Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1418419420422424

Comentários

• Pessoal, enviei meu processo de nacionalidade por casamento hoje pela DHL (chega até dia 13). Contudo, percebi que estão demorando para enviar o código de pesquisa do processo. Nesse sentido, gostaria de saber do pessoal que tem mais experiência, se a submissão do processo é contada a partir do recebimento dos documentos ou da inclusão do processo no sistema. Porque se for assim, corre o risco de o processo ser submetido no sistema somente após a entrada em vigor da nova Lei (sei que ainda não foi enviada nem para sanção), mas o medo é justamente de utilizarem o pretexto da demora na inclusão do sistema como justificativa para utilizarem a nova Lei em pedidos recebidos antes de sua entrada em vigor.

• @keketuga

Nao se desespere por antecipação.

Voce enviou os documentos - agora, o processo saiu das suas maos e só te resta aguardar. O jeito é relaxar!

Dito isso: o tempo é contado a partir da recepção do documento. Se isso eventualmente mudar, aí, seeee acontecer, voce pode questionar.

• editado April 7

@keketuga

Complementando o que o @eduardo_augusto bem explicou: Guarde em PDF o comprovante de entrega dos documentos, onde geralmente aparece a data/horário de entrega e (geralmente) o nome de quem recebeu. Se houver no futuro qualquer desentendimento sobre a data em que os documentos foram apresentados, vc poderá usar isso como uma evidência a seu favor de que os documentos foram apresentados ainda na vigência do texto atual da LN.

No mais, é o que ele disse: não sofra por antecipação, sua parte está feita.

• Bom dia, alguém sabe dizer quais os processos que estao a ser analisados neste momento.

• editado April 8

Enviei os documentos do meu marido por DHL e a entrega foi feita por volta de 28/05/25. Até agora não recebemos a senha. Daqui a pouco 1 ano.

• @luisCV vi no Facebook hoje um processo de setembro de 2021 , que foi concluído hoje .

• @Cristia Vianna, mandei o processo da minha esposa para Lisboa pelo FedEx Canada em Dezembro 2025, e também não recebemos a senha. Usei o mesmo serviço para enviar o processo de filho menor em Janeiro 2026 e a senha chegou um 30 dias. Só nos resta aguardar. Daqui a 5 anos o processo estará concluído.

• Srs, bom dia.

Por favor, poderiam me orientar na seguinte questão?

Sou casado com uma portuguesa por 28 anos morando aqui no Brasil. Ela tem o passaporte português e transcreveu a nossa certidão de casamento em Portugal. Qual o caminho para eu solicitar o passaporte português?

Muito obrigado.

Flávio

• editado April 9

@flavio_gerade

Na verdade você precisa primeiro adquirir nacionalidade portuguesa por ser cônjuge de uma portuguesa, ao final você será português (além de continuar sendo brasileiro) e aí sim poderá emitir documentos portugueses: o cartão de cidadão (equivalente ao RG) e o passaporte.

Siga o guia abaixo que tem o caminho das pedras todo. Infelizmente processos de nacionalidade de cônjuge estão levando uns 5 anos para concluir depois que os documentos são entregues, então prepare-se para uma jornada longa. Mas o importante é dar entrada na papelada logo. Quanto mais cedo começa, mais cedo termina.

Documentos para Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento Modelo 3

• @flavio_gerade , bom dia.

Antes de emitir passaporte e cartão cidadão, você precisar obter o reconhecimento da sua nacionalidade.

Segue o link da página com explicações: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3

• Muito obrigado @ecoutinho e @Ricosne

• Boa tarde! Alguém tem a planilha atualizada com os processos que estão a ser analisados neste mês.

• @Destefano agora em julho fazem dois anos que dei entrada no processo de aquisição de nacionalidade pelo casamento e ainda está na bolinha 1, é normal ficar tanto tempo sem movimentação?

• @Aglc , também gostaria de saber.

