Pedido de Urgência - 75+

1…1920222425

Comentários

• @Giulia1609 foi a Conservadora Andreia Thomaz.

• meu pedido foi deferido dia 11/07 a urgência, é de neto na CRC de 08/2022. Concluído hoje 11/09. 60 dias após deferimento de urgencia. 4 anos de espera. Boa sorte a todos.

• @Danilolobo88 Que maravilha Danilo! Parabéns!! Você era o neto?

• Avisei uma prima sobre a possibilidade de solicitar urgência em razão da idade (processo de neto). Comuniquei a ela essa possibilidade no dia 02/06/2026. Na época, o pedido dela já estava parado havia bastante tempo na bola 2.

Ela deu entrada alguns meses antes de mim. O meu pedido, que também é de neto, continua parado na bola 1. 😡

Como era via escritório, avisaram eles e aceitaram pedir a urgência (deviam ser ativos nesse tipo de coisa, mas aí é outro papo).

10/09/2026 saiu o assento dela! 🤩

• @fgsouza o seu e da sua prima foram submetidos quando?

• @Giulia1609 o meu foi entregue 28/06/2022 com senha 12/10/2022. O dela acho que deve ter sido enviado por volta de 06/2022.

• O da mãe do meu primo ele mandou o requerimento de pedido de urgência.

Ele mandou a carta em agosto mas até agora não teve nenhuma mudança.Ele mandou o requerimento apostilado e assinado por autenticidade, a mãe tem mais de 80.

Alguém sabe º email de Lisboa?

Ele quer mandar email pra saber se eles receberam mesmo 😂

Mas como foi carta registrada pelo ctt ele acompanhou tudo .

vamos aguardar.

• @Simeia Lobato

Agosto está muito recente, eu aguardei 50 dias desde o recebimento até o deferimento

• Tenho uma esperança que em dois meses a partir de setembro que o meu processo possa se movimentar para fase 3.

A projeção foi feita no Site GPT de acordo com processos que foram iniciados a parti de 2022/23, e que terminaram em 2026.

O meu processo chegou em análise dia 31/08 acredito que em novembro tenhamos novidades.

• Solicitei a certidão pelo civilonline no dia 08/09 e não obtive retorno. Tendo em vista que não recebi a mensagem de que a certidão não foi localizada, enviei e-mail dia 14/09 questionando e me responderam que a certidão se encontra pendente de emissão na Conservatória de Mora.

Isso significa que o processo foi realmente finalizado e só aguarda a emissão? Pq no site o processo ainda se encontra na fase "para decisão".

• @iasminfigueiredo porque voce nao tenta ligar pra essa conservatoria de mora e explicar a situação? Sempre que eu ligo pra conservatoria de Lisboa eles me atendem e tiram minhas dúvidas. E ja soube de vários casos que o IRN demora a atualizar o site de acompanhamento, etnão realmente pode ter sido finalizado, mas não foi atualizado no site. Eu ligaria pra lá e tiraria minhas dúvidas

• Pessoal, deixa eu tirar uma dúvida, por acaso tem alguém aqui que o processo esta só como submetido, e não teve notícias do pedido de prioridade?

• O pedido de urgência que enviei da minha avó foi recebido hoje na ACP.

Acham que pode movimentar ainda esse ano?

Tenho lido uns comentários positivos e uns negegivos.

• @Giulia1609

Vi alguns comentários sobre seu caso, o mais provável é que o seu pedido de urgência não foi enviado ou não chegou lá, já providenciou outro? Acho pouco provável o seu pedido ter sido aceito e não ter nenhuma atualização no seu processo.

• @iasminfigueiredo, estão levando 55–59 dias depois do deferimento. Acho que até sexta o seu deve sair.

• @RichardPontes é que o meu foi deferido 15 de junho.

