Pedido de Urgência - 75+

1…192021222325»

Comentários

• @SergioM deve ser isso, eu pesquiso celular. Fiquei na duvida porque anteriormente no celular era no sentido horizobtal. Obrigado

• Olá pessoal, alguém sabe onde aparece o pedido de urgência para verificar se foi deferido ou não ? alguém que fez o pedido em agosto já teve a resposta ?

• @soaresmanoel

Aparece uma notificação no "site das bolinhas" na sequência do recebimento de um e-mail informando que houve uma atualização no processo que "requer a sua atenção".

• Aqui vai a atualização de 2 processos 1D com pedido de urgência +75 (minha tia e meu pai, na conservatória dos registos centrais) :

• Submetidos em 04/2023 e 06/2023 respectivamente
    • Advogada protocolou os pedidos de urgência dia 17/07/2026
    • 01/09/2026 atualização no site de que foram deferidas as urgências
    • 30/09/2026 processos pularam direto para em análise e para decisão, no mesmo dia.

Agora aguardando o deferimento, basicamente. Alguma ideia de quanto demora?

• Pessoal, vou mandar dois pedidos de urgência com base na nova Diretiva.

Meus tios.

Ainda não enviei nenhum.

Usei o modelo que vcs gentiemnte deixaram aqui e fiz os dois assinarem com firma por autenticidade.

Agora minha dúvida é?

Oq escrevo fora do envelope? Tem algum padrão?

digo além do endereço da CRc de Lisboa ou Porto, coloca o que?

PEDIDO DE URGENCIA? CITA O PARECER? COLOCA O NUMERO DO PROCESSO? TEM ALGUM MODELO?

Obrigado

• @RichardPontes

A data da exigência é a mesma tb, estamos com a mesma conservadora.

@viniciusmrocha

Escreva: Setor de nacionalidade e número do processo

• Boa tarde, pessoal!

Gostaria de tirar uma dúvida. Como relatei no dia 22/09, o processo da minha avó caiu em exigência e hoje 01/10 o documento foi entregue na CRC Lisboa. Alguém que também tenha passado por isso, sabe me informar se demora muito para o processo andar novamente?

• @Hayata

É imprevisível. Já vi relatos de concluírem rápido, mas muitos ficam mais de 1 ano esperando para terminar. Se tiver pedido urgência creio que seja mais rápido.

• @Rafz qual é o nome do seu conservador?

O processo da minha mãe (76 anos) foi submetido em 19/09/2025. Levamos pessoalmente o pedido de urgência em 03/08/2026 e tivemos o deferimento da urgência em 11/09/2026, pela conservadora Ana Laura Faustino Miranda, mas após o deferimento não houve nenhum andamento, ainda está apenas como submetido. Verifico todos os dias. Queria uma estimativa... Mas acho que na verdade não temos muito padrão, né?

• @ALeti

O meu foi deferido o pedido de urgência em 28/08 e em 18/09 o processo passou de submetido para decisão. Mesma conservadora do seu processo.

• @Eduardo92 que notícia animadora! Espero que o meu aconteça semelhantemente! Muito obrigada por compartilhar! Quando finalizar posta para nos contar. Essa conservadora entrou nesse último concurso, é nova, não tinha muitos dados sobre ela ainda.

• Atualização sobre o processo 1D da minha avó

Processo submetido na CRC: 21/09/22

Urgência submetida: 20/08/26

Urgência deferida: 30/09/26

• @fabricmagalhaes quem é o conservador responsável pelo seu caso?

• Boa tarde

alguém pode me mandar como escreveram a carta para pedido de urgência? Foi feita digitado ou escrita à mão?

meu sogro tem processo e vai fazer 80 anos em maio….

Fizeram por conta própria?

o nosso processo foi feito por advogado, mas gostaria de enviar o pedido de urgência por conta própria

• @Adelmiro

Na primeira página deste tópico, há vários modelos que pode usar para redigir a sua carta.

A carta é digitada, mas é assinada em cartório pelo requerente. Não é preciso assinar se o reconhecimento de assinatura por autenticidade for feito em cartório brasileiro ou em missão consular de Portugal.

