Pedido de Urgência - 75+

11415161719

Comentários

• @Pradella

Sim, só enviar um requerimento assinado por ela com firma reconhecida por autenticidade. Tem um modelo no início desse tópico.

• Obrigado @SergioM

Vou fazer isso.

No envelope vou colocar o número do pedido e escrito “Pedido de Urgência”

bom né?

• @mathbrito @Maciel_1961 Boa, Fico feliz por vocês!

O meu pedido de urgência chegou 1 semana após o de vcs, então deve estar próximo de acontecer o deferimento.

Agora Vamos quanto tempo esta levando pra sair o documento...

• @Pradella

Sim. Baixe um modelo disponível no tópico urgências - 75+, edite e leve-a para assinar em cartório. Só mandar para a conservatória em que está o processo e esperar.

• @carlasimone

Eu não achei o modelo aqui no tópico 75+

Consegue me enviar por favor?

• @carlasimone Pelo gemini fiz esse pegando alguns comentarios que vi aqui, mas não achei um modelo pronto, serveria ou pode me mostrar um que vc ja enviou?

EXMO(A). SENHOR(A) CONSERVADOR(A) DA [NOME EXATO DA CONSERVATÓRIA ONDE ESTÁ O PROCESSO]

Ref.: Processo de Nacionalidade n.º [XXXXX]

[NOME COMPLETO ATUAL DA SUA AVÓ], [nascida NOME COMPLETO DE SOLTEIRA, se houver alteração], brasileira, [estado civil], nascida em [DATA DE NASCIMENTO], portadora do [DOCUMENTO DE IDENTIDADE, ex: Passaporte ou RG] n.º [NÚMERO DO DOCUMENTO], emitido em [DATA DE EMISSÃO] pelo [ÓRGÃO EMISSOR], inscrita no CPF sob o n.º [NÚMERO DO CPF], requerente no processo de nacionalidade por [atribuição / aquisição] sob o art.º [NÚMERO DO ARTIGO, ex: 1.º, n.º 1, alínea d)] da Lei da Nacionalidade, que tramita nesta Conservatória, vem requerer a V. Exa. prioridade na análise do processo supracitado.

O presente pedido é formulado ao abrigo do n.º 2, alínea g), da Deliberação do Conselho Diretivo do Instituto dos Registos e do Notariado de 20 de maio de 2026.

Em estrito cumprimento ao n.º 4 da referida Deliberação, a requerente demonstra que o dano grave decorrente da falta de decisão em tempo útil é inerente à sua própria condição, por ter mais de 75 anos, considerando o impacto irreversível da idade e da esperança média de vida na efetividade do direito e na legítima expectativa de aquisição da nacionalidade portuguesa.

Tal facto objetivo é inequivocamente comprovável pela data de nascimento constante da fotocópia certificada e apostilada anexa ao presente requerimento (documento que também instrui os autos do processo principal).

Termos em que pede deferimento.

Com os melhores cumprimentos,

[Nome da sua Cidade - Estado], [Dia] de [Mês] de 2026.

[NOME COMPLETO ATUAL DA SUA AVÓ]

• @Pradella Ma aba 7 tem esse requerimento em Word.

Pedido de Urgência - 75+ - Página 7 — Fórum Cidadania Portuguesa https://share.google/lLi9ZXlg9v9WdVesA

• editado August 27

@mathbrito O bom que o tempo de espera para o deferimento não aumentou , ficou instável do dia 29/06 ao 06/07 o tempo ficou o mesmo. Será que a tendência é de diminuir o tempo de espera de deferimentos ?

• @Pradella

Dá para ver que a IA se baseou nos modelos escritos postados aqui. Pode usar esse, sim. Reconhecer a assinatura do requerente em cartório por autenticidade.

• Obrigado @amadasilva e @carlasimone

so mais uma dúvida no envelope junto com o destinatário é bom colocar:

”Pedido de Urgência Idoso” ?

• Bom dia a todos,

Eu estava revendo o Despacho que inclui a idade de 75 anos ou mais como critério de urgência / processamento prioritário. O item 7 diz o seguinte:

7. Sem prejuízo dos pedidos de urgência, deve ser sempre atribuída prioridade aos processos de atribuição de nacionalidade relativos a menores nascidos no estrangeiro, filhos de progenitor português, que não adquiram outra nacionalidade e permaneçam indocumentados. Nestes casos, quando há intervenção dos serviços consulares deve ser privilegiada a atribuição da nacionalidade por inscrição de nascimento no registo civil português, nos termos do artigo 1.º, n.º 1, al. c) (1.ª parte) 

Estou a entender do texto acima, que o Conselho Diretivo do IRN reduziu o escopo da priorização dos processos de menores. Como sabemos, processos de 1C e 1D de menores tramitam, ou tramitavam se meu entendimento estiver correto, com uma velocidade superior aos processos de maiores de idade, finalizando em apenas alguns meses, enquanto os demais amargam uma demora de quase 5 anos.

