Nada do que vc apontou é divergência. São apenas atualizações ortográficas que vão acontecendo com o tempo. Pode ignorar.
Acham que vale mencionar esse fato no processo de minha sogra?
Cada caso é avaliado individualmente, a tia e os primos terem conseguido a nacionalidade não faz diferença. No máximo poderia pedir para aproveitar o assento de batismo ou nascimento do ascendente português usado no processo deles, mas na minha opinião não vale a pena.
Monte o processo com toda documentação necessária, nada a mais nem nada a menos, certifique-se de que não há divergências entre os documentos e que o filho do português foi perfilhado na menoridade.
Feito isso, o processo é aprovado, mesmo que demore.
Pedidos por tempo de 2023 concluídos, netos de 2021 parados… tristeza o IRN e o serviço público de Portugal em geral, não tem um sistema para automatizar consultas externas e validação de documento… talvez o Brasil não seja lá tão 3º mundo igual falam por aí.
Recebi um feedback um tempinho atrás ( 1mês mais ou menos) que tem um excesso de processos nas conservatórias e que tem que aguardar mesmo... frustrada mas fiquei feliz de ter recebido um retorno. Em março de 2026 o processo irá completar 5 anos. Eu nem comento mais nada na familia porque toda vez que o assunto vem a tona escuto demais... porque eu fui a pessoa que sai procurando registro da familia pelos sites , que fiz o contado com advogada e que insisti para fazer o processo mesmo vendo o custo alto ( hoje não faria através de advogada) . A burocracia brasileira tem raízes portuguesas kkkk
Ainda falta achar o registro português de uma pessoa da familia. Achei tudo dos pais da minha avó mas falta o registro da mãe do meu avô. Vi que o acesso as digitalizações está bem mais dificil. Muitos dos links que tenho guardado nem tem mais acesso. Nem preciso desse documento para o processo mas eu curti ficar procurando os registros dos antepassados, ver por quais cidades passaram , os sobrenomes que foram perdidos pelo caminho... alguém sabe para onde foram os registros digitalizados ? Eu usava o site tombo.pt mas a maioria dos links dão acesso negado as imagens.
Eu nem comento mais nada na familia porque toda vez que o assunto vem a tona escuto demais...
Aposto com você que quando a nacionalidade sair você vai continuar escutando: alguns querendo saber como você fez e outros lamentando de não terem feito na mesma época que você. Pode demorar, a espera é frustrante, mas quando sai (e uma hora sai) é uma conquista e um direito garantido para o resto da vida.
Você acha que os prazos podem melhorar? Tô vendo o governo preocupado com imigrante fazendo trabalho que ninguém quer, mas não preocupa com problemas de verdade, escola, saúde, segurança e serviços públicos de qualidade.
O processo de neta da minha mãe, com entrada em 11/2021, caiu em exigência agora dia 25/11. Solicitaram as certidões:
1- Certidão de casamento do progenitor da requerente ou certidão de obito do progenitor, para comprovar a fixação do nome do progenitor , uma vez que na certidão de nascimento do mesmo apenas consta " José" ,
manda em inteiro teor , apostilado e com reconhecimento da assinatura do responsável cartório, aí não abre brecha para novos questionamentos, se possível manda as duas certidões ou apenas aquela que mais lhe beneficiar.
Poderiam me ajudar quanto ao formulário 1C (menor de 18 anos).
Estou ajudando a minha cunhada no pedido da minha sobrina, No quadro 2 pergunta 1, a mãe declarente (portuguesa) vai anexar copia do Assento de nascimento,
Devo deixar em branco os campos, freguesia, concelho e Pais ? e preencher apenas data de nascimento, Assento e ano ?
E citar no Quadro 3, Outros documentos: copia do assento de nascimento da mão Portuguesa.
Você acha que os prazos podem melhorar? Tô vendo o governo preocupado com imigrante fazendo trabalho que ninguém quer, mas não preocupa com problemas de verdade, escola, saúde, segurança e serviços públicos de qualidade.
