Boa Noite! alguém poderia incluir na tabela a atribuição do meu tio e emu irmão por ACP\ nome = Sergio e o outro Jose Luiz (ambos no mesmo envelope) 02/07= enviado por DHL ag central dos correios primeiro de marco RJ 06/07= recebido ACP por Isabel Ferreira.
@Pedro Jura? Eu achei que precisava atualizar o status dele de casado e óbito lá. Ando lendo demais, e daí muita informação as vezes confunde mais do que ajuda hahaha. Muito obrigada, então! Vou dar continuidade nos documentos daqui
@leonardo nunes, parabens! Feliz em saber do resultado positivo. Esperando ansiosa pelo meu... Espero que na segunda eles comecem a andar com os processos de junho.
Boa noite, o processo do meu pai terminou e ja recebi o assento em casa eu fiz via Ovar, enfim se possível me confirmem isso os docs que preciso para fazer via ACP são o copia do rg apostilado, certidão por copia reprográfica apostilada e uma copia simples do assento do meu pai, correto?
Minha duvida é em relação ao meu irmão mais novo ele acabou de fazer 17 anos, no caso o que muda no processo? preciso de algum documento adicional? vi que é um formulario diferente
Se o seu pai foi o declarante do seu nascimento,pode enviar para o ACP
Copia simples do assento do seu pai Sua certidão de nascimento reprografica(copia do livro)apostilada Xerox autenticada e apostilada do seu RG Formulário 1 C preenchido frente de verso na mesma folha e com reconhecimento de firma por autenticidade Vale postal de 175 Euros
Copia simples do assento do seu pai Certidão de nascimento de inteiro teor apostilada Xerox autenticada do RG dos pais Xerox autenticada do RG do seu irmão Formulário 1 C preenchido frente de verso na mesma folha e com reconhecimento de firma por autenticidade dos pais(pai e mãe assinam) Processo gratuito
@gabrielameirelles, consegui saber pelo rastreamento que EMS chegou dia 06.07.18 em Portugal, não no Porto. Acho que estava colocando RJ em vez de BR..
Enviei os documentos para o ACP dia 26/03 e minha nacionalidade saiu dia 09/05, foi bem rápido! E eu só descobri porque liguei para o IRN, pois até então eu não havia recebido nenhum e-mail nem carta.
Bom dia. Mais alguem q o processo tenha chrgado no ACP ha dez dias e o vale nao tenha sido sacado/ nao tenha sido numerado ainda? Fiz o vale certinho, levei ate um modelo daqui mesmo. Ctt cfr q xhegou no valor de 178 euros no dia 25/6 e o ACP nao sacou. Ansios. Obrigada
@TeresaFarias17, enviei 3 processos no início e Junho e depois de quase duas semanas ainda não tinham sido numerados, então acho que está demorando mais que o normal para numerar. Depois uns 4 ou 5 dias liguei de novo e haviam sido numerados, então não se preocupe. Obs: enviei vale postal dos correios da Espanha, onde vivo, então é um caso semelhante ao seu. Em breve já estará numerado, verás.
@David Lima, como você explicou acima, só consigo fazer a Atribuição com a Certidão de Nascimento de IT Reprográfica, isso ok. Agora tenho outra dúvida, para meu pai pegar a cidadania por ACP ele primeiro precisa dar entrada no casamento dele (transcrição) e depois a cidadania (atribuição) ou pode dar entrada direto na atribuição e quando chegar a certidão ele envia o processo de transcrição para Pobta Delgda, por exemplo ??? Obs.: meu pai vai pegar a cidadania pela mãe, a mesma já é portuguesa e tem casamento transcrito em Portugal.
Pessoal me tira um dúvida? Meu pai foi naturalizado recentemente, a minha meia irmã (por parte de mãe) que foi criada pelo meu pai desde 2 anos de idade, pode requerer a cidadania de alguma forma? (Ela não tem o nome do meu pai agora português na certidão)
@David Lima, obrigada. É ansiedade mesmo. É uma caso que ajudei uma familia amiga, e morro demedo de dar problema. . Vi na planilha alguns casos q chegaram no mesmo dia e já foram numerados, aí bateu o medo!
@TeresaFarias17 somente processos cuja entrada foi dada pessoalmente são numerados no mesmo dia. Para os que chegam de fora, seja do estrangeiro ou não, eles são numerados por volta de 1 a 2 semana após a sua chegada no ACP.
