Atribuição - CRC de Vila Nova de Gaia (Informações e Processos)

1222325272871

Comentários

  • @Jessica Batista meu processo tb tinha divergências de nome, e PD havia dado sinal verde pra encaminhamento de DOCs,
    Enviei o e-mail como orientou-me Theresa, Gaia finalizou processo agora em Janeiro/17 sem exigências
  • @Marcelly Oliveira, a exigência é uma fase possível de um processo, quando sanada ele volta para a fase de análise, e continua a ser trabalhado normalmente. Ele não perde o número, mas perde a fila de análise, pois enquanto em exigência, os outros processos passam na frente.
  • editado January 2017
    @caiodib ,ufa! menos mal.. Isso significa que a fila anda e o processo vai começar a andar quando estiver com todos os documentos certinhos lá? Ele recebeu o numero 478xx/16 no inicio de novembro ou dezembro.. recebeu o email dia 1 de janeiro e a conservatória recebeu o doc da exigência alguns dias depois.No caso os que receberam número posterior ao dele serão concluídos antes? E o processo dele sera finalizado provavelmente no tempo daqueles que enviaram no mês de janeiro de 2017? Costumo acompanhar pelo fórum os números para ter uma ideia do tempo para conclusao mas ele não tem pressa. obg por responder!
  • Gilson GasparGilson Gaspar Member
    editado January 2017
    .Uma dúvida:

    Mandei 5 processos para GAIA dia 30/11
    Chegou lá 12/12
    Foi numerado 16/12
    Números dos processos: 51XXX/16; 50XXX16; 50XXX/16; 50XXX/16; 50XXX/16

    O número 51 é o da minha avó, ou seja, o primeiro a ser feito.
    O que aconteceu é que eles se confundiram nos vales postais pois 3 são pagos e 2 são gratuitos.
    Depois que liguei e expliquei eles entenderam e me retornaram dizendo que os vales estão ok.

    O que queria saber é se o processo da minha avó vai continuar na casa dos 50 mesmo sendo numerado 51, pois os da casa dos 50 dependem do dela para serem concluído.

    Obrigado!
  • @Marcelly Oliveira, o processo continuará a andar normalmente a partir da receção dos documentos faltantes. A primeira fase da análise constitui a verificação dos documentos para saber se todos foram enviados corretamente, depois prosseguem com a análise das certidões propriamente ditas. Se está tudo correto, aguarde 3 meses e retorne a ligar na LR.

    @Gilson Gaspar, arriscou bastante em? Enviar tantos processos assim é bem arriscado, mas se aceitaram, teve sorte.
    Independente da numeração, e como são dependentes, os processos serão concluídos na ordem cronológica. Avó -> pai/mãe -> Seu -> filhos.
  • @ausgusto, nossa que bom!! :D que numero era seu processo??

    Como o processo da @Marcelly de numero 47XX já recebeu o e-mail de exigência dia 1 de janeiro, se o meu que e de numero 41XX ainda não recebeu e-mail de exigência acho que provavelmente nao recebera mais!! :D Oque acham??

    sabem se algum de numero 40XX ou 41XX esta concluído ou pra despacho??
  • Bom dia, poderiam me passar o tel de Vila Nova de Gaia? Obrigada!
  • editado January 2017
    @caiodib obg! @Jessica Batista, você deixou seu email no formulário para o caso de cair em exigência eles entrarem em contato? Acho que já teriam entrado em contato com você, mas fica sempre de olho no email ate estar para despacho.
  • @Marcelly deixei sim! Mas acho que por via da duvidas vou ligar la semana que vem!! Obrigada :D
  • @caiodib Verdade, mas quando mandei podia mandar mais de um ainda. Agora que não pode mais! Porém foram 5 processos, mas graças a Deus não voltou nenhum.

    Acho que só vai ser analisado em Março os meus processos, por conta da numeração, ou até mais pra frente!