No curto prazo, acho que não. Antes de melhorar, os prazos precisam parar de piorar e eles vêm piorando ano a ano pelo menos desde 2020 quando comecei a acompanhar esse assunto.
As ações tomadas nos últimos anos (novos sistemas, distribuir processos entre todas conservatórias etc) devem trazer melhorias, mas há um acúmulo muito grande de processos e vai levar uns bons 5 anos para tirar esse backlog da frente e essas ações começarem realmente a refletir em prazos.
Minha humilde opinião: se tem um processo em andamento, considere um prazo pessimista (se vier algo melhor vc estará "no lucro"), se estiver montando um processo, foque em ter a documentação correta e mande o mais rápido possível contando que vai demorar, mas "uma hora sai".
Estou ajudando a minha cunhada no pedido da minha sobrina, No quadro 2 pergunta 1, a mãe declarente (portuguesa) vai anexar copia do Assento de nascimento,
Devo deixar em branco os campos, freguesia, concelho e Pais ? e preencher apenas data de nascimento, Assento e ano ?
Se vai mandar uma cópia simples do assento de nascimento da mãe, pode marcar apenas a opção "mãe portuguesa" e deixar o resto em branco.
Primeiro você precisa olhar a em inteiro teor e analisar os nomes, sobrenomes, datas para garantir que estão todos corretos.
Depois que verificar que todas as informações estão corretas e coerentes, peça duas certidões a em inteiro teor por cópia reprográfica e a em inteiro teor digitada e envia as duas devidamente apostiladas.
Faça isso e fique tranquilo.
Fica um pouco mais caro, mas você garante a fixação do nome e essa pendência.
A digitada pode ser preciosismo, mas se a certidão original não estiver muito legível, o conservador pode pedir a digitada e você gastará mais tempo e mais dinheiro para emitir, e enviar.
Tenho uma colega que ela enviou o processo de cidadania de neto em dezembro de 2022, ela comentando comigo disse que o processo do primo dela caiu em exigencia , pois na certidão de nascimento do pai dele ( filho do portugues ) aparece o nome do José Cardoso Peixeria Marques ( avô de ambos) .Só que no assento do Jose não aparece Peixeira nem nome dos pais e nem dos avos .
O primo teve que mudar toda a documentação do pai filho do português , enfim ele conseguiu a cidadania fazendo todas as retificações .
O processo dela ainda não caiu em exigência , falei pra ela olha então seu vai cair , na certidão do pai dela o português assina Jose Cardoso Peixeira Marques , esse dias eu achei a certidão de casamento dos pais dele Agostinho e Margarida , achei na certidão o peixeira e sobrenome do seu Avo.
NA certidão de Óbito dele apenas o nome da mâe esta errado , mas o nome dele esta Jose Cardoso Peixeira Marques e o nome dos pais esta igual no assento dele .
A pergunta é ela pode enviar a certidão de casamento dos pais do José para justificar o Peixeira ,? Pois o erro começou no assento dele
Essa foi a exigência do primo dele tirei apenas um trecho da carta
Nos termos e para os efeitos do artigo 41º, nº 1, alínea a) / b) / 42º nº 1 do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa (RNP), notifico V. Exa. para, no prazo de 30 dias úteis, apresentar: certidão do assento de casamento ou de óbito ou inxcrição consular dp ascendente português que comprove a fixação do nome como José Cardoso Peixeiro(a) Marques e seja esclarecida a proveniência do apelido "Peixeiro/a
Pessoal, boa noite! Processo do meu pai é de mar/21 e caiu em exigência pela segunda vez. Alguém poderia dar uma luz?! Foram essas a novas exigências:
- certidão do registo civil de nascimento (restaurado) do/a interessado/a, emitida por fotocópia do assento, devidamente legalizada (artigos 10º-A, nº 3 alínea b), 37º, nºs 3 e 9, e 42º nº 1 do RNP), e observando as formalidades exigidas pela lei do local da emissão – Portaria interministerial nº 1537, de setembro de 2014 – designadamente a utilização do papel de segurança nacional para as certidões de registo civil, que se mostra cumprida na certidão anteriormente apresentada;
- certidão do/s documento/s que serviu/ram de base à decisão judicial de restauração do assento de nascimento do mesmo/a interessado/a, devidamente legalizada com a apostila aposta pela autoridade competente, prevista na Convenção de Haia, relativa à Supressão da Exigência da Legalização dos atos Públicos Estrangeiros, concluída em Haia, em 5 de outubro de 1961, a fim de verificar se o mesmo permite ou não concluir pela existência de tal registo lavrado na menoridade do/a registado/a, dado que apenas a filiação estabelecida na menoridade releva para efeitos de nacionalidade (artigos 1º, nº 1, alínea d) e 14º da LN).