Pode mandar a carta para a conservatória onde está o seu processo.

• Vou escrever assim (alguma sugestão de melhoria ou retirar algo?)

processo de Neto - está nos registros centrais de Lisboa

REQUERIMENTO DE PEDIDO DE URGÊNCIA NA TRAMITAÇÃO DO PROCESSO DE NACIONALIDADE

Processo de Nacionalidade nº 5xxxx/25

À Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa

Exmo.(a) Senhor(a) Conservador(a),

Eu, IVANIR xxxx, brasileiro, casado, nascido em 15 de maio de 1947, titular do CPF nº 2xxxxx, requerente do Processo de Nacionalidade nº 5xxxx/25, que tramita nessa Conservatória, venho, respeitosamente, requerer a tramitação urgente e prioritária do referido processo, ao abrigo da Deliberação do Conselho Diretivo do Instituto dos Registos e do Notariado, de 20 de maio de 2026, que uniformiza os critérios de apreciação dos pedidos de urgência em processos de nacionalidade.

O referido processo tem por objeto a atribuição da nacionalidade portuguesa, na qualidade de neto de cidadão português originário, nos termos do artigo 1.º, n.º 1, alínea d), da Lei da Nacionalidade Portuguesa.

O presente pedido fundamenta-se, em especial, no disposto no ponto 2, alínea g), da Deliberação do Conselho Diretivo do IRN, de 20 de maio de 2026, que estabelece como fundamento atendível para o pedido de urgência:

“g) Idade igual ou superior a 75 anos, considerando o impacto da idade e da esperança média de vida na efetividade do direito ou legítima expectativa de aquisição da nacionalidade;”

O requerente nasceu em 15/05/1947 e conta atualmente com 79 anos de idade, circunstância que se encontra devidamente comprovada pela documentação de identificação apresentada no processo de nacionalidade.

A idade avançada do requerente enquadra-se, portanto, expressamente no fundamento previsto na alínea acima transcrita, considerando o impacto da idade e da esperança média de vida na efetividade do seu direito e na legítima expectativa de conclusão do procedimento de atribuição da nacionalidade portuguesa.

Dessa forma, considerando a idade do requerente e o risco de que o decurso do tempo possa comprometer a efetividade do seu direito e a legítima expectativa de ver concluído o procedimento de nacionalidade, vem requerer a V. Ex.ª que seja reconhecida a urgência e determinada a tramitação prioritária do Processo de Nacionalidade nº 5xxxx/25, com a maior brevidade possível.

Diante do exposto, requer respeitosamente a V. Ex.ª que se digne apreciar e deferir o presente pedido de urgência, conferindo ao Processo de Nacionalidade nº 5xxxx/25 a tramitação prioritária prevista na Deliberação do Conselho Diretivo do IRN de 20 de maio de 2026.

Nestes termos,

Pede deferimento.

Com os melhores cumprimentos, 

Rio de Janeiro, ____ de __________________ de 2026.

• @Adelmiro

Tá bom, mas tem muito texto.

Dá pra cortar pela metade.

Identifique-se, identifique o processo, peça prioridade com base na deliberação, e agradeça.

• Precisa estar em português de Portugal??

ou posso mandar português Brasil mesmo?

• @Adelmiro

Português europeu formal («Exmº(ª). Sr(ª). Conservador(a)», não «Prezado Conservador», etc.). Pode usar uma ferramenta de IA generativa para ajudá-lo a redigir o pedido. Como o colega falou, seja direto ao ponto: identifique-se e identifique o pedido, peça a urgência com base no artigo da deliberação, peça deferimento e despeça-se.

• Obrigada pela ajuda!! Já ajustei

E no envelope de envio… colocou como?

destinatário: xxx

• @Adelmiro

«Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa: Setor Nacionalidade. Requerimento de Urgência. Pedido n.º xxxxxx/xxxx».

Use o envelope à prova d'água que vão lhe dar nos Correios ou na DHL. Lá, eles mesmos põem o endereço.

• Precisa fazer apostilamento?

ou apenas assinatura e reconhecimento em cartório brasileiro já basta?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.