Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1850851852854856

Comentários

• amolapamolap Member

@carlasimone entendi. Muito obrigado.

Acho que vou optar pelo 1C mesmo.

Outra dúvida é a seguinte; Sobre apensação dos processos dos meu filhos.

Como eu posso solicitar e qual a vantagem?

• editado July 21

@amolap

A vantagem é a economia monetária do valor dos documentos comuns aos processos apensados. Só é preciso mandar os documentos comuns em um processo, nos outros constando um requerimento de apensação dos documentos em questão do processo em que foram enviados com assinatura reconhecida por autenticidade em cartório brasileiro de ambos responsáveis no caso de menores de idade. Em se tratando de certidões portuguesas de assentos informatizados (não certidões de batismo de Arquivos Distritais), não vejo razão para pedir a sua apensação, uma vez que é só imprimir uma cópia na impressora de casa; já para outros documentos comuns pode ser vantajoso.

Os processos devem todos serem entregues na mesma conservatória, no mesmo dia. Aproveite a mesma remessa colocando os processos em envelopes separados para cada processo (passe cola-bastão no feixo do envelope para se assegurar de que os documentos não vão acabar misturados) e ponha esses envelopes num envelope maior a ser enviado para o ACP.

Busque pelo guia do fórum na parte de guias. Pode redigir o seu próprio requerimento com base nele.

• "Olá a todos! Bom dia.

Tenho acompanhado as partilhas por aqui e notei que os nossos processos têm uma enorme coincidência: somos todos do lote de meados de 2021 (maio e junho) e todos conseguimos cumprir e encerrar as nossas exigências entre o início e o meio de 2023, 2024, 2025 (estamos todos na fase 'Aguarda Decisão' há mais de um ano).

Como o meu processo continua totalmente congelado no portal e sem movimentação, gostava de perceber se o problema é geral ou se as nossas pastas por acaso foram distribuídas para a mesma equipa ou Conservador(a). No meu caso, o despacho inicial foi associado à Conservadora Dra. Maria Leonor Baptista e Ferro Pereira.

Alguém deste mesmo lote (@LilaDias, @Paulo1964, @LeoSantos, @taisas2002, @igorn ) saberia dizer se o vosso processo também está com ela ou se foi para outra mesa?

Força para todos nesta espera, um abraço!"

• FlaviajjFlaviajj Member

O processo da minha mãe Maio/22 ate hoje nada. O pior de toda essa espera e o dela finalizar e eu acabar não conseguindo o meu, visto que ela não foi casada com meu pai e ele foi o declarante na minha certidao. Acho quase impossivel de conseguir minha cidadania. Então estou perdendo a esperança já.

• @Tregina meu processo está com a O/A conservador/a de registos

Andreia Tomaz H. Neves

• alguém tem uma noção de onde tá? Processo do meu pai é 888xx/2022 de 29 de junho, mais de 4 anos de aniversário já 🎂🎉

• Pessoal Boa Tarde!

Passando aqui para informar a todos que Liguei agora a pouco na Linha Registro e passe 40 minutos esperando pra ser atendido.

A atendente me infomou que eles estão analisando a segunda quinzena de Fevereiro /2022 referente ao Processo de Cidadânia Portuguesa para de Netos 1D.

Só nos resta continuar aguardando.

• Boa noite. Minha irmã fez o pedido para Neta com o mesmo advogado que eu fiz o meu (apenas que 3 anos após). Eu já tenho o meu. Acontece que o advogado em Portugal ficou doente e não sabemos se ainda está vivo. E enquanto tínhamos contato, ele vinha buscando a senha. Como não conseguimos mais o contato, alguém tem alguma sugestão de como ela pode tentar descobrir a senha? Abraços

• @Jlvc2022 bom dia. Estou passando por uma situação parecida rs. Os processos demoram tanto pra tramitar que além da gente ficar preocupado com o requerente permanecer vivo durante o processo, também o advogado.

O que eu posso te indicar é ligar para a conservatória, pelos aplicativos que o pessoal no forum indica que você coloca um valor e liga pra eles, e como eles abrem 9h (Portugal) indico ligar bem nesse horário, já tentei ligar exatamente 9:00:00h e eles atenderam na hora, nao esperei na linha. Se ligar um pouco depois voce já precisa ficar 15,20 até 50 minutos esperando. Liga pra CRC Lisboa e diz que você é fulano de tal, e enviou os documentos no dia tal, o tipo de processo, que ja se passaram xxx meses e você ainda nao recebeu a senha. Não sei de qual estado você é, mas no Rio eu acordei 3:55h pra fazer esse contato, e liguei exatamente 4:00h, é coisa de maluco, mas me poupa dinheiro e tempo no telefone. Não sei se o pessoal recomenda outro jeito de conseguir a senha, mas me indicaram isso de ligar pra conservatória e pedir a senha mesmo.

• editado July 23

@texaslady @carlasimone @CarlosASP Boa noite, forum estou com uma duvida no processo de neto maior que já foi enviado e entregue em 2023.

Todas as certidões foram de inteiro teor da imagem reprográfica e apostilada até ae tudo certo.

A certidão do meu avô português já veio averbada com o casamento.

Minha dúvida é essa

A certidões do meu pai e minha foram enviadas sem os averbalmentos dos casamentos.

Meu pai nasceu em 1925 foi registrado em 1939 com 14 anos , o português (Pai dele) quem declarou e registrou o nascimento. Meu pai se casou em 1951.

Eu nasci em 1948 fui registrado em 1952 aos 4 anos. e meu pai quem me declarou e registrou-me . Minha certidão também não foi enviada com a averbação do casamento. Meu casamento foi antes da década de 80.

Elas atualmente estão todas com os casamentos averbados.

Tenho alguma chance de cair em exigencia ?