@Lucassilva acredito que é meio auto explicativa a exigência...
Na primeira exigência, eles estão exigindo que a certidão seja expedida conforme modelo que está nessa norma (Portaria 1537/2014), por fotocópia do assento. Converse com o tabelião do cartório onde foi expedida essa certidão, ele tem que seguir o modelo que está na norma (ela traz um quadrinho direitinho como é a certidão), lá o tabelião vai certificar que expediu por cópia fotográfica e em outra folha vai mandar a cópia do registro, tudo isso tem que ser feito em papel de segurança, com selos, etc...
Na segunda parte, eles estão exigindo os documentos que deram base a decisão judicial de restauração, ou seja, você vai ter que desarquivar este processo, e tirar cópia de tudo, apostilar, etc...
Aqui é aquele caso que sempre falamos acerca de registros restaurados... eles querem ver se existe base para esta restauração, principalmente a assinatura do português... Caso não exista, fica muito mais difícil conseguir êxito no seu processo, precisa analisar com calma como e por que foi feita esta restauração
Saberia dizer como faço para desarquivar esse processo? Estou com a sensação que vai ser muito caro e que talvez contratar alguém seja uma boa opção. São detalhes que a distância talvez fique mais dificil de resolver
@Lucassilva converse com o cartório para ver como foi feita esta restauração e se eles tem os documentos do processo lá. Caso não tenham, você provavelmente precisará contratar um advogado...
@bubarbosa lembro que ele enviou a exigência dele em agosto 2023, porém não lembro qual era conservadora. O meu também è Marco 2021 aguardando exigência que foi cumprida em junho 2024, conservadora Andréia Thomas H. Neves.
uktimo relato que tive foi um rapaz que enviou exigência em Maio 2024 e teve processo aprovado em outubro 2025. Mesma conservadora Andréia.
Li o seu relato sobre o seu processo e percebi que você só viu a exigência cerca de sete meses depois, e então entrou em contato com a conservatória. Mesmo assim, pelo que entendi, o seu processo não foi efetivamente encerrado ou considerado deserto, certo?
Gostaria de confirmar: depois dessa comunicação, ainda foi possível continuar o processo através de diálogo com o IRN e do envio dos documentos em falta?
Pergunto porque estou passando por uma situação muito parecida.
No meu caso, descobri a exigência quatro meses depois e, por isso, o meu processo apareceu como indeferimento liminar por falta de documentos. Estou agora preparando-me para comunicar com o IRN e enviar o que falta.
Na sua experiência, é possível que o processo não seja encerrado e que eu possa seguir normalmente após entregar os documentos em falta?
Se você tem links do tombo.pt criados antes de abril de 2025, eles realmente não funcionam mais. O tombo.pt mudou todos os links.
Mas os livros digitalizados ainda estão lá. Se você sabe a freguesia, concelho, distrito, data do evento (batismo. casamento, óbito), é só procurar de novo no tombo.pt que vai achar os livros.
Quando vi a exigência, solicitei prazo para envio dos documentos, a conservadora apenas anexou a solicitação no processo, mesmo assim enviei os documentos, após o envio dos documentos, do nada comecei a receber notificações no processo solicitando papeis que não tinha nada haver como meu processo, tentei explicar por carta, sem sucesso essa oficial de registo ignorava toda documentação que manda, somente respondia que continuava a faltar o tal documento, quando eu respondia as mensagens enviava em um outro e-mail que constava no processo, até que no final do mês passado essa pessoa respondeu que o processo é dela e a linha de registo trocou nossos processos, porém da linha de registo nada foi esclarecido, essa oficial continua a copiar meu e-mail para se comunicar com a outra requerente. Tentei ligar lá mas no número que tenho só está atendendo o cartão cidadão.
