Transcrição de casamento - 4ª crc do Porto - informações e requerimento

1235730

Comentários

  • Olá, @klebergarcya,

    Não avisam. Apenas enviam a certidão para a residência.
  • Obrigado @Marcia
  • Abaixo reproduzo a minuta de requerimento para transcrição de casamento usada pela 4ª CRC Porto.


    Exmº Senhor
    Conservador da 4ª Conservatória
    do Registo Civil do Porto


    …………. (Indicar o nome completo, data de nascimento, local do nascimento, nacionalidade, filiação e residência habitual completa) REQUER A V. EXª A TRANSCRIÇÃO DO SEU CASAMENTO ……... (indicar se foi civil, católico, ou religioso não católico) realizado em ………. (indicar a data completa), em ………. (indicar o local, cidade e país onde o casamento foi celebrado), com ………. (indicar o nome completo do outro nubente, data de nascimento, local do nascimento, nacionalidade, filiação e residência habitual completa), declarando para o efeito o seguinte:

    - A celebração desse casamento não foi precedida de processo de publicações em qualquer Conservatória ou Consulado português e não foi feita qualquer convenção antenupcial (*)

    - À data da celebração do casamento tinham:
    - O nubente tinha nacionalidade ………., o estado civil de ……….., e residia habitualmente em ……….
    - A nubente tinha nacionalidade ………., o estado civil de ……….., e residia habitualmente em ……….
    - Tinham (ou não tinham) filhos não comuns

    - Fixaram a sua primeira residência habitual em ………. (indicar a morada completa)

    - O nubente / a nubente, após a celebração do casamento alterou o nome para ……….

    Declara ainda ter conhecimento de que, relativamente aos casamentos celebrados após o dia 1 de Junho de 1967, poderá ser aplicado ao casamento o regime imperativo da separação de bens.

    Data, ……….
    O requerente,

    _________________________________________
    → Efectuar reconhecimento presencial de assinatura no
    Consulado português


    (*) Se tiver havido processo prévio de publicações (verificação da capacidade matrimonial) indicar qual o consulado português ou conservatória do registo civil portuguesa onde foi feito;
    Se tiver sido outorgada escritura de convenção antenupcial, deve ser junta certidão da mesma.
  • IJFREIRE

    Boa sorte! Que conclua o mais rápido possível.
  • Maria Izabel, obrigado.

    A minha expectativa é que até o final desta semana a transcrição seja realizada. Pelo que li neste tópico transcrição de casamento na 4ª CRC Porto costuma sair em 2 , 3 dias. Como vi no site do CTT (o Correio português) que a 4ª CRC recebeu a minha documentação hoje, 04/07, então penso que até sexta-feira esteja concluída.
    É isso mesmo pessoal, é rápido assim ou os prazos lá mudaram??? Tem como a gente ficar sabendo??? A Conservatória avisa a conclusão do processo???
  • Boa tarde @IJFREIRE,

    A minha transcrição chegou no dia 22/06, mas até agora não recebi a carta.
    Para saber só aguardando a carta com a certidão ou enviando um e-mail, eu não enviei e-mail para não atrapalhar o andamento.
  • Na próxima semana envio um e-mail para a 4ª CRC Porto para saber o andamento da trancrição.
  • Legal, @klebergarcya,

    obrigada por ajudar as Conservatórias a manterem o bom andamento dos processos.
    "...eu não enviei e-mail para não atrapalhar o andamento."

  • Sim @Marcia,

    Penso que se ocorrer algum problema as Conservatórias entrarão em contato para informar.
  • @klebergarcya , @Marcia ,
    Vcs estão certos. É melhor esperar mesmo, pois li aqui que a 4ª CRC Porto costuma entrar em contato quando se depara com algum problema. As Conservatórias já estão "entupidas" de processos. Não custa nada atender as orientações dos moderadores. Afinal o que são mais alguns dias.
  • Pessoal, vou de férias para o Porto, sou casada a mais de 3 anos com um brasileiro com cidadania Portuguesa. Vale a pena fazer a transcrição do casamento pelo Brasil, no consulado, ou diretamente no Porto? (nem sei se tem jeito de fazer assim e qtos dias precisaria estar lá). Também tenho que tirar a cidadania do nosso filho.
  • @Rosi Oliveira,se vc quer transcrever seu casamento somente para atribuir seu filho,não será necessário desde que o pai,no caso seu marido,tenho sido o declarante na certidão de nascimento do menino.

