Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

13473483503523531477

Comentários

  • @Tomacheusk quem foi o declarante na certidão de nascimento dela? Se foi o pai e isso foi feito quando ela tinha até 1 ano de idade então você poderá fazer pelo ACP.

    Se eu não estiver enganado (a @Maria Nélida pode até me corrigir se estiver): se na certidão de nascimento da sua esposa estiver averbado o casamento então não haverá problemnas.
  • @alaideperalta, parabéns pela conquista.Fico feliz em ter ajudado.
  • editado July 2018
    @Tomacheuk precisa ver se sua esposa foi registrada até 1 ano de idade.Quem é o português? o pai ou a mãe da sua esposa?
  • @vladpen minha sogra nunca casou com o meu sogro.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @amfonsec, sem problemas. Aceitam com até 10 anos no máximo.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @halanaatb que dependendo do Consulado demoram mais que a cidadania! Risos! Mas já sendo portuguesa já dá pra esperar sem aflição :)
  • @Tomacheuk pelo que entendi, a portuguesa é (será) sua sogra. Como sua sogra e o pai da sua esposa nunca foram casados, se o declarante do nascimento tiver sido o pai brasileiro e sua esposa tiver nascido antes de 1978, pode ser necessário comprovar a fixação maternidade na menoridade da sua esposa, apresentando outros documentos que identifiquem que a mãe da sua esposa a reconheceu como filha na menoridade (certidão de batismo, documentos escolares assinados pela mãe, fotos com a criança). Existem casos assim aqui neste tópico mesmo, algumas páginas para trás.
    Se ela tiver nascido após 1978 ou se a declarante do nascimento tiver sido sua sogra, não é necessário enviar nada além da documentação padrão.
    Quanto ao nome da sua esposa que foi alterado com o casamento, se a averbação do casamento constar na certidão de nascimento dela, não é necessário nenhum procedimento a mais, basta preencher com o nome que consta no RG que será enviado. Existe a opção de enviar a certidão de casamento em inteiro teor para comprovar a alteração de nome da sua esposa.
  • Obrigado Vlad Pen
  • Boa noite, alguém por gentileza poderia me informar qual o valor em euro para nacionalidade de maior de 18 anos é o formulário, pois mudaram a tabela de valores do consulado, eu vou fazer do meu irmão igual fiz a minha pelos Correios direto na conservatória de Portugal, e não sei se o valor continua 175 euros e se o formulário mudou pois o antigo continua 175 euros escrito no verso no final do formulário. Preciso fazer o vale postal e não sei o valor certo, e enviar o formulário se terá problema está escrito 175 euros.

    Obrigada
  • @Maria Nélida,
    Sério? Porque a tabela do consulado mudou de fevereiro para cá, ficou 1016,50 a taxa da nacionalidade para maiores de 18 anos! Dê uma olhada! Então posso pagar o vale postal de 175 euros e esse formulário sem problemas?
    Obrigada
  • @Rita

    Os Consulados cobram mais caro

    Pode pagar o vale postal e esse formulário sem problemas

    Veja aqui a ultima postagem sobre vale postal


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest
  • Liguei hoje para a linha de registro e após pouco mais de 1h de espera fui atendido pelo Sr. Luiz. O processo da minha avó está concluído. Muito rápido na minha opinião.

    Nome: Maria Isabel Mano Muniz
    Nascimento: 19/01/1942
    Pedido de cidadania: 28xxx.2018
    Recebido em Portugal: 21/05/2018
    Aprovado: 21/06/2018
    Concluído: 28/06/2018

    Número de registro: 35xxx/2018
    Local: Conservatória de Registros Centrais

    Alguém sabe me informar se somente com esse número de registro já consigo fazer o pedido da minha mãe?
  • @Maria Nélida,
    Muito obrigada!
  • Sou filho adotado de pai português com decisão transitada em julgado na justiça do Brasil, essa decisão foi homologada recentemente via ação judicial no tribunal de justiça de Lisboa.
    Tenho os documentos para solicitar minha atribuição de nacionalidade.
    1- certidão de inteiro teor original apostilada
    2- cópia do passaporte com filiação dos pais apostilado
    3 - modelo 1C impresso colorido frente e verso preenchido
    4 - minha dúvida: é necessário eu enviar a certidão de trânsito em julgado e cópia da sentença de homologação de adoção de pai português pela justiça de Lisboa ? Essa certidão foi emitida pelo tribunal de justiça em Lisboa, visto que contratei o serviço de um advogado para entrar com a ação de homologação.
    Podem confirmar por favor se, os documentos citados acima são suficiente para concluir o processo de atribuição?
    Saliento que vou enviar toda documentação via postal para o CRC em Porto, por esse motivo preciso tirar essa duvida.
    O assento do meu pai José do Nascimento Pilar está em Mogadouro sob número 357 (2010).
    Em relação às transcrições de casamento do meu pai português e minha mãe brasileira, todas foram feitas anteriormente devido meu irmão já ter tirado a nacionalidade em 2010.
    Obrigado desde já.
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado July 2018
    @Alepilar

    Com que idade vc foi adotado?
  • editado July 2018
    @Kaio Mano parabéns pela conquista! Sim, com esse número você pode fazer o processo dela.