Em relação ao meu processo nunca recebi nenhuma notificação, está parado e agora pra piorar houve essa mistura de processos, raríssimo de acontecer mas aconteceu comigo e a funcionária ignora qualquer argumento meu.
Comentários
@Rochamiranda
não vejo necessidade de retificação.
as mudanças não são significativas e não criam nenhuma dúvida a respeito da origem.
importante conferir se todas as datas, idades e locais estão batendo direitinho. se sim, manda o processo pra frente!
@Rochamiranda
Acham que vale mencionar esse fato no processo de minha sogra?não. não tem impacto nenhum.
@Rochamiranda
Nada do que vc apontou é divergência. São apenas atualizações ortográficas que vão acontecendo com o tempo. Pode ignorar.
Acham que vale mencionar esse fato no processo de minha sogra?Cada caso é avaliado individualmente, a tia e os primos terem conseguido a nacionalidade não faz diferença. No máximo poderia pedir para aproveitar o assento de batismo ou nascimento do ascendente português usado no processo deles, mas na minha opinião não vale a pena.
Monte o processo com toda documentação necessária, nada a mais nem nada a menos, certifique-se de que não há divergências entre os documentos e que o filho do português foi perfilhado na menoridade.
Feito isso, o processo é aprovado, mesmo que demore.
Pedidos por tempo de 2023 concluídos, netos de 2021 parados… tristeza o IRN e o serviço público de Portugal em geral, não tem um sistema para automatizar consultas externas e validação de documento… talvez o Brasil não seja lá tão 3º mundo igual falam por aí.
Recebi um feedback um tempinho atrás ( 1mês mais ou menos) que tem um excesso de processos nas conservatórias e que tem que aguardar mesmo... frustrada mas fiquei feliz de ter recebido um retorno. Em março de 2026 o processo irá completar 5 anos. Eu nem comento mais nada na familia porque toda vez que o assunto vem a tona escuto demais... porque eu fui a pessoa que sai procurando registro da familia pelos sites , que fiz o contado com advogada e que insisti para fazer o processo mesmo vendo o custo alto ( hoje não faria através de advogada) . A burocracia brasileira tem raízes portuguesas kkkk
Ainda falta achar o registro português de uma pessoa da familia. Achei tudo dos pais da minha avó mas falta o registro da mãe do meu avô. Vi que o acesso as digitalizações está bem mais dificil. Muitos dos links que tenho guardado nem tem mais acesso. Nem preciso desse documento para o processo mas eu curti ficar procurando os registros dos antepassados, ver por quais cidades passaram , os sobrenomes que foram perdidos pelo caminho... alguém sabe para onde foram os registros digitalizados ? Eu usava o site tombo.pt mas a maioria dos links dão acesso negado as imagens.
@taisas2002
Eu nem comento mais nada na familia porque toda vez que o assunto vem a tona escuto demais...
Aposto com você que quando a nacionalidade sair você vai continuar escutando: alguns querendo saber como você fez e outros lamentando de não terem feito na mesma época que você. Pode demorar, a espera é frustrante, mas quando sai (e uma hora sai) é uma conquista e um direito garantido para o resto da vida.
@ecoutinho
Você acha que os prazos podem melhorar? Tô vendo o governo preocupado com imigrante fazendo trabalho que ninguém quer, mas não preocupa com problemas de verdade, escola, saúde, segurança e serviços públicos de qualidade.
Bom dia!
O processo de neta da minha mãe, com entrada em 11/2021, caiu em exigência agora dia 25/11. Solicitaram as certidões:
1- Certidão de casamento do progenitor da requerente ou certidão de obito do progenitor, para comprovar a fixação do nome do progenitor , uma vez que na certidão de nascimento do mesmo apenas consta " José" ,
Vocês acham que precisa ser a de inteiro teor?