    Obrigado!
  • Gente, para quem é de São Paulo e achar útil:

    QUANTO À RETIFICAÇÕES:
    Desde o ano passado estou para enviar minha cidadania, porém minha vó portuguesa tem um nome na certidão de nascimento e outro diferente na de casamento, e meu avô brasileiro casado com ela a mesma coisa. Então meu processo esta demorando por conta das retificações.
    O cartório se recusou e enviar ao MP a retificação da minha vó, alegando que ela apresentou o modelo 19 e que se alguém errou, foi no modelo 19.
    Fui na Vara de Registros Públicos no Forum João Mendes na Sé, para me informar se ele estava certo, lá no fórum eles disseram que o Tabelião poderia sim decidir em enviar ou não, mas que se eu quisesse eu poderia abrir uma denuncia contra ele e o juiz analisaria, porém como eu estava sem od documentos da retificação, eu fiquei de voltar outro dia para concluir a denuncia. Voltando para casa, resolvi passar no cartório, e ao alegar que ia denuncia-lo, o tabelião na mesma hora pegou meus documentos para abrir o processo de retificação kkkkk.
    Se alguem estiver passando pelo mesmo problema, e a conversa singela e formal não resolver, tenta alegar que ira abrir uma denuncia no fórum, eles acatarão sem duvidas.
    Agora estou no aguardo do MP decidir se deferi o pedido.

    QUANTO AOS APOSTILAMENTOS
    Como tenho que fazer a transcrição do casamento da minha vó, antes da minha cidadania, eu tenho no total 9 apostilamentos para fazer.
    Aqui em SP passará a custar em torno de R$114,00 cada, um total de R$1026,00
    Em BH custa R$25,09, um total de R$225,81
    Uma diferença absurda.
    Estou enviando para o Cartório de Jaguarão em BH, assim que estiver apostilado, eu transfiro o dinheiro e eles enviam de volta por sedex.

    Espero ter ajudado a quem tiver passando pelo mesmo.
  • @Marcelly Oliveira, sempre coloco meu e-mail no 1c, para eles contatarem. Existem alguns problemas de domínios específicos com .br, que as vezes não funcionam em Portugal. NetSite é um exemplo de e-mail que não funciona.

    @Gilson Gaspar, aguarde uns 3 meses e retorne a ligar para LR

    @csiman, ótimo relato. Vou fazer o apostilamento dos documentos necessários para validar meu diploma nesse cartório então.
  • @Jessica Batista meu processo era 396xx/16, foi numerado em out/16, havia sido recepcionado em PD em 08/7, e infelizmente nada foi feito até Out/16, mas Gaia manteve o acordado com PD.

    Em 17/01/17 minha atribuição foi finalizada com sucesso, em 30/01/17 recebi minha certidao.
  • @caiodib

    apostilamento@cartoriojaguarao.com.br
    31 3014-4600
    Com escrivão Bernardo
  • Atualizando....
    A certidão do meu avô chegou hoje.

    @391xx/16
    Bom dia, gente! Primeiro parabéns @felipe e @gabriel!!!
    Mais notícia boa!
    Processo enviado direto pra Gaia, chegando em 11/10/16
    Concluído em 11/01/17
    Certidão enviada em 16/01/17
    Por enquanto foi do meu avô! Agora vamos enviar do meu pai e depois meu e dos meus irmãos!
    Gaia tá andando, gente!!! \o/
  • Que notícia boa @camila, parabéns!!! \o/
  • Olá pessoal, por favor, alguém consegue me ajudar? Vou pegar o gancho da @Camila Teixeira que fez a atribuição do avô dela por Gaia, né Camila? E não precisou fazer a transcrição de casamento do bisavô português. Alguém sabe se eles não estão mais exigindo a transcrição? Qd pedi informações lá eles não me pediram a transcrição mas, não sei é isso mesmo ou foi um lapso deles...
  • @Flavia Pires, quando o português for declarante na certidão de nascimento do requerente, algumas Conservatórias podem não exigir a transcrição de casamento. Vila Nova de Gaia e Tondela não exigem, já Ovar, as CRCs do Porto e o ACP exigem (a 4ª CRC do Porto exige até transcrição dos óbitos).
  • Alguém do fórum já tentou entregar documentação presencialmente em Vila Nova de Gaia?
  • @caio dib entendo isso... Mas o fato é que eles não me pediram no email a transcrição e/ou nem me questionaram se o português foi o declarante ou não, continuei na dúvida... tô com medo de enviar o pedido pra atribuição da minha avó e voltar, ficar pendurado, sei lá...
  • @Flavia Pires, que eu sei, não exigem quando se trata de coisa muito antiga. O problema é que estão muito lotados de processos, e mandar e-mails não é uma boa, porque ou não respondem, ou dão respostas truncadas e confusas, e chegam ao ponto de falarem uma coisa pelo e-mail, e outra quando o processo chega na Conservatória.
    Se estiver na dúvida, quiser, e for possível, realize a transcrição do casamento dele por Ponta Delgada.
    Caso não tenha como encontrar estas certidões, alegue a impossibilidade de encontra-las, e diga que o português é declarante em caso de exigência na atribuição de seu avô/avó
  • Pessoal,