• LilaDiasLilaDias Member

@Tregina sim, ela mesma: conservadora Maria Leonor Baptista e Ferro Pereira

• @amadasilva

Só se alguém aí mudou de nome e não fez prova da mudança, ou por certidão de casamento, ou por averbação no termo de nascimento.

• @amadasilva

Provavelmente por esses fatos:

Meu pai nasceu em 1925 foi registrado em 1939 com 14 anos

Eu nasci em 1948 fui registrado em 1952 aos 4 anos. e meu pai quem me declarou e registrou-me

Isso é considerado "registro tardio" (depois de um ano de idade) e o conservador deve pedir uma explicação da razão. Em geral, aceitam sem grandes dramas. Leia mais aqui para já ter ideia da resposta que vai dar se e quando chegar uma exigência:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/25906/guia-justificativa-de-registro-tardio

• @carlasimone Como assim por averbação nos termos do nascimento? Não ocorreu nenhuma mudança de nomes

• editado July 27

@CarlosASP Peguei essa justificativa aqui no forum em 2023 por volta de março.

Até fiz Assinatura por autenticidade em 2023 mas não enviei . Só vou enviar depois da resposta da prioridade +75

• @amadasilva

Pessoalmente, prefiro a linha mais personalizada que está no guia do fórum do que um texto muito genérico padrão.

• Pessoal, bom dia!

Algumas pessoas me falaram que pode estar pronto e o site não estar atualizado, e me aconselharam a pedir o documento pelo site para ver. O que vocês acham? Pode estar pronto?

• Você pediu, @marcellasantiago ? Deu certo?

• Pessoal, bom dia... Espero que estejam bem!

Após vários processos da família que já realizei com a ajuda aqui do fórum, no ano passado minha irmã teve interesse em requerer a cidadania, (como neta), começamos a juntar a documentação, à época até sanei algumas dúvidas aqui mas tivemos um falecimento na família e algumas coisas ficaram em segundo plano, agora queremos retomar esse processo e gostaria do auxílio sempre valioso dos colegas.

Bem, tentei me atualizar lendo as postagens desse tópico desde onde parei, setembro/25, fiquei apreensivo quando vi que em maio/26 houve publicação de alterações na lei, que acredito ainda não terem sido regulamentadas. Enfim, estou com a documentação de cartórios em mãos, só falta emitir atestado de antecedentes criminais, pagar a taxa de 175 euros e preencher o formulário, mas agora fiquei em dúvida se nesse momento estão recebendo novos processos (Porto) ou, se está sendo possível pagar a taxa no site. Enfim, o pessoal tem enviado processo ou estão preferindo aguardar uma definição mais clara sobre as exigências? podem me ajudar, por favor?

Antecipadamente agradeço!

• Fala pessoal, boa tarde. Meu processo esta sendo tocado por advogado, e recebi a senha recentemente. Quando eu entrei no site aparece isso, mas nao aparece o nome do requerente nem o nome do conservador, nem nenhuma data. É bug ou é porque ainda nao foi submetido?

• Outra duvida, eles atualizaram o sistema recente? Porque pelo que me lembre todo mundo que postava o print da pagina de acompanhamento, tinha 4 etapas, o meu ta com 5. Tem essa etapa 3 “aguardando resposta”

• Pessoal, boa tarde!

Passando para compartilhar que o processo do meu sogro enfim teve decisão. Após quase 5 anos de espera (submetido em nov/2021) o pedido foi deferido!!!

Agradeço ao pessoal do fórum que sempre compartilha informações aqui. É muito importante, pois as dúvidas e ansiedade acaba sendo de todos.

Aproveitando, agora vamos começar o pedido para os filhos e netos.

Qual a orientação atual, o processo é feito pelo consulado Brasileiro ou segue com envio para Portugal?

O pedido pode ser feito para os filhos e netos ao mesmo tempo ou deve aguardar o processo dos filhos primeiro?

Mais uma vez obrigado!

Enrique

• Renata1Renata1 Member

@Giulia1609 , acho que o aguarda resposta é Exigência. Não aparece nada quando você clica nele ou não tem mais nada na página? No meu quando pareceu isso tinha uma caixinha do lado com a carta pedindo documentos adicionais e deram 30 dias úteis para solucionar. Depois que receberam meus documentos, acrescentaram no mesmo local a resposta de que tinham anexado os documentos ao meu processo. Eu nem tinha percebido senão fosse um comentário do fórum.

• @Renata1 pois é, nao aparece nada quando eu clico nele, nem tem nada embaixo ou em cima. Por isso estranhei se pudessem ter atualizado o site. Mas acredito que teriam posto a data do submetido e em analise se de fato tivesse pendencia de documentos e estivesse no aguarda resposta. Porque pra chegar nele teria ja passado pela analise, e ta com o lapis no submetido

• BeteVBeteV Member

Boa tarde. Alguém ja solicitou o registo de nascimento pelo civil on line? estou com dificuldade para realizar o pagamento via cartão de credito. Agradeceria muito se pudessem me ajudar.

• Renata1Renata1 Member

@BeteV Verifique se o cartão está habilitado para compras internacionais. Vale a pena ligar p o banco do cartão e confirmar. Senão tentar outro cartão.

Já cheguei telefonar para esclarecimentos no civil online e eles atendem o telefone. Boa sorte

• Fala pessoal, alguem aqui tem 5 fases na pagina de acompanhamento? Pelo que eu lembro dos prints do pessoal eram so 4 fases, nao sei porque o meu tem 5 fases

• após pedido de urgencia por idade, o processo do meu pai tramitou hoje para decisão (processo submetido em julho de 2022, urgência em junho de 2026)

• editado August 4

@arturmoes Parabéns pela sua conquista, já deu tudo certo!!🤞🍀

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.