Obrigada, Maria Nélida e Pedro Antonio! Agradeço muito a esse fórum. Foi de grande valia toda ajuda.
Aproveitando o ensejo, gostaria de saber o seguinte. Meu pai é casado com minha mãe até hoje. Como faço para conseguir que minha mãe se torne portuguesa? Precisa apenas fazer a transcrição do casamento?
Algo impede de eu pedir a minha atribuição e a de meu irmão? Sei que posso enviar tudo junto, está correto? Acho que só a transcrição que envia para ponta delgada.
Boa tarde pessoal, Estou juntando a documentação do meu avô para a atribuição da cidadania dele e estou com dúvida quanto ao tempo da emissão dos documentos. Solicitei a certidão de nascimento do meu avô em janeiro/2018, ainda é válida? Grato.
@Willian Gomes, a certidão tem validade de 6 meses, contados da data de emissão que consta na certidão. A validade é verificada (pelo que já foi comentado aqui no fórum) no momento da numeração. Como exemplo, minha certidão de nascimento foi emitida em 07/12/2017 e meu processo foi numerado em 04/06/2018. Liguei para a LR, pois tive medo de cair em exigência, mas não consta exigência no meu processo, até o momento. Continuarei acompanhando, exatamente por ter mandado uma certidão no limite da validade.
Só para titulo de curiosidade e comparaçao: Tenho um processo que foi numerado dia 26/06 e ligue hoje para a LR e esta em fase muito inicial segundo a atendente (A ligaçao demorou 55 minutos para atender) Entao datas proximas da minha provavelmente estao no mesmo estagio, vamos esperar
Pessoal, boa noite! Estou com uma dúvida, seguinte, o número de assento da minha mãe já saiu, agora vou fazer a transcrição do casamento por ponta delgada, mas já queria adiantar e deixar minha documentação toda pronta para assim que a transcrição foi aceita, enviar a minha solicitação de atribuição para ACP. Minha dúvida:
Existe algum problema/impedimento de eu já ir ao Consulado assinar o formulário 1C agora indicando o número de assento dela (antes da solicitação de transcrição de casamento ser enviada a Ponta Delgada)?? (obviamente vou aguardar a realização da transcrição do casamento dela antes de submeter minha solicitação de atribuição)
Ou será melhor só preencher e assinar no Consulado após a transcrição ser concluída? Muito Obrigada!
@Daniele S sem chance. Terá de tirar uma segunda via dela. Mesmo que ela não fosse usada para o processo ela teria de ser renovada, por conta da validade legal do documento por aqui (até 10 anos).
O tempo médio que eles vêm levando para concluir tudo varia de 30 a 60 dias.
@Vlad, obrigada! na verdade devo ter me expressado mal, vou fazer via ACP (igual fiz os demais). A dúvida é se posso preencher e assinar o formulário 1C (que indicará o assento de nascimento da minha mãe portuguesa) para enviar para a ACP perante o cônsul do consulado do Rio antes da transcrição ser realizada ou se posso realizar a assinatura do formulário 1C somente depois da transcrição do casamento dela. O que acha? Obrigada!
@LuisaCastro, a assinatura do formulário 1C pode ser feita e ser reconhecida por autenticidade em qualquer cartório de notas.Não precisa da chancela do consulado.
Boa noite a todos!! Hj recebi a carta do ACP que pede documentos comprobatórios do estabelecimento da maternidade da minha bisavó para com a minha avó, apesar do casamento dos seus pais ter sido transcrito. Enquanto a carta nao chegava, tentei tudo o q eu pude para encontrar provas q pudessem ser enviadas e consegui reunir: - 1 foto da minha avó ainda bebê sentada no colo da mãe - fotos antigas, porem ja na maioridade, das duas juntas - certidao de inteiro teor do casamento dos meus bisavós onde consta a declaração dos noivos que viviam maritalmente e já possuíam em comum uma filha de 6 anos (minha avó) - certidao de óbito da minha bisavó onde consta q deixou 3 filhos maiores (anexei a copia das certidões dos outros dois filhos, para melhor esclarecimento)
Obs1: o cartorio onde minha avó se casou aos 17 anos de idade localizou no processo de habilitação do casamento dela a autorização assinada pelos pais para ela se casar, porém o cartorio se recusou a fornecer cópia sem autorização do juiz, ou seja, estou no aguardo da decisao do juiz pra ter a copia desse documento.
