Pedido de Urgência - 75+

1…1921232425

Comentários

• @ugoesteves

Excelente noticia, parabens pela conquista!

• Parabéns @ugoesteves fiquei muito feliz com a vitória de vocês!

• @kagso o pedido que aconpanho e de neu oai que é neto. Nem e mae(filho do portugues) nem o pai, foram os declarantes e sim um tia da mãe dele. Quando mandei o processo não mandei a certidao de casamento porque não encontrava no cartorio, a muito custo consegui a certidão de casamento, mais não mandei. O que fiz foi averbar o casamento e obito da filha do português e enviei para ser juntada ao processo. Recebi um e-mail que informava que a certidao da filha do portugues ja existia no processo, foi entao que respondi que era uma certidão atualizada com averbação de casamento e pedi para juntar. Não sei se fizeram, pois não responderam. Agora estou apreensivo

• Parabéns @ugoesteves!!

@RichardPontes Aqui continua tudo igual:

• Submetido em 05/09/2022;
    • Pedido de urgência enviado em 21/05/2026;
    • Urgência deferida em 06/06/2026;
    • "em análise" e "para decisão" em 08/06/2026;

• @RichardPontes

aqui também continua na mesma

• @ugoesteves

Parabéns! Portuguesa aos 100 anos vale comemoração em dobro.

• Parabéns @ugoesteves !! Muito merecido, sucesso! So fiquei com uma duvida. Voce chegou a receber email sobre a atualização e finalização do processo? Pelo que eu entendi voce solicitou a certidao e estava la, mas nao atualizaram no site do IRN? Seria isso?

• @Andrea_Fonseca75 interessante, o seu pedido de urgência era do comecinho de junho e so foi aceito agora, pelo que eu vi, a sua conservadora é diferente da conservadora que estava deferindo os processos de urgência todos ate agora. Pode ser que ela tenha tirado ferias e voltou agora… Sera? Porque o meu pedido de urgencia é de meados de junho, 1 semana depois do seu…. E ainda nao teve deferimento da urgência

• Pedido 1D enviado em novembro de 2021, processo no arquivo central do porto. Foi enviado e recebido pelo ACP o pedido de urgência em 31/08/26.

Alguma opinião sobre se devo fazer o pedido de certidão no civil online para verificar se já está pronta?

• @AndréAlmeida

Se não lhe forem fazer falta 10 euros, pode solicitar.

Eu solicitei ontem e recebi hoje a informação de que não foi localizado nenhum assento de nascimento.

Com a geração automática dos assentos de nascimento quando são aprovados os processos, é pouco provável que um processo tenha terminado e ainda não se tenha produzido o assento de nascimento correspondente. Isso era algo mais provável antes de 2024.

• @carlasimone obrigado por sua analise. Meu medo é não terem juntado a certidao com a averbação do casamento, uma vez que o nome de casamento mudou. Se Deus quizer eles fizeram a juntada.🙏, para deixar claro que a mãe que consta na certidao do Neto, é a mesma pessoa que consta na certidao da filha do portugues. Obrigado

• Hoje houve uma movimentação no processo de meu pai (94anos) neto.

(X) Submetido.             04/09/2023

(X) Pedido de Urgência  06/07/2025

(X) Em Analise.          08/09/2025

( ) Para Decisão.          08/09/2025

Agora estou mais esperançoso.🙏

• Assim está o processo da minha avó no momento:

Sigo checando ansiosamente todos os dias na esperança de sair nos próximos dias. Caiu em exigência no dia 29/07 e foi respondida no dia 17/08. Espero que conclua logo.

• @Maciel Boa noite , o deferimento foi enviado para o porto ou lisboa ?

• Os deferimentos dos pedidos de urgência têm levado uns dois meses; algumas conclusões de processo saíram nesse meio-termo, mas não me parece que o plano, a longo prazo, seja atender a essas urgências, já que, de todos os deferimentos de pedido de urgência que vi, só vi umas quatro conclusões do processo. Todas em Lisboa, inclusive. Nenhuma no Porto.

• @kagso e @Maciel deixa eu perguntar a vocês, quem seria a(o) conservador(a) do processo de voces?

• Hoje houve uma movimentação no processo de meu pai (94anos) neto.

(X) Submetido.             04/09/2023

(X) Pedido de Urgência  06/07/2025

(X) Em Analise.          08/09/2025

( ) Para Decisão.          08/09/2025

Agora estou mais esperançoso.🙏

• @fabricio777 no print segue as exigências - uma certidão reprográfica do meu avô, pois do meu pai, enviamos a reprográfica e a digitada de inteiro teor, mas do meu avô só foi enviada a digitada (que foi a que o escritório pediu), olhando hoje, e por tanto ter percorrido o fórum, deveria ter sido enviada a reprográfica dos 2 logo, já evitaria isso e provavelmente não cairia em exigência, pois a 2ª exigência é o porque dele ter sido registrado 13 anos depois, mas ainda sim ele era menor de idade, enfim... talvez sim, talvez não. os documentos chegaram ontem na conservatória. Agora é aguardar.

@kagso Olha cair em exigência sempre é ruim, pois não sabemos o que esperar ou quanto tempo mais esperar. Mas os processos 75+ tem andado de forma muito positiva. Talvez eu tenha exagerado ao falar em dias, mas já diz o ditado "a esperança é a última que morre".

depois da exigência o de @CarlosdaCosta não demorou tanto, (não sei o tempo exato só voltando aí no fórum para saber ou ele dizer por aqui). Mas entendo e sei que não dá para prever muita coisa de prazo ainda. Mas como falei tenho esperança.

