Processo caiu em Exigência. E agora?

Boa tarde pessoal tudo bem?
Preciso tirar uma dúvida quanto ao processo da minha esposa.
Recebemos uma carta de Lisboa avisando que faltou um carimbo em um dos documentos. Vamos providencias amanhã e já mandar de volta para Portugal.
Minha dúvida é: como fica o prazo? O processo dela já está lá desde fevereiro de 2017 e nosso receio é que volte para o fim da fila por causa da exigência.
Alguém poderia esclarecer como fica nesses casos?
Obrigado desde já.

Comentários

  • @Alexandre , o processo não volta para o fim da fila ..continua seu prosseguimento normal.
  • @Vlad Pen Obrigado pela resposta.
    Estamos precisando com urgência desse documento e agora mais esse atraso.
    Será que demora muito ainda pra conseguir o assento?
    Obrigado desde já.
  • @AlexandreM depende para onde vc enviou o processo.Normalmente processos enviados a Lisboa o prazo é 1 ano a 1 ano e meio.
  • @Vlad Pen Obrigado. SAbe me dizer se preciso pagar o vale postal novamente?
  • @AlexandreM

    Não precisa pagar novamente o vale postal
  • @Maria Nélida. Como faço nesse caso? pra enviar o documento faltante?
  • @AlexandreM

    Faz o envio pelos correios e no envelope escreva
    exigência do processo (e escreve o numero )
  • @Maria Nélida Muito Obrigado.
    Saímos de Londrina e fomos pra Curitiba só pra receber esse carimbo e a mulher do consulado passou todas as informações erradas pra nós.
    Obrigado pela ajuda.
  • editado January 2019
    Oi gente ! Bom dia! Vê se alguém pode me da um help ...
    Eu enviei meu processo em fevereiro deste ano, número 42021/18. E hj eu recebi uma carta com pendência no campo onde informa a profissão. Eu acho que preenchi do lar, mas não tenho certeza irei já reenviar a retificação . E junto pedindo de novo uma fotocópia certificada do meu passaporte. Sendo que eu já enviei. Eu poderia enviar de novo só pra nao ter que questiona-lós, mas a questão é que moro no interior da Irlanda , consulado português fica muito longe de mim e eh uma luta conseguir agendamento, não terei como fazer isso de novo no prazo que eles pedem , sem contar que vai me custar caro. Não acho justo já que eu já fiz isso. Alguém já passou por isso? Sabe se eles pedem de novo o documento pra todo mundo q tem pendências?
    O que seria uma fotocópia certificada? Pq aqui no consulado a única coisa que fizeram foi uma declaração com o número do meu passaporte e grampearam na fotocópia. Eles sabiam pro que se tratavam pois no mesmo dia fiz junto o reconhecimento da assinatura no formulário, não achei que não aceitariam .
    Obrigada
    Daiana
  • Você talvez não precise ir ao consulado português, você pode autenticar a cópia em um notário público ("provided they have been certified by a practising Irish Solicitor or Notary Public in Ireland") e apostilar em Dublin ou em Cork (não sei se resolve sua questão de deslocamento).

    Sobre suas outras dúvidas com relação ao formulário, talvez seja melhor enviar um email com um título bem claro de que se trata de exigência (ex: Sobre exigência no processo XXX/18), de modo que ele se sobressaia e possam ler e eventualmente responder. Faça um texto claro e bem curto, também aumenta as chances de resposta.

    Referências:
    https://www.hcch.net/pt/states/authorities/details3/?aid=325
    https://www.dfa.ie/travel/our-services/authenticating-documents/ caixa "Documents"
  • Obrigada jhmelman
  • editado January 2019
    @jhmelman o documento precisa ser apostilado? Na relação de documentos no site deles solicita apostilamento só da certidão, e eu imaginei que uma cópia autenticada do documento de identidade já bastaria. Lá no site nem diz que precisa ser autenticado. ..
    Estou pensando em enviar minha identidade pro Brasil, e pedir algum familiar meu pra autenticar e enviar pra mim. Tendo em vista que provavelmente eles já estarão mais acostumados com esse tipo de “certificação “. O que vc acha?
  • Algumas conservatórias pedem, outras não... Fui pelo que você falou ali em cima: "E junto pedindo de novo uma fotocópia certificada do meu passaporte"... Em tese, a apostila de Haia, independente de onde for expedida, vale. Para apostilarem no Brasil, você vai ter que fazer uma cópia autenticada, o que só se faz às vistas do documento original. Você pode usar um documento outro que não o passaporte para instruir o processo (identidade ou cnh, se tiverem menos de 10 anos de expedida e dentro da validade), mas vale checar se no formulário você não informou como documento o passaporte, aí creio que seja necessário seguir com o passaporte ou enviar um novo formulário.
  • Hmmm realmente, agora, fiquei em dúvida se basta uma autenticação ou se precisa apostila... E se uma autenticação de um notário irlandês teria validade em Portugal....
  • editado January 2019
    @jhmelman , se eu usei o passaporte no formulário, eu não posso mudar pra identidade? Eu acho que no formulário eles pedem pra preencher os dois. Pra ser sincera eu não lembro, e fiz a burrice de não salvar um arquivo de tudo que eu enviei. Eu fiz uma declaração explicando tudo, e vou mandar minha identidade pro meu pai autenticar no Brasil pra mim e enviar, .melhor apostilar logo né? Não correr o risco, apesar de não dizer no site deles nada sobre essa necessidade.
    Obrigada pela ajuda
  • @Daiana no formulario 1C vc tem que assinalar um ou outro documento de indentidade.
  • Soube na LR que o processo da minha tia caiu em exigência, no entanto, os atendentes não me passaram o motivo da exigência e pediram para que eu esperasse a carta chegar...
    Existe algum outro modo de saber o motivo da exigência?
  • @Carolina ,a LR sempre informa o motivo da exigência.
  • MeroMero Member

    Bom dia,

    Vi que o processo caiu em exigência, mas a carta ainda não chegou. Como faço para antecipar o problema? Enviei os documentos para o Porto.

  • @Mero Aguarde a Carta, ou se antecipe e ligue para a Linha de Registo.

    • "Via Embratel: 0021 351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (informações, nacionalidade)
    • Via Skype pré-pago: +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (recomendado. Grava fácil a conversa. R$15 auto-refill faz maravilhas)
    • Lembrando que o atendimento da LR é das 9h as 17h, horário de Lisboa. Atualmente das 5h às 13h, horário de Brasília. A espera na linha pra ser atendido em geral é de 90 minutos, mas ligando na hora que abre, consegue mais rápido"


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.