    Por favor qual esta sendo a conservatoria menos burocratica e mais rapida?

    Poderiam me ajudar com esta informacao?
  • @jhsfleming,

    Isso não existe!! Todas no momento estão cheias ainda com processos pendentes de 2016.
    Tondela é mais exigente com as certidões, exige certidões de inteiro teor reprografica
    Ovar aceita certidões de inteiro teor, mas ainda com processos de 2016
    Vila Nova de Gaia tambem com muitos processos.

    Hoje em dia se precisa fazer um processo e com rapidez somente indo a Portugal fazendo pessoalmente em Ovar e precisa agendar até mesmo antes de sair do Brasil.
  • Boa tarde pessoal :)

    As certidões de atribuição e averbação de casamento da minha mãe junto com minha atribuição chegaram sexta-feira dia 03/02 :D
    Chegou em menos de 30 dias.
    Numeração 398xx/2016 e concluído dia 18/01 em NVG

    Boa sorte a todos!
  • Parabéns, @Marcos Crelier.
    Finalmente!
  • @Marica

    Sim! Estou muito feliz, pois depois de quase ano conseguir concluir minha cidadania :)
    Hoje agradeço por esse tempo, aprendi muito sobre meus ancestrais e ganhei grande consideração aos portugueses que me deram essa oportunidade :)

    Obrigado :D
  • Parabéns @Marcos ! Quando seu processo chegou em Gaia?
  • @Marcos Crelier,

    acho que já te escrevi isso ano passado, mas o grande presente, além da cidadania, é o resgate das nossas raízes. Muito bacana!
  • Olá pessoal alguém pode me atualizar quais são os docs que Vila Nova de Gaia estão pedindo para Atribuiição? Recebi este email deles, mas fiquei em dúvida em alguns detalhes...

    No caso é atribuiçao da minha avó, filha do portugues.

    - a certidão de nascimento por fotocópia seria a reprográfica? é mais cara que de inteiro teor?
    - a certidão de inteiro teor com o tal selo e apostilhada sai mais em conta?


    - O doc de indentificação (RG) poderia ser Apostilhado ao invés de passar no Consulado?

    - aceitam o assento de nascimento do portugues apenas?

    Alguém consegue me ajudar? Muito obrigada!


    Exmªa Senhora

    Para pedir a nacionalidade portuguesa por atribuição deve preencher o modelo 1-C (www.irn.mj.pt), com assinatura reconhecida no Cartório ou no Consulado de Portugal e juntar:

    - certidão de nascimento por fotocópia, do registo estrangeiro de nascimento, devidamente legalizada no Consulado de Portugal ou apostilhada, ou certidão de inteiro teor onde consta “Selo de fiscalização-Certidão”, “Selo de fiscalização eletrónico”, “Selo digital” ou ainda “Funarpen-Selo digital” e apostilhada, cópia do documento de identificação onde conste a filiação, devidamente legalizada no Consulado de Portugal e cópia da certidão de nascimento do progenitor português.

    O vale postal para pagamento do processo no valor de 175€, deve ser emitido em nome de
    IRN, IP
    Rua Conselheiro Veloso da Cruz, 801
    Palácio da Justiça
    4400-096 Vila Nova de Gaia


    Melhores cumprimentos,


    Rui Gonçalves
  • @Flavia Pires,

    - certidão de nascimento reprográfica apostilada, ou que contenha selos de fiscalização
    - cópia do RG autenticada e apostilada
    - indicação do assento do português

    Detalhe: todas essas informações estavam presentes no link abaixo, da discussão "Novas regras - explicações finais". Pedimos para que não escrevam para as conservatórias..

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/57071/#Comment_57071
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.