@Simone Carvalho se fosse em época de ritmo normal eu diria para você ligar esta semana. Mas, como estamos falando do período de férias de verão, onde o ritmo diminui considerávelmente, creio que seja melhor esperar.
Tenham paciência pessoal. O fato do ACP estar finalizando processos em 20/30 dias não é corriqueiro, isto é, é uma exceção maravilhosa e, como estamos em período de férias, a coisa vai mudar um pouco de figura como já estamos percebendo pelo maior tempo para numeração. Nada que vá transformar o excelente trabalho deles em uma espera de 10 meses, mas talvez 1,5/2 meses por processo pode ser que ocorra. E ainda assim está ótimo porque as outras Conservatórias não chegam nem perto. A Linha Registos também está com funcionários bastante reduzidos, tenho levado de 30 a 40 min para ser atendido. Paciência é a palavra até o fim do verão europeu
@Horario, mesmo sendo por atribuição não consegue para a irmã de outro casamento, como você percebeu. Consegue passar pra sua mãe pelo casamento sim, mas a filha que não é filha dele, não tem jeito, é impossível.
Exatamente @Davidlima super concordo aguardar 1,5 a 2 é realmente bem melhor que 10 meses a 1 ano e meio como acontece nos consulados e em outras conservatorias, fé no Pai e paciência que daqui a pouco já estamos com os processos concluídos.
Sim eu sei, eu quis dizer qual delas, há 6 opções de compra de crédito eu não sei se qlqr uma serve... Por exemplo tem uma de R$ 10,50/mês. Essa eu consigo ligar pra Portugal?
@Pedro Antonio Pereira Jr. aqui não estava carregando as opções, só estava aparecendo os valores. Você foi mais rápido que eu, quando alterei o post anterior você já tinha respondido. Mesmo assim, obrigado mais uma vez pela sua ajuda!!
Uma outra opção pessoal, é a assinatura 365 anual (de 1 ou até 5 usários). Você tem acesso a todo o pacote office atualizado, 1tb no OneDrive e 60 minutos no skype por mês! Tudo isso para cada conta, eu paguei no começo do ano R$ 120. O único porém, esses 60 minutos só podem ligar para fixo em ligações para Portugal.
Alguém saberia me informar se consigo iniciar processo de atribuição por neto de português diretamente no ACP de Porto? Ouvi falar que só poderia ser em Lisboa.
@Pedro90 Para processo de Aquisição para Netos, só a Conservatória Central em Lisboa tem competência. Todas as outras conservatórias aqui do Fórum fazem o processo de Atribuição para filhos e netos, que são relativamente mais simples e mais fácil.
O filho do Português ainda é vivo? O processo ideal seria Atribuir o filho do Português e depois atribuir o neto (pegando a cidadania do pai). Processos de Aquisição de avô para neto é mais complexo, pois exige comprovação de vínculo com a comunidade portuguesa. Com a ausência desse vínculo, eles podem negar o processo.
@talmeida Não precisa se preocupar com o VP a ACP está bem rápida e "esperta", eles não deixam vencer. Pelo prazo seu processo já deve estar sendo trabalhado, informe-se na LR.
O processo da minha sogra foi numerado em 25/05 e finalizado em 02/07. Já atualizei na planilha. Agora, vou continuar o processo com a transcrição do casamento e depois com a nacionalidade da minha esposa. Mais uma vez muito obrigado a todos! Deixo um agradecimento especial a @Marcia, que me orientou no começo desse processo (o pai da minha sogra tinha se naturalizado brasileiro e eu tinha dúvidas se ela conseguiria obter a nacionalidade), e a @Mariza Guerra, que me ajudou a obter as informações sobre a certidão de nascimento portuguesa.
@davidlima concordo com vc sobre nao esperar 10 meses e acho sim que aumente para um mes e meio a dois meses. As linhaa de registros demorou 55 minutos pra me atender. Porem meu processo foi numerado em somente 4 dias. O que demorou foi a chegada. Vamos torcer para rla continuar na pegada rs
Pessoal, boa tarde! Enviei por EMS o processo de Atribuição de meu Pai no dia 22/03/2018. Foi recebido no ACP dia 03/04/2018 pelo Sr. Hermogenes. Aguardei receber alguma notícia por e-mail, mas não recebi. Verifiquei aqui no fórum o número para ligar. Segui os conselhos daqui, fechei um pacote pelo skype e liguei para o num. 351 211 950 500, digitei 1 e depois 1 novamente. Da primeira vez que liguei, não quiseram me passar a informação. Disseram que só o titular do processo poderia obter essas informações. Perguntei se era determinação nova, eles disseram que não. Informaram que eles faziam o procedimento errado e que agora só repassam a informação ao titular. Liguei hoje e informaram apenas o número de registro. Isso quer dizer que meu pai já é Português? a Mulher não me passou o número do processo, apenas o número de registro. As duas ligações duraram em torno de 57 minutos para ser atendida.
