Pedido de Urgência - 75+

1141516171820»

Comentários

• @amadasilva que bom!! Noticia boa!

• Bom dia, @RichardPontes @fabricio777

Por aqui sigo na espera também:

Obs.: Urgência deferida dia 03/07/26.

• Vejo q os deferimento estão acontecendo, estão um pouco mais demorados, mas estão andando, agora conclusão são muito poucos, acho q estão esperando a fila se equiparar aos 500 mil p alegarem o grande volume de processos, assim é trocar 6 por meia duzia.

• editado September 1

@Giulia1609 Bom dia! Como relatei, ontem tive uma surpresa: o escritório de advocacia realmente tinha feito o pedido, apesar de não constar nada para mim no site antes. Eu achava que eles não tinham dado entrada no pedido, mas vi que fizeram e deu certo porque o site agora mostra a urgência deferida. Segue o print! 😊 OBS: E eu sei que o deferimento foi do pedido do escritório por causa do tempo de tramitação: eles pediram em julho, e minha mãe pediu em agosto!

• @Maciel foram 13 dias, do. Deferimento até pular a etapa.

• @amadasilva obrigado pelo retorno. Deixa eu fazer outra pergunta. Voce ou algum colega do grupo tem conhecimento de algum processo que foi concluido após o pedido de urgência. 👍🙏.

• Processo 1D aqui, submetido em 04/2023 foi aprovada a urgência hoje. Em quanto será que isso adianta o processo?

• editado September 2

@Rafz @Maciel

Na CRC, esses processos com urgência deferida têm sido concluídos, independentemente de quando foram protocolados, em dois meses ou menos, desde a data do deferimento da urgência, vai depender do tipo de processo (sobretudo se depende de consultas externas). É só passarem pelo tópico para verem uns relatos.

No ACP, até agora, nada mudou.

Nenhuma notícia sobre outras conservatórias.

• @Rafz quando que voce enviou seu pedido de urgencia?

• Bom dia!

Fizemos o pedido de urgência em 09/06/2026, que foi deferido em 01/09/2026, pela conservadora ALFM.

Segue o print do processo do meu pai, como neto de português, iniciado por meio de advogado, correndo na CRC.

• Ótimo dia!! 🤩

Pedido de urgência deferido dia 01/09 por aqui! O pedido chegou no CRC no dia 18/07.

Sigamos para mais atualizações!!

• @carlasimone Obrigado.👍🙏

• @Rafaz meu pedido foi deferido dia 11/07 a urgência, é de neto na CRC de 08/2022. Até hoje não foi concluído. Entao ja se passaram 4 anos do inicio do processo e 50 dias do deferimento da urgencia. Espero que seja concluído esse mês. Avisarei aqui quando ocorrer.

• @Giulia1609 17/07/26 enviei o pedido de urgência por idade 75+ . Ontem, 01/09/26, foi deferido pelo sistema. O processo é de 06/2023 1D (neto). Quando será que sai pra análise?

• @Giulia1609 17/07/26 enviei o pedido de urgência por idade 75+ . Ontem, 01/09/26, foi deferido. O processo é 1D (neto) de 06/2023. Quando será que sai pra análise agora?

• @Rafz O meu levou 13 dias.

• O meu foi deferido no dia17/06 e ainda hj na fase 3

• Boa noite a todos!

Alguém teve a urgência concedida e depois o processo caiu em exigência? Depois da exigência respondida, quanto tempo demorou para o processo ser concluído?

O processo da minha avó está na ACP. Teve urgência concedida no dia 25/06, caiu em exigência no dia 29/07 que foi respondida no dia 17/08. Alguém tem alguma ideia de quando deve concluir?

Agradeço desde já a atenção.

• @kagso

o meu entrou em exigência mais de 2 meses após o deferimento. Foi deferido em 09/06 e andou para decisão em 16/06, dia 13/08 caiu em exigência, mandei as informações solicitadas, previsão de chegar dia 11/09. Enfim, aguardando.

Teve alguém aqui que tinha alguma exigência, mas quando deferiu os documentos já tinham sido enviados e o processo já foi finalizado com o deferimento. Então não entendi ao certo como ele já havia mandado antes da exigência ou como sabia, enfim... acabou finalizando rápido. O nosso não sei como será. Mas tenho esperança de que alguns dias após chegar e quando forem anexar a documentação já verifiquem e despachem.