• @Giulia1609 , o pedido de urgência do meu pai (87 anos) foi apresentado em maio pelo escritório de advocacia. Processo de neto entregue no fim de 2022, submetido em março de 2023, em Lisboa. Seguimos sem resposta ao pedido de urgência e sem qualquer outra movimentação no processo, que ainda aparece só como “submetido” 😣

• @EAF vc confia 100% no seu escritório? tem comprovação de que foi realmente enviado esse pedido de urgência ?

No meu caso, o escritório do advogado informou por e-mail que tinham mandado o pedido de urgência em Maio, eu exigi comprovação, pois já mentiram pra mim para justificar atrasos, eles desconversaram e mandaram um comprovante depois de alguns dias, porém eu notei que o documento foi postado e entregue já no fim de junho. A própria postagem foi feita após eu entrar em contato cobrando comprovante. Se eu tivesse confiado no que me disseram por e-mail, estava até hoje esperando.

• Pessoal, os processos enviados agora já entram na urgência automaticamente? Vou enviar o processo do meu tio e estou na dúvida se preciso incluir o requerimento.

• editado September 17

@R Gonçalves

Não entram. Precisa ser solicitada a urgência, conforme consta na deliberação publicada. Mande o requerimento junto (há vários esboços neste tópico), com as devidas alterações para adequá-lo ao caso de um processo que ainda não foi numerado nem recebido; e leve o requerente ao cartório para assinar o requerimento.

• Alguém que deu entrada com pedido de urgência 75+ na ACP Porto, com advogado (formato digital), conseguiu saber sobre despacho deferindo ou não o pedido? O advogado acessando o sistema dele consegue ver algo?

• Boa tarde, pessoal! Boa notícia, finalmente saiu o processo de neto do meu avõ!!!

• @LysaAbrantes

Parabéns pela conquista!

• @carlasimone obrigada pela informação! Farei isso.

• Será q ja avisaram os novos conservadores de Lisboa q eles já podem trabalhar, um processo de prioridade por idade deferido em junho ainda sem resposta parado na fase 3.

• @LysaAbrantes parabéns pela conquista!

era processo de neto tramitando na ACP mesmo?

a urgência de idade realmente ajudou hein? deu menos de dois anos!

• pra quem tem dúvida sobre o processo do meu avô:

o processo dele era de nacionalidade portuguesa como neto. demos entrada em novembro de 2024, de forma on-line e com o acompanhamento de uma advogada.

o processo tramitou no porto.

os documentos físicos foram enviados no dia 10/06/2026 e chegaram lá no dia 15/06. depois disso, a advogada entrou com um pedido de urgência por idade, já que ele tem mais de 75 anos.

e hoje, 17/09/2026, finalmente o processo foi aprovado! 🇵🇹🤍

• @LysaAbrantes

O seu relato me deixa mais esperançosa. Até o momento, só vi duas conclusões de processos para os quais tinha sido deferida a urgência. A urgência do processo que acompanho foi deferida dia 17/06/2026, alguns dias antes da do seu.

• Boa tarde a todos. Estou com uma curiosidade. O processo de meu pai que é neto, foi SUBMETIDO em 04/09/2023, pedimos urgência pela idade dele 94 anos, em 08/09/2026 o processo consta como EM ANALISE (X) e com a mesma data PARA DECISÃO ( ) só que não esta ticado como finalizada a DECISÃO. Pergunta: Porque tem ums processos que mudaram EM ANALISE com um data, e o PARA DECISAO encontram-se sem nenhuma data, e logocamente em esta ticado. Tem algo que justifique isso?

Eu especulo que quando eles datam EM ANALISE e PARA DECISÃO é porque já passou pelas EXIGENCIAS. (?)

Obrigado e desculpem se estou falando besteira.

• @LysaAbrantes Muito bom , realmente que enviou bem no inicio de junho , conseguiu um ótimo lugar na fila .

Oque eu digo , os pedidos de urgencia é a criação de outra fila de nacionalidade.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.