Atribuição: Dicas e Informações Gerais

16781012

Comentários

  • Pessoal, estou fazendo o processo de atribuição da minha sogra que é filha de português. Mas o RG dela é de 1985. Será que ela precisa de um RG novo ou eles aceitam esse. O nome do pai dela também está errado, foi feita alteração em todos os documentos dela e do pai dela. Só ficou faltando o RG.
  • @tatiana, R.G com no máximo até 10 anos a partir da data de emissão.
  • Olá, gente! Cada dia aprendendo mais por aqui.

    Estou aliviada porque descobri há pouco que a transcrição do casamento de meus avós portugueses já está averbada no assento de nascimento do meu avô. Como já possuo o número do assento digitalizado, não será necessária a cópia da certidão para dar entrada no processo de atribuição para o meu pai, certo?

    Já pensando adiante, me surgiu a outra dúvida: se realmente será preciso fazer a transcrição do casamento dos meus pais (quando ele for cidadão português) para que eu dê entrada no meu processo e de meus irmãos. No caso, nosso pai foi o declarante de nossos nascimentos. Fiquei com a impressão de que não será preciso a transcrição se enviarmos processo a uma Conservatória que não exija isso. Entendi bem?

    Agradeço antecipadamente as orientações.
  • @mauralapa Pelo que aprendi aqui, algumas conservatorias podem exigir mesmo ele sendo o declarante, outras não, então fique atenta aos requisitos da conservatória que irá fazer a atribuição.
  • @Mei, fiz hj por SEDEX EMS ,e embora tenha o campo para colocar o telefone da Conservatória, nao me foi solicitado.
  • @RenataMachado,

    para a cidadania do seu pai, não precisa da certidão de casamento dele.
  • Bom dia! Tudo bem?
    Preciso de auxilio para obter minha cidadania, podem me ajudar?
    Meu primo tirou a do meu pai há um tempo e tirou a dele também, e agora quero tirar a minha e consequentemente tirar a dos meus filhos após a minha.

    Estava seguindo tudo pelo site do Consulado de Portugal aqui no Brasil, mas vi aqui que é mais rápido tirar por Portugal então por isso eu preciso do auxílio.

    Segundo o site do Consulado, eu precisava destes documentos, e já tenho todos:

    2) Certidão de Nascimento em INTEIRO TEOR do requerente, emitida há menos de um ano (original), devidamente apostilhada;

    3) Certidão de Nascimento por fotocópia do livro de registos de nascimento do requerente, emitida a menos de um ano e devidamente apostilhada;

    4) Certidão de Nascimento simples do progenitor brasileiro, ou seja, o PAI ou a MÃE do requerente que NÃO seja português. Caso ambos os progenitores do requerente sejam portugueses, desconsidere este item. Lembre-se que a certidão deve ter sido emitida há menos de um ano, e devidamente apostilhada;

    5) Cópia autenticada e apostilhada de documento de identificação recente do requerente (carteira de identidade – RG);

    6) Cópia autenticada e apostilhada da carteira de motorista ou outro documento oficial com foto e com filiação (e dentro da válidade); (neste caso fiz do meu passaporte)

    7) Envelope para devolução de documentos já com os dados do requerente no destinatário (preferencialmente sedex de plástico);

    9) Comprovante de residência em nome do requerente (conta de telefone, água ou luz). Este endereço deve ser o mesmo que consta no envelope e no requerimento. Sem isso o processo será devolvido.


    Para tirar em Portugal os documentos são os mesmos?

    Pois bem, no processo no Consulado eu travei na parte de preenchimento da ficha. Aqui eu verifiquei a de vocês que é a C1, correto? Também estou em dúvidas em como eu posso preenche-lo.

    Meu pai é brasileiro com a cidadania portuguesa, então eu não sei como preencher as partes do quadro 2. Freguesia, conselho, assento, conservatória.

    Além disso, eu vi que no final pede uma certidão de nascimento do meu pai. No caso seria a do Brasil mesmo, correto?

    Agradeceria muito o auxílio de vocês, to sofrendo pra fazer sozinha tudo isso :(

    Obrigada!

  • Boa tarde,

    Gostaria de uma ajuda de vocês!

    Eu quero tirar minha cidadania, porém o meu avô é português.

    Então optei por tirar a cidadania da minha mãe que é filha de português (meu avô) e temos em mãos a certidão de nascimento dele original, e depois que sair o assento dela irei tirar a minha.

    Minhas dúvidas são;

    Para atribuição da minha mãe é necessário:
    Certidão de inteiro teor reprográfica e apostilhada
    Xerox da certidão portuguesa do meu avô (pai dela)
    RG autenticado e apostilhado ( o RG dela tem alguma restrição de expedição?)
    Formulário 1 C preenchido e apostilhado
    Correto?

    Para MINHA atribuição após adquirir o nº do assento da minha mãe:
    meu pai que me registrou no cartório, e minha mãe que terá a cidadania, é necessário fazer a transcrição de casamento dela com meu pai?