Obs2: pedi busca pelo registro de batismo na curia diocesana de São Bernardo do Campo, onde minha avó nasceu, mas ainda nao foi concluída.
Será que estes documentos serão suficientes? Nao tenho mais absolutamente nada além disso... fizemos buscas até nas casas de parentes, mas trata-se de documentos de infância de uma pessoa de 90 anos!! Muito complicado....
Bom dia. Acabo de ligar para LR e o processo da minha filha já foi concluído. Gostaria de agradecer imensamente a generosidade de todos em especial ao @PedroAntonioPereira JR e @VladPen pela dedicação em ajudar o próximo. MUUUUIITO OBRIGADA mesmo. Sei que ainda vou continuar por aqui perturbando vocês em outras situações. @PedroAntonio você pode por favor atualizar a planilha? Priscylla Pinheiro Peralta - nr. 28157/18 concluído em 28/06
@alaide peralta eu é que fico realmente contente de poder ter lhe ajudado. Fico muito feliz quando alguém consegue a nacionalidade, especialmente as pessoas que ajudo. Espero que sua filha possa ser feliz e que ela consiga o que tanto quer pra vida dela.
Pessoal bom dia, fiz as atribuições pela ACP PORTO, a da minha avó, que é filha do português nato, e da minha mãe as duas já foram concluídas e bem rápido. Então no dia 01/06 encaminhei a minha, chegou lá no dia 20/06 e até hj sem número de processo, liguei no CTT e o meu vale postal venceu no dia 04/07, e nem foi solicitado o saque.
O que pode ter ocorrido? mando email mas sem resposta. Alguém sabe me dizer o que fazer?
@DeboraAvilaSilva não adianta enviar email ou ligar para o ACP ou qualquer outra Conservatória. Eles não respondem, pois se focam mais nos processos do que no atendimento por estas duas vias. O melhor que você pode fazer é ligar na linha de registro (mais conhecida por LR por aqui). O número deles é (351) 211 950 500. Ao ser atendida tecle 1 e, em seguida, a tecla 1 novamente. Informe a eles o nome completo e a data de nascimento da sua avó que eles lhe dirão se o processo foi numerado ou não.
@DeboraAvilaSilva a melhor opção seria a LR. Como você não obteve nenhuma resposta a sua segunda alternativa seria contactar. Mas você já fez isso, também. O jeito seria ligar novamente nas duas e ver o que dá.
@Pedro Antonio Pereira Jr. Obrigada. Vou esperar eles me contatarem e vou ligar novamente na linha registos e verificar qual a instrução deles quanto a isso.
@Debora... Pelo seu relato...O mais provável é que tenha ocorrido uma divergência de valores no VP...Como escreveu o @mibraid... Você mandou quantos euros...?
Gente, eu e meu primo estamos começando o processo. Pergunta: Nós fazemos um pedido apenas para a certidão de nascimento do nosso bisa em PT, e tiramos uma cópia para re-enviar para Portugal assim q tivermos ela em mãos, ou nós precisamos fazer 2 pedidos?
Comentários
Agradeço muito a esse fórum. Foi de grande valia toda ajuda.
Aproveitando o ensejo, gostaria de saber o seguinte.
Meu pai é casado com minha mãe até hoje. Como faço para conseguir que minha mãe se torne portuguesa? Precisa apenas fazer a transcrição do casamento?
Algo impede de eu pedir a minha atribuição e a de meu irmão? Sei que posso enviar tudo junto, está correto? Acho que só a transcrição que envia para ponta delgada.
