Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

13403413433453461524

Comentários

  • @eliasfsjunior pois é, o problema é que fui na agencia onde enviei e me informaram que o sistema que eles usam pra verificar este tippo de informaão estava inoperante. Pediram para eu abrir uma reclamação no 0800...
    NAda neste nosso pais funciona!!!!
    Será que pode ser feito em qualquer agencia ou teria que ser na mesma onde foi enviado?
    Se sim vou tentar em outra quem sabe....?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @cadmon número de que ID?

    Eu não me precipitaria em enviar outro 1C, porque o Vale Postal nem é conferido por este número preenchido no formulário. O Vale Postal ao chegar nos correios de Portugal é "transformado" em outro número dos Correios locais e chega em forma de um telegrama dos correios de lá com esta info. Aguarde um pouco e mais à frente ligue na LR pra ver se foi numerado. Se foi numerado, certamente o vale foi sacado.

    "Hoje percebi que coloquei o numero do id ao invés de numero do vale postal nos dois processos de atribuição de nacionalidade que enviei do meu tio e de meu irmão para ACP porto, mas com copia do VP junto. Será que vai ser devolvido? será que é melhor já fazer outro formulário 1C preenchido correto e enviar por carta registrada (devido ao preço ser mais em conta ) antes de vencer o vale postal? alguém já soube de erro parecido?"
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    editado July 2018
    @Fernanda Ambrosio

    os ricos de um Vale ser anulado/caducado é quase nulo quando o mesmo é emitido no mesmo dia de envio dos documentos. O que mais ocorre de caducar é quando a documentação não chega a tempo no ACP (por erro/atraso dos Correios), mas isto não é tão comum. Entretanto muita gente prefere enviar por DHL para não correr este risco. Na verdade quando um Vale Postal é emitido ele já informa aos Correios do país de destino tal fato (eletronicamente) e aí este emite uma espécie de comunicado local com um número de Vale de lá conforme o vale de origem. Então o Vale sempre chega à tempo, o risco mesmo é não chegarem os documentos à tempo e não ter como atribuir o pagamento a nenhum processo sem eles.

  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    editado July 2018
    @edujust faça assim. Vá na agência onde emitiu e peça pra verificarem se há alguma devolução de Vale Postal no seu CPF. Com o número do CPF (acredito que) conseguem ver. Normalmente um vale caducado gera um "telegrama" que chega na sua casa informando tal fato. Mas acho que é possível adiantar-se e pedir que vejam no sistema se isto já ocorreu.

    Se o Vale não foi emitido no seu nome/CPF você não poderá sacar o dinheiro.
  • @edujust Acredito que qualquer agência possa ver, o sistema é um só. Se tiver fora em um dia, já pode ter voltado ao normal em outro. Ontem mesmo eu fiz um VP sem problemas, na Agência Central, na Rua Primeiro de Março, Centro, Rio de Janeiro.
  • A ACP aceita RG expedido há mais de 05 anos? O meu foi expedido em 2011 e estou na dúvida se faço um novo ou não
  • Obrigada @Pedro Antonio Pereira Jr.
  • Enquanto aguardo a conclusão da transcrição do casamento da minha mãe (enviado para PD) ja estou juntando a documentação para dar entrada na minha atribuição A cópia reprografica da minha certidão de nascimento ja está apostilada e pronta, porém estava olhando e achei a qualidade péssima da cópia. Vcs acham que por segurança é melhor mandar junto uma cópia de inteiro teor digitada e apostilada junto ?
    Outra dúvida, qnd ficar pronta a transcrição do casamento da minha mãe eu uso qual certidão dela para dar entrada na minha atribuição? Digo, ela terá um novo assento de nascimento com averbação do casamento ou terá uma certidão de casamento emitida por portugal?
  • @LuStella é conveniente vc pedir uma certidão de inteiro teor digitada ja q a reprográfica está de dificil leitura.Quando o processo da sua mãe estiver concluído ela vai receber pelo correio um novo assento de nascimento portugues, mas ou vc pede uma cópia pelo civilonline ou informa somente o nr do registro português no formulário 1 C q é suficiente.
  • @Vlad Pen estou pensando em ajudar a minha tia. O meu avô português foi o declarante na certidão dela e isso se deu na menoridade. Nesse caso dela devo primeiro fazer a transcrição de casamento ou a atribuição dela?

    A unica coisa que tenho certeza que irá ocorrer é do processo cair em exigência, pois ela tem 84 anos. Felizmente, ela ainda tem boa saúde, então sair de casa não seria problema.
  • @Pedro sendo seu avô o declarante do nascimento da sua tia não precisa fazer a transcrição de casamento se o processo for feito em ACP.A prova de vida pode ser q seja solicitada, mas é melhor esperar a conservatória pedir se for o caso.
  • @Vlad mais uma vez obrigada.
    Outra dúvida, fazer minha atribuição por Porto ou Tondela? Qual está mais rápida?
  • @Lu Stella ACP, cuja média de prazo é de 30 a 60 dias.
  • @Lu Stella