@gabrielameirelles, o meu processo é de 09.05.18, o que mandei agora foi exigência. Deve chegar no Porto dia 09.07.18. Vamos torcer pra tudo dar certo.
@Horacio, pelo que entendi seu pai pegou cidadania por AQUISIÇÃO e não atribuição, correto? Se foi por AQUISIÇÃO não pode passar pros filhos. Por casamento acredito que também não (mas peço que outro moderador confirme aqui).
Quanto a sua meia irmã, como não foi registrada pelo português na menoridade, não tem direito, mesmo se a cidadania do seu pai fosse por ATRIBUIÇÃO. Porém, seu pai sendo português, caso queira se mudar pra Portugal, pode pedir reunião familiar e conseguir vistos de residência para a esposa e filhos que sejam dependentes.
Pessoal, meu processo e do meu irmão foram enviados dia 08/06, pelo correio, entrega dia 22/06, entrada no ACP dia 26/06, em análise, quanto tempo espero para ligar novamente? Será que amanhã já será um bom dia? Meu processo foi numerado 33xxx/2018 e do meu irmão também 33xxx/2018, ambos dia 26/06
Comentários
nome = Sergio e o outro Jose Luiz (ambos no mesmo envelope)
02/07= enviado por DHL ag central dos correios primeiro de marco RJ
06/07= recebido ACP por Isabel Ferreira.
muito obrigado!
abs
Minha duvida é em relação ao meu irmão mais novo ele acabou de fazer 17 anos, no caso o que muda no processo? preciso de algum documento adicional? vi que é um formulario diferente
Se o seu pai foi o declarante do seu nascimento,pode enviar para o ACP
Copia simples do assento do seu pai
Sua certidão de nascimento reprografica(copia do livro)apostilada
Xerox autenticada e apostilada do seu RG
Formulário 1 C preenchido frente de verso na mesma folha e com reconhecimento de firma por autenticidade
Vale postal de 175 Euros
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_1-C_cheque.pdf?nocache=1455794359.46
Para o seu irmão
Copia simples do assento do seu pai
Certidão de nascimento de inteiro teor apostilada
Xerox autenticada do RG dos pais
Xerox autenticada do RG do seu irmão
Formulário 1 C preenchido frente de verso na mesma folha e com reconhecimento de firma por autenticidade dos pais(pai e mãe assinam)
Processo gratuito
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1455794359.46
Obs.: meu pai vai pegar a cidadania pela mãe, a mesma já é portuguesa e tem casamento transcrito em Portugal.
Primeiro a atribuição do seu pai.Depois,caso seja necessário,a transcrição do casamento
Meu pai foi naturalizado recentemente, a minha meia irmã (por parte de mãe) que foi criada pelo meu pai desde 2 anos de idade, pode requerer a cidadania de alguma forma? (Ela não tem o nome do meu pai agora português na certidão)
Se foi por AQUISIÇÃO não pode passar pros filhos. Por casamento acredito que também não (mas peço que outro moderador confirme aqui).
Quanto a sua meia irmã, como não foi registrada pelo português na menoridade, não tem direito, mesmo se a cidadania do seu pai fosse por ATRIBUIÇÃO. Porém, seu pai sendo português, caso queira se mudar pra Portugal, pode pedir reunião familiar e conseguir vistos de residência para a esposa e filhos que sejam dependentes.
alguém sabe como saber se um processo foi numerado e se foi concluído?
Vi algumas pessoas dizendo que ligaram. É a única opção? Para onde ligar?
E quando fecha o processo, eles mandam uma cópia da certidão?
Obrigada!
Então não tem muito oq fazer kkkk obrigado
meu processo e do meu irmão foram enviados dia 08/06, pelo correio, entrega dia 22/06, entrada no ACP dia 26/06, em análise, quanto tempo espero para ligar novamente? Será que amanhã já será um bom dia?
Meu processo foi numerado 33xxx/2018 e do meu irmão também 33xxx/2018, ambos dia 26/06
obrigada
Linha de Registros (LR):
00 (xx) 351 21 195 0500 onde xx é sua operadora.
No menu, Digite 1, aguarde, Digite 1 novamente
Sim,quando o processo finalizar,vc vai receber o assento pelos correios