Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

24567454

Comentários

  • @Celso, no caso, eu mandei essa pergunta falando do caso de atribuição e transcrição da minha avó apenas. Nem perguntei a eles sobre mandar atribuição + transcrição da minha mãe também, porque já sei que eles não são muito flexíveis...
  • Estranho ontem mandei a mesma pergunta e eles responderam :
    Ex.º Senhor:

    Agradecemos o contacto de V.ª Ex.ª.
    Se o pretender, poderemos fazer uma análise prévia dos documentos.

    Com os melhores cumprimentos,
    A Conservadora,

    Ana Margarida Borges da Silva León
  • Olha a pergunta que fiz:
    - Cara Conservatória de Tondela,

    Estou ajudando minha Tia Xxxxx (filha de Portugueses) como a documentação para atribuição de nacionalidade Portuguesa e transcrição de casamento dela, só falta os documentos serem legalizados no Consulado de Portugal no Brasil.
    A dúvida posso mandar juntos os processos de atribuição e de transcrição de casamento pelo correio, e em envelopes e vales postais separados?
    Você tem formulário ou requerimento padrão da transcrição de casamento? Por favor pode me enviar?
    Também antes do envio gostaria de saber se posso digitalizar os documentos para sua pré-avaliação?

    No aguardo

    Obrigado.
  • Pois... O meu e-mail não difere muito em essência do seu...

    Prezados senhores,

    Peço auxílio numa questão relativa aos serviços que a Conservatória de Tondela atende. Gostaria de saber se é possível enviar juntamente os processos de atribuição de nacionalidade portuguesa e a transcrição do casamento da mesma requerente, brasileira, que passou a adotar o nome de casada.

    Agradeço imensamente a atenção e desejo um bom dia de trabalho,
  • Digitaliza os documentos e manda por e-mail veja o que responde.
  • @Celso, eu fiz isso e ela me respondeu dizendo que os documentos "estão em ordem"...
  • Eles demoram pra responder??? Passei documentos digitalizados e ainda não obtive resposta. Estou com tudo pronto. Ansiosa pra enviar logo.
  • GenteM,

    "Análise prévia" em Tondela significa que eles querem VER TODOS os documentos (digitalizados em PDF), inclusive RG, ok?

    Se acharem que a resposta do e-mail está dúbia, continuem no MESMO E-MAIL escrevendo assim:

    =================================================================================
    Assunto: Atribuição + Transcrição de Casamento
    =================================================================================

    "Prezada sra. Ana Margarida,

    Agradeço a atenção recebida mas ainda me resta uma dúvida. Estou enviando novamente os documentos em anexo para a sua apreciação.

    Já estou com a documentação pronta para fazer a minha Atribuição em sua Conservatória. Como sou casado, gostaria de fazer a transcrição do meu casamento antes de fazer o meu Cartão do Cidadão no Consulado.

    Existe a possibilidade de eu enviar junto ao processo da minha Atribuição, o processo da minha Transcrição de Casamento?

    Informo que se vocês autorizarem, enviarei dentro de um envelope, 2 envelopes dentro: o primeiro envelope contendo todos os documentos e o vale postal específicos da minha Atribuição e o segundo envelope contendo todos os documentos e o vale postal específicos da minha Transcrição de Casamento. Ou seja, os processos seriam enviados juntos mas com a documentação em separado.

    Com os melhores cumprimentos,

    Fulano de Tal."

    =================================================================================

    Coloque em negrito "se vocês autorizarem, enviarei dentro de um envelope, 2 envelopes dentro: o primeiro envelope contendo todos os documentos e o vale postal específicos da minha Atribuição e o segundo envelope contendo todos os documentos e o vale postal específicos da minha Transcrição de Casamento. Ou seja, os processos seriam enviados juntos mas com a documentação em separado."

    OBS: NÃO SE ESQUEÇAM DE ENVIAR NOVAMENTE OS DOCUMENTOS DIGITALIZADOS EM FORMATO PDF, INCLUSIVE RG.

    Se responderem autorizando, imprima o e-mail destacando com caneta iluminadora amarela a autorização e enviem junto com os 2 envelopes, lembrando que na frente de cada envelope deve estar identificado ATRIBUIÇÃO DE FULANO DE TAL e TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO DE FULANO DE TAL.

