Atribuição: Dicas e Informações Gerais

16791112

Comentários

  • Boa Tarde galera!

    Sou Novo no forum e já li bastante coisa aqui, mas ainda restram algumas dúvidas.

    Vou entrar com o processo de cidadania por atribuição da minha mãe. Minha mãe é viúva e meu avô português faleceu ano passado.

    Possuo os seguintes documentos:

    Certidão de Nascimento da minha mãe (registrada pelo meu avô) em Inteiro Teor em cópia reprográfica apostilada (dentro do prazo de 180 dias)

    RG da minha mãe autenticada e apostilada.

    Não possuo a certidão de nascimento do meu avô, mas localizei a numeração mandando um e-mail para a conservatória responsável. Eles responderam o seguinte: "informo que o referido assento está informatizado sob o nº 3913 de 2015, mas não constam averbamentos."

    Vou providenciar o documento C1 e levar minha mãe ao cartório para assinar.

    Minhas dúvidas são:

    Minha mãe possui o nome de casada no RG. Sua certidão de casamento não está averbada na certidão de nascimento. Preciso enviar a certidão de casamento dela também?

    A informação que recebi por e-mail vale como documento (certidão de nascimento) do meu avô?

    Fazer o processo por onde, Tondela ou Ovar?

    Estou esquecendo mais alguma coisa?

    Desde já, muito Obrigado!
    Esse forum é ótimo!
  • @Mozart
    É o pai da sua mãe o português, certo? Olhe na certidão da sua mãe se foi ele, seu avô, que declarou o nascimento dela.
    Se foi, então o processo dela fica fácil, não precisa transcrever o casamento do seu avô com a sua avó SE VOCÊ MANDAR PARA TONDELA. Se mandar para Ovar, terá que transcrever o casamento antes.

    Quanto ao nome da sua mãe, sim, mande uma certidão de casamento dela junto, para eles verem que o nome dela mudou.

    Você até pode imprimir o email e mandar junto, mas na verdade, só a anotação do número do assento no formulário 1C já é suficiente.

    Depois que ficar pronto o processo da sua mãe, para fazer o seu será necessário antes transcrever o casamento dela com seu pai, mesmo com ele já falecido. É tranquilo de fazer. Faça por Ponta Delgada ou 4a do Porto a transcrição do casamento da sua mãe antes de mandar a sua atribuição.
  • Oi Cynthia!

    Sim, foi meu avô (português) que declarou o nascimento dela.

    A Certidão de casamento precisa ser em inteiro teor e apostilada também?

    Então, pelo que eu entendi, mandar para Tondela seria a melhor opção, certo?

    Muito Obrigado pela resposta!
  • @Mozart
    Mamão com açúcar... Mande para Tondela.
    Quanto à certidão de casamento da sua mãe, não sei dizer se tem que ser de inteiro teor e apostilada. Vamos ver se aparece alguém que saiba. É só para informar sobre a mudança de nome, não será feito nenhum registro a partir dela. Meu palpite é que uma certidão simples, com firma reconhecida já bastasse. Mas não tenho certeza. Tondela é meio enjoadinha.
  • Valeu mesmo Cynthia!

    Muito obrigado! Vou ver se acho alguma situação parecida pelo fórum.

  • Boa noite pessoal,
    Já estou no Rio há 06 dias tentando resolver tudo para enviar os documentos para Ovar (já que minha certidão não é reprográfica). Ainda por cima, tive problemas nos correios que não queriam enviar o vale postal. Finalmente está tudo pronto. Mas lendo como preencher o formulario 1C a pessoa teria que mandar também a certidão de casada, visto que meu nome atual na carteira de identidade tem o sobrenome do meu marido. Mas nos documentos solicitados pelas conservatórias não fala em certidão de casamento só de nascimento. Devo mandar a certidão mesmo assim.
    Muito obrigada
  • @Maria da Gloria, quando existe diferença de nomes entre o RG e a certidão de nascimento, é preciso enviar uma certidão de casamento. Já ouvi dizer que pode ser tanto cópia autenticada, quanto um original apostilada, mas não sei ao certo.
    Se o casamento estiver averbado em sua certidão de nascimento (deveria estar), não precisa enviar uma certidão de casamento para o processo de atribuição.
    Este documento não é solicitado pelas Conservatórias, mas é necessário para se provar que é a requerente é a mesma na certidão e no RG.
  • Boa Noite pessoal!
    Sou nova aqui, já li vários tópicos no fórum, mas como todos, tenho duvidas. SE alguém puder me ajudar, ficarei imensamente agradecida.
    Quero entrar com o pedido de cidadania por atribuição. Meu pai é português e foi o declarante na minha certidão de nascimento.

