Atribuição: Dicas e Informações Gerais

13468912

Comentários

  • @nathache pra solicitar aquisição de cidadania somente depois de 3 anos de casados (atribuição é só de pai pra filho) e aqui no fórum se recomenda morar lá e depois de 3 anos de casado (é obrigatório isso) e 2 anos morando lá (conheço gente que conseguiu antes disso)solicitar sua aquisição de cidadania.
    Você pode ir morar lá e solicitar o cartão de residencia ao SEF pelo casamento.
  • E no meu caso?
    Casei em set/2013.
    Meu sogro ta entrando com a atribuição agora e depois meu marido vai pedir.

    Posso solicitar aquisição depois dele transcrever nosso casamento?

    Quero pedir pois temos planos de mudar pra Irlanda
  • @M Adelaide,
    Boa tarde,
    Para fazer a atribuição de minha filha em Tondela, devo enviar o vale postal de €175? Mesmo ela possuindo 2 anos de idade?
    Obrigado
  • Que eu saiba é sem custo para menor
  • Gosraria de saber qual a conservatória que esta saindo o processo nais rápida
  • @Priscila, so apos 3 anos de casados e morar em Portugal por 2 anos!!! Precisa provar essa relacao com portugal, nao so com o marido
  • @Rogeralv, é gratis para menor de 18anos. Os pais precisam assinar p formulario 1c e enviar tambem os seus RG
  • Poderiam me ajudar com uma dúvida? Vou fazer a atribuição para minha mãe, filha de português. O RG dela é bem antigo, acho que de uns 30 anos atrás. Será que é aceito por Tondela? O documento mais recente dela é a carteira de motorista, mas não é aceita como documento válido, certo?
  • Ui!
    Vou fazer a transcrição do casamento então, ir pra Dublin e pedir o visto de la!

    Obrigada mais uma vez
  • Pessoal, podem me ajudar com as minhas 2 dúvidas? Vou fazer pelo consulado de Portugal no Rio

    1 - Devido agora a necessidade da certidão de nascimento estar apostilada (Haya) ainda é necessário passar pelo Itamaraty (ministério das relações exteriores) para validar o documento?

    2 - O formulario que eles colocam como obrigatorio para preenchimento não é igual o formulario 3C, é um modelo especifico do consulado. Será que é necessário preencher tbm o formulário 3C mesmo que não esteja na listagem de documentação do consulado?
  • @Danielle Marques,

    TONDELA não aceita ID fora do prazo de validade, isto é, dez anos. Porém, a vantagem é que aceita a xerox da carteira de motorista apostilada.
  • Boa tarde. O processo de atribuição do meu avô (materno) está em andamento e estou adiantando a documentação da minha mãe para finalmente chegar até mim. Meu pai (brasileiro, natural do Paraná) foi o declarante de meu nascimento. Não consegui que o cartório de lá fizesse uma cópia reprografica de seu nascimento (até consegui, mas uma xérox autenticada em papel sulfite comum sem nenhum selo nem nada....), apenas consegui de inteiro teor (porém com os selos Arpen).
    Minha dúvida:
    Há alguma conservatória onde eu possa fazer simultaneamente a atribuição de minha mãe e já a transcrição do seu casamento, considerando que uma das certidões será de inteiro teor?
    Obrigada!
  • Outra dúvida,

    estou fazendo o processo de atriuição para minha mãe. Na certidão de nascimento de inteiro teor dela o nome é diferente da do RG (nome de casada). Qual seria o impacto disso? Teria algum problema ?
  • @Rodrigo Totti Fernandes, anexe uma certidão de casamento junto com o processo de atribuição. Isso esclarece a mudança de nomes.
  • Endorso a dúvida da Jandira, a certidão de casamento deverá ser apostilada e autenticada?

    Obrigado
  • @Rodrigo Totti Fernandes
    1 - Devido agora a necessidade da certidão de nascimento estar apostilada (Haya) ainda é necessário passar pelo Itamaraty (ministério das relações exteriores) para validar o documento?
    R - Não

    2 - O formulario que eles colocam como obrigatorio para preenchimento não é igual o formulario 3C, é um modelo especifico do consulado. Será que é necessário preencher tbm o formulário 3C mesmo que não esteja na listagem de documentação do consulado?
    R - Aqui o pessoal aconselha fazer direto por Portugal, não precisa ir até lá, é por carta. Além de ser mais rápido é mais barato.