E agora? Eles enviam a certidão? Tem algum site que posso olhar?
boa tarde a todos do fórum é com muita alegria e gratidão que informo a todos que minha tão sonhada certidão de assento Portuguesa saiu. como não vinha conseguindo contato com a LR, resolvi pedir direto pelo civil online e Graças a Deus e a ajuda de vcs está tudo pronto.
se alguém quiser atualizar na planilha, o processo se concretizou dia 28/06/18
Se te passaram o numero do registo,já foi concluido Vc vai receber uma carta em casa com o assento,mas se não quiser esperar,pode pedir uma segunda via pelo civilonline
@analuisa89 se eles te passaram o número de registro isso significa que o seu pai já é português. E, pelo tempo que se passou, a certidão já deve ter sido gerada. Eles fazem o envio do documento, porém demora muito para chegar (média de 2 a 3 meses). A melhor solução é pedir uma cópia no civilonline. Se quiser tentar aqui há um tutorial de como fazer isso. Eis: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1.
Comentários
Consegue passar pra sua mãe pelo casamento sim, mas a filha que não é filha dele, não tem jeito, é impossível.
Abraços
obrigada, então vou esperar mais uma semana.
Alguém sabe me informar qual a melhor opção de compra para o Skype??
Sim eu sei, eu quis dizer qual delas, há 6 opções de compra de crédito eu não sei se qlqr uma serve...
Por exemplo tem uma de R$ 10,50/mês.
Essa eu consigo ligar pra Portugal?
eu assinei semana passada... mas só achei nesse valor um que é 100 min por mês
na 2ª ligação acho q ja vou acabar com eles
Clique em Saiba mais e ele irá aparecer, xará.
valeu
Alguém saberia me informar se consigo iniciar processo de atribuição por neto de português diretamente no ACP de Porto? Ouvi falar que só poderia ser em Lisboa.
Obrigado!
@Pedroantonio, daqui qto tempo devo ligar para LR.
O filho do Português ainda é vivo? O processo ideal seria Atribuir o filho do Português e depois atribuir o neto (pegando a cidadania do pai). Processos de Aquisição de avô para neto é mais complexo, pois exige comprovação de vínculo com a comunidade portuguesa. Com a ausência desse vínculo, eles podem negar o processo.
Meu processo foi entregue DHL em ACP em 15/06, até quando devo esperar para ligar na LR?
Como posso verificar se o Vale Postal foi sacado?
Se chegou dia 15/06 já deve ter sido numerado
Ligue para LR e se informe
Sobre o vale,veja aqui nesse link como mandar um e-mail pra saber sobre o saque
https://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3
Ops, digitei errado, chegou lá em 18/06.
Agora, vou continuar o processo com a transcrição do casamento e depois com a nacionalidade da minha esposa.
Mais uma vez muito obrigado a todos! Deixo um agradecimento especial a @Marcia, que me orientou no começo desse processo (o pai da minha sogra tinha se naturalizado brasileiro e eu tinha dúvidas se ela conseguiria obter a nacionalidade), e a @Mariza Guerra, que me ajudou a obter as informações sobre a certidão de nascimento portuguesa.
As linhaa de registros demorou 55 minutos pra me atender. Porem meu processo foi numerado em somente 4 dias. O que demorou foi a chegada.
Vamos torcer para rla continuar na pegada rs
Enviei por EMS o processo de Atribuição de meu Pai no dia 22/03/2018.
Foi recebido no ACP dia 03/04/2018 pelo Sr. Hermogenes.
Aguardei receber alguma notícia por e-mail, mas não recebi. Verifiquei aqui no fórum o número para ligar. Segui os conselhos daqui, fechei um pacote pelo skype e liguei para o num. 351 211 950 500, digitei 1 e depois 1 novamente.
Da primeira vez que liguei, não quiseram me passar a informação. Disseram que só o titular do processo poderia obter essas informações. Perguntei se era determinação nova, eles disseram que não. Informaram que eles faziam o procedimento errado e que agora só repassam a informação ao titular.
Liguei hoje e informaram apenas o número de registro. Isso quer dizer que meu pai já é Português? a Mulher não me passou o número do processo, apenas o número de registro.
As duas ligações duraram em torno de 57 minutos para ser atendida.
E agora? Eles enviam a certidão? Tem algum site que posso olhar?
é com muita alegria e gratidão que informo a todos que minha tão sonhada certidão de assento Portuguesa saiu.
como não vinha conseguindo contato com a LR, resolvi pedir direto pelo civil online e Graças a Deus e a ajuda de vcs está tudo pronto.
se alguém quiser atualizar na planilha, o processo se concretizou dia 28/06/18
Se te passaram o numero do registo,já foi concluido
Vc vai receber uma carta em casa com o assento,mas se não quiser esperar,pode pedir uma segunda via pelo civilonline
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1