Nacionalidade portuguesa pelo casamento

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Comentários

  • SERGIO LMZSERGIO LMZ Member
    editado January 2019
    @jhmelman

    1) Faltou algo? Tem algo "sobrando"?

    -Os documentos estão corretos.

    2) Precisa materializar em cartório e/ou apostilar a certidão de antecedentes criminais?

    -Não mas tem que ter a validação no verso

    3) Pagamento por cartão pode ser feito por terceiros? (O formulário no site do IRN sugere que sim, e tenho conta no Millennium e cartão de débito, assim fugiria dos 6,38% de IOF)

    -Pode, porém alguns cartões são incompatíveis com o sistema de verificação. Fazer pagamento pelo Millennium acho melhor, só emitir um pagamento de serviço pelo App.

    4) Esse tipo de processo só Lisboa mesmo ou também entrou no rol dos que o ACP pode fazer?

    -Só Lisboa, prazo +- 1 ano

    5) Precisa apostilar o reconhecimento de firma do formulário?

    -Não

    6) Precisa apostilar a cópia autenticada do passaporte?

    -Sim, precisa apostilar. Pode ser cópia do RG também, desde que tenha menos de 10 anos de emissão.
  • Muito obrigado pelas respostas!
    Fiquei com duas dúvidas a partir da resposta:
    - Não entendi a validação no verso: é imprimir a certidão na frente, acessar a página de verificação e imprimir no verso? Ou algum outro procedimento?
    - Vi aqui no app, para pagamentos de serviços, pedem código de entidade e referência. Na página do pagamento do IRN eles indicam esses números? Não consegui checar no site porque está dando erro no momento.
  • Exato, só imprimir a validação no verso e está feito.

    Deve aparecer os dados sim. Na opção Multibanco, a não ser que não tenha essa opção, no civil online tem.
  • Dei uma olhada no site parece que não tem por Multibanco.
  • Fui pagar a taxa com cartão, porem a plataforma esta fora do ar.
  • A plataforma sai do ar seguidamente, fique atento que volta a qualquer momento.
  • @sergio

    Fui tentar novamente e fora do ar! Vamos tentar amanhã novamente.

    Obrigado!
  • @SERGIO LMZ
    Muito obrigado mais um vez.
  • Boa Tarde! enviei minha documentação para aquisição de cidadania como esposo e foi recebido no dia 16/07/2018, gostaria de saber se já foi atribuído o número do processo. O Pagamento foi de nº 18389 - em nome de Samuel Barros da Silveira, desde já agradeço a atenção dispensada
  • Alguém pode me colocar na planilha para acompanhamento? Enviei minha documentação para aquisição de cidadania como esposo e foi recebido no dia 16/07/2018 em Lisboa, gostaria de saber se já foi atribuído o número do processo. O Pagamento foi de nº 18389 - em nome de Samuel Barros da Silveira, desde já agradeço a atenção dispensada
  • Boa noite, pessoal
    Ando afastada daqui, mas com.muita saudade :)

    Gostaria de lembrar da validade do documento de antecedentes criminais, que e de 90 dias. Então, a dica é tirar este documento por ultimo. Mesmo que a conservatoria valide (via site da PF) o documento brasileiro, não é conveniente que ele seja mais antigo.
  • @Marcia estamos com saudades de vc no fórum.
  • @SAMUCA

    "Para ligar para a LR o melhor é através do SKYPE. Se não tiver uma conta do SKYPE, crie uma e adicione uns R$ 30 em créditos para ligação. Então ligue entre 6:00 e 15:00 para o telefone +351 211 950 500. Quando atender Digite 1 (acompanhamento de processos) e 1 novamente (Processos de nacionalidade). Aguarde... (pode demorar até uma hora, dependendo do horário). Pergunte o nome do(a) atendente, seja cordial e educado (deveria ser desnecessário dizer isso) que, salvo excepcionais situações, eles são muito atenciosos."

    Acredito que esteja numerado, sim, mas a finalização é em cerca de um ano.

    A planilha é fácil de editar só clicar no botão verde [Editar no Navegador] e preencher com os dados:

    https://onedrive.live.com/view.aspx?resid=83172854DE9F20DD!331&ithint=file,xlsx&app=Excel&authkey=!AM4xF-Q_Qf_HSwc
  • Só informando que a saga para pagamentos via cartão de credito continua, entrei em contato com a central e segue a resposta

    - cartão de crédito. No site http://www.irn.mj.pt/sections/cidadaos, na área Registos Centrais – Nacionalidade, deve selecionar o pedido de nacionalidade que pretende formular e posteriormente na secção “Pagamento”, na modalidade de pagamento, optar pela plataforma de pagamentos, tendo em atenção as instruções aí indicadas.

    Este ultimo tem estado a dar erro.

  • AnthonAnthon Member
    editado January 2019
    Prezados, desculpa se for repetido a minha dúvida.

    Para pagamento do vale postal como é feito?, só fazer o pagamento via cartão de crédito por esse site:

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3

    Como definir para o CRC de Lisboa?

