Sou brasileiro, casado há cinquenta anos com portuguesa, ambos aposentados e morando no Brasil. Temos imóvel próprio em Portugal e , em 25 de março de 2024 dei entrada no pedido de cidadania portuguesa. Desde então meu processo permanece no primeiro estágio (SUBMETIDO) e não evolui. Faz VINTE MESES que o processo permanece no mesmo primeiro estágio. Quero ter ao menos uma expectativa de quando terei aprovado meu pedido de cidadania portuguesa
Pedidos de nacionalidade de cônjuges tem levado de 4 a 5 anos para serem aprovados. E é normal ficarem a maior parte do tempo parados na primeira etapa e só começarem a se movimentar nos últimos meses.
@Ale Considerando o prazo atual, de 10 a 11 meses. Recebemos o nosso pedido no dia 2 de janeiro de 2025 e a senha no dia 10 de outubro de 2025, para vossa informação.
Boa noite, mais uma dúvida, por gentileza: Meu marido e eu somos casados há mais de 30 anos, e vou pedir a cidadania para ele, (tenho a minha por atribuição ha uns 3 anos) mas comecei a ler os posts pra ver o processo e li que o requerente não pode ter feito serviço militar não-obrigatorio. E ele já tinha sido dispensado do serviço militar obrigatorio aos 18 anos, mas ficou na aeronautica dos 19 até os 24 anos, por conta da faculdade que fez ter essa opção para os alunos. Isso seria impeditivo?
@ClaudiaFujii no formulario tem uma pergunta sobre isso. Mentir, pode ser um problema né sério. Não vejo possibilidade dele conseguir tendo passado pelo serviço militar não obrigatório.
Qual é o rol de documentos atualizados para processo de aquisição por casamento?
Sou português atribuído há 3 anos, tenho filhos menores já com a cidadania também.... agora será a vez de minha mulher. Somos casados há 11 anos e temos 2 filhos já portugas!
Pessoal dos processos de final de 2021, será que sai nossa cidadania nesse primeiro trimestre? Meu processo é por casamento, segunda quinzena de dezembro de 2021. Boa sorte a todos nós! Feliz 2026!
O meu é de 12-10-2021 e não saiu e nem tenho como chutar uma previsão, imagina o seu que é de 2 meses depois, não tenho fé alguma. Sinto muito jogar um balde de água fria.
Não creio que irão finalizar os processos de 2021 nesse ano de 2026, está cada vez pior e é um grande jogo político que está rolando, um golpe interno. Se preparem para o pior.
Estou enviando esta breve mensagem para fazer uma pergunta: acredito que, se você concluir com sucesso a fase 2 e atender aos requisitos legais, a fase 3 será concedida automaticamente, visto que seu direito à cidadania já foi verificado a fase 2. Alguém pode confirmar isso, ou estou enganado?
Outra pergunta: alguém sabe qual é a taxa de rejeição de pedidos de cidadania por casamento após a decisão ser tomada?
Não divulgue dados como o de CPF num fórum público. Não servirá para nada.
Se a pessoa ainda for viva, vai ser difícil achar os dados no FamilySearch e similares (mesmo que não fosse, o nascimento ainda é "recente demais" para constar lá).
acredito que, se você concluir com sucesso a fase 2 e atender aos requisitos legais, a fase 3 será concedida automaticamente, visto que seu direito à cidadania já foi verificado a fase 2. Alguém pode confirmar isso, ou estou enganado?
Infelizmente está enganada. As primeiras etapas basicamente verificam formalidades, como: se falta algum documento, alguma apostila, se há divergências de nomes nas certidões etc.
Só na última etapa o conservador analisa se o requisito legal está cumprido e toma uma decisão: aprovar, pedir documentos adicionais (a famosa “exigência”) ou apresentar um projeto de indeferimento onde informa pq entente que a pessoa não tem direito e dando prazo para o requerente apresentar documentos adicionais para reverter a decisão.
Fiquei em dúvida sobre um ponto, especificamente no Art.º 3.1
Consta "Análise no setor (Oficial de registros)" 2ª quinzena de outubro de 2021.
Consta "Decisão (Conservador de registros)" 2ª quinzena de setembro de 2021.
Em tese não deveria ocorrer primeiro a análise no setor (pelo oficial) e posteriormente decisão (pelo conservador)?