@Amamede
manda em inteiro teor , apostilado e com reconhecimento da assinatura do responsável cartório, aí não abre brecha para novos questionamentos, se possível manda as duas certidões ou apenas aquela que mais lhe beneficiar.
@marcelloamr
Muito Obrigado pela ajuda.
Tomara que agora depois de 4 anos o processo não fique parado muito tempo na análise dessa pendência.
Poderiam me ajudar quanto ao formulário 1C (menor de 18 anos).
Estou ajudando a minha cunhada no pedido da minha sobrina, No quadro 2 pergunta 1, a mãe declarente (portuguesa) vai anexar copia do Assento de nascimento,
Devo deixar em branco os campos, freguesia, concelho e Pais ? e preencher apenas data de nascimento, Assento e ano ?
E citar no Quadro 3, Outros documentos: copia do assento de nascimento da mão Portuguesa.
esta correto ?
@marcelloamr
Você acha que os prazos podem melhorar? Tô vendo o governo preocupado com imigrante fazendo trabalho que ninguém quer, mas não preocupa com problemas de verdade, escola, saúde, segurança e serviços públicos de qualidade.
No curto prazo, acho que não. Antes de melhorar, os prazos precisam parar de piorar e eles vêm piorando ano a ano pelo menos desde 2020 quando comecei a acompanhar esse assunto.
As ações tomadas nos últimos anos (novos sistemas, distribuir processos entre todas conservatórias etc) devem trazer melhorias, mas há um acúmulo muito grande de processos e vai levar uns bons 5 anos para tirar esse backlog da frente e essas ações começarem realmente a refletir em prazos.
Minha humilde opinião: se tem um processo em andamento, considere um prazo pessimista (se vier algo melhor vc estará "no lucro"), se estiver montando um processo, foque em ter a documentação correta e mande o mais rápido possível contando que vai demorar, mas "uma hora sai".
@Felipe Rodrigues
Estou ajudando a minha cunhada no pedido da minha sobrina, No quadro 2 pergunta 1, a mãe declarente (portuguesa) vai anexar copia do Assento de nascimento,
Devo deixar em branco os campos, freguesia, concelho e Pais ? e preencher apenas data de nascimento, Assento e ano ?
Se vai mandar uma cópia simples do assento de nascimento da mãe, pode marcar apenas a opção "mãe portuguesa" e deixar o resto em branco.
Muito obrigado !
@Amamede @CamilaCamila
Primeiro você precisa olhar a em inteiro teor e analisar os nomes, sobrenomes, datas para garantir que estão todos corretos.
Depois que verificar que todas as informações estão corretas e coerentes, peça duas certidões a em inteiro teor por cópia reprográfica e a em inteiro teor digitada e envia as duas devidamente apostiladas.
Faça isso e fique tranquilo.
Fica um pouco mais caro, mas você garante a fixação do nome e essa pendência.
A digitada pode ser preciosismo, mas se a certidão original não estiver muito legível, o conservador pode pedir a digitada e você gastará mais tempo e mais dinheiro para emitir, e enviar.
Prezados ,
Tenho uma colega que ela enviou o processo de cidadania de neto em dezembro de 2022, ela comentando comigo disse que o processo do primo dela caiu em exigencia , pois na certidão de nascimento do pai dele ( filho do portugues ) aparece o nome do José Cardoso Peixeria Marques ( avô de ambos) .Só que no assento do Jose não aparece Peixeira nem nome dos pais e nem dos avos .
O primo teve que mudar toda a documentação do pai filho do português , enfim ele conseguiu a cidadania fazendo todas as retificações .
O processo dela ainda não caiu em exigência , falei pra ela olha então seu vai cair , na certidão do pai dela o português assina Jose Cardoso Peixeira Marques , esse dias eu achei a certidão de casamento dos pais dele Agostinho e Margarida , achei na certidão o peixeira e sobrenome do seu Avo.
NA certidão de Óbito dele apenas o nome da mâe esta errado , mas o nome dele esta Jose Cardoso Peixeira Marques e o nome dos pais esta igual no assento dele .
