Liguei ontem na LR e confirmaram que os processos de Atribuição e Averbação da minha mãe junto com meu processo de atribuição foram concluídos!!! Chegaram em PD dia 08/08/2016 Concluído em Gaia dia 18/01/2017 Certidões enviadas dia 20/01/2017
Finalmente, depois de quase 1 ano indo atrás da minha cidadania finalmente tenho minha recompensa! Nesse meio tempo aprendi muito sobre minha família e meus ancestrais de até quase 200 anos atrás! Um sensação única e muito gratificante.
Agora falta correr atrás do processo de Transcrição do meu casamento
Agradeço a todos do Fórum por me ajudarem direta ou indiretamente, principalmente a @Marcia que me ajudou muito quando PD estava para encerrar e eu correndo atrás de documentos de última hora com medo de não dar tempo.
@adelaide por isso estou perguntando pra confirmar, no grupo do face a menina por acaso colocou la agora que mandou e mail pra tondela e disseram que nao tem validade.
Algumas conservatórias exigem que as certidões necessárias às Transcrições de Casamento tenham sido emitidas há menos de 180 dias, exatamente porque pode haver a mudança do estado civil da pessoa. Mas PD não faz restrições. Já a 4a. CRC do Porto faz.
Sempre orientamos para que não deixem as certidões passar dos 180 dias, por precaução. Mas com o advento do selo eletrônico/digital fica fácil conferir se o código do selo ainda está ativo no site. Se tiver, pode apostilar com tranquilidade.
Provavelmente Tondela deu uma resposta padrão por não saber dos detalhes da certidão.
Parabéns aos novos Tugas !!! Aguardo ansiosamente a conclusão do meu. Mas pela numeração, dos que foram concluídos, ainda tenho muito que esperar 40.../2016
Fico animada em acompanhar que pelo menos Gaia está caminhando. Acho que os meus processos devem demorar mais 1 ou 2 meses de acordo com numeração, isso sendo otimista rs... todos iniciados em 440XX/16
Processos recebidos por Gaia: 10/11/16 Vales Postais sacados: 15/11/16 Em 23/11 os processos já estavam numerados. Em 19/12 os processos estavam em análise.
Peço encarecidamente a ajuda de vocês. Ao tentar obter o cartão de cidadão da minha mãe, o representante do consulado do rio de janeiro, nos informou que o nome de casada estava errado,imprimindo o assento de nascimento com o nome errado no consulado, o mais bizarro que em todos os documentos enviados de Portugal(assento de nascimento e transcrição de casamento) o nome de casada estar correto. Como devo proceder para retificar um documento que estar correto?
.@Jorge Borges, no caso de ter havido algum erro por parte das Conservatórias nos assentos, eles mesmos devem fazer a retificação. Entre em contato com a Conservatória, e se possível, digitalize o assento impresso pelo Consulado para mostrar o que ficou incorreto.
Olá amigos, alguém já recebeu a certidão enviada por Gaia? Estou cá no aguardo para poder fazer o meu processo.
Porém, acredito que somente com o número já é possível dar entrada. Nesse caso, como preencho o quadro 2 do formulário 1C? Marco apenas com X o quadrinho Conservatória dos Registos Centrais e coloco o número do assento ou preencho o quadro todo?
oi @Gabriel... A minha certidão chegou ontem. Demorou exatos 30 dias, pois foi emitida em 23 mas só postada dia 27/12. Mas vc consegue dar entrada com o número, concelho e freguesia. Como vc disse "estou cá", entendi que vc está em Portugal e vai dar entrada em teu processo presencialmente. Se eu entendi certo, vc não precisa preencher o 1C pois eles te dão um formulário pra preencher na presença deles, sendo tudo informatizado só com o número do assento vc já resolve.
Bom dia a todos, o meu processo número 419XX, recebido e numerado no mês 10, ainda estava em análise na.semana passada. Agora no início de Fevereiro vou ligar lá para saber mais novidades! Sucesso a todos!
@Katia, obrigado pela ajuda. Estou no Rio, aguardando a chegada da certidão, hehe. Torço para que chegue antes do carnaval, para poder dar logo um encaminhamento nisso.
Todavia, se chegar depois, creio que posso preencher o número do assento no formulário 1C e mandar assim mesmo. No caso, deve-se marcar apenas Conservatória dos Registros Centrais, certo? É que salvo melhor juízo, o preenchimento completo do quadro 2, deve ser feito apenas por quem nasceu de fato em Portugal.
@Gabriel Se tem o número do assento, pode mandar sem susto. O assento é do seu pai ou mãe que acabou de ser atribuído? Então é como você disse: Conservatória dos Registos Centrais e deixe em branco freguesia e concelho. Só coloque o número.
Gente. Tenho conhecimento de processo com início 40... que foi concluído semana passada. Aproveitando até qual idade Portugal considera uma criança menor de idade e por consequência sem custo para o processo de atribuição?
@Jaque2016, são considerados menores até completar 18 anos. O processo será gratuito se o requerente não tiver completado 18 anos até a data da entrada do processo na Conservatória.
