Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1846847848849850852»

Comentários

• @ecoutinho obrigada pelo retorno.

Sim já está desde 01/2022.

• Prezados, o processo do meu pai - Nacionalidade para Netos está na Conservatória dos Registros Centrais desde Fevereiro/2022, mês passado o processo teve uma atualização de status, saiu de "Em análise" para "Para Decisão". Desde então estamos aguardando ansiosos para a finalização deste processo.

Pelo que vi aqui nas mensagens pode ser que seja rápido para sair dessa fase...

• editado June 9

Bom dia, pessoal. Espero que todos estejam bem.

Queria agradecer imensamente a todos que me ajudaram ao longo desse processo, tiraram dúvidas, compartilharam experiências e ofereceram conselhos. No fim, deu tudo certo.

Ontem à noite resolvi consultar o processo do meu pai (neto de português) e tive a alegria de ver que ele foi aprovado em 05/06/2026. Foram 4 anos e 2 meses de espera. O velhinho agora é português!

Um agradecimento especial ao @Admin por manter essa plataforma e proporcionar um lugar seguro, democrático e acolhedor, onde tantas pessoas conseguem reencontrar suas origens e construir pontes com o passado.

Também agradeço o @CarlosASP, @Guilherme Moreira, Leticialele que me ajudaram a encontrar o Assento nº 7, nascimento 01/06/1888, freguesia de Valdosende, concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga: http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1007745&FileID=829071. Sem essa ajuda, talvez esta história tivesse sido muito mais difícil.

No começo, essa busca pela cidadania portuguesa era uma fuga da minha realidade e uma busca por propósito. No fim, porém, ela se tornou um tesouro inestimável, onde encontrei uma parte de quem eu realmente sou.

Com a planilha atualizada, segue as etapas do processo até a atribuição ser concluída:

1. Certidão portuguesa: 09-01-2022
    2. Certidões brasileiras + apostilamento: 31-03-2022
    3. Docs recebido pela conservatória: 08-04-2022
    4. Processo foi numerado em : 11-04-2022
    5. Senha de Acompanhamento: 27-09-2022
    6. Prova de Vida + Solicitação Prioridade: 25-10-2923
    7. Processo moveu para Análise: 11-04-2026
    8. Processo moveu para Decisão: 11-04-2026
    9. Processo concluído: 05-06-2026

Mais uma vez, meu muito obrigado a todos do fórum!

Segue a imagem do IRN sobre o processo concluído:

• @FernandoFeraka

Parabéns. Comemore bastante! Demora, mas quando o processo finalmente termina a sensação é de que a espera vale muito a pena.

• @FernandoFeraka que ótima notícia.

O do meu pai ( que está com pedido também de atribuição para netos ) foi submetido em 04/2022 e entrou em análise e para decisão no mesmo dia do processo do seu pai.

Porém por enquanto sem novidades...

Agora fiquei mais ansioso ainda.... Estamos aguardando a 4 anos e 4 meses rsrs.

• Pessoal, quando um processo pode cair em exigência?

Um processo que já passou pela fase "Em análise" e atualmente está em "Para decisão" ainda pode cair em exigência?

Estou meio confuso com isso desde que mudaram as etapas do processo na consulta

• @NivaldoJr, pode cair em exigência em qualquer etapa.

• @NivaldoJr

O único ponto em que é garantido que não haverá mais exigência é quando chega em "Concluído" 😉

• Fala pessoal. Uma dúvida. Alguem aqui ja passou pela experiencia de fechar contrato com um advogado ou uma assessoria séria, que não é golpe, mas que no meio do processo, ou a empresa faliu, ou a advogada faleceu, enfim, algo do tipo? Pergunto isso porque estou um pouco preocupada com o futuro financeiro da empresa que eu contratei rsrsrs, e não sei como fica o processo no meio desse rolo todo kkk. Pelo menos o meu processo está na fila ja, ja foi submetido direitinho. Mas alguem passou por uma experiência parecida?

• @Giulia1609

Há vários relatos espalhados pelo fórum, de advogados que desapareceram, sumiram, pararam de responder, etc., depois de darem entrada no processo.

A boa notícia é que o impacto é praticamente nulo. A menos que haja algum problema na documentação, não há nada a se fazer depois de enviar o processo: é só esperar ele ser analisado e ter o despacho de conclusão...

E quando há algum problema, o que normalmente vemos é o advogado deixar o cliente se virar para resolver o que eventualmente estiver faltando ou com erro...

Então... não se preocupe com isso!

• Fala pessoal. Tentei ligar pro numero de telefone do IRN +351 211 950 500 e ta dando bloqueado. Nao consegui sexta, ai achei que era por causa da greve, mas hoje tambem nao consegui. Alguem passando pela mesma situação?

• Bom dia!

Para filhos onde posso tirar dúvidas?

Se alguém souber aqui:

A cidadania do meu pai está saindo, para eu tirar a mimha como filha - meu registro esta meu pai como declarante antes de 1 ano, porém ele e minha mãe não foram casados oficialmente, ou seja, não há certidão de casamento.

Nesse caso, há alguma dificuldade?

Quais os documentos preciso apresentar?

Pelo Porto faz para filhos?

Obrigada

• @FabiFran

Isso não é problema, só seguir o guia do fórum e mandar pro Porto:

Atribuição - Filhos Maiores Formulário 1C

• Apenas para atualizar, o processo do meu ainda consta em Para Decisão desde 11/05/26, aguardando ansioso...

• AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

Discussão sobre pedidos de urgência movida para este novo tópico:

Peço a todos por gentileza para que, daqui em diante, utilizem o novo tópico para discutir este assunto.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.