Obrigada!
Se o seu pai foi o declarante do seu nascimento e do seu irmão,pode enviar para o ACP sem precisar transcrever o casamento
Para pedir a aquisição pelo casamento para sua mãe,terá que transcrever o casamento
Seus pais casaram antes ou depois de outubro de 1981?
Estou juntando a documentação do meu avô para a atribuição da cidadania dele e estou com dúvida quanto ao tempo da emissão dos documentos.
Solicitei a certidão de nascimento do meu avô em janeiro/2018, ainda é válida?
Grato.
Tenho um processo que foi numerado dia 26/06 e ligue hoje para a LR e esta em fase muito inicial segundo a atendente (A ligaçao demorou 55 minutos para atender)
Entao datas proximas da minha provavelmente estao no mesmo estagio, vamos esperar
Existe algum problema/impedimento de eu já ir ao Consulado assinar o formulário 1C agora indicando o número de assento dela (antes da solicitação de transcrição de casamento ser enviada a Ponta Delgada)?? (obviamente vou aguardar a realização da transcrição do casamento dela antes de submeter minha solicitação de atribuição)
Ou será melhor só preencher e assinar no Consulado após a transcrição ser concluída? Muito Obrigada!
Obrigado
Sabem informar se a ACP aceita identidade de 1973? (é do meu pai)
Atualmente ele se encontra com 63 anos.
`A propósito, quanto tempo, em média, tem levado os processos na ACP?
Agradeço a todos!
a certidao pode ser a de inteiro teor?
O tempo médio que eles vêm levando para concluir tudo varia de 30 a 60 dias.
Hj recebi a carta do ACP que pede documentos comprobatórios do estabelecimento da maternidade da minha bisavó para com a minha avó, apesar do casamento dos seus pais ter sido transcrito.
Enquanto a carta nao chegava, tentei tudo o q eu pude para encontrar provas q pudessem ser enviadas e consegui reunir:
- 1 foto da minha avó ainda bebê sentada no colo da mãe
- fotos antigas, porem ja na maioridade, das duas juntas
- certidao de inteiro teor do casamento dos meus bisavós onde consta a declaração dos noivos que viviam maritalmente e já possuíam em comum uma filha de 6 anos (minha avó)
- certidao de óbito da minha bisavó onde consta q deixou 3 filhos maiores (anexei a copia das certidões dos outros dois filhos, para melhor esclarecimento)
Obs1: o cartorio onde minha avó se casou aos 17 anos de idade localizou no processo de habilitação do casamento dela a autorização assinada pelos pais para ela se casar, porém o cartorio se recusou a fornecer cópia sem autorização do juiz, ou seja, estou no aguardo da decisao do juiz pra ter a copia desse documento.
Obs2: pedi busca pelo registro de batismo na curia diocesana de São Bernardo do Campo, onde minha avó nasceu, mas ainda nao foi concluída.
Será que estes documentos serão suficientes? Nao tenho mais absolutamente nada além disso... fizemos buscas até nas casas de parentes, mas trata-se de documentos de infância de uma pessoa de 90 anos!! Muito complicado....
Gostaria de agradecer imensamente a generosidade de todos em especial ao @PedroAntonioPereira JR e @VladPen pela dedicação em ajudar o próximo. MUUUUIITO OBRIGADA mesmo.
Sei que ainda vou continuar por aqui perturbando vocês em outras situações.
@PedroAntonio você pode por favor atualizar a planilha?
Priscylla Pinheiro Peralta - nr. 28157/18 concluído em 28/06
Já atualizei os dados dela na planilha.
O que pode ter ocorrido? mando email mas sem resposta. Alguém sabe me dizer o que fazer?
Obrigada.
Pelo seu relato...O mais provável é que tenha ocorrido uma divergência de valores no VP...Como escreveu o @mibraid...
Você mandou quantos euros...?