A partir desse despacho, apenas menores que NÃO detenham outra nacionalidade serão priorizados, o que me parece ser bastante justo, seria esse o caso? Poderia se afirmar que menores brasileiros não poderão mais contar com aqueles prazos acelerados se o processo for protocolado a partir da data do despacho?

• @josemarfdc

Já vi outras pessoas tendo essa interpretação. Eu ainda entendo urgência é diferente de prioridade e acho que menores continuaram em filas diferentes.

• Pedido de prioridade recebido na CRC em 10/07 deferido na data de hoje.

• Nao Recebi o e-mail, mas fui ver o site com a senha e estava lá pedido de prioridade deferido.

Recebido na CRC 10/07

• @amadasilva acredito que estabilize o prazo pra deferir sim. no início tem um disparo na demanda porque todo mundo corre atrás quando sai o despacho. depois vai estabilizando a demanda num nível meio contínuo de pessoas que ou estão dando entrada no processo atualmente ou só descobrem o despacho depois de algum tempo.

• Pedido de urgência deferido hoje (28/08)

Documento chegou lá 13/07

• Prezados foristas, boa tarde.

Processo 1D neto iniciado em 09/2024 na CRC, status atual "Submetido", com a recepção do pedido de urgência em PT no dia 13/07, conforme informado pela DHL.

Hoje, dia 28/08, chegou o e-mail informando sobre o deferimento concedido pela conservadora A*** L*** F*** M***. Desta forma, o tempo de espera entre a recepção e o deferimento do pedido totalizou 46 dias corridos, dentro da média atual de um mês e meio a dois. Atualizei a planilha com estas informações.

Agradeço a Deus e a todos pela divulgação das informações acerca deste tema, destacando a colega @carlasimone pelo constante engajamento no presente tópico.

Sigamos em frente!

• Boa tarde, pessoal.

Pedido de urgência do meu tio foi entregue na CRC dia 13/07 e foi deferido hoje, 31/08.

• Graças a esse fórum, eu acompanhei a publicação do IRN sobre urgência para idade igual ou superior a 75 anos. A neta de português é minha mãe, hoje com 90 anos.

No dia 16 de julho, o escritório de advocacia em Portugal me enviou uma mensagem informando que faria esse pedido. Depois disso, não vi movimentação na página do “Estado do pedido”. Enviei uma mensagem ao escritório por duas vezes e nada.

No dia 10 de agosto, levei minha mãe ao cartório para reconhecer por autenticidade o requerimento que eu tinha redigido e o enviei por DHL.

Pois bem, hoje tive uma surpresa: o escritório de advocacia realmente tinha realizado o pedido, apesar de não aparecer nada para mim no site. Eles me enviaram uma mensagem comunicando que a urgência foi deferida!

Acho que fiquei ansiosa demais e levei minha mãe ao cartório desnecessariamente.

Enfim, deu certo! Quero agradecer ao fórum!

• @guifernandes1 Seu processo foi concluído?

• Boa tarde, pessoal

Pedido de urgência deferido pela CRC hoje, 31/08. Foi recebido lá em 17/07.

• @guifernandes1 @NivaldoJr boa tarde nobres amigos, tiveram a conclusão dos seus processos ou nada ainda ?

• editado August 31

Ainda não foi concluído! Hoje somente pedido de urgência deferido!

• @fabricio777 Boa tarde!

Tudo na mesma por aqui, processo com urgência deferida em 06/06/2026, parado:

• editado August 31

Agora que estamos saindo de agosto, fiquemos atentos para alguma mudança de status. 🤞

• @carlasimone Meu processo movimentou hoje para análise. O deferimento foi consedido dia 18/08

• @amadasilva

Isso só confirma que os processos com deferimento em caráter de urgência realmente vão correr mais rápidos que os outros, uma luz no fim do túnel ao menos para os 75+

• Boa noite. Gostaria de saber de quem teve o pedido de urgencia deferido, quanto tempo demorou para pular as bolinhas dos estágios do processo.? Agradeço quem possa informar.

• @ludmed bom dia! Nao entendi muito bem sua situação, no site de acompanhamento do IRN, pra você, continua sem aparecer nenhuma notificação do deferimento de urgência? Pergunto isso pois estou numa situação parecida com a sua rsrs

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.