Aquisição / Naturalização: Dicas e Informações Gerais

AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta
Se você possui dicas, links e informações sobre como dar entrada em processos de aquisição/naturalização, compartilhe aqui!

Atenção: este tópico é apenas para o compartilhamento de informações. Se você deseja fazer uma pergunta, por favor crie uma nova discussão.
«134567

Comentários

  • Wesley PradoWesley Prado Member
    editado April 2017
    O Requerimento 6.4 deve ter a firma do requerente reconhecida presencialmente em Cartório de Notas (conferir se a palavra AUTENTICIDADE aparece na etiqueta).
    http://consuladoportugalrj.org.br/site2017/wp-content/uploads/2017/04/artigo_6-4_neto.pdf

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------
    Endereços para envio do VALE POSTAL: €250*
    (finalidade: manutenção de residente)
    (pagtº em espécie ou cartão de débito Banco do Brasil)

    IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    * Aquisição para filhos menores de 18 anos nascidos antes da naturalização do(a) pai/mãe = €200

    -------------------------------------------------------------------------------


    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    Obs: Atualização em 29 de Novembro / Removido Ponta Delgada, que não é mais Balcão de Nacionalidade
  • Apostilamentos em SP devem ser feitos no Cartório do Tatuape, 27a Pretoria Civel, prazo de 2 dias úteis.
  • GlaucoGlauco Member
    editado September 2016
    Olá! Alguém sabe como consigo um documento oficial de Portugal, informando que em Tondela e VNGAIA exigem cópia de inteiro teor simples e que não precisa ser reprográfica? Meu processo é de Aquisição (Avô materno) É que, segundo o cartório, existe uma lei nova, para o caso de pais falecidos, em que os cartórios só podem liberar certidões de inteiro teor REPROGRÁFICAS e não mais simples, devido à fraudes. Informou também que é preciso levar uma declaração ao fórum, para que um juiz libere o pedido. Como esse processo é mais demorado e eu receio perder a validade da minha outra certidão, gostaria de ter algum doc para levar no cartório e pedia a cópia simples, provando que eles estão errados. Grato.
  • @Glauco passei por uma situação parecida aqui em Niterói. Quando fui tirar a certidão reprográfica do meu pai, o pessoal do cartório não pediu nada demais, somente solicitou que eu completasse um formulário ali mesmo dizendo para o que seria a certidão, e claro que anotaram todos os dados meus. Quando fui tirar a minha certidão reprográfica o cartório solicitou algo parecido, eles pediram que eu fizesse uma declaração, com o modelo que eles forneceram, reconhecesse firma e junto incluísse a cópia autenticada do documento.

    Claro que fui na corregedoria prestar queixa, mas o que me explicaram foi o seguinte> cada cartório pode solicitar os meios de proteção que julgar necessário para evitar fraudes.

    Sim, os registros são públicos, e sim, temos direito de acesso. Porém COMO temos direito de acesso, cabe ao cartório decidir.

    Essa assinatura do Juiz que eles estão pedindo é fácil de conseguir, ao menos aqui no RIO, basta ir com uma declaração preenchida solicitando a certidão na Vara de Família e pedir ao escrevente que libere por despacho simples. Se ele estiver de bom humor ele faz na hora.
  • GlaucoGlauco Member
    editado September 2016
    Que ótima notícia, @Bruno! O cartório que eu estou tirando é de São Gonçalo, venda da Cruz, próximo de Niterói. Agora esta declaração é o cartório que leva na Vara de Família ou nós podemos fazer isso? A pessoa do cartório falou que eles levam, mas sabe como é, né? Outra coisa, no meu caso, a conservatória de Tondela me respondeu hoje, via e-mail, que não precisa reprográfica no caso de aquisição.
  • @Glauco, você mesmo pode levar, apesar de morar em São Gonçalo não tenho contato com o Fórum daqui, lá em Niterói, de onde é minha certidão, fizeram na hora. Eles emitem uma declaração e o juiz assina, ai é só anexar na sua solicitação.