  • @Maria Nélida, Obrigada pela resposta. Também quero pedir a minha cidadania. :)
    Queria só ter ideia dos prazos, caso faça por lá, pessoalmente. (e se isso seria possível)
  • @Rosi Oliveira,pra vc pedir a sua cidadania, mesmo já sendo casada há mais de 3 anos, teria que residir em Portugal por,pelo menos,2 anos ininterruptos.
    Transcrição de casamento e atribuição, se for fazer por Tondela(a mais próxima do Porto)leva menos de 1 semana.
  • @Maria Nélida, não sabia dessa exigência de morar em Portugal por dois anos. Por acaso, morei lá por exatos dois anos, mas, era solteira na época. :(
  • danilorobertidaniloroberti Member
    editado July 2016
    Boa noite!

    Estou prestes a dar entrada na transcrição de casamento de minha avó Portuguesa (falecida), visto que seu cônjuge (meu avô Brasileiro, também falecido) foi o declarante do nascimento do meu Pai.
    O processo de atribuição se iniciará pelo meu Pai e posteriormente para mim. Pelo que li nos tópicos, acredito ser este o fluxo mais apropriado. Li também que é possível, inclusive, encaminhar os dois processos em paralelo.

    Seguem algumas dúvidas imediatas:

    1 - Não tenho a certidão de minha avó em mãos, mas tenho todos os dados do assentamento, isso seria suficiente ou preciso anexar a cópia da certidão de batismo?

    2 - Não ficou claro para mim a questão do Itamaraty. Além da legalização das certidões de inteiro teor no consulado, preciso encaminha-las ao Itamaraty também?
  • Recebi hj um e-mail da 4a CRC informando a conclusão da minha transcrição e o número do assento de casamento.
  • @klebergarcya ,
    Como sua documentação da transcrição foi recebida no dia 22/06, então foram 12, 13 dias úteis a duração do processo. Pelo visto a 4ª CRC Porto já não tem a mesma eficiência de antes; aquele prazo de 2, 3 dias informado por alguns aqui para uma transcrição de casamento não é mais cumprido. Agora são quase 2 semanas úteis para uma transcrição.
  • O volume de processos aumentou muito, @IJFREIRE.
  • Sim, sim. Muito.
    E felicitações @klebergarcia . Se você recebeu a resposta hoje é sinal que alguém trabalhou hoje em Portugal, depois da brilhante conquista de ontem. :)
  • Estão trabalhando hoje normalmente!!!
  • Kkkkk. Obrigado a todos, enviaram o e-mail hoje mas pode ter terminado antes. De qualquer maneira assim que chegar o assento posto a data real do documento.

    E o melhor, aceitaram as certidões sem as mudanças.

    Boa sorte a todos.
  • @klebergarcia , @Marcia

    Pelo que entendi as mudanças na documentação não atingiriam os processos de transcrição. Salvo engano as novas exigências valem apenas para instruir os processo de atribuição.
    É isso mesmo, né gente? Pois mandei a minha transcrição com base na orientação da 4ª CRC recebida antes dessas novas exigências. Já tem mais de uma semana que eles receberam e não acusaram qualquer problema na documentação até agora.
    Baaahhh! Quanta insegurança!

  • @IJFREIRE,

    somente para Ovar, é que as novas regras valem tb para as transcrições de casamento.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-e-ovar

    Concordo com vc, dá muita insegurança.
  • Pessoal, estou na dúvida se mando a documentação da transcrição de casamento de meus pais para Porto, pois a certidão de nascimento de meu pai é da Argentina e eu consegui ela em 2014 já com todas as legalizações e tradução juramentada... eles não aceitam de jeito nenhum certidões com mais de 6 meses de emissão?
  • Maria nélida, marcia

    Mandei meu processo de atribuição para Ovar, sem fazer a transcrição do meu pai por ele ter sido o declarante na minha certidão., mas estou lendo agora, após ter enviado que Ovar está pedindo a transciçao mesmo sendo o pai o declarante, isso procede?
  • Pessoal,
    Vou requerer a transcrição do casamento de meus avós, já falecidos. Pelo que entendi, o modelo da 4ª CRC do Porto reproduzido pelo IJFREIRE foi redigido para casamento do próprio requerente. No meu caso em que eu vou ser o requente, sabem dizer se existe um modelo apropriado?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.