@FelipeCobt envia-se a certidão de casamento só para provar a mudança de nome. Creio que isso não gera indeferimento, e sim exigência. Se não quiser esperar, vá providenciando a certidão de casamento.
@FelipeCobt, um detalhe que me esqueci de dizer, é que no caso do casamento estar averbado na certidão de nascimento, a certidão de casamento não precisa ser enviada.
Obrigado pela resposta Luiz e Caio! O casamento dela não está averbado na certidão de nascimento, então eles devem cobrar mesmo. Vocês sabem se é necessária a certidão de casamento de inteiro teor apostilada ou a simples é o suficiente? E outra pergunta, vocês sabem se eu já poderia ir mandando ou preciso esperar eles pedirem? Os documentos chegaram lá essa semana e ainda não obtive resposta deles.
É preciso ficar claro que as conservatórias vão observar se a mulher alterou o nome. Se aconteceu e consta na Certidão de Nascimento do filho, tem que fazer a Transcrição de Casamento.
qual a indicação que colocamos? essa? PT-ADVRL-PRQ-PALJ07-XXX-XXX_mXXXX.tif ou o nr do assento que está no livro digitalizado + o ano?
aproveitando, estou lendo os tópicos inteiros de tondela, ovar e Gaia, entendi pelo que li até agora, que Gaia não exige transcrição de casamento no caso do declarante do nascimento de minha mãe for o portugues, e que aceita a certidão de inteiro teor apostilada, não precisando da reprográfica? entendi certo até agora?
Quando se trata de assentos paroquiais ( anteriores a 1911) e o envio é para Gaia ou Ovar basta uma cópia do livro digitalizado ou indicação do número do assento no formulário. É preciso informar o número do assento geralmente de dois dígitos, no máximo três; o ano, freguesia, Concelho, Distrito.
Se o processo for para Tondela e o assento do português for anterior a 1911 você terá que enviar uma cópia certificada pelo Arquivo Distrital.
Sobre a última questão você entendeu corretamente.
Essa numeração de processos segue alguma ordem? Eu vejo números de novembro com numeração 40xx ou 41xx, outro colega mandou em janeiro e o numero dele é 64xx. Eu enviei em janeiro e esta numerado 34xx.
@Andressa Bastos, os processos são enumerados de forma sequencial, de acordo com a a entrada no sistema. Essa sequencia é anual, e começa de novo a cada início de ano. 44xxx/16 e 3xxx/2017. São só sequenciais para facilitar a localização e ano de entrada.
@Luiz Henrique eram de PD!! Chegaram em Novembro!!
@caiodib estava pensando em fazer por PD parece estar demorando 15 dias!
Quando eu for fazer o pedido das certidões brasileiras no cartório, devo pedir a certidão por copia reprográfica com o sem a firma reconhecida do notário?? Me disseram q agora por causa da apostila eles reconhecem a firma do notario quando for apostilar, procede?
Bom dia !!!!!! Acabei de ligar na LR e fui informado pela Maria que meus processos foram CONCLUÍDOS !!!!! Eu e minha irmã somos Tugaaaaaaaas. Ambos os processos 405../2016 Chegaram em PD em julho, encaminhados em outubro a VNGaia, reencaminhados novos vales, também em outubro quando receberam numeração. Agora, aguardar as certidões. Maria não me informou data de despacho, tampouco os assentos e pediu para eu aguardar. Obrigado a todos do Fórum e sejam persistentes porque é possível.......Não podemos conter tamanha alegria !!!
Estou acompanhando alguns processos da minha família de número 43xxx/2016. Em contato com a LR diz que ainda está em analise.. tem alguem com processo recente finalizado que mandou já pra VNG (e não transicionado de PD)?? como estão as finalizações dos processos em VNG?
Só para manter vocês informados: Processo número 40XX/2017 enviado diretamente para Gaia, foi numerado dia 24/01. Liguei hoje na LR, e Maria disse que não houve muito progresso, que ainda está em análise.
Vamos continuar esperando e torcendo para os processos sairem.
Gente, boa noite! Hoje fui informada que o processo de atribuição da minha mãe, n. 404XX/2016 foi finalizado e já foi despachado. Dei entrada ainda em PD em julho e reenviado o vale em novembro para NVG. Obrigada a todos pela ajuda!! Agora é agilizar o meu processo e do meu filho
Em falar nisso, estou com uma dúvida a respeito da certidão de nascimento da minha mãe, agora portuguesa! Quando eu for enviar meu processo de atribuição, como procedo com a certidão de nascimento dela? Envio a certidão e forneço algum número que vai chegar? Eu forneço apenas o número de assento? E caso seja o caso de enviar certidão de nascimento dela, preciso apostilar? Grata, mais uma vez
@Fernanda Veloso, pode apenas informar o número no formulário 1c, caso não queira enviar uma cópia dele. Se decidir por enviar, não precisa apostilar. Basta uma cópia simples da certidão de nascimento.
Tudo bem pessoal boa noite, bom primeiro o meu caso meu avo é portugues e casado com brasileira e esta vivo, ja tenho a transcrição do casamento pronta, gostaria de fazer o processo de atribuicao ao meu pai so que estou com algumas poucas duvidas
de quais documentos eu preciso pq fiquei confuso gracas a divergentes repostas que obtive de dois consulados diferentes
Comentários
Se aconteceu e consta na Certidão de Nascimento do filho, tem que fazer a Transcrição de Casamento.
qual a indicação que colocamos? essa? PT-ADVRL-PRQ-PALJ07-XXX-XXX_mXXXX.tif
ou o nr do assento que está no livro digitalizado + o ano?
aproveitando, estou lendo os tópicos inteiros de tondela, ovar e Gaia, entendi pelo que li até agora, que Gaia não exige transcrição de casamento no caso do declarante do nascimento de minha mãe for o portugues, e que aceita a certidão de inteiro teor apostilada, não precisando da reprográfica? entendi certo até agora?
obrigado novamente.
Cada caso é um caso!
Quando se trata de assentos paroquiais ( anteriores a 1911) e o envio é para Gaia ou Ovar basta uma cópia do livro digitalizado ou indicação do número do assento no formulário. É preciso informar o número do assento geralmente de dois dígitos, no máximo três; o ano, freguesia, Concelho, Distrito.
Se o processo for para Tondela e o assento do português for anterior a 1911 você terá que enviar uma cópia certificada pelo Arquivo Distrital.
Sobre a última questão você entendeu corretamente.
Obrigadão!
Essa numeração de processos segue alguma ordem? Eu vejo números de novembro com numeração 40xx ou 41xx, outro colega mandou em janeiro e o numero dele é 64xx. Eu enviei em janeiro e esta numerado 34xx.
Alguém sabe como funciona???
44xxx/16 e 3xxx/2017. São só sequenciais para facilitar a localização e ano de entrada.
Para transcrever casamentos, pode fazer por Ponta Delgada, ou a 4ª CRC do Porto. A 4ª parece estar mais rápida no momento.
@caiodib estava pensando em fazer por PD parece estar demorando 15 dias!
Quando eu for fazer o pedido das certidões brasileiras no cartório, devo pedir a certidão por copia reprográfica com o sem a firma reconhecida do notário??
Me disseram q agora por causa da apostila eles reconhecem a firma do notario quando for apostilar, procede?
Acabei de ligar na LR e fui informado pela Maria que meus processos foram CONCLUÍDOS !!!!!
Eu e minha irmã somos Tugaaaaaaaas. Ambos os processos 405../2016
Chegaram em PD em julho, encaminhados em outubro a VNGaia, reencaminhados novos vales, também em outubro quando receberam numeração.
Agora, aguardar as certidões. Maria não me informou data de despacho, tampouco os assentos e pediu para eu aguardar.
Obrigado a todos do Fórum e sejam persistentes porque é possível.......Não podemos conter tamanha alegria !!!
parabéns, felicidades
Processo número 40XX/2017 enviado diretamente para Gaia, foi numerado dia 24/01. Liguei hoje na LR, e Maria disse que não houve muito progresso, que ainda está em análise.
Vamos continuar esperando e torcendo para os processos sairem.
Hoje fui informada que o processo de atribuição da minha mãe, n. 404XX/2016 foi finalizado e já foi despachado.
Dei entrada ainda em PD em julho e reenviado o vale em novembro para NVG.
Obrigada a todos pela ajuda!!
Agora é agilizar o meu processo e do meu filho
Quando eu for enviar meu processo de atribuição, como procedo com a certidão de nascimento dela? Envio a certidão e forneço algum número que vai chegar? Eu forneço apenas o número de assento?
E caso seja o caso de enviar certidão de nascimento dela, preciso apostilar?
Grata, mais uma vez
Se decidir por enviar, não precisa apostilar. Basta uma cópia simples da certidão de nascimento.
de quais documentos eu preciso pq fiquei confuso gracas a divergentes repostas que obtive de dois consulados diferentes
e qual dos crc é o mais indicado no momento?
obrigado pela atenção de todos
Já te respondi em outro tópico.