    Outra dúvida, como preencher a declaração de aquisição quando os quadrinhos não são suficientes para a inclusão dos dados. Exemplo: código postal.

    edit: vi agora o post do @fesalles, tem outro jeito de pagar não é? Via correios?

    desde já agradeço
  • @Anthon,

    O pagamento da taxa do processo pode ser feito de 2 formas:

    - Vale Postal - com pagamento em uma agência dos correios; ou
    - Cartão de crédito- através da plataforma de pagamento da IRN, conforme o link indicado para você.

    Se pagar com vale deve pegar o modelo de formulário aqui no fórum,
    Se pagar com cartão de crédito vai receber o formulário no e-mail.

    Quanto ao código postal eu fiz 2 processos colocando o último número fora do quadradinho e já vi outras pessoas fazendo da mesma forma.
  • @Anthon

    Pagamento por cartão, plataforma instável. A unica saída e pelos correios.

    Segue resposta completa da CRC



    São admitidos os seguintes meios de pagamento:

    - cheque visado ou bancário, em Euros, de entidade com representação em Portugal, à ordem do IRN, IP. Não é admitida qualquer outra modalidade de cheque, para pagamento, para além das indicadas, nomeadamente cheques nominativos ou ao portador;

    - vale postal, em Euros, à ordem do IRN, IP e com a morada da conservatória onde vai ser requerido o pedido. Assim, no momento em que o vale postal é obtido, deve de imediato ser junto ao pedido e enviados em simultâneo a esta Conservatória. Caso tal não se mostre viável, o comprovativo da emissão do vale, utilizado como meio de pagamento, deve ser sempre incluído na correspondência remetida.

    - cartão de crédito. No site http://www.irn.mj.pt/sections/cidadaos, na área Registos Centrais – Nacionalidade, deve selecionar o pedido de nacionalidade que pretende formular e posteriormente na secção “Pagamento”, na modalidade de pagamento, optar pela plataforma de pagamentos, tendo em atenção as instruções aí indicadas.

    Este ultimo tem estado a dar erro.



    Com os melhores cumprimentos,






    Quanto a questão do quadrinho no caso CEP pode deixar o 1º número para fora.

    Abraço.


  • @fesalles e @Lilianfs13 obrigado pelas respostas.

    Vou procurar o formulario via correio.

  • SERGIO, Obrigado pela informação vou tentar ligar para saber alguma resposta, abraços!!
  • Boa noite,
    Meu marido, filho de português, conseguiu a cidadania por atribuição no ano passado, enviamos os documentos para PD no final de dezembro para o processo de transcrição. Saindo a transcrição, já posso enviar o meu processo para Lisboa ou devo esperar os processos das nossas filhas menores ficarem prontos em Tondela? Sou casada há 9 anos e temos duas filhas (6 e 4 anos). Grata
  • @mibraid muito obrigada!
  • AnthonAnthon Member
    editado January 2019
    @Lilianfs13 , você está falando desse formulário?

    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/mod-pag-impressos1/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_3_cheque.pdf?nocache=1329228426.9

    Pois o vale postal é somente ir nos correios, não é? Ontem passei lá para ver como era.

    Algum setor específico para escrita no envelope?
    • Conservatória dos Registros Centrais
    Rua Rodrigo da Fonseca, 202
    1099-003 - Lisboa
  • Boa Tarde! Estou tentando pagar por cartao no site e nao estou conseguindo, fica dando erro antes mesmo de começar, mais alguem esta tendo este erro? Preciso usar algum navegador?
  • @felipepp, a plataforma de pagamento tem apresentado instabilidade já tem pelo menos uma semana. Logo deve ser normalizado.
  • @Danil Henriques obrigado!
  • @felipepp Estou na mesma situação! Até o momento nada ainda, estou tentando desde de quinta passada e nada.
    Vamos aguardar.
  • Olá Pessoal, bom dia e um bom ano a todos...
    Tenho saudade do Forum, há dias não entro, mas quando posso dou uma passada para ver se posso ser útil. Fico sempre na torcida por todos. A paciência é a chave do negócio, estando tudo certo é só ter fé que a coisa anda.
    Fui muito ajudado aqui e agradeço a todos pela torcida e pelos votos de parabéns. Mesmo aos que já tiveram seus pareceres deferidos, quando puderem dêem uma passada aqui. Tem sempre algum amigo que precisa de uma ajudinha. Informações valem muito aqui.
    Abraços....
  • Pessoal me.tirem uma dúvida, deppis de assinado favorável já dá para ir tirar o cartão e passaporte? Ou precisa espera? Pq.parece que depois de assinado demora mais uns dois meses não é isso?
  • @Alinebmaresch só pode tirar o cartão cidadão quando estiver com o assento pronto,leva mais ou menos75 dias,
    o meu foi despachado dia 02/08 o assento saiu dia 16/10 isso no civilonline se for esperar chegar em casa pode demorar uns 90 dias.
  • Entendi, muito obrigado!!
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