    Vamos torcer que aceitem. Depois que fizerem o primeiro, não temerão fazer mais (Atribuição+Transcrição).
  • editado April 2016
    @thereza, obrigada pela suas informações, sempre pertinentes e importantes.
    Enviei toda documentação dos meus 2 filhos digitalizada ontem para análise dos processos de atribuição. Infelizmente não tinha esse "modelo" seu à disposição.
    Qual prazo para resposta dessa análise? Costumam demorar? Li relatos que responderam em 10 minutos o que tem me feito pensar na possibilidade de ter tido algum problema na entrega do meu e-mail.
    Obrigada!
  • @Carolinne,

    Sorte, só isso. 10 minutos, 2 dias, uma semana no máximo.
  • @Theresa, muitíssimo obrigado pelo exemplo de e-mail!!! Vc é 10!!!
  • Parabéns Theresa, vc é muito boa!! Estou anotando tudo para as minhas próximas transcrições e atribuições... E todos q contribuem efetivamente e pertinentes nesse Fórum poderoso!!! Meu marido está com número de processo e aguarda despacho em PD, mas minha transcrição e atribuição das minhas filhas menores vou mandar por Tondela!!
    Obrigada e que Deus abençoe todos!!!
  • Recebi resposta do e-mail... A atribuição dos meus 2 filhos vão amanhã cedo!!

    Olhem a resposta:

    Agradecemos o contacto de V.ª Ex.ª.
    Confirmamos a V.ª Ex.ª que os documentos estão em ordem para requerer a nacionalidade e podem ser enviados todos os processos ao mesmo tempo. O prazo médio é de 3 dias úteis.

    Muito obrigada ao grupo. Atualizo meu processo com vcs para estatística.
  • Que maravilha, @Carolinne!

    Isso significa que aceitam mais de um processo quando se trata de irmãos.
  • @Theresa, e demais, como descrevi acima, estou com tudo pronto pra mandar pra Tondela. Mas me deu agora um frio na barriga por ainda termos poucos processos lá. É seguro escolher essa conservatória mesmo?? Ou aconselha ir pra PD? Aparentemente, meu processo é simples e documentação está ok.

    Outra coisa, li muito sobre envio... Entendi bem que o melhor (ou menos pior :-() é o EMS?

    Muito obrigada outra vez.
  • Pessoal,
    acabo de entrar na comunidade e gostaria muito de uma orientação. A minha situação é o seguinte, quero entrar com o processo de atribuição. Da minha vó (portuguesa) para minha mãe, e depois fazer para mim.

    - tenho em mãos a certidão de casamento dela, dizendo ser portuguesa, naturalizada brasileira ..etc.

    devo ter a certidão de nascimento dela?
    e quanto a transcrição de casamento? não entendi muito bem esse processo.

    Quem puder me orientar quais processos devo atacar primeiro. Muito obrigado.
  • Ué, @Carolinne, se dizem que fazem é porque fazem.

    Então, depois da sua Atribuição você fez a Transcrição do seu casamento?
    Seus filhos foram registrados com menos de 1 ano?
    Há divergências nas filiações das certidões de nascimento deles?

    Se as respostas foram SIM-SIM-NÃO, imprima o e-mail completo com as respostas deles e anexe aos documentos que for enviar para Tondela.

    Processo simples, mamão com açúcar. Não se preocupe.

    Se mesmo assim, você quiser ter certeza, confirme com eles se pode enviar as duas atribuições juntas no mesmo Sedex mas em envelopes separados.
  • @Thereza, é insegurança boba mesmo.
    SIM-SIM-NAO para as respostas. Ainda são pequenos e tudo certo com a documentação. Obrigada pela disponibilidade sempre...
  • @FredericoFidelis,

    sua avó se naturalizou brasileira quando casou, é isso?
    Se ela perdeu a cidadania portuguesa, fica mais complicado.
  • @FredericoFidelis

    Complementando o que a @Marcia postou, é preciso enviar um e-mail aos Registros Centrais (crcentrais@dgrn.mj.pt), solicitando a confirmação de que houve a naturalização.

    Forneça o nome completo dela (solteira e casada), data de nascimento, filiação, local de nascimento (distrito, freguesia e concelho).. Mas eles demoram um pouco a responder. Se a resposta for negativa, não houve a perda da nacionalidade.

    E se ela perdeu pelo casamento e está viva, pode recuperar novamente.
  • Muito Obrigado @Marcia e @Theresa Lima.

    Vou fazer isso.

    Se ela realmente não perdeu, posso fazer o processo de atribuição para minha mãe normalmente, correto?
    e quanto a transcrição do casamento?

    Obrigado pela atenção.
  • editado May 2016
    Colegas, mandei meus processos de atribuição e transcrição do meu casamento juntos para Tondela, tudo postado ontem às 17h na ag. da Adolfo Pinheiro, em São Paulo, que também fez os vales postais sem problemas para mim (mesmo sendo franqueada). A atendente Amanda foi super prestativa e simpática. Infelizmente ela errou meu sobrenome em um dos vales e não conseguiu corrigir depois. Alguém sabe se isso pode dar problema? Foi só uma letrinha, em vez de "Meiwald" ela escreveu "Neiwald", mas os outros dados estão corretos, e tenho mais outros dois sobrenomes.
    A Ana Margarida analisou minha documentação escaneada por e-mail, disse que estava tudo correto e que eu poderia enviá-las simultaneamente. Fiz os envelopes internos para separar os dois processos, como vocês orientaram, conferi 22 vezes (rs) e espero que esteja tudo certo! Pretendo mandar um e-mail para ela avisando dos envios dos documentos e dos vales postais.
    Vou atualizando aqui para vermos como estão os prazos em Tondela.
    Um grande abraço e obrigada pela ajuda!
  • @FredericoFidelis

    Enquanto aguarda a resposta, por precaução, vá providenciando o formulário 1C de sua mãe se ela for idosa.

  • Boa tarde! Estou com pequenas duvidas hehe
    1-Estou juntando os documentos para conseguir a atribuicao da minha avó que é filha de portugueses casados no brasil(ja falecidos),gostaria de saber se preciso fazer a transcricao da certidao de casamento deles?
    2-no caso,se desse tudo certo eu tentaria mandar os documentos de cidadania para tondela mas ha algumas divergencias nos registros da minha familia onde consta que o sobrenome do pai(portugues) da minha avó(brasileira) é gouveia mas nos documentos da minha avó este sobrenome esta resgistrado como gouvea nela ,gostaria de saber se a consultoria de tondela e rigida neste caso?
    Obrigado pela atencao!
    Atenciosamente hector!
  • @Hector Costa,

    1. se ambos eram portugueses, sim, precisa transcrever o casamento deles.

    2. Acredito que esse erro seja mínimo, por ter semelhança fonética, inclusive.
    Acredito que Tondela aceitaria. Mas, sugiro perguntar antes de enviar à Conservatória.
  • Enviei hoje a atribuição dos meus 2 filhos pra tondela. Agora é ficar de olho no rastreamento.
    Vou avisando-os visto que a ajuda desse fórum foi fundamental.
  • Celso,
    Referente à sua postagem de 27/04 aqui:
    "@Documento não precisa ser reconhecido pelo Itamaraty, certidão com firma reconhecida ou sinal público e legalizado no Consulado."
    Confirmando o que disse o Kleber, o consulado em Salvador-BA exige sim reconhecimento da cenrtidão de Nascimento no Itamaraty antes de levarmos para legalizá-la no consulado.
    Quem estiver em salvador, ficar atento a isso, pois dará viagem perdida ao consulado se não for no Itamaraty antes.

    abraço
  • Celso,

    acha possível retirar um processo de Lisboa para fazer em outro local?
    Tenho urgência, e não sabia das possibilidades quando enviei meu processo para Lisboa, por orientação do consulado....
    Está em Lisboa há 5 meses

    Obrigada
  • Boa tarde pessoal, preciso do formulário para atribuição de casamento por Tondelas, a alguém pode me fornecer?
  • @vania você está correta em relação à legalização no Itamaraty do Consulado em Salvador e Recife, porém em São Pauko e Rio de Janeiro NÃO precisam legalizar o documento no Itamaraty.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.