• @Becagomes entao estando na fase 3 corre ainda o risco de cair em exigencia, achei que esse risco corria apenas na bolinha 2, só por curiosidade qual foi a exigencia solicitada? estou preocupado que aconteca com meu processo tambem

• @Becagomes

Olha sem querer te desanimar, imagino que será mais que alguns dias. Digo isto pois a documentação da exigência do processo da minha avó foi entregue dia 14/08 e foi adicionada no sistema dia 17/08 e até o momento o processo não foi finalizado. A minha dúvida é se demora muitos meses mais ou até anos.

• @kagso boa tarde qual foi a exigencia. Obrigado

• Pessoal, fiz uma varredura no tópico e cheguei em duas conclusões, ou os processos pararam na etapa 3 ou os membros pararam de relatar aqui que seus processos foram concluídos.

Últimos processos concluídos

Rosamaria 13/08/26

jvtorres 13/08/26

Arturmoes 08/08/26

CarlosdaCosta 29/07/26

Jessica Carminati 21/07/26

aproximadamente 55–59 dias depois do deferimento

@NivaldoJr @ugoesteves @iasminfigueiredo O processo de vcs foram concluidos?

• @Maciel

O avô da minha avó não foi o declarante no nascimento do pai da minha avó. Foi um amigo da família, pois o pai era marítimo e trabalhava embarcado. Infelizmente a assessoria não mandou a certidão de casamento dos avós quando protocolou o processo, então o processo caiu em exigência.

Eles eram casados em Portugal, então a conservatória poderia ter pego o documento, mas simplesmente colocou processo em exigência. Já foi enviado o que é necessário, mas agora só Deus sabe quando vai concluir.

• @kagso

Havia alguma averbação em alguma certidão que remetesse a esse assento de casamento ou algum documento parecido? Eram da mesma conservatória? Assessorias tendem a mandar o mínimo necessário e cobrar um plus. E, sendo o processo de interesse do requerente, é do interesse dele mandar a documentação, não dos conservadores nem dos oficiais de registo de ir atrás de saber onde foi lavrado o assento de casamento. Se fosse assim, os prazos que temos hoje seriam ainda piores.

• @kagso o pedido que aconpanho e de neu oai que é neto. Nem e mae(filho do portugues) nem o pai, foram os declarantes e sim um tia da mãe dele. Quando mandei o processo não mandei a certidao de casamento porque não encontrava no cartorio, a muito custo consegui a certidão de casamento, mais não mandei. O que fiz foi averbar o casamento e obito da filha do português e enviei para ser juntada ao processo. Recebi um e-mail que informava que a certidao da filha do portugues ja existia no processo, foi entao que respondi que era uma certidão atualizada com averbação de casamento e pedi para juntar. Não sei se fizeram, pois não responderam. Agora estou apreensivo de vai cair na exigencia. Meu pai está com 94 anos. Só resta rezar. Boa sorte para todos.

• editado 2:35AM

@Maciel

Do que entendi:

Trata-se de processo de neto.

O português declarou o nascimento da filha brasileira.

A filha brasileira não declarou o nascimento do filho dela brasileiro, neto do português.

Se for o caso, não importa. O que importa, para a nacionalidade portuguesa, é a filiação (perfilhação) estar estabelecida na menoridade entre o português e a geração seguinte brasileira (filho), ou por meio de declaração direta em cartório, ou por meio de casamento transcrito. Ou seja, o português precisa ter declarado o nascimento da filha na menoridade, ou o casamento dele deve estar transcrito em Portugal. O neto não vai ser afetado, porque, para ele, vale a lei do país em que ele nasceu (e, no Brasil, é, por supersimplificar: está no assento, não protestou, é o pai/a mãe).

• @carlasimone

Eram todos da mesma conservatória. Nascimento dos avós e casamento deles (ambos portugueses). Quanto ao pai da minha avó, não há que se falar visto que era brasileiro.

Não vejo motivo pra indeferimento, poderiam muito bem já ter concedido a cidadania pela avó da minha avó, visto que tanto ela quanto o marido eram portugueses. Mas enfim, só resta esperar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.