A pergunta é ela pode enviar a certidão de casamento dos pais do José para justificar o Peixeira ,? Pois o erro começou no assento dele
Essa foi a exigência do primo dele tirei apenas um trecho da carta
Nos termos e para os efeitos do artigo 41º, nº 1, alínea a) / b) / 42º nº 1 do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa (RNP), notifico V. Exa. para, no prazo de 30 dias úteis, apresentar: certidão do assento de casamento ou de óbito ou inxcrição consular dp ascendente português que comprove a fixação do nome como José Cardoso Peixeiro(a) Marques e seja esclarecida a proveniência do apelido "Peixeiro/a
Pessoal, boa noite! Processo do meu pai é de mar/21 e caiu em exigência pela segunda vez. Alguém poderia dar uma luz?! Foram essas a novas exigências:
- certidão do registo civil de nascimento (restaurado) do/a interessado/a, emitida por fotocópia do assento, devidamente legalizada (artigos 10º-A, nº 3 alínea b), 37º, nºs 3 e 9, e 42º nº 1 do RNP), e observando as formalidades exigidas pela lei do local da emissão – Portaria interministerial nº 1537, de setembro de 2014 – designadamente a utilização do papel de segurança nacional para as certidões de registo civil, que se mostra cumprida na certidão anteriormente apresentada;
- certidão do/s documento/s que serviu/ram de base à decisão judicial de restauração do assento de nascimento do mesmo/a interessado/a, devidamente legalizada com a apostila aposta pela autoridade competente, prevista na Convenção de Haia, relativa à Supressão da Exigência da Legalização dos atos Públicos Estrangeiros, concluída em Haia, em 5 de outubro de 1961, a fim de verificar se o mesmo permite ou não concluir pela existência de tal registo lavrado na menoridade do/a registado/a, dado que apenas a filiação estabelecida na menoridade releva para efeitos de nacionalidade (artigos 1º, nº 1, alínea d) e 14º da LN).
@Lucassilva acredito que é meio auto explicativa a exigência...
Na primeira exigência, eles estão exigindo que a certidão seja expedida conforme modelo que está nessa norma (Portaria 1537/2014), por fotocópia do assento. Converse com o tabelião do cartório onde foi expedida essa certidão, ele tem que seguir o modelo que está na norma (ela traz um quadrinho direitinho como é a certidão), lá o tabelião vai certificar que expediu por cópia fotográfica e em outra folha vai mandar a cópia do registro, tudo isso tem que ser feito em papel de segurança, com selos, etc...
Na segunda parte, eles estão exigindo os documentos que deram base a decisão judicial de restauração, ou seja, você vai ter que desarquivar este processo, e tirar cópia de tudo, apostilar, etc...
Aqui é aquele caso que sempre falamos acerca de registros restaurados... eles querem ver se existe base para esta restauração, principalmente a assinatura do português... Caso não exista, fica muito mais difícil conseguir êxito no seu processo, precisa analisar com calma como e por que foi feita esta restauração
Saberia dizer como faço para desarquivar esse processo? Estou com a sensação que vai ser muito caro e que talvez contratar alguém seja uma boa opção. São detalhes que a distância talvez fique mais dificil de resolver
Bom dia, pessoal!
Como fazem para ligar na CRC Lisboa?
Gostaria de saber sobre meu processo que não sai do lugar. Já enviei e-mail e a resposta é automática.
Obrigada
@FabiFran
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23737/obter-informacoes-sobre-o-andamento-do-processo-linha-registos
@Lucassilva converse com o cartório para ver como foi feita esta restauração e se eles tem os documentos do processo lá. Caso não tenham, você provavelmente precisará contratar um advogado...
@Lucassilva
Quanto tempo passou entre a primeira exigência e a segunda?
Poderia dizer o nome da conservadora que está com o processo?
O meu também é de mar/2021.
@bubarbosa lembro que ele enviou a exigência dele em agosto 2023, porém não lembro qual era conservadora. O meu também è Marco 2021 aguardando exigência que foi cumprida em junho 2024, conservadora Andréia Thomas H. Neves.
uktimo relato que tive foi um rapaz que enviou exigência em Maio 2024 e teve processo aprovