Nacionalidade portuguesa pelo casamento

15455575960318

Comentários

  • Parabéns Renata!
  • Também recebi a carta informando que foi numerado essa semana.
    Aproveitei e entrei na planilha e atualizei os dados de alguns que postaram aqui e ordenei por data. Aumentei a previsão de prazo para 380d para melhorar as expectativas, baseando no prazo do Rlucena (que foi de 388 d). Também configurei as datas para o formato (AAAA-MM-DD) porque quando as pessoas que tinham a data em inglês como base na configuração do computador editam a planilha, muda a formatação de data e confundia a ordem dd/mm com mm/dd.
    Parabéns para os que adquiriram a nacionalidade! Em breve, sai a do meu marido.
    Link reduzido da planilha: https://goo.gl/RtKCs4
    Abs, Gabriela
  • @LinoPereira quando você diz 'Após consulta por e-mail, o número do Processo foi informado em 16/11/2017; fase do andamento do processo informada na mesma comunicação: Digitalização/Classificação'
    Qual e-mail você conseguiu obter essa informação ?
  • @alekanet Eu sinceramente acho que dei sorte. Enviei o e-mail por engano para CRCentrais - Atribuicao e eles fizeram a gentileza de encaminhar para CRCentrais - Aquisicao e estes, por sua vez, fizeram a gentileza de responder; isso tudo em 2017, antes de eu saber que a recomendação era ligar para a linha registos do IRN: (+351) 211 950 500.

    Enviei vários e-mails, após esse, que nunca foram respondidos. Todas as informações posteriores chegaram por ofício e a minha esposa ligou uma única vez para a linha registos, via Skype, e, após muito tempo de espera, obteve a informação de que o processo estava aguardando despacho do Conservador.

    Realmente acho que eles não estão respondendo e-mail, portanto a recomendação, inclusive aqui do fórum, é fazer contato por telefone.
  • Oi gente ! Bom dia! Vê se alguém pode me da um help ...
    Eu enviei meu processo em fevereiro deste ano, número 42021/18. E hj eu recebi uma carta com pendência no campo onde informa a profissão. Eu acho que preenchi do lar, mas não tenho certeza . E junto pedindo de novo uma fotocópia certificada do meu passaporte. Sendo que eu já enviei. Eu poderia enviar de novo só pra nao ter que questiona-lós, mas a questão é que moro no interior da Irlanda , consulado português fica muito longe de mim e eh uma luta conseguir agendamento, não terei como fazer isso de novo no prazo que eles pedem , sem contar que vai me custar caro. Não acho justo já que eu já fiz isso. Alguém já passou por isso? Sabe se eles pedem de novo o documento pra todo mundo q tem pendências?
    Obrigada
    Daiana
  • Marcel_FerrMarcel_Ferr Member
    editado January 2019
    Quero fazer a aquisição da minha esposa (casamento já transcrito há mais de 5 anos). Quais itens do formulário eu devo preencher se quiser mandar o número do assento dos meus filhos (além do número do meu próprio assento) ?
  • Daiana, já respondido em outro tópico. Evite duplicar as perguntas.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/184651/#Comment_184651
  • JanaGasparJanaGaspar Member
    editado January 2019
    @PriscilaGuido liguei hoje e informaram que meu processo que dei entrada dia em 12/2017, foi assinado favoravelmente. Disseram tbm que a carta só deve chegar em casa lá para março.

    Agora só aguardar este bendito assento.
  • Marcel_FerrMarcel_Ferr Member
    editado January 2019
    Outra dúvida, minha esposa ainda está com o nome de solteira na certidão de nascimento, mas o casamento já está transcrito com o nome novo. Na solicitação de cidadania dela preciso mandar a certidão de casamento ou não porque já está na transcrição?
  • Olá pessoal. Antecedentes criminais de locais onde já moramos precisa ser apostilado?No caso, o país é a França. Alguém saberia me orientar como proceder, se precisa tradução, se apostila no Brasil ou em França. Será para aquisição de nacionalidade por casamento de brasileira com português.
  • @Marcel mande apenas a cópia da transcrição de casamento.
  • Boa tarde a todos ! Hoje liguei para a linha de registos em Lisboa. Após 45 minutos esperando para ser atendido. Me informei que o meu processo foi aprovado! Em Dezembro .Em mais o menos 3 meses eu estaria recebendo o documento para tirar el cartão de identidade. Me sinto tão feliz. Boa sorte a todos. Paciência é a chave.