Posso estar errado, mas aparentemente os prazos estão trocados na tabela, ocorrendo a decisão pelo conservador (setembro de 21) antes da análise pelo oficial (outubro de 21).
Talvez outros membros deste fórum possam prestar melhores esclarecimentos.
Alguém já tentou recorrer ao Tribunal de Justiça da União Europeia, aos Direitos Humanos ou ao Provedor de Justiça Europeu?
Algumas pesquisas que fiz indicam que isto ultrapassa os limites legais e constitui uma enorme violação dos direitos humanos, especialmente da união familiar, etc.
A minha mulher, Sefarad Anchester, obteve a cidadania para a minha filha, mas a minha está parada desde 28 de setembro de 2024. O meu pedido foi feito em março de 2022.
Comentários
Sou brasileiro, casado há cinquenta anos com portuguesa, ambos aposentados e morando no Brasil. Temos imóvel próprio em Portugal e , em 25 de março de 2024 dei entrada no pedido de cidadania portuguesa. Desde então meu processo permanece no primeiro estágio (SUBMETIDO) e não evolui. Faz VINTE MESES que o processo permanece no mesmo primeiro estágio. Quero ter ao menos uma expectativa de quando terei aprovado meu pedido de cidadania portuguesa
@NOYA
Pedidos de nacionalidade de cônjuges tem levado de 4 a 5 anos para serem aprovados. E é normal ficarem a maior parte do tempo parados na primeira etapa e só começarem a se movimentar nos últimos meses.
Infelizmente a única coisa a fazer é esperar.
Bom dia a todos.
por gentileza, atualmente qual é o tempo que estão levando para enviar por e-mail a senha do pedido de nacionalidade por casamento?
Obrigada!
@Ale Considerando o prazo atual, de 10 a 11 meses. Recebemos o nosso pedido no dia 2 de janeiro de 2025 e a senha no dia 10 de outubro de 2025, para vossa informação.
@NOYA conte uns 5 anos,pois atualmente está levando 4 anos e pouco,mas deve aumentar esse tempo.
Acredito que o seu saia em 2029.
@ecoutinho penso eu que sim, mas confesso que não tenho certeza.
@Destinyportugal, muito obrigada.
Considerando o prazo atual, de 10 a 11 meses.
Como enviamos no meio desse ano os dos meus sobrinhos menores e enviaram a senha em apenas 1 semana, achei que com o novo sistema estava mais rápido.
O meu de neta, lá de 2021 demoraram 4 meses para enviar, mas eram outros tempos.
A paciência é uma virtude. Aguardemos então mais essa etapa.
Feliz Natal para todos. Aproveitem as festas de fim de ano.
Boa noite, mais uma dúvida, por gentileza: Meu marido e eu somos casados há mais de 30 anos, e vou pedir a cidadania para ele, (tenho a minha por atribuição ha uns 3 anos) mas comecei a ler os posts pra ver o processo e li que o requerente não pode ter feito serviço militar não-obrigatorio. E ele já tinha sido dispensado do serviço militar obrigatorio aos 18 anos, mas ficou na aeronautica dos 19 até os 24 anos, por conta da faculdade que fez ter essa opção para os alunos. Isso seria impeditivo?
@ClaudiaFujii provavelmente sim,qual era o cargo dele?eu acho que no caso qualquer cargo será impeditivo.mas como faz muito tempo,eu tentaria.
@ClaudiaFujii no formulario tem uma pergunta sobre isso. Mentir, pode ser um problema né sério. Não vejo possibilidade dele conseguir tendo passado pelo serviço militar não obrigatório.
Feliz últimas horas de 2025 a todas e a todos ! Que em 2026 sejamos também portuguesas e portugueses.
Boa tarde pessoal.
Qual é o rol de documentos atualizados para processo de aquisição por casamento?
Sou português atribuído há 3 anos, tenho filhos menores já com a cidadania também.... agora será a vez de minha mulher. Somos casados há 11 anos e temos 2 filhos já portugas!
Agradeço a orientação desde já.
@leonunes
Olá Leo
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3
Pessoal dos processos de final de 2021, será que sai nossa cidadania nesse primeiro trimestre? Meu processo é por casamento, segunda quinzena de dezembro de 2021. Boa sorte a todos nós! Feliz 2026!
Obrigado @williamrodr
Este tipo de processo de aquisição pelo casamento tem durado em média quanto tempo?
Ele deve ser enviado apenas para a CRC de Lisboa ainda?