    3 - Estou fazendo o processo de atriuição para minha mãe. Na certidão de nascimento de inteiro teor dela o nome é diferente da do RG (nome de casada). Qual seria o impacto disso? Teria algum problema ?
    R - Normal que seja assim, a certidão, inclusive, deve ter esse averbamento.
  • @Jandira Pinheiro Eu acho muito mais fácil ter a averbação na certidão de nascimento do que anexar qualquer outra.
  • @Jandira Pinheiro, @Rodrigo Totti Fernandes, quando fiz, enviei a certidão também apostilada.

    As vezes o cartório não fez e nem vai fazer o averbamento da certidão de nascimento, aí fica complicado, mas se for possível faze-lo, fica melhor.
  • @Jandira Pinheiro,

    exatamente.

    Creio que tem que ser uma original apostilada. Pelo menos à época que realizei um processo onde a mudança do nome pelo casamento não estava averbada na certidão de nascimento
  • Bom no meu caso a certidão de nascimento da minha mãe não consta a averbação, logo terei que levar a certidão de casamento de inteiro teor e apostilada, certo?
  • @Rodrigo Totti Fernandes
    Ligue no cartório onde foi feito o casamento de sua mãe e solicite a comunicação do casamento ao cartório de nascimento dela, em poucos dias eles fazem a averbação. É a solução mais simples e econômica.
  • @Jandira Pinheiro
    A averbação é feita no livro à margem do registro e vc pode exigir que conste na certidão reprográfica.
    Eu tbm sou novo, mas tenho visto o pessoal sempre encaminhar a inteiro teor simples junto com a inteiro teor reprográfica, acho que ajuda a conservatória a ler.
  • Pessoal, boa tarde. A cada tópico que leio parece que minha dúvida aumenta! Mas já aprendi demais!

    Podem me ajudar? Tenho algumas dúvidas para atribuição em Tondela:

    1. Meu avô já é bem velhinho e tenho certa pressa em iniciar o processo de atribuição, eu consigo iniciar a atribuição do meu avô e também a transcrição de casamento e óbito da minha bisavó (Portuguesa) ao mesmo tempo?

    2. Preciso transcrever o óbito da minha bisavó?

    3. Se precisar transcrever o óbito, também preciso transcrever o óbito do meu bisavô brasileiro já que minha bisavó morreu depois dele?

    Agradeço demais a ajuda de vocês!
  • Jandira, muito obrigado pela sua ajuda. Tenho mais algumas dúvidas:

    1. Então você recomenda transcrever primeiro o casamento da minha bisavó por Ponta Delgada e depois que receber de volta, enviar para Tondela, é isso?

    2. Engraçado que CRC de Porto pede a transcrição do óbito, e pra isso preciso conseguir a certidão de nascimento do meu bisavô que estou com dificuldade de conseguir, então pra Tondela e Ponta Delgada isso não é necessário?

    3. Posso autenticar o formulário 1C por autenticidade no cartório, mas pra enviar a transcrição, vou precisar de uma procuração do meu avô, correto? Vou autenticar esse formulário 1C e a procuração também por via das dúvidas.
  • @harter,
    1 – Exatamente.
    2 – Cada CRC tem exigências diferentes. As CRCs do Porto exigem transcrições de óbito
    3 – Não precisa pegar procuração da transcrição. Seu avô assinará o 1c e o requerimento de transcrição de casamento da bisavó. Junto com a transcrição envie o RG dele.
  • harterharter Member
    editado February 2017
    Caio, muito obrigado.

    O requerimento de transcrição não tenho ainda todos os dados para preenchimento, posso levar o requerimento de transcrição sem preencher, ele assina e autentica no cartório e depois eu preencho a mão? Ele já está muito velhinho, queria levar ele logo no cartório, mas só uma única vez.
  • @harter, muitos cartorários recusam-se a reconhecer assinatura caso o documento não estiver todo preenchido, mas não lhe custa tentar.
  • Alguém sabe me dizer qual a conservatória que está saindo a mais rápido .
  • @Neusmar Cruz, para falar a verdade, rápido é um conceito meio abstrato no momento. As Conservatórias estão pelo menos com 90 dias de prazo, mas de qualquer forma, qualquer uma será mais rápida que um Consulado (200-360 dias).
    Tondela: 90-100
    VNGaia: 100-120
    Ovar: 120+
    Prazo baseado nas últimas conclusões postadas.
  • Valeu ab.
Esta discussão está fechada.