Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1849850851852853855»

Comentários

• @Enrique Parabens Enrique! O processo do meu pai foi enviado em data próxima, 26/11/21. E foi para análise em 27-01-2026. Deve estar próxima a conclusão. Você fez pedido de urgência?

• @arturmoes Você fez o pedido de urgência por carta, com assinatura em cartório? E o processo está no Porto?

• Renata1Renata1 Member
    editado August 4

@Giulia1609 a etapa 3 normalmente é inserida quando tem uma exigência. Foi assim no meu. Atenda rápido pois só dão 30 dias úteis. Se não conseguir ver a anotação no final da página, tente abrir no computador. Deveria aparecer uma caixinha onde clica e lê a carta deles.

• @Enrique Parabéns pela conquista!

• @AndréAlmeida foi feito pelo escritório que contratei, o processo esta na CRC

• @AndréAlmeida obrigado, André! Embora ele tenha mais de 75 anos, não fiz pedido de urgência.

O seu deve estar chegando sim. Vamos torcer.

Obrigado @Anabar !

Se alguém que rez o processo de netos e em seguida o de filhos e puder orientar eu agradeço.

• Tregina o processo de minha mãe continua parado. Eu não sei para qual conservador está pois como fiz através de escritório de advocacia não tenho acesso a informação (arrependimento ) O processo é de março de 2021. Vou tentar descobrir com o escritório, já tem tempo que nem falo com eles pq desanimação total... preferia não ter gasto o dinheiro e ter feito por conta própria... A minha mãe nesse tempo já passou dos 75 anos, está com 77 e entre DPOC e câncer de pulmão já nem conseguiria viajar mais de avião até lá. Por sorte ela foi duas vezes e na ultima fomos visitar as cidades que ela queria conhecer da familia e fomos na região das praias. Foi a ultima viagem antes da pandemia. Já conversei sobre pedir urgÊncia porém a advogada falou que não teria essa opção, acho o escritório que contratei ruim mas tb não vi ninguém recomendando escritório algum ...

• editado August 5

No caso do meu pai houve uma exigência. Surgiu final de fevereiro. Entregámos os documentos em falta em abril. E recebemos esta resposta hoje!

Estão a analisar agora o correio entrado em janeiro de 2025 (!!), nem a entrada dos processos, mas a entrada de correio e exigências.

Será que vamos ter que esperar mais um ano?? Alguém sabe disso?

vejam a foto

• @Renata1 pior que nao tem caixinha em lugar nenhum do site, e acho estranho porque nao tem nem a data de submetido, esta com o lapis no submetido. Quando voce teve que enviar as exigencias, qual email voce mandou? Acho que vou mandar email pra tirar duvida sobre isso

• Bom dia!

Estou preenchendo o furmulário (1D) para envio do processo de minha irmã e gostaria que me ajudassem, por favor:

1 - O nome do requerente deve ser preenchido conforme os documentos atuais (alterou no casamento), correto?

2 - O formulário atual tem 4 páginas, deve ser impresso em 2 folhas (A4 - frente e verso). Tem alguma orientação adicional? Pois a assinatura da requerente ficará na página 3.

3 - O quadro 3 traz o item 5; Documento Comprovativo de conhece suficientemente a língua portuguesa, o que sugerem enviar? Ou no momento não enviar nada relacionado?

Apenas relatando, sobre o formulário, pagamos a taxa na última sexta (31/07/26), recebemos via e-mail na forma acima, (imagem), mas vi outra postagem com o mesmo trecho do formulário, há algumas semanas, onde constavam mais itens, creio que logo após a alteração na lei:

Já agradeço!

• Renata1Renata1 Member

@Giulia1609 o email que uso é esse:

rcentrais.atribuicao@irn.mj.pt

Eles dificilmente respondem, mas tente mesmo assim. Talvez vc tenha que também telefonar p a linha de registos na hora em que abrem (horário de Portugal).

• Alguém tem alguma experiência em relação ao meu post aqui há bocado sobre as exigências? Vai ser mesmo preciso esperar mais um ano depois de cumprir a exigência? Já estamos há espera há 4,5 anos😫

• Obrigada @Renata1 . Desconhecia deste email

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.