Transcrição de casamento por Ponta Delgada

134689256

Comentários

  • Olá pessoal, alguem sabe me informar quanto tempo leva para transcrever um casamento aqui no Brasil no consulado portugues? É melhor casar aqui no Brasil ou lá em Portugal? preciso transcrever o casamento dos Pais dela primeiro e estou em dúvida de quanto tempo leva para receber o documento já com o casamento transcrito. alguém sabe dessa informacao? Obrigado !
  • Olá Rissutt

    Fiz a transcrição do meu casamento (com cartão cidadão e passaporte) pelo consulado de São Paulo e demorou 3 meses, com certeza qualquer CRC que faça transcrição será bem mais rapido.
  • Bom dia pessoal,
    PD não está sendo tão legal como esperava.
    A nacionalidade do meu irmão levou um mês para sair, mas até aí ok.
    Mas enviei Vale Postal e os documentos para a transcrição do meu casamento no dia 26/04 (receberam no dia 7/5), e hoje recebi um e-mail da CRC dizendo que meu Vale Postal caducou e que tenho que fazer outro!
    Bom, nas minhas leituras por aqui, não vi ninguém falando disso. Queria saber se sabem como funciona.
    Fiquei um pouco assustada porque no e-mail diz que "O vale postal caducado será devolvido aquando a conclusão do processo". Isso quer dizer que pagarei por 2 vales e só depois que vão me ressarcir? E quando fizerem isso, vão descontar a taxa de envio deles (o que não acho nada justo)?
    Enfim... fiquei meio decepcionada... Estava esperando muito mais agilidade...
  • Nossa, que estranho. Mas o que seria um vale postal "caducado"? Fiquei preocupada também porque devo mandar documentos para lá.
  • suzanavisosuzanaviso Member
    editado June 2016
    Os vales tem validade (acho que 1 mês), mas eu não sei direito como funciona isso.
    Parece que eles receberam o vale, mas não pegaram a quantia porque só agora (1 mês depois de receberem os documentos) que resolveram iniciar o processo de transcrição >:/

    Não deve ser comum isso, Eliana, tive azar provavelmente :/
    Li nos comentários que alguém teve a transcrição feita em 3 dias!
  • Sim, fiz a transcrição do casamento de minha avó, os documentos chegaram dia 5 de maio e a transcrição estava pronta no dia 13 de maio. Mas é um dado que nos deixa muito receosos...
  • @suzanaviso,

    Isso não é comum mesmo.
    Foi falta de sorte.

    Os vales tem validade até o fim do mês seguinte ao mês em que os envia. Se mandou em 26/04, tinha validade até 31/05.

    Informe-se com os correios sobre a devolução. No próprio papel do vale, tem um 0800 dos correios.
  • Disseram que caducou dia 27/05. Vai entender né...
    Falta de sorte mesmo, pois os documentos já estão há quase um mês lá. Enfim...
    Vou ligar para os Correios e perguntar sobre isso.
    Obrigada @Marcia
  • suzanaviso

    Você não irá perder todo o dinheiro. Perderá somente as taxas cobradas pelos Correios. Ligue para o 0800 que eles te informarão como e quando pegar o dinheiro de volta.
  • Olá a todos!

    Li todas as páginas desse tópico e já preenchi praticamente todo o requerimento da transcrição porém fiquei com uma dúvida.

    Na certidão de casamento de inteiro teor de meus pais não consta nenhuma informação em relação à primeira residência conjugal, nem mesmo a cidade. Posso preencher com o endereço que ela foram morar sem qualquer tipo de ônus por essa informação não constar na certidão?

    Agradeço a ajuda e parabéns pelo fórum! Está me ajudando muito no preenchimento da documentação
  • editado June 2016
    @Robert Orban,

    sim, pode.

    Por favor, atente ao detalhe de que as regras para as legalizações mudaram a partir de 20/06.

    Certidões brasileiras nascimento deverão ser do tipo:
    1- inteiro teor e conter um "Selo de fiscalização-Certidão", "Selo de fiscalização eletrônico", "Selo digital" ou "Funarpen-Selo digital", que fica no canto superior esquerdo ou direito
    ou
    2. por fotocópia reprográfica emitidas pelos cartórios.

