar registro, que segundo a menina, lá pra março sai.
  • Valeu, parabéns!
  • Assento de nascimento recebido pelos correios, finalmente. Presente de natal!

    Estranhamente, não recebi até agora o retorno do Civil Online por e-mail; quando tento fazer uma consulta do meu pedido, o site retorna um erro...

    Conforme prometido, segue um resumo do trâmite com as datas:

    Pagamento feito pelo cartão através do site do IRN no valor de 250 euros em 04/08/2017

    Formulário Impresso Modelo 3 (cor verde) recebido por e-mail em 04/08/2017 com os dados do pagamento já registrados no canto superior esquerdo do formulário

    Documentos enviados para a CRC de Lisboa:

    Formulário Impresso Modelo 3 preenchido e com assinatura reconhecida presencialmente no Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro (agendamento para reconhecimento feito pela página do Consulado; não há custo)

    Obs. O campo 08 do quadro 01 deve ser preenchido, mesmo que você nunca tenha morado em outro lugar além do seu estado/país de nascimento, caso contrário, cairá em exigência. No nosso caso, deveria ter sido informado: Rio de Janeiro/Brasil

    Cópia Reprográfica da Certidão de Nascimento com a Apostila da Convenção de Haia

    Cópia simples da Certidão de Nascimento de Inteiro Teor (a mesma utilizada para fazer a transcrição do casamento; enviamos por segurança, caso eles não conseguissem ler algum trecho da cópia reprográfica)

    Cópia autenticada do Passaporte com a Apostila da Convenção de Haia

    Certidão de Antecedentes Criminais retirada na página da Polícia Federal

    Cópia simples do assento de casamento (a transcrição já tinha sido feita há alguns anos)

    Cópia simples do assento de nascimento do cônjuge Português

    Obs: Outros documentos podem ser necessários dependendo da situação, por isso recomendamos ler o formulário e as orientações.

    Documentos enviados pelos Correios via EMS em 28/08/2017; chegaram na CRC de Lisboa em 01/09/2017

    Após consulta por e-mail, o número do Processo foi informado em 16/11/2017; fase do andamento do processo informada na mesma comunicação: Digitalização/Classificação

    Ofício com o número do Processo enviado através dos correios pela CRC em 30/04/2018 (não recordamos mais a data que recebemos)

    Ofício informando pendência de preenchimento do campo 08 do quadro 01 enviado através dos correios pela CRC em 11/06/2018 (não recordamos mais a data que recebemos)

    Resposta, em atendimento à pendência, enviada para a CRC através dos correios, por carta registrada, em 23/06/2018 e recebida pela CRC em 05/07/2018 – As informações foram prestadas de acordo com as orientações do próprio ofício; o documento foi somente assinado, sem qualquer tipo de reconhecimento/autenticação, e uma certidão de antecedentes criminais recente foi anexada, embora não tenha sido solicitada.

    Processo despachado favoravelmente em 02/10/2018

    Ofício informando a conclusão do Processo, com o assento de nascimento em anexo, enviado através dos correios pela CRC em 05/12/2018 e recebido em 20/12/2018

    Eu e a minha esposa desejamos a todos um Natal de paz e um novo ano com muitos processos finalizados com sucesso!
  • editado December 2018
    Parabéns @LinoPereira
  • Parabéns @LinoPereira !!!!! Sucesso e um Feliz Natal!
  • Bom dia comunidade, também recebemos um presente de Natal!
    Estávamos em férias e a carta chegou no dia 10/12/2018 com a conclusão do processo do meu marido, Andre M T Dipp, o processo foi muito parecido com o do Lino, pagamento por cartão de crédito, porém envio foi pelo Correio, envio 28/10/2017, recebido em 02/11/2017, preenchimento do quadro 8 em 02/07/2018 e conclusão em 30/11/2018.
    Agradeço a todos as dicas, as informações e atualizações, aos administradores o nosso muito obrigada!
    Estarei disponível para quaisquer dúvidas, podem me enviar e-mail, continuarei aqui na comunidade. Um grande abraço a todos!
    Renata
  • Bom dia, recebemos em casa dia 24/12 a carta informando que o processo foi recebido e o número dele...Quando vi até achei que fosse algo relacionado com o quadro 8 que provavelmente não preenchi, mas não era não...rs
  • Parabéns @Lino Pereira pela conquista e obrigado por dividir com a gente seu processo completo! Parabéns também a @Renata GMD pela conquista da cidadania do seu marido Andre.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.