  • @Yuri, sim,terá que fazer a Transcriçao do casamento de seus pais.
  • editado April 2017
    Yuri,
    Atente para que o RG tenha sido expedido há menos de 10 anos.
    Você se esqueceu do vale postal de 175 euros para pedir a atribuição.
    O formulário 1C não precisa ser apostilhado, não é documento brasileiro. Precisa sim é ter a assinatura do requerente reconhecida em cartório POR AUTENTICIDADE.
  • editado April 2017
    @vivianeteves
    Muitos dos documentos que você citou não são necessários para se fazer diretamente. Se ler alguns comentários acima do seu, verá a lista do que é necessário mandar e você já tem tudo.
    Sua certidão de nascimento reprografica e apostilada, seu doc de identificação que tenha filiação apostilado, vale de 175 euros e o formulário 1C preenchido. Além dessas 4 coisas, uma xerox simples do assento português do seu pai. Pronto.

    Não faz mal que seu pai seja brasileiro para preencher o 1C. Você faz um X na "Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa" e informa o número do assento dele. Deixe toda essa parte de concelho e freguesia em branco.
  • Muito obrigado pela ajuda. Vlad e Cynthia.

    Mais uma pergunta, após adquirir minha cidadania, pretendo ir para Portugal morar lá, eu e minha esposa.

    É necessário a transcrição do nosso casamento, ou posso fazer por lá? Ou faço direto o reagrupamento familiar?
  • @cynthia
    Muito obrigada!

    A minha dúvida agora é sobre o assento.
    Meu pai é super perdido e quem fez pra ele foi meu primo, como eu disse. Tirou aqui pelo consulado de portugal. Ele recebeu esse assento ou é algo que temos que pedir a parte? Ele tem o passaporte e o cartão de cidadão, agora eu peço esse assento também para o consulado?

    Obrigada!
  • @Viviane
    Você tem que descobrir o número do assento português do seu pai. Se foi feito pelo consulado, peça para o consulado. Eles podem te dar uma cópia desse assento (ou pelo menos o número).
  • @Yuri
    Você pode fazer a transcrição do casamento lá. Mas para que esperar? Mande sua documentação para Ponta Delgada, que faz a transcrição rapidinho. Assim, vocês não ficam mofando em fila de conservatória e aproveitam para fazer coisa mais interessante. O pedido de reagrupamento familiar é feito lá, depois que chegarem. Já tendo o casamento transcrito é mais tranquilo.
  • @Yuri
    Lembrando que a transcrição do casamento só pode ser feita depois que ficar pronta a sua atribuição de nacionalidade.
  • @cynthia mt obrigado pelo esclarecimento, assim.que comecar o meu processo postarei aqui!
  • diogodaprdiogodapr Member
    editado May 2017
    Boa noite,
    Eu preciso do modelo do formulário para solicitar a atribuição da cidadania. O casamento do meu pai já esta atualizado na Conservatória dos Registos Centrais em Lisboa. Por gentileza, quem tiver o modelo do formulário pode me enviar [EDITADO]. E tenho a dúvida de como efetuar o pagamento dos emolumentos devidos.
  • @diogodapr,

    modelo 1C (é o rosa):
    https://onedrive.live.com/?authkey=!ABp1ajpXHdtCdFc&id=7D945833B4DC4203!117391&cid=7D945833B4DC4203

    Para efetuar pagamento, emitir vale postal internacional, através de agência dos correios (agência grande e própria, não franqueada). A atribuição custa 175 euros.
  • ola boa tarde.minha mae esta entrando com pedido de nacionalidade atras do pai dela portugues, porem esta so fazendo a trancrição de obito do mesmo, pq ele é o declarante td bem? ou precisa fazer a trancrição de casamento tbm? estaou querendo tirar minha cidania tambem, porem minha mae separou do meu pai e casou com outro como fica isso, tenho que fazer a trancrição e divorcio dela tbm?
  • quais os documentos pra fazer a atribuição por minha mae quando ele tirar a dela? obrigada.
  • Olá, boa noite!
    Gostaria de tirar algumas duvidas!
    Já tirei a cópia da minha certidão de nascimento e da minha identidade, todas as duas devidamente apostiladas.
    Falta o preenchimento do formulário e o reconhecimento por autenticidade da assinatura.
    Vale postal.
    1) Apenas isso que falta?
    2) onde faço o vale postal?
    3) Envio por correio?
    4) Qual conservatória está mais rápida.
    Obrigada, Patrícia.
  • @Patricia, de uma lida nos links q postei acima
  • Vlad Pen,
    Obrigada. Dei uma lida mas não consegui esclarecer minhas dúvidas. Se alguém puder responder. Obrigada, Patricia.
  • Obrigada Mei.
    Sim, a cópia é reprográfica com sinal publico e apostilada. O assento do português eu posso apenas citar o numero no formulário, não é?
    Muito obrigada, Patrícia.
  • Boa noite, estou com uma duvida, após ler a pergunta do Iuri, ao encaminhar minha documentação para atribuiçao de nacionalidade neta, já encaminho o pedido de transcrição de meu casamento, para atribuição para meu marido? Obrigada

  • @primartinho,primeiro a conclusão da atribuiçao, depois a Transcriçao do seu casamento.
  • @vladpen muito obrigada!
Esta discussão está fechada.