Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1420421422424426

Comentários

• Submetido em 30.11.2021.

Acredito que no aniversário de 5 anos, em novembro de 2026 finalize.

• Boa tarde caros colegas, após ler as noticias que saiu no Jornal O Público e no DN Brasil, confesso que fiquei totalmente desmotivada, pelos vistos o processo que dei entrada em julho de 2024 pelo art.3.1, possa ser que demore mais do que os seis anos que coloquei como prazo. Penso que somente em 2036 ele finalize, pelo andar dos processos eu já coloquei 12 anos de margem. Fica a minha indignação ao ver que continuam a receber pedidos novos sem ao menos diminuírem 50% dos processos já existentes, só enriquecendo os cofres públicos, isto é brincar com as pessoas.

• Boa tarde @Luciana56 . Entendo perfeitamente a sua frustração, é realmente desanimador ver esses prazos só aumentarem. Infelizmente, a sensação é de que não há previsibilidade nenhuma. Mesmo assim, espero que haja alguma melhoria nos próximos anos e que o seu processo avance mais rápido do que o cenário que estão a desenhar. O certo era criar um tópico e todos se unirem contra isso, senão dificilmente esse cenário irá mudar. Estou desde de Janeiro de 2022 esperando processo do meu pai de neto que tinha ido para a decisão em Fevereiro desse ano e até agora não foi finalizado. Depois vou dar entrada no meu de filho e vou ter que esperar uns 2 anos se continuar aumentando os prazos. O pior é que tem muitos em grupos de Facebook e Fórum de cidadania que ficam com medo de brigar pelos seus direitos.

• @Luciana56 não sei o que vc leu, mas poderia compartilhar com a gente essas notícias, por favor?

• @ancmonteiro mas nada do que está na matéria nos faz crer que os prazos chegarão a 6 anos, muito menos a 10 anos... @Luciana56 foi essa matéria que vc leu?

• editado April 29

@Destefano

Todo ano quando chega a época do sindicato dos trabalhadores do IRN negociarem salários e melhores condições rolam essas matérias e entrevistas nos jornais. Não digo que estejam errados, realmente falta investimentos (computador com Windows XP, por exemplo é inclusive um risco de segurança inaceitável), mas eles sempre pegam um cenário que já está bem grave e pintam com tintas ainda mais fortes para gerar impacto.

É do jogo, estão no papel deles.

Mas no final das contas, também não achei na matéria nenhuma informação que aponte para esses prazos de 6 ou 12 anos.

• @Destefano os 10 anos de espera é uma suposição minha com base nessa reportagem que a @ancmonteiro cmonteiro colocou, tendo em vista a enorme morosidade na análise dos processos e falta de pessoal no IRN.

• Bom dia pessoal, qual o e-mail de recebimento da senha, o do IRN? Já tem 11 meses que receberam a documentação e nada. Mais alguém nessa situação?

• @ecoutinho entendi.

@Luciana56 não seja tão pessimista. Durar 5 anos, hoje em dia, já é algo bem pessimista, quando mais o dobro disso. Pode acontecer, mas isso é muito improvável.

• Bom dia, recebi um e-mail do Registos Centrais em 21/04/2026 com o código para acompanhar o processo de nacionalidade por casamento da minha esposa, além de uma notificação na mesma data solicitando o Registo Criminal (embora eu o tenha enviado junto com o processo), com prazo de 30 dias úteis para recebimento do documento para o endereço do Registos Centrais em Lisboa. Enviei esse documento por DHL em 22/04/2026 que foi entregue em 27/04/2026. Também enviei por e-mail o mesmo documento digital em 22/04/2026. Porém, no dia 28/04/2026 eles atualizaram que o processo foi encerrado por não terem recebido a resposta. Não entendi o ocorrido, visto que o prazo de 30 dias úteis foi iniciado em 21/04/2026 e em 28/04/2026 eles informam que o prazo de resposta não foi cumprido. No mesmo momento, em 28/04/2026 eu enviei um e-mail explicando a situação e solicitando providências, visto que o documento foi entregue em 27/04/2028, bem antes do prazo, mas ainda não recebi resposta. Já tentei ligar por telefone, mas sem sucesso. Por favor, alguém já passou por essa situação e teria alguma recomendação?

• @ancmonteiro , @ecoutinho , @Destefano e @Luciana56 , atravessando a conversa de vocês.

Um tempo atrás, acho que dois ou dois anos e meio, chutei que os processos de netos e de casamento chegariam ao prazo de 5 anos.

Com a implementação da nova plataforma, ao contrário de muitos colegas acreditavam, disse que os prazos aumentariam ainda mais.

Agora chuto que os processos protocolados em 2026 até o meio do ano de 2027, para netos e casamento, levarão entre 6 e 6 anos e meio.

Infelizmente tendo, neste ponto, a ser pessimista, há muitos interesses envolvidos nestes processos.

Os prazos só irão reduzir efetivamente se houver alteração legislativa dificultando, reduzindo ou, até mesmo, retirando o direito da nacionalidade para algumas categorias.