    Só que repito, varia de acordo com o humor do escrevente do cartório e também se o juiz está disponível. Chegar lá gritando não vai ajudar rsrsrs

    Te aconselho a tentar, se não der, deixa com o Cartório então, eles devem conseguir tal autorização até sexta.
  • GlaucoGlauco Member
    editado September 2016
    @Brunno! Essa declaração deve ser carimbada e assinada pelo cartório? Digo isso porque a declaração está numa folha timbrada do cartório e me foi enviada por email e se nao precisar do carimbo do cartório nem assinatura, eu já tento levar, entende? Valeu, muito obrigado!
  • @Glauco, essa ai que eles te enviaram que voce deve preencher e levar la no forum, te aconselho a reconhecer sua firma antes
  • Obrigado, @Brunno!
  • Todos os cartórios de SP estão aptos há fornecer a certidão para aquisição e o apostila mento
  • Para processo de aquisição (ambos avos portugueses) precisa da transcrição do óbito? Ou só do casamento?
    Primeiro tenho que transcrever para depois entrar com processo de aquisição?
    Tenho a certidão dos meus avos, mas encontra-se ilegível.
  • @Andressa Mendes,precisa transcrever o casamento já que ambos eram portugueses.
    Casaram aqui no Brasil?
    Óbito não será necessário
    Sobre a certidões ilegíveis,vc vai ter que providenciar outras.
  • Oi pessoal,
    Agradecendo toda atenção e cuidado de todos. Por favor alguém tem conhecimento de alguma localidade onde seja mais rápido a tramitação do processo de naturalização. Li: OVAR, TONDELA e PONTA DELGADA.... Isso mesmo?? Muito grata pela ajuda, Sophia (Aihpos é meu nome ao contrário... Ehehe)
  • Pessoal,

    Li que podemos obter a cidadania portuguesa sem precisar dessas empresas, é verdade? Falam que se você achar o cartorio do seus pais e envia seus documentos ele auxiliam.
  • @Leo Brigido, aqui todos nós fazemos as nossas cidadania com ajuda dos colegas aqui do fórum. Vc leia aqui alguns arquivos.... Veja qual seria sua situação e documentos necessários para fazer a sua cidadania.
    Quem é o portugues na sua família?
  • Pessoal Bom dia.

    Meu pai adquiriu esse ano a cidadania através do seu avô. Minha irmã faz 17 anos no próximo dia 30.
    Ela consegue a cidadania fazendo o mesmo processo que meu pai fez?
  • Pessoal, o que preciso para fazer o processo de naturalização da minha mãe, por favor? Grata
  • Para processo de naturalização de neto de portugues, precisa da certidão de nascimento do portugeus. Mas precisa da certidão de casamento e óbito? SE eles se casaram no Brasil precisa da transcrição do casamento?
  • @Luiza ,se os 2 eram portugueses e casaram aqui no Brasil precisa transcrever.
    Se o pai portugues casou com brasileira aqui no Brasil não precisa transcrever se o PAI foi o declarante do nascimento do filho.
    óbito não é necessário
  • editado December 2016
    Oi gente. Alguém tem a lista mais atualizada para a naturalização de avô para neto. Estou vendo várias listas mas não estou sabendo se são atualizadas com as novas regras. Gostaria de mandar para Tondela ou Ovar. Alguém sabe se tem alguma diferença entre asduas ou listas específicas? Obrigada.
  • Pessoal, boa tarde.

    Alguém saberia se a conservatória pede algum vinculo com Portugal para deferir o processo? Obrigada
  • editado December 2016
    Ola,

    Sou casada com portugues com residencia no Brasil.
    Como faço para tirar minha dupla nacionalidade diretamente em Portugual, digo sem ir ao consulado?
    [APAGADO]

    Agradeço
  • estou com imensa dificuldade de entrar em contato com a linha de registros. As vezes espero mais de 15 minutos e depois a ligação cai. Alguém sabe se está com algum problema?
  • Pessoal, preciso de uma ajuda, por favor.

    Minha mãe é neta de portugueses por parte de pai (seu pai, nem mãe eram cidadãos portugueses) e quer tentar a naturalização.

    Estou bem perdido no que ela precisa fazer para dar entrada em seu processo.

    O que eu preciso ver para ela? Que certidoes preciso conseguir?

    Desde já,

    Muito obrigado
  • Pessoal, ví que é preciso da certidão de casamento da minha mãe com meu pai, já que foi meu pai o declarante e minha mãe é a filha de português. Porém, na Certidão de nascimento dela já tem escrito que ela foi casada com meu pai, a fls. e o livro e a mudança pro nome de casada.
    Mesmo assim será preciso da certidão de casamento?
  • Preciso de notícias do meu processo de nacionalidade portuguesa de número 2975/16 Nac-B-MR.
    Alguém pode me informar um telefone em Lisboa para informações?
  • @Rodrigo sim, se faz necessario!!
Esta discussão está fechada.