Uma coisa que notei no comunicado de exigência é que ao lado do número do processo tem a informação "c/ urgência deferida" como se fosse uma etiqueta no sistema. Isso parece ser positivo para quem tem processo com urgência. pois de alguma forma o sistema deve estar marcando esses processos e por isso os conservadores estão mais atentos a ele. Alguém mais já havia visto?

• @ugoesteves Que maravilha!! que ótima notícia! Enfim o processo dela terminou. Parabéns, fiquei feliz em saber.

• editado September 10

@Becagomes

Olha, no processo da minha avó não tem nada de "c/ urgência deferida" ao lado do número do processo. Mas sei que a urgência foi deferida pois tem o seguinte texto na parte atualização referente ao pedido:

@Giulia1609 respondendo a sua pergunta, chama-se Maria Paula.

• Pessoal que anexou o pedido de prioridade sozinhos, depois do processo ja estar la na Conservatoria, como foi feito mesmo? O que voces colocaram no envelope? Apostilado?

• editado September 10

@Giulia1609

Só o pedido de urgência com assinatura reconhecida em cartório por autenticidade (eu apostilei, mas não é preciso caso a assinatura seja reconhecida em cartório brasileiro). Se for por idade, os documentos comprobatórios já estão no processo, consoante texto dos rascunhos de requerimento neste tópico. Enviar para a conservatória onde repousa o processo.

• @carlasimone beleza, e será que da problema enviar duas vezes? Porque o problema todo é que eu nao sei se a advogada que ta tocando o processo está muito pura das ideias, e de fato mandou o pedido, pois liguei pra conservatoria e nenhuma resposta. Se ela tiver mandado e chegar la depois, tem problema ter 2 pedidos? Um feito por mim e outro por ela?

• @Giulia1609

Pode mandar de novo, sim, sem problemas. Está levando uns dois meses para deferimento do pedido.

• @kagso é ao lado do processo dentro da notificação de exigência. Na notificação tem um cabeçalho com a identificação do processo, nome do requerente, número, setor e etc... quando fizeram a exigência já havia o deferimento da urgência. e ao notificar a exigência isso saiu ao lado do número do processo. então, se não foi digitado (que eu acredito não ter sido) deve ser alguma "etiqueta" do sistema para que eles possam visualizar e diferenciar os processos que tenham urgência dos que não tem. E, talvez, estejam seguindo alguma lógica deles lá para dar andamento nesses processos.

• @Becagomes

No processo da minha avó, inclusive dentro da notificação de exigência, não há qualquer referência a " c/ urgência deferida".

• Prezados Foristas, boa tarde!

O requerimento de nacionalidade como neta da D. Sylvia, minha sogra com 100 anos de idade foi finalmente atendido com os seguintes registros de datas:

SUBMETIDO: 24/11/2022

EM ANÁLISE: 16/06/2026

Após solicitação de urgência de 06/96/26

PARA DECISÃO: 16/06/2026

CONCESSÃO: 07/09/2026

Por coincidência ou não ontem dia 06/09/2026 por volta das 22 hs resolvi solicitar certidão através do civilonline e hoje ao abrir meu e-mail tinham duas mensagens, ambas com a certidão de nascimento da D Sylvia.

Uma do civilonline que paguei 10 euros

Outra do IRN, gratuita

Sendo assim, sugiro aos colegas que estejam em situação semelhante a que a D. Sylvia se encontrava até ontem, na posição 3: PARA DECISÃO e não se importam em gastar 10 euros que façam uma consulta, das duas uma

Terá como nós a felicidade de receber a certidão concluída, ou

Terá um prejuízo de 10 euros e mais uma decepção.

Continuo torcendo por absolutamente todos os participantes deste maravilhoso espaço.

Grande abraço

Ugo Esteves

• @Giulia1609, boa tarde!

O processo estava para decisão desde 16/06, logo após ter solicitado e aceito o pedido de urgência por idade.

Na noite do dia 06/09, domingo, resolvi perder o amor a 10 euros e enviei pedido de certidão ao CIVILONLINE, do nada, pura intuição, e na manhã de segunda-feira, 07 de setembro, abri a caixa de mensagens e tinham lá duas mensagens, uma da civilonline e outra do IRN, ambas com informações da concessão da cidadania para a D.Sylvia

Achei muito estranho, muita coincidência, mas preferi comemorar a buscar explicações.

D. Sylvia, com 100 anos e 6 meses de vida, neta de 3 avós portugueses, agora é, também, uma portuguesa, com certeza!

Torcendo agora pela Eliete que ontem teve seu processo como esposa movimentado de 3-AGUARDANDO RESPOSTA para 4- DECISÃO

No caso dela o processo foi iniciado como esposa por eu ter conseguido a nacionalidade por tempo de residência legal.

Em junho solicitamos o direito de urgência de +75 por ela estar com 76 anos mas 2 dias depois solicitaram certidão criminal se tivesse residido fora do Brasil e como ela morou alguns anos nos EUA, solicitei o documento do FBI que ficou pronto semana passada.

Enviei imediatamente para Lisboa e foi recepcionado exatamente no bendito dia 07 de setembro.

E para surpresa nossa, ontem, 09 de setembro de 2026 passou para DECISÃO.

Torcendo junto com todos vocês para um breve final feliz!

• @carlasimone, boa tarde!

Vou te passar o andamento do processo da minha sogra mas lembro que cada caso tem encaminhamentos diferentes apesar de as vezes parecerem semelhantes.

Recepção em Lisboa: 11/2022

Envio de pedido de urgência 75+: 06/06/26

Pedido de urgência 75+ aprovado: 16/06

Decisão concedendo a nacionalidade: 07 de setembro de 2026

Espero que essas informações sejam úteis para você

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.