    Todas as certidões precisam ser legalizadas pelo consulado.
    As cópias dos RGs autenticadas a partir de agora também devem ser legalizadas pelo consulado.

    Para processos de transcrição de casamento, valem as regras anteriores.
  • Oi pessoal, estou com dúvida em relação ao preenchimento do requerimento. Minha avó e minha mãe irão assinar o requerimento de seus respectivos casamentos, mas estou com as seguintes duvidas:

    1. Coloco os nomes de casadas ou de solteira? Pois não há um local para colocar o nome depois de casada.

    2. Em estado civil coloco solteiro?

    3. O declarante ness caso seria a numbente (que é quem vai assinar o requerimento)?

    4. Em processo prévio de publicação de editais eu coloco NÃO?
  • Robert OrbanRobert Orban Member
    editado June 2016
    @Marcia,

    obrigado pela resposta!

    Acabei de ver o post sobre a alteração nas certidões e o requerimento de que os documentos (RG) também sejam legalizados no consulado.

    A certidão de casamento de inteiro teor de meus pais saiu por cópia reprográfica em duas folhas. Na frente, a cópia do livro e no verso os dados da certidão e a assinatura do escrevente. Somente a segunda página teve a assinatura reconhecida. Vou verificar quando for pegar as certidões de nascimento para ver se saem nos formatos previstos.

    Obrigado mais uma vez!
  • Bom dia pessoal,
    Apenas atualizando: consegui o retorno do valor do vale postal anterior (caducado), mas perdi o valor da taxa dos Correios. Não acho justo, já que eles que demoraram a sacar a quantia, mas fazer o que né...
    Mandei um e-mail dia 16 informando que já tinha feito um novo Vale, mas PD ainda não me informou nada. Infelizmente não tive a mesma sorte de alguns de ter a transcrição feita em menos de uma semana rs :/ (eles receberam os documentos dia 7/5)
  • bom dia tenho algumas duvidas em relação a atualização do estado civil.
    eu dei entrada na minha aquisição de nacionalidade como divorciado que é minha atual situação, deverei fazer a atualização quando sair minha nacionalidade?
  • @Douglas Freitas,

    não necessariamente.
    Cada um tem uma estória. Para poder te orientar, teria que saber a sua.
    Mas, não é obrigatório atualizar o estado civil. Se você não transcreveu o casamento, está como solteiro em Portugal. E não há nenhum problema nisso.
  • Apenas para informação geral, tempo da transcrição do casamento de meus avós em Ponta Delgada.
    Documentos postados no Brasil em 01/06/2016.
    Conclusão da transcrição em 29/06/2016.
  • Boa tarde, pessoal.

    Tenho os seguintes documentos para a transcrição de casamento dos meus pais.

    - Cert. De Nascimento Portuguesa pai;
    - Cert. Casamento Brasileira Inteiro Teor com selo digital funarpen dos meus pais, legalizada no consulado de SP;
    - Cert. De Nascimento Brasileira Inteiro Teor sem selo digital funarnpen da minha mãe, legalizada no consulado de SP;
    - Requerimento preenchido por mim (filho), com todos os dados, com minha assinatura reconhecida presencialmente;
    - Vale postal enviado de 120 euros;
    Vou enviar para Tondela,

    Está toda OK a documentação? Falta algo?

  • @Gabriel Sousa,

    se for fazer o processo de transcrição de casamento por PD ou Tondela, as certidões para tal não precisam ter os selos, mas t^m que ser legalizadas pelo consulado.
    Vc deve também enviar a cópia autenticada (não precisa legalizar) do seu RG, uma vez que será vc a assinar o requerimento.
  • SheleySheley Member
    Gabriel li que suas certidões contém o selo furnapen e que vc. legalizou no Consulado de SP, pergunto qual o Cartório que vc. requereu a certidão, porque os Cartórios que busquei, nenhum usa esse selo. Obrigada.
  • Sheley, somente uma das certidões tem o selo a outra não tem, a que solicitei no estado do PR já tinha, mas a de São Paulo-capital não.