    Tomei a liberdade e adicionei os dados do processo da sua avó na planilha.
  • Obrigado @Maria Nélida e @Vlad Pen pelo retorno.
    Respondendo sua pergunta, @Maria Nélida, foi no ano de 2002.

    @Vlad Pen será que preciso ter vinculo com Portugal ?
    -Documentos comprovativos de ligação efetiva à Comunidade Portuguesa;??

    -Certidão do registo de nascimento, se possível, de cópia integral e emitida por fotocópia, devidamente legalizada e acompanhada de tradução, se escrita em língua estrangeira.(essa seria a certidão de inteiro teor correto)?

    -Certidão do registo de nascimento do adotante português, de cópia integral e, se possível, emitida por fotocópia. Esta certidão do registo de nascimento pode ser oficiosamente obtida pelos serviços.(essa é certidão do meu pai, eu tenho apenas o número de assento, que iria colocar no formulário 1C). O procedimento não poderá ser o mesmo? Não haverá a necessidade do formulário ?

    -Com relação a certidão da decisão eu tenho em mãos conforme mencionei emitida por tribunal em Lisboa.

    -sou maior de 18 anos, vou precisar enviar o antecedentes criminais, precisa ser apostilado? Eles não falam isso no link..

    -reservista do exército apostolada?

    Desculpem a quantidade de perguntas, mas não achei nenhum caso parecido aqui no fórum e gostaria muito da ajuda de vocês.

    Obrigado.

  • Pessoal, meu bisavô nasceu em 1894.

    Ou seja, entra na condição de nascido antes de 1911.

    Neste caso, a certidão informatizada emitida pelo civil online não tem validade, certo?

    Já juntei toda a documentação para entrada no pedido de cidadania da minha avó e ficou essa pendência.

    Meu bisavô é da freguesia de Aveloso, concelho de Meda, Distrito da guarda.

    Estou enviando uma solicitação formal ao Arquivo Distrital da Guarda. No entanto, não sei qual o tipo de certidão solicitar.

    Poderiam me ajudar?

    Abraços!
  • @Marcello Moraes solicite a eles uma cópia do assento de batismo, informando os dados dele. Essa cópia certificada é o que vai valer e não a cópía simples do civilonline.
  • @Pedro

    Tem algumas condições no site da guarda que não sei responder:

    1) Tipo de reprodução:
    Papel
    Fotografia Digital
    Digital

    2) Reprodução Certificada:
    Sim
    Não

    3) Finalidade de Reprodução:
    Reprodução
    Investigação
    Uso Comercial
    Publicação
    Certificação

    4) Método de entrega:
    Descarregar a partir da web
    Levantamento ao balcão
    Envio por correio postal
  • Ninguém do início de julho ainda ? Estardes... Ansiedade a 1.000 kkkkkkk...
  • @Marcello Moraes penso que as respostas seriam: 1) Papel, 2) Sim, 3) Investigação (esta eu tenho minhas dúvidas) e 4) Envio por correio postal.
  • @pedro

    Que complicação, meu amigo.

    Enviei o pedido... Vamos aguardar a avaliação agora!

    Abraços
  • @matheusfs103
    Nem fale, achei que ia diminuir, mas está parado!
    Vários processos que ainda nem numeração tem....
    Tomara que não seja igual ao ano passado que demorou 6 meses =\
    Até Ovar que é lenta está concluindo rsrs
  • @Thais Felix Muito obrigado pela ajuda
  • Pessoal, gostaria de agradecer a ajuda de vocês, liguei na central agora de manha, soube que meu processo foi finalizado/aprovado. 35xxx/18

    Como vi que algumas pessoas com a mesma data já tinham sido finalizadas, resolvi arriscar e esperei 1:15 na ura. O que eu sei do meu processo é q o mesmo chegou em Portugal dia 22/05 não lembrei de perguntar quando foi finalizado/numerado e etc.

    MUITO OBRIGADA!
  • Boa tarde, amigos!
    Enviei minha documentação hoje para o ACP, estava vendo a planilha de processos e vi que esta com vários processos parados desde o inicio do mês passado, alguém sabe o motivo?
    Um abraço a todos!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.