    27/11/2017 -Entrega processo Conservatoria en Porto

    27/07/2018 Aviso com número de processo de Registos Centrais Lisboa.

    Dezembro 2018 , despachado favorablemente

  • À @RenataGMD e @KarenW, parabéns e sucesso !!
  • Marcel_FerrMarcel_Ferr Member
    editado January 2019
    @Vlad Pen
    no caso a minha certidão de nascimento portuguesa já consta a transcrição. Seria um outro documento fora esse ou esse ja serve?
  • Por gentileza, só confirmando o endereço de envio:

    Acabou de sair a atribuição dos meus filhos menores e estarei fazendo meu pedido pelo casamento.

    Conservatória dos Registos Centrais
    Rua Rodrigo da Fonseca, 200
    1099-003 Lisboa

    Obrigado
  • @marcel acredito que somente a certidão de nascimento portuguesa sua deva servir ja que consta a sua transcrição de casamento
  • @fesalles é esse o endereço correto da CRC de Lisboa.
  • @BetoSR muita obrigada !! :)
  • @Lidiana o eu caso é o mesmo do teu, acabei de dar entrada dia 29/11 presencialmente na CRC de Lisboa, os antecedente criminal brasileiro eu tirei diretamente pelo site da PF não precisa apostilar, o Frances também fiz pelo site depois traduzi e levei no consulado português de paris para legalizar a assinatura da tradutora juramentada, nao precisar apostilar .
  • @danielcampos Obrigada. Vou fazer conforme sua orientação. Só falta esse antecedente criminal pra dar entrada.
  • @Lidiana denada, o Frances é fácil basta vc entrar no site https://casier-judiciaire.justice.gouv.fr/pages/accueil.xhtml
    dai vc coloca para entrega por e-mail, é simples. boa sorte
  • Boa tarde,
    Minha tia fez todo processo de atribuição via Consulado em São Paulo. Em seu assento de nascimento consta um averbamento falando sobre seu casamento e com o número do assento de casamento. Por conta disso, o casamento dela já foi transcrito? É possível pedir um assento de casamento via civilonline?
    Meu tio, que é marido dela, está querendo requerir a cidadania por meio de aquisição do casamento, então ele vai precisar deste assento de casamento.
  • @jpnascimentofilho

    Pode pedir pelo civil online a certidão de nascimento dela, se o casamento já foi transcrito virá no fim da página o averbamento. Com esse documento já pode dar entrada no pedido de nacionalidade do cônjuge, caso tenham mais de três anos de casados e filho nacionalizado, ou cinco anos caso não tenha filhos nacionalizados.
  • editado January 2019
    @Sergio LMZ ela já possui o assento de casamento. No verso deste, encontra-se o averbamento falando sobre o assento de casamento(possui o número do assento, o nome do cônjuge, data do casamento, etc.).
    Eles já possuem 5 anos de casado e não possuem filhos. Logo, meu tio pode dar entrada no pedido de nacionalidade mesmo sem possuir uma cópia do assento de casamento para enviar junto com os documentos para Lisboa? É que estava lendo aqui(http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/) sobre os documentos necessários, e consta Certidão do registo de casamento, de cópia integral e, se possível, emitida por fotocópia. (mas esta cópia do registro de casamento é uma cópia do assento de casamento dos meus tio em Portugal ou uma cópia do registro de casamento aqui do Brasil mesmo?)
  • SERGIO LMZSERGIO LMZ Member
    editado January 2019
    @jpnascimentofilho

