oi @Marcia , obrigada! Mas estas informações sáo atualíssimas? Fico com medo de ter mudado algo... O preço é alto pra faltar algo... Foi assim que enviaram os últimos por lá? Se for, tá tudo ótimo!
E Estes selos os cartórios que imprimem (ou colam)?
Ah! sabe me informar sobre a validade do RG da requerente da atribui;çao? Agora pintou esse medinho do RG da minha avó. Se tiver que tirar, sabe Deus quando vou conseguir marcar... estou correndo contra o tempo pois é bem idosa minha avózinha. O RG dela é de 94, mas tem o passaporte dela, (inclusive com carimbos de Portugal) acho que tem 10 anos...
muito obrigada ao fórum, quanta ajuda! Outro dia no cartório indiquei pra um rapaz entrar aqui....
O meu filho nasce em julho e pretendo fazer a nacionalização dele o mais breve possível. Saberiam me informar se para uma criança recém nascida é necessário documento de identidade(RG)? Obrigado.
sim, é esta a documentação mesmo. Não houve alteração.
OS selos vêm impressos, com a palavra FUNARPEM ao lado da certidão. Não são selos, como os que costumávamos ver dos correios.
Validade do RG --> 10 anos RG de 94 não será aceito. E vai cair em exigência. Vc pode usar o passaporte, mas tem que ter filiação nele e tem que estar válido (não pode passaporte vencido. Passaporte brasileiro também tem validade de 10 anos - acho que veio daí a validade do RG).
Dei entrada no meu processo nos correios dia 30/01 , no dia 03/02 chegou em vila de gaia, dia 07/02 o processo foi numerado 64xx/17 Sou filho de portuguesa e pai brasileiro.
Parabéns, papai. Assim que o seu filho nascer, você poderá providenciar imediatamente no consulado a Inscrição do Nascimento no Registo Civil de Portugal.
Veja que o processo é simples e não precisará nem da Certidão de Nascimento da criança. Basta levar o seu Registro de Nascimento português ou o seu CC. Se quiser, leve uma cópia autenticada do DNV do seu filho.
A inscrição pode ser feita antes de registrar o seu filho num cartório brasileiro e, dessa forma, será sem custo algum.
@marcia lhe agradeço muito todo este esclarecimento! Sexta vou levar minha avó no Detran pra resolver o RG, já me informei lá hj. Quantos aos selos, na hora de pedir a certidão de inteiro teor repografica ou se nao der, informo que quero com o tal selo no cartório e assim eles emitem, correto? Ufa! espero não esquecer de nada!
Pessoal, Pretendo ir a Portugal depois que o processo do meu avô sair para fazer pessoalmente o da minha mãe e o meu. O do meu avô mandei para Tondela que não exige transcrição de casamento. VNG exige transcrição de casamento?? Porque no caso no da minha mãe também não faria e no meu caso eu precisaria fazer de qualquer jeito pq vai ser dela pra mim e meu pai que declarou a certidão.
@marcia obrigada!!! hoje já fizemos o RG no Detran, agora é aguardar ficar pronto e enquanto isso vou pedir ao cartorio a certidao de nascimento dela, deixar tudo prontinho! super obrigada! Ah! VNG aceita apenas a indicação do assento de nascimento do português? Não tenho a certidão em mâos...
Acabei de ligar no Cartorio de Santos que esta emitindo a certidao de nascimento da minha mãe de inteiro teor e eles desconhecem esse selo, falaram que nunca fizeram isso ! E agora como eu faço para obter o selo ?Posso levar esse documento em outro cartorio e ver se emitem , ou vou precisar solicitar um novo documento por outro cartorio que nao seja o que emitiu a certidão origalmente , colocar o selo e apostilar ?? Nossa , Desculpe sou leiga nesse assunto documento e agora fiquei perdida ... Achei que só o apostilamento já servia !
Pessoal, como estão os processo de VNGaia, alguma novidade de conclusão?? Eu estou acompanhando alguns processos da minha família que chegaram no meio de novembro, mas ainda estão em análise. Numeração: 432xx/2016.
@Edilaine Reis, meu processo chegou em outubro, numerado em 26/10, recebeu o 409XX/2016, liguei esta semana e ainda esta "em análise". Sempre fico em dúvida se é "aguardando análise", pois desde dezembro que ligo lá é o status é o mesmo.... Liguei na central e em Gaia, e Gaia me pediu que fizesse o acompanhamento sempre via Central, já que o volume de ligações lá é mito grande e impacta as análises... Qualquer novidade eu posto aqui!
@Gilvan. Minha situação é a mesma. O processo chegou em PD em julho foi transferido para VNGaia e somente através de e-mail provocado que tomei conhecimento de que o vale havia caducado. Foi enviado nova remessa em outubro e recebeu a numeração 405../2016. Ligo na LR e a respostas são "em análise ", "está para ser analisado". Os moderadores podem me informar se ainda há risco de cair em exigência ? Algum processo com numeração 40 concluído ou para despacho ? Obrigado.
Pessoal, enviei 3 processos para VNG dia 05.01. Agora que se passou um mês eu ligo na LR? Só passo meus dados pra conseguir a informação dos processos?
@Andressa, a propria pessoa deve ligar passando nome completo e data de nascimento. Estou sem o numero aqui comigo, mas se vc pesquisar no forum encontrara. Opcao 1 e depois 1 de novo.