    Obrigado pela informação marcia!! :)
  • Pessoal, surgiu aqui uma dúvida.

    Posso preencher o formulário de transcrição do casamento pelo computador (removendo os pontilhados e colocando as informações lá) ou devo preencher tudo à mão?

    Obrigado!
  • Poder pode, mas não deve. A @Marcia já puxou as minhas orelhas porque eu fiz isso. E usou argumentos muito convincentes para eu não ficar "inventando moda". Se tiver juízo e não quiser correr riscos desnecessários acho melhor seguir os conselhos dela. Um abraço.
  • Obrigada, @Ivan Lopes. :)
  • Pessoal li todos os comentários e não tive minha dúvida respondida. Na certidão de casamento dos meus avós não há nenhuma menção a endereço de residência. Não faço ideia do endereço do meu avô antes de se casar com a minha vó. Posso inventar um endereço"coerente" para o meu avô sem prejuízo ao processo? Rs

    Outra dúvida que tive a partir das informações que li é que o envelope com cada processo deve conter todas as certidões e informações necessárias. Por exemplo no meu caso em que enviarei um mesmo envelope com um processo de atribuição da minha avó e transcrição de seu casamento devo botar 1 certidão de inteiro teor de nascimento dela em cada envelope, certo? Se sim, posso enviar 1 certidão de inteiro teor emitida pelo cartório e no outro envelope 1 cópia dessa certidão reconhecida pelo cartório? Ps: sei que as certidões devem ser legalizadas no consulado e Itamaraty.

    Agradeço a ajuda.
  • @Bianca Ferreira Gomes,sim pode usar o bom senso e colocar um endereço coerente já que na certidão não tem nada relativo a isso.
    Basta a certidão brasileira da sua avô no processo de atribuição.Depois de atribuida ela passará a ser portuguesa e será o numero desse assento de nascimento que a conservatória irá fazer a atribuição da sua avô.
  • @Bianca Ferreira Gomes,

    veja se tem o endereço na certidão de nascimento. Se tiver, use este como anterior ao casamento e o endereço de um deles como o primeiro endereço do casal. Se não possuir, coloque um endereço da família.

    Quando for feita a transcrição de casamento de sua avó, ela já será portuguesa. Então, não precisará da certidão brasileira de nascimento dela. Serão usadas as informações constantes na certidão portuguesa.

    Não há duplicidade de documentação.
    Para o RJ e SP, as certidões não precisam passar pelo Itamaraty.

    Já que fará atribuições, não custa ser redundante e te avisar sobre as novas regras:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-e-ovar
  • Pessoal,

    Tenho algumas dúvidas:

    1- O formulário para a Transcrição de Casamento é baixável em algum lugar? Ou posso digitá-lo no computador e imprimí-lo? Não localizei como havia localizado o C1

    2- Ponta Delgada exige que se reconheça presencialmente a firma do signatário no consulado português?

    3- Eles exigem original da certidão de nascimento portuguesa? Ou basta uma cópia simples? Caso não tenha nem a cópia simples, serve cópia cartão de cidadão, já que meu avô já tirou antecipadamente?

    3- Como neto, como posso provar que sou "neto" e, portanto, posso requerer a transcrição de casamento de meus avós? Na identidade só contem o nome dos meus pais...

    Obrigado a todos pela satisfação das dúvidas! Este grupo é uma bênção!

    Zé Carlos
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado July 2016
    1- @jcleaonunes,veja o modelo de requerimento nesse tópico .Imprima e preencha com os dados.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada/p4

    https://drive.google.com/folderview?id=0B6dMEo-comwJRksxNXJEenZ3akU&usp=sharing

    2- Consulado presencialmente ou cartório por AUTENTICIDADE

    3- Certidão do portugues pode ser cópia simples,CC não serve

    4- O ideal seria o(a)filho(a) do portugues pedir a transcrição.
  • Obrigado, Maria Nélida!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.