• @Ricosne

Agora chuto que os processos protocolados em 2026 até o meio do ano de 2027, para netos e casamento, levarão entre 6 e 6 anos e meio.

Vejamos as tabelas do Artigo 3.1

Janeiro 2025 - 2a quinzena Setembro 2021

Fevereiro 2025 - 1a quinzena Outubro/2021

Março 2026 - 1a quinzena Outubro/2021

Ou seja, leva mais de um ano para avançar uma quinzena. Ora de Outubro de 2021 até Abril 2026 conto 109 quinzenas, ou seja mais de 109 anos de espera para a minha esposa hehe

• Quando eu entrei com o meu processo:

outubro/23, estavam em MAIO/21

2,5 anos após, estão em OUT/21 (5 meses)

• @Destefano tento não ser pessimista, dei entrada em 05/07/2024 e em 08/07/2024 já tinha a senha e número do processo, mas de lá para cá não saiu da bolinha 1, já está prestes a fazer dois anos e não sai do lugar, já enviei inúmeros e-mails e a resposta que dão é : Boa tarde

Nos processos de nacionalidade portuguesa não é possível prever prazos.

Relativamente ao artigo 3º nº 1 da LNP, estamos (oficiais) a trabalhar os processos que deram entrada na conservatória na segunda quinzena de outubro de 2021.

Informa-se ainda de que, em obediência aos princípios da legalidade, da igualdade e da imparcialidade (artigos 3º, 6º e 9º do Código do Procedimento Administrativo), os processos entrados na Conservatória dos Registos Centrais são analisados por ordem de entrada, independentemente da qualidade dos requerentes ou do seu mandatário, salvo os casos de urgência devidamente fundamentados e documentalmente comprovados.

Isso frustra qualquer pessoa, pois vejo o art.6.1 e 3.3 sendo rapidamente concluídos.

• Olá @Destefano , por um acaso o senhor ou algum tem a planilha para saber como estão os processos?

• Solange4Solange4 Member

@AndreaFonseca

Pra ver todos os processos, clique em "remover filtros"

• Pessoal, qual o e-mail chega a senha, por favor? Abri o arquivo acima e várias pessoas que entregaram depois receberam a senha e meu marido ainda não recebeu nada. O dele foi entregue por DHL em 28/05/25.

• Solange4Solange4 Member

noreply_rcentrais@irn.mj.pt

• Obrigada, @Solange4 . Vou enviar email hoje porque realmente ele não recebeu nada.

• FabricioNFabricioN Member

Pessoal, boa tarde.

Minha esposa tem a nacionalidade portuguesa, somos casados a 21 anos, já fiz a nacionalidade para nossos dois filhos e agora quero dar entrada para obter a minha nacionalidade portuguesa.

Andei lendo aqui no fórum, mas não achei nenhum local com a lista de documentos necessários, somente alguns comentários onde entendi que seria a lista abaixo.

Peço a gentileza de informar se a lista está correta e se tiver algum link com o passo a passo, agradeço muito.

Cópias dos seguintes documentos.

• Certidão de casamento com apostila de Haia;
    • Minha Certidão de Nascimento com apostila de Haia;
    • Assento português da minha esposa
    • Antecedente criminal (meu) com apostila de Haia
    • Transcrição do nosso casamento em Portugal.

Enviar o formulário desse link: https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%203.pdf?ver=ogekLnVzZYnYHn2QBQCOzQ%3d%3d&timestamp=1703774559750

para Conservatória dos Registos Centrais

Rua Rodrigo da Fonseca, 198

1099-003 Lisboa - Portugal

Pagar a taxa de 250 euros por meio desse link: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3

• editado May 6

@FabricioN, não precisa da certidão de casamento brasileira e sim da portuguesa (que eles enviam quando faz a transcrição) e a certidão de nascimento do requerente não é cópia, tem que ser a original e por cópia reprográfica. Não precisa apostilar antecedentes criminais.

Siga o guia do fórum:

Aquisição - Casamento Modelo 3

• FabricioNFabricioN Member

@SergioM

Muito obrigado pela atenção.

Deus abençoe.

• editado May 6

ola tudo bem pessoal?

Alguem mais com problemas para pagar a taxa? Erro abaixo pós preencher e enviar o formulário, nem pediu o numero do cartão de crédito. O comprovante é obrigatório ou pode enviar e pagar depois? Outra dúvida, se enviar só a certidão de nascimento inteiro teor apostilada dá ruim?

• @brunoconrado , boa noite!

Há várias pessoas relatando dificuldade de realizar o pagamento. Talvez algum colega possa te ajudar.

Quanto à certidão, tem que ser a reprográfica.

• @brunoconrado

Sim, é obrigatório. E não pode pagar depois.

Qualquer documento não português que for mandar, salvo o certificado de antecedentes criminais da página da PF do Brasil, precisa estar apostilado.

• Olá, alguém no grupo teria a planilha do mês passado para ver como estão os processos?

obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.