@Sagatiba a última noticia que vi foi que processos 39XXX foram analisados, ainda não falaram nada de processos 40XXX para VNG. O jeito é aguardar, agradeço a todos que tenham processos 40 XXX de VNG publicarem para irmos acompanhando. Quanto as exigências @Sagatiba, acredito que passamos pelo filtro da numeração, agora na análise eles devem chegar outros detalhes mais de perto... vamos ver, também estou na expectativa. Abraço a todos.
Tenho um processo de aquisição em VNGaia enviado em novembro/2016 com numero de processo 43xxx/16 e liguei hoje na LR e me informaram que esta com a conservadora para despacho. Alguém sabe mais ou menos que leva para finalizar em média? Acho que já esta pra finalizar né?
@Anahí Rodrigues Serpa, a parte mais complicada do seu processo já passou. Toda a documentação está ok, e os órgãos competentes deram parecer favorável. O Conservador tem uma fila imensa de processos para assinar. Talvez ainda demore um pouco, mas já está perto da conclusão.
@Marcia@Cynthia sempre obrigada pelo retorno. Quanto ao número do assento do biso eles me falaram que aceitavam, pelo menos foi isso que entendi, mas não se referiram à questão do ano 1911. O do meu biso é 1893. No email que mandei informei o número do assento dele. Agora fiquei confusa.... Já tava com todos os documentos prontos pra enviar apenas aguardando a nova RG da minha avó ser liberada no Detran... E agora? Pergunto de novo?
@Anahí que ótima noticia, pelo o que acompanho aqui no fórum quando está para despacho, é sinal que a analise da documentação está ok e está em posse das autoridades para aprovação.
O inicio dos meus processos são 440XX/2016 já fiquei mais animada.
@Flavia no email que eu recebi de VNGaia eles falaram q pode sim ser só o número do assento, meu avô é de 1909. O importante é a informatização da certidão no sistema. Se a conservatória de onde ele nasceu o fez não vai ter problema.
Comentários
E Estes selos os cartórios que imprimem (ou colam)?
Ah! sabe me informar sobre a validade do RG da requerente da atribui;çao? Agora pintou esse medinho do RG da minha avó. Se tiver que tirar, sabe Deus quando vou conseguir marcar... estou correndo contra o tempo pois é bem idosa minha avózinha. O RG dela é de 94, mas tem o passaporte dela, (inclusive com carimbos de Portugal) acho que tem 10 anos...
muito obrigada ao fórum, quanta ajuda! Outro dia no cartório indiquei pra um rapaz entrar aqui....
O meu filho nasce em julho e pretendo fazer a nacionalização dele o mais breve possível. Saberiam me informar se para uma criança recém nascida é necessário documento de identidade(RG)? Obrigado.
Obrigado
sim, é esta a documentação mesmo. Não houve alteração.
OS selos vêm impressos, com a palavra FUNARPEM ao lado da certidão. Não são selos, como os que costumávamos ver dos correios.
Validade do RG --> 10 anos
RG de 94 não será aceito. E vai cair em exigência.
Vc pode usar o passaporte, mas tem que ter filiação nele e tem que estar válido (não pode passaporte vencido. Passaporte brasileiro também tem validade de 10 anos - acho que veio daí a validade do RG).
Sou filho de portuguesa e pai brasileiro.
Agora e aguardar!
Parabéns, papai. Assim que o seu filho nascer, você poderá providenciar imediatamente no consulado a Inscrição do Nascimento no Registo Civil de Portugal.
http://www.embaixadadeportugal.org.br/assuconsul/faq-nasc.php
Veja que o processo é simples e não precisará nem da Certidão de Nascimento da criança. Basta levar o seu Registro de Nascimento português ou o seu CC. Se quiser, leve uma cópia autenticada do DNV do seu filho.
A inscrição pode ser feita antes de registrar o seu filho num cartório brasileiro e, dessa forma, será sem custo algum.
não é possível pedir os selos. Ou o cartório já está neste regime, ou não.
Certidões do Rio já vêm todas com selos, as de SP, não.
Fique tranquila!
Muito obrigadoooooooooooo. abraços...
Pretendo ir a Portugal depois que o processo do meu avô sair para fazer pessoalmente o da minha mãe e o meu. O do meu avô mandei para Tondela que não exige transcrição de casamento.
VNG exige transcrição de casamento??
Porque no caso no da minha mãe também não faria e no meu caso eu precisaria fazer de qualquer jeito pq vai ser dela pra mim e meu pai que declarou a certidão.
o estado de São Paulo não emite IT com esses selos, por isso precisa ser certidão inteiro teor reprografica.
como estão os processo de VNGaia, alguma novidade de conclusão??
Eu estou acompanhando alguns processos da minha família que chegaram no meio de novembro, mas ainda estão em análise. Numeração: 432xx/2016.
Os moderadores podem me informar se ainda há risco de cair em exigência ?
Algum processo com numeração 40 concluído ou para despacho ?
Obrigado.
Obrigada
Só o número do assento no formulário já é o suficiente.
A informação estava a 4 postagens acima da sua.
@Flavia Pires
A conservatoria aceita apenas a indicação do número do assento, para aqueles que nasceram após 1911.
Tenho um processo de aquisição em VNGaia enviado em novembro/2016 com numero de processo 43xxx/16 e liguei hoje na LR e me informaram que esta com a conservadora para despacho. Alguém sabe mais ou menos que leva para finalizar em média? Acho que já esta pra finalizar né?
Obrigada!
O Conservador tem uma fila imensa de processos para assinar. Talvez ainda demore um pouco, mas já está perto da conclusão.
O inicio dos meus processos são 440XX/2016 já fiquei mais animada.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4435/envio-de-email-as-conservatorias#latest