    Pelo ACP (Porto) está mais rápido
  • @David Lima o ID é um numero com dez dígitos e que aparece no VP na parte superior do ticket que recebemos na via do cliente. Eu na pressa não vi escrito Nr. Vale e procurei um numero com dez dígitos, e como achei esse (id) com dez dígitos, usei ele. O ruim é que eles vão alegar que o formulário foi preenchido com erro. Logo... Meu temor é que se recusarem este formulário, não de tempo hábil para enviar um novo e perder o dinheiro do VP
  • @Pedro e @Maria muito obrigada. Vou optar por porto então.
  • @cadmon,
    Pelo o que você disse, você colocou a cópia do vale no envelope certo?
    Se for isso não precisa se preocupar que vai dar certo.
    Boa Sorte!!!
  • @alaide peralta os dois processos que citei foram por ACP. Pelo prazo desta conservatória eu acho que vale a pena ele tirar uma nova via da identidade dele...
  • @edujust,

    O sistema dos correios é integrado, ou seja, qualquer agencia pode ser consultar. O vale tem validade de 30 após a chegada em Portugal. O seu já passou muito.
    A única alternativa é se a conservatória solicitou prorrogação do vale. Isso é possível, mas eu sinceramente nunca vi acontecer.
    Portanto é mais provável que o seu vale esteja no limbo. Não foi sacado e ainda não foi devolvido.
    Quando a própria conservatória solicita a devolução do vale é bem mais rápido.
    Além de ir a uma agencia conferir se o vale já está disponível para saque, a sua outra atitude é entrar em contato com os Correios, pode ser pelo o telefone 3003-0100 ou no fale conosco na página www.correios.com.br
    Se o vale não foi ainda devolvido, aconselho e pedir o cancelamento e fazer outro e informar a conservatória imediatamente após a confecção do mesmo.
    Boa sorte!!!!!
  • Boa tarde pessoal ,já faz um tempo que não consigo entrar aqui no fórum,pois a vida aqui em Portugal esta muito corrida,mas venho agradecer a todos pelo excelente trabalho que é realizado nesse fórum,comecei o processo do meu pai a 1 ano e 7 meses ,e hj ,finalmente consegui finalizar o meu ,meu caso foi um daqueles chatos por ter sido registrado depois de 1 ano de nascido,ai foi aquela correria para juntar documentos ,mas enfim consegui,queria agradecer ao @vlad a @Marcia é a tantos outros que me ajudaram,*meus processos depois de todos docs corretos não levaram nem 1 mês cada 1 para ficar pronto na ACP.*
  • @Mtrin
    Exatamente...seguiu com xerox do VP no envelope.
    Tomara que vc esteja certo...
    Obrigado!
    Ah! uma informação, quando estive nos correios, verifiquei que por DHL esta mais barato (R$ 236,00 com seguro) que o equivalente dos correios (R$ 290,00).
  • Boa tarde,

    Só para efeito de registro, enviei meu processo hoje pelos correios do Méier /RJ, sem nenhum problema.
    Qualquer notícia da numeração eu informo para acrescentar na planilha.
  • Pesquisando no fórum, descobri que a Talitha Souza em 08/17, cometeu o mesmo erro que eu. Sera que alguém sabe como ela resolveu o problema? Se estiver por ai me de uma dica... por favor!
    agradeço desde já.
  • @Pedro Antonio Pereira Jr., eu fiz a atribuição do meu avô que tem 85 anos e não pediram prova de vida. Talvez porque eu pedi para ele tirar um novo RG e enviei os documentos para Portugal no dia sequinte em que ele assinou o requerimento 1C por autenticidade.
  • Boa noite a todos!
    Desde já agradeço, o fórum foi muito útil, consegui tirar a maioria das dúvidas apenas com a pesquisa e lendo os diversos relatos.
    Minha mãe é filha de pai português e mãe brasileira, de acordo com as informações do tópico, a ACP Porto não exige a transcrição de casamentos dos pais delas. O pai (português) foi o declarante.
    1) Tirei toda a documentação, falta apenas chegar a certidão de nascimento reprográfica apostilada da minha mãe. Gostaria de confirmar se está tudo certo:
    1.1) Certidão de Nascimento Reprográfica e Apostilada da minha mãe
    1.2) Formulário 1C Assinado por Autenticidade
    1.3) Certidão de Nascimento do Pai(português). Eu tenho a certidão original dele, fiz um cópia simples, ela é de 1938. Teria alguma problema?
    1.4) Cópia da Certidão de Casamento Autenticada. Minha mãe alterou o nome quando casou, li que é necessário uma copia simples autenticada sem necessidade de ser de inteiro teor. Necessita ser de inteiro teor? Precisa apostilar?
    1.5) Cópia do RG Autenticada e Apostilada

    Se puderem me ajudar eu agradeço.
  • Boa noite! Na página 353 o @DSoares perguntou qual certidão de nascimento seria a certa para atribuição de menor de idade( Cópia reprografica do livro apostilada ou a de inteiro teor apostilada) , e a resposta da Mod Márcia foi a reprografica. Em 19 de junho 2018 , depois de pesquisar aqui no fórum eu enviei os documentos para atribuição de minha filha de 5 anos com a certidão de inteiro teor apostilada. Sera que vai cair em exigência?
  • @Denis das Neve

    Pra menor,serve a de inteiro teor
  • editado July 2018
    @Denis das Neve,

    realmente, coloquei errado.
    Já escrevi para o @DSoares. Na verdade, não reparei, quando respondi, que se tratava de duas crianças.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/160644/#Comment_160644
    Obrigada.
  • @dsetterval pode ser enviado apenas a copia simples da certidao do português.A certidão de casamento seria recomendado enviar de inteiro teor apostilada.O restante está ok.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.