• O tempo de processo de casamento hoje esta perto de 5 anos e piorando rapidamente,e as "bolinhas"só se mexem proximo ao final,ou seja após 4 -5 anos.

• Ola, finalmente minha esposa foi aprovada.

Submetido 29-09-2021

Em analise 11-10-2022

Decisão e concluido 10-04-2026

Atualizei a planilha.

• @Camaer , Parabéns!!!

• @Camaer 👏👏👏 parabéns!!

• @Camaer Parabéns!

1654 dias esperando pra finalizar um processo.

Lamentavel a demora de 4 anos, 5 meses e alguns dias. Quando deu entrada em 2021 a previsão era de no máximo 18 meses.

Mesmo com as mudanças no sistema, as contratações de novos oficiais de registo e novos conservadores.

• @Luciana56 dei entrada no da minha esposa em 2022 e ainda não saiu do número 1 😩 pelo visto ficará pronto em abril de 2027 ,

• França 🇫🇷

🔴França toma medidas para reduzir o atraso no processamento das autorizações de residência

📌O Ministro do Interior francês, Laurent Nuñez, anunciou um novo plano para lidar com o atraso no processamento dos pedidos de autorização de residência, que atingiu aproximadamente 930.000 processos pendentes.

Este plano inclui diversas medidas, entre as quais: 🔹 Contratação de 500 colaboradores temporários para apoiar os departamentos relevantes

🔹 Atribuição de 2 milhões de euros para horas extras

🔹 Redução para metade do tempo de processamento dos pedidos

🔹 Priorização dos pedidos para evitar a perda de direitos na renovação das autorizações de residência

⭕️Estas medidas visam agilizar o processamento dos pedidos e garantir que os estrangeiros com residência legal não perdem os seus direitos administrativos e sociais devido a atrasos nas câmaras municipais.

Em Portugal, não existe legislação semelhante.

• @MEhdi2022 , é uma excelente notícia.

Entendo que o movimento depende de necessidade, interesse e, especialmente, dinheiro para execução.

Creio que em Portugal, para resolver os problemas atuais, faltam os três.

O País já está cheio de imigrantes, a pauta anti-imigração é praticamente bandeira comum dos dois espectros políticos e, com certeza, está faltando dinheiro lá para ser direcionado à solução do problema, sem que isso cause desfalque em outras áreas julgadas mais importantes pelos políticos e pela população.

Paciência, só resta aguardar, já que, pelos relatos aqui postados, nem os processos judiciais ajudam na questão.

• Entendo que é deixar acontecer, não adianta angustia segue meu exemplo:

Data de entrada: 07-07-2025

Submentido : 14-04-2026

Quase um ano para o protocolo.

• editado April 14

Entendo que é deixar acontecer, não adianta angustia segue meu exemplo:

Data de entrada: 07-07-2025

Submentido : 14-04-2026

Quase um ano para o protocolo

• Boa tarde a todos.

Só para constar e dar os devidos parabéns pelos 4 anos de espera do processo de casamento da minha esposa.

Hoje faz exatamente 4 anos, 1.460 dias de espera.

Aguardando com esperança que uma hora sai.

• @Leo_esteves06 lamentável e vergonhoso,se bem que eles nao tem vergonha alguma.

• Alguém sabe qual o link correto/atual para pagamento da taxa para nacionalidade pelo casamento? O link https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3 não está funcionando.

• Boa tarde,

Submeti a documentação completa para aquisição de nacionalidade via casamento à CRC em Lisboa. Chegou lá no início de abril. Duas dúvidas:

1) Pelo que vi, estão demorando mais de 3 anos em média para movimentar o processo. Se houver alguma exigência, ela pode acontecer antes dessa movimentação? Há algum momento típico em que exigências são feitas? Não antecipo nenhuma, mas gostaria de me preparar em termos de prazos.

2) A senha para acompanhamento do processo é enviada por e-mail ou por carta?

Obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.