@Katia Espero!! Só quero q fique pra despacho logo!! Pois tem umas exceções q PD tinha aberto devido às certidões paulistas.... Espero que Gaia aceite tbm!! Tudo o que PD me respondeu quanto a certidões e selos, imprimi o e-mail e anexei ao processo. Não caindo em exigência pode sair ate em A!! ahhaha
Bom dia! Meu primo teve o processo de naturalização enumerado dia 06/11/16 por VNG. Por esquecimento enviou o requerimento sem autenticar e recebeu email informando que caiu em exigência e com prazo de 20 dias para enviar um novo , oque foi feito. Quando cai em exigência a enumeração que recebeu em novembro perde o valor contando com novo numero de processo a partir do recebimento do documento que caiu em exigência ou o numero recebido quando enviou o processo continua o mesmo normalmente?
Comentários
Prazo de conclusão 3 meses. Mais rápido q Tondela e Ovar.
Boa opção.
Boa notícia!!!
Liguei ontem na LR e confirmaram que os processos de Atribuição e Averbação da minha mãe junto com meu processo de atribuição foram concluídos!!!
Chegaram em PD dia 08/08/2016
Concluído em Gaia dia 18/01/2017
Certidões enviadas dia 20/01/2017
Finalmente, depois de quase 1 ano indo atrás da minha cidadania finalmente tenho minha recompensa!
Nesse meio tempo aprendi muito sobre minha família e meus ancestrais de até quase 200 anos atrás!
Um sensação única e muito gratificante.
Agora falta correr atrás do processo de Transcrição do meu casamento
Agradeço a todos do Fórum por me ajudarem direta ou indiretamente, principalmente a @Marcia que me ajudou muito quando PD estava para encerrar e eu correndo atrás de documentos de última hora com medo de não dar tempo.
Estou com uma certidao minha aqui de inteiro teor de 30/03/2016 ta ate com selo do itamaraty so falta apostilar, ainda serve ?
Sempre orientamos para que não deixem as certidões passar dos 180 dias, por precaução. Mas com o advento do selo eletrônico/digital fica fácil conferir se o código do selo ainda está ativo no site. Se tiver, pode apostilar com tranquilidade.
Provavelmente Tondela deu uma resposta padrão por não saber dos detalhes da certidão.
Aguardo ansiosamente a conclusão do meu.
Mas pela numeração, dos que foram concluídos, ainda tenho muito que esperar 40.../2016
Acho que os meus processos devem demorar mais 1 ou 2 meses de acordo com numeração, isso sendo otimista rs... todos iniciados em 440XX/16
Processos recebidos por Gaia: 10/11/16
Vales Postais sacados: 15/11/16
Em 23/11 os processos já estavam numerados.
Em 19/12 os processos estavam em análise.
Acredito que na 1° quinzena de fevereiro vcs terão novidades .
Peço encarecidamente a ajuda de vocês. Ao tentar obter o cartão de cidadão da minha mãe, o representante do consulado do rio de janeiro, nos informou que o nome de casada estava errado,imprimindo o assento de nascimento com o nome errado no consulado, o mais bizarro que em todos os documentos enviados de Portugal(assento de nascimento e transcrição de casamento) o nome de casada estar correto. Como devo proceder para retificar um documento que estar correto?
Sinceramente nunca tinha visto isso.......
Porém, acredito que somente com o número já é possível dar entrada. Nesse caso, como preencho o quadro 2 do formulário 1C? Marco apenas com X o quadrinho Conservatória dos Registos Centrais e coloco o número do assento ou preencho o quadro todo?
A minha certidão chegou ontem.
Demorou exatos 30 dias, pois foi emitida em 23 mas só postada dia 27/12.
Mas vc consegue dar entrada com o número, concelho e freguesia.
Como vc disse "estou cá", entendi que vc está em Portugal e vai dar entrada em teu processo presencialmente. Se eu entendi certo, vc não precisa preencher o 1C pois eles te dão um formulário pra preencher na presença deles, sendo tudo informatizado só com o número do assento vc já resolve.
Boa sorte !
Todavia, se chegar depois, creio que posso preencher o número do assento no formulário 1C e mandar assim mesmo. No caso, deve-se marcar apenas Conservatória dos Registros Centrais, certo? É que salvo melhor juízo, o preenchimento completo do quadro 2, deve ser feito apenas por quem nasceu de fato em Portugal.
Aguardemos a ajuda dos demais colegas. Abraços.
Boa sorte pra vc.
Se tem o número do assento, pode mandar sem susto. O assento é do seu pai ou mãe que acabou de ser atribuído? Então é como você disse: Conservatória dos Registos Centrais e deixe em branco freguesia e concelho. Só coloque o número.
Espero que Gaia aceite tbm!! Tudo o que PD me respondeu quanto a certidões e selos, imprimi o e-mail e anexei ao processo. Não caindo em exigência pode sair ate em A!! ahhaha
Obrigado, estou fazendo isso.
Quando cai em exigência a enumeração que recebeu em novembro perde o valor contando com novo numero de processo a partir do recebimento do documento que caiu em exigência ou o numero recebido quando enviou o processo continua o mesmo normalmente?
Número do processo: 40XX/2017
ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO: 04/01/2017
CHEGADA DA DOCUMENTAÇÃO EM VN GAIA: 16/01/2017
PROCESSO NUMERADO: 24/01/2017
Liguei hoje e a Maria me deu o número, e disse que o processo está sendo trabalhado. Lá pra março ligo novamente.
Gaia