    Mande apenas uma cópia comum do acento de nascimento dela com a averbação da transcrição, (já estando transcrito o casamento lá não é mais necessário qualquer documento brasileiro em relação ao casamento), a cópia reprográfica autenticada apostilada do livro de nascimento do seu tio essa sim terá que mandar. Além da cópia do RG autenticado e apostilado (com menos de dez anos de expedição) e atestado de antecedentes feito pelo site da PF, com certificação no verso da folha, (não precisa apostilar esse atestado). O requerimento deve se assinado por autenticidade no cartório. Não esqueça de preencher o quadro 1 campo 8 - Localidades e países onde residiu anteriormente - deve-se incluir o Brasil, com cidade e estado, no devido campo para isso, o pessoal costuma esquecer e dá inconformidade, paralisando o processo.
  • @SERGIO LMZ
    Agora entendi. Obrigado pela atenção. Vou comunicar meu tio.
  • Boa tarde,
    Estou com dúvida no preenchimento do formulário 3 no item 9. Atualmente, meu tio é aposentado, neste item que pede a profissão eu coloco aposentado, ou coloco a profissão de funcionário público que era a que ele exercia antes?
    Por ele ter sido funcionário público, no item 3 do Quadro 2, na pergunta Exerceu funções públicas sem caráter predominantemente técnico a Estado estrangeiro? eu assinalo SIM?
    Com relação ao Quadro 4 item 3, que diz Certidão do registo de casamento, caso eu envie o assento de nascimento da portuguesa com o averbamento da transcrição do casamento nela(como é possível enviar), não é preciso assinalar este item?
  • SERGIO LMZSERGIO LMZ Member
    editado January 2019
    @jpnascimentofilho

    Pode colocar a ex profissão seguido da palavra reformado, que é como eles chamam os aposentados. Tipo "Funcionário Público Federal Reformado" .

    No item 3 do Quadro 2 responda "NÃO", caso contrário terá problemas pois eles encanzinam com profissões de caráter diplomático, militar, político, coisas assim, que no caso não teriam caráter meramente técnico, mas de Estado. Entendeu? Ou seja só assinale Sim no primeiro quadro, todos demais assinale Não.

    No Quadro 4, item 3 eu assinalei o quadro pois entendi que a averbação que consta na certidão de nascimento é uma certidão de casamento (embora embutida noutro documento), ou seja uma comprovação documentada. Pode ser que aqui alguém tenha outra interpretação.
  • Apenas para mantê-los informados, liguei hoje na Linha de Registos às 07:00 em ponto (09:00 no horário de Portugal) e fui atendido em 12min. O processo da minha esposa continua em analise inicial (aberto em ago/2018, numerado nov/2018, já está na planilha daqui).
  • Vou fazer a nacionalidade do meu cunhado, ele e minha irmã são casados há mais de 5 anos e minha irmã é portuguesa por atribuição. Só dando uma conferida (e algumas dúvidas, porque nunca acompanhei muito a aquisição pelo casamento):
    - Certidão de nascimento do meu cunhado de inteiro teor reprográfica, apostilada;
    - Cópia simples do assento de nascimento português da minha irmã;
    - Cópia simples da transcrição de casamento deles (já feita por PD);
    - Certidão de antecedentes criminais da PF;
    - Formulário art 3 impresso em cores, frente e verso, preenchido e com assinatura reconhecida por autenticidade;
    - Cópia autenticada do passaporte modelo novo;

    1) Faltou algo? Tem algo "sobrando"?
    2) Precisa materializar em cartório e/ou apostilar a certidão de antecedentes criminais?
    3) Pagamento por cartão pode ser feito por terceiros? (O formulário no site do IRN sugere que sim, e tenho conta no Millennium e cartão de débito, assim fugiria dos 6,38% de IOF)
    4) Esse tipo de processo só Lisboa mesmo ou também entrou no rol dos que o ACP pode fazer?
    5) Precisa apostilar o reconhecimento de firma do formulário?
    6) Precisa apostilar a cópia autenticada do passaporte?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.