Transcrição de casamento - 4ª crc do Porto - informações e requerimento

1246730

Comentários

  • Certo Márcia. Exatamente. Português era casado com uma brasileira e foi o declarante na certidão de nascimento da filha. Muito Obrigada.
  • Bom dia!
    Após concluído o processo de transcrição, o que a CRC enviará como comprovante da transcrição?
    Obrigado
  • @cleberson123 , vc receberá uma cartinha com a certidão de transcrição
  • @Maria Nélida agradeço a resposta. Por favor vc sabe dizer se eu posso usar essa certidão para o processo de atribuição?
    Obrigado
  • Não é necessário já que a sua transcrição vai constar no sistema,mas se quiser envie uma cópia simples.
  • Pessoal, bom dia a todos.

    Só por questão de informação, a averbação através da 4a CRC do Porto continua muito rápida, por experiência própria pude notar.
    Após a chegada dos meus documentos a Portugal, meu casamento foi averbado em 2 dias.

    Agradeço a todos do fórum pela ajuda!
  • @Camilo,

    Pois é. Ao invés de sofrerem na fila de PD e congestionar os serviços deles, a transcrição pode ser feita em até 3 dias pela 4a. CRC porto.

    Só tem dois detalhes. Primeiro, precisa pegar o formulário de transcrição de casamento deles. E segundo, a certidão de nascimento do cônjuge do português precisa ter sido emitida há menos de 180 dias.

    Lembrando que os documentos para a Transcrição de Casamento são:

    1) Xerox do Assento de Nascimento do português
    2) Certidão de Casamento em Inteiro Teor com a firma reconhecida do notário que assinou E legalizada no Consulado
    3) Certidão de Nascimento do cônjuge (emitida há menos de 180 dias) com a firma reconhecida do notário que assinou E legalizada no Consulado
    4) Xerox autenticada do RG do cônjuge
    5) Formulário de Transcrição de Casamento (fornecida pela 4a. CRC Porto), devidamente preenchida e com o reconhecimento de firma por AUTENTICIDADE de quem assinou (só assinar na presença do funcionário da pra cartório)
    6) Vale Postal de 120 euros

    Obs.: Caso as certidões dos itens 2 e 3 tenham sido emitidas em cartórios fora da área de abrangência do Consulado, é preciso da FÉ PÚBLICA.
  • Bom dia.
    Alguém poderia disponibilizar o requerimento para transcrição do casamento via CRC do Porto?
  • @Pablo,

    se não me engano, a 4a de Porto eles usam o mesmo requerimento do consulado.
    Mas, sugiro que você escreva para lá e peça para anexarem ao email o requerimento.
    4crc.porto@dgrn.mj.pt
  • Solicitei e me enviaram em anexo a poucos dias.
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado April 2016
    Então, @Paulo, imprime, preenche e reconhece firma por autenticidade.
  • @Pablo
    O pessoal da 4a do Porto é muito atencioso.
    Manda direitinho um email explicando o que você procura que eles respondem com o passo a passo e o formulário modelo.


    abs
  • Boa tarde! Eu posso assinar o requerimento da transcrição de casamento da minha mãe? Darei entrada pessoalmente no Porto. A minha dúvida é se esse requerimento precisa ser assinado pela minha mãe. Desde já, agradeço a atenção de todos!
  • @Kathia Vianna, vc pode assinar sim, mas tem que tirar uma fotocópia de um documento de identificação seu, dê preferência a cópia do seu RG, já qe na identidade brasileira aparece a filiação.
  • @Kathia,

    e não esqueça de reconhecer sua assinatura por autenticidade em cartório, ou presencialmente no consulado.
  • Boa tarde, pessoal. Minha irmã vai solicitar a nacionalidade agora que nosso pai é tuga.
    Ela é casada com um brasileiro e gostaria de saber se ela precisa transcrever o casamento para ppder solicitar a nacionalidade dos meus sobrinhos (menores de 14 anos).
    Foi meu cunhado que os registrou o nascimento deles.
    Obrigada
  • @Juliana Mesquita, sim, é preciso transcrever, se for fazer a transcrição enviando a documentação para Portugal, dê preferência para ACP no Porto, é mais rápido e não está congestionada como PD.
  • @Juliana, @Fabiocg,

    boa noite.
    a transcrição do casamento é necessária, conforme dito pelo Fábio.
    Porém, o ACP não realiza este tipo de processo, e sim a 4a Conservatória de Registo Civil de Porto.
  • Preciso fazer a transcrição do casamento de meus pais, minha mãe é brasileira, nascida no interior de Minas Gerias numa cidade chamada Januária. O cartório é fora da área de abrangencia do Consulado, entao é preciso da FÉ PUBLICA. O que quer dizer FÉ PUBLICA ?
  • @Alexandre,

    Telefone para o cartório emissor da certidão em Januária (MG) informando o nome do funcionário que assinou a certidão e descubra em que cartório de sua cidade esse funcionário tem firma aberta. Eles saberão resolver o seu problema.
  • @Alexandre,

    havia te enviado mensagem Inbox, te alertando para o fato de que talvez não precisasse transcrever o casamento.
  • @Alexandre,

    Se a transcrição do casamento não é necessária, como a @Marcia te orientou, porque gastar 120 euros mais os custos de certidões e legalizações?

  • Amigos, fiz uma grande caca.....
    Enviei o requerimento de transcrição e paguei o vale posta para ACP - Rua Visconde de Setúbal, 328 - Porto.
    Será que eles encaminham pra 4 CRC ou irão me devolver? O que devo fazer?
  • @Henrique,

    entre em contato com o 0800 dos correios (que se encontra no papel do vale postal), amanhã de manhã e informe que o destinatário foi errado. Peça que o devolvam. Você terá que aguardar a devolução, para pegar seu dinheiro de volta.
  • Enviei hoje minha transcrição para a 4a CRC Porto. Assim que tiver novidades aviso.
  • Andréia, você mandou suas certidões nascimento e casamento de inteiro teor para o Itamaraty antes de legalizar no consulado?
  • Pessoal, a 4ª CRC de Porto está bastante tranquilo fazendo em 1 semana a transcrição de casamento e óbito, foi o meu caso. Além da comunicação deles que é fantástica!! Eles ligam, mandam e-mail informando que já está transcrito. Sensacional!!
  • Boa notícia, o meu deve chegar lá nesta semana
  • Enviei ontem (28/06) para a 4ª CRC do Porto a documentação para transcrição do meu casamento. Vou acompanhar e informar aqui a evolução até o final do processo.
  • Alguém sabe dizer se eles avisam quando a transcrição é concluída? Ou só aguardando a certidao mesmo?
    Abs
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.