Tem algum link do fórum instruindo o preenchimento do formulário?
@CPatricia
O meu é de 12-10-2021 e não saiu e nem tenho como chutar uma previsão, imagina o seu que é de 2 meses depois, não tenho fé alguma. Sinto muito jogar um balde de água fria.
Não creio que irão finalizar os processos de 2021 nesse ano de 2026, está cada vez pior e é um grande jogo político que está rolando, um golpe interno. Se preparem para o pior.
Boa noite a todos.
Estou enviando esta breve mensagem para fazer uma pergunta: acredito que, se você concluir com sucesso a fase 2 e atender aos requisitos legais, a fase 3 será concedida automaticamente, visto que seu direito à cidadania já foi verificado a fase 2. Alguém pode confirmar isso, ou estou enganado?
Outra pergunta: alguém sabe qual é a taxa de rejeição de pedidos de cidadania por casamento após a decisão ser tomada?
Muito obrigado pelas respostas.
Boa noite, preciso de ajudar para saber onde está o registro de nascimento, conforme abaixo
Sonia Fiuza Palhaes (nome de registro)
CPF: [removido]
Data: 23/09/1948
Mãe: Lygia Fiuza Palhaes
Pai: Walter Palhaes
Local de nascimento: Rio de Janeiro
nasceu no bairro de Cascadura ou Meier
agradeco demais a quem possa me ajudar !
@amontenegro
Não divulgue dados como o de CPF num fórum público. Não servirá para nada.
Se a pessoa ainda for viva, vai ser difícil achar os dados no FamilySearch e similares (mesmo que não fosse, o nascimento ainda é "recente demais" para constar lá).
Tente usar este guia: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias/p1
Depois disso, solicite uma busca diretamente na serventia correspondente (ou só peça o registro pelo Registro Civil).
@Ana841
acredito que, se você concluir com sucesso a fase 2 e atender aos requisitos legais, a fase 3 será concedida automaticamente, visto que seu direito à cidadania já foi verificado a fase 2. Alguém pode confirmar isso, ou estou enganado?Infelizmente está enganada. As primeiras etapas basicamente verificam formalidades, como: se falta algum documento, alguma apostila, se há divergências de nomes nas certidões etc.
Só na última etapa o conservador analisa se o requisito legal está cumprido e toma uma decisão: aprovar, pedir documentos adicionais (a famosa “exigência”) ou apresentar um projeto de indeferimento onde informa pq entente que a pessoa não tem direito e dando prazo para o requerente apresentar documentos adicionais para reverter a decisão.
@ecoutinho
Muito obrigada pelo esclarecimento, eu não sabia disso. Agora só nos resta esperar.
Olá, bom ano a todos
responderam hoje com a planilha de dezembro da CRC:
@SoaresRachel , agradeço o envio da tabela.
Fiquei em dúvida sobre um ponto, especificamente no Art.º 3.1
Consta "Análise no setor (Oficial de registros)" 2ª quinzena de outubro de 2021.
Consta "Decisão (Conservador de registros)" 2ª quinzena de setembro de 2021.
Em tese não deveria ocorrer primeiro a análise no setor (pelo oficial) e posteriormente decisão (pelo conservador)?
Posso estar errado, mas aparentemente os prazos estão trocados na tabela, ocorrendo a decisão pelo conservador (setembro de 21) antes da análise pelo oficial (outubro de 21).
Talvez outros membros deste fórum possam prestar melhores esclarecimentos.
@SoaresRachel , os prazos estão corretos
Os processos mais antigos (set/21) já passaram pela análise e estão para decisão
@Solange4 , você está correta.
Fiz confusão aqui com os prazos.
Feliz Ano Novo, turma!
Temos uma ideia melhor desde quando estao parados em Outubro/Setembro 2021? Fui olhando mensagens mais antigas e parece ter, pelo menos, 1 ano.
Processo do meu marido de 03/2022, pra decisao desde 28/09/2024. 😣
Alguém já tentou recorrer ao Tribunal de Justiça da União Europeia, aos Direitos Humanos ou ao Provedor de Justiça Europeu?
Algumas pesquisas que fiz indicam que isto ultrapassa os limites legais e constitui uma enorme violação dos direitos humanos, especialmente da união familiar, etc.
A minha mulher, Sefarad Anchester, obteve a cidadania para a minha filha, mas a minha está parada desde 28 de setembro de 2024. O meu pedido foi feito em março de 2022.