    Casou-se com uma brasileira, aqui no Brasil. Preciso fazer a transcrição do casamento dele?

    Tenho a certidão de nascimento dele original. É preciso pedir outra? ou pode ser uma cópia simples desta?

    Obrigada, Patricia.
  • Bom dia,
    Ontem enviei uma mensagem no fórum perguntando sobre a necessidade da transcrição do casamento de meu pai. Porém já soube que o assento de casamento dele já está transcrito na Conservatória dos Registros de Lisboa. Como já havia mencionado, tenho a certidão original dele. Posso enviar cópia desta? Quais mais documentos eu preciso?
    Obrigada, Patrícia
  • @PATRICIA SA, se o casamento de seu pai já está transcrito em Portugal, pode realizar seu processo de atribuição:
    Leia este tópico para saber quais são os documentos exigidos por cada Conservatória: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest
    Leia este tópico, o qual auxilia o preenchimento do formulário 1c: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest

    Penso que estes vão lhe ajudar um bocado.
  • @Mozart ,ocorreu a mesma dúvida comigo quanto a enviar ou não a certidão de casamento para provar a mudança de nome no processo de atribuição. Obtive uma resposta de Tondela dizendo que uma cópia da certidão de casamento de inteiro teor (recente) apostilada serve para ATRIBUIÇÃO. Dessa forma enviei os documentos na semana passada com a cópia da certidão de casamento de inteiro teor apostilada, para comprovar a mudança de nome ao casar. Como Tondela me respondeu positivamente dizendo que serve, creio que não há problema para ATRIBUIÇÃO. Estou no aguardo agora.
  • @Mei, somente o assento de nascimento é o suficiente. Eles consultam os averbamentos no sistema.
  • Obrigado fsorf9!!! Valeu mesmo! Farei assim!
  • Olá, muito boa noite a todos amigos do fórum!

    Já dei uma lida em alguns tópicos, porém restaram algumas dúvidas e gostaria por gentileza que me confirmassem alguns detalhes.

    Tudo começou com o processo do meu pai, que foi super complicado (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4285/neto-de-avo-portuguesa-caso-muito-peculiar#latest), mas finalmente (graças a Deus, a muitas preces e a ajuda da Marcia (muito querida!) ) acabou saindo!

    Agora que meu pai é um cidadão português, quero entrar com o processo por atribuição para mim e para minhas irmãs.

    Gostaria de saber qual seria a maneira mais direta e menos demorada para o nosso processo de atribuição. É melhor mandarmos para Ovar, para o Porto, ou fazermos aqui mesmo em São Paulo?

    Caso a melhor opção seja alguma conservatória em Portugal, seria possível encaminharmos os três pedidos em um único envelope?

    Além das certidões de inteiro teor, apostilhadas e com as respectivas fotocópias do livro de registro de nascimento, quais outros documentos serão necessários uma vez que o casamento dos meus pais já foi transcrito junto com a cidadania do meu pai?

    Desde já agradeço pela atenção nas respostas.

    Bruno Garcia.
  • @Bruno
    Com transcrição de casamento já feita, sua melhor opção é Ovar.
    Pode mandar os 3 processos no mesmo envelopão, mas dentro, cada processo deve estar separado, cada um com seu jogo de documentos, independentes um processo do outro. Eu costumo colocar cada jogo de documentos num envelope diferente (ou pastas, enfim, qualquer coisa que deixe claro que são tês porcessos diferentes).

    Os documentos, além da certidão de nascimento do utente (reporgráfica apostilada), vai necessitar:

    -Xerox autenticada do RG do utente (para Ovar não precisa apostilar).
    -Vale postal de 175 euros - cada processo com seu vale, não pode multiplicar o valor e mandar um vale só
    -Formulário 1C preenchido e assinado com reconhecimento presencial (autenticidade).
    -Se tiver, uma xerox simples do assento português do seu pai (o número vai informado no formulário 1C, mas eu sempre mando uma xerox junto. Se tiver, é bom mandar e essa xerox é simples, custa centavos).

    Não sei como está o tempo de conclusão no Porto. Em Ovar, entre 3 e 4 meses.
  • @Bruno,

    fico muito feliz com sua conquista!
    Realmente, a cidadania é uma emoção que não cabe em palavras, é nascer de novo.

    Te respondi também inbox.
  • @Cynthia, @ Marcia, muito obrigado pelas dicas!

    Já fiz até o pedido das certidões.

    Ótimo final de semana! =D
  • Boa tarde, pessoal.
    Meu avô e minha avó (já falecidos) são de Vieira de Leiria. Já tem o casamento transcrito em Portugal, pois minha tia fez isso quando tirou a cidadania dela. Essa semana vou dar entrada da atribuição de cidadania do meu pai, para depois fazer atribuição para mim.

    O nome da minha bisavó (mão do meu avô) é Maria Neto, e é este nome que costa em todos os documentos, exceto na certidão de casamento que consta Maria Netto com 2 T.
    Será que terei algum problema com isso?

    Pedirei a cidadania em nome de minha avó, e não sei se isso interfere em algo ou não.

    **Esse forum está me ajudando muito!! sou muito grata por todos e assim que eu der entrada nesse processo, vou relatar aqui.
  • @Lua Maria,
    Neto ou Netto, não há problema.
  • Obrigada, @Mariza Guerra!!
  • @caiodib Obrigada pela resposta. Me ajudou muito
  • @caiodib, gostaria de tirar mais uma duvida. Queria tirar a dos meus filhos também.Porém, o declarante na certidão foi o pai, que é brasileiro. Teria que fazer a transcrição do casamento?
    Como faz esse processo?
  • @PATRICIA SA, em seu caso, precisará fazer a transcrição de seu casamento antes de realizar a atribuição de seus filhos.
    O processo funciona da mesma forma. Reúne os documentos, preenche o requerimento, e envia para Ponta Delgada ou para 4ª CRC do Porto.
    Leia este tópico: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
  • @caioib,Obrigada!
    Posso fazer os dois processos juntos? A minha nacionalidade e a transcrição do meu casamento?
  • @PATRICIA SA, não. Como são processos dependentes, terão de ser feitos um de cada vez. Primeiro a atribuição, depois a transcrição do casamento.
  • @caioib Obrigada mais uma vez. Começarei meu processo em breve e dou noticias
  • Desculpe minha pergunta, embora tenha uma resposta acima a respeito. Estou adquirindo minha nacionalidade por atribuição por conta dos meus pais que eram portugueses (já falecidos). Após a chegada da minha documentação pretendo enviar os documentos das minhas duas filhas, maiores de idade. Acontece que ainda sou casada no Brasil legalmente, embora não more mais com o pai das minhas filhas. Ele foi declarante no nascimento delas. Terei que averbar meu casamento para conseguir a passar a nacionalidade para elas? Pq se eu que serei portuguesa é que vou transmitir esse direito para elas? Obrigada.
  • @Jandira, já aproveite sua resposta para a @Maria da Gloria para esclarecer a minha dúvida. Muito obrigada também!

    Meu pai (filhos de portugueses) vai dar entrada no processo de atribuição para ele, depois darei entrada no meu processo e já estou pensando no das minhas filhas. A dúvida que fiquei é porque meu marido foi declarante do nascimento delas. Porém, não sou casada no papel. Como proceder?
  • @mauralapa, se suas filhas foram registradas com menos de um ano, não haverá problemas.
  • Obrigada, @caiodib. Elas foram registradas poucos dias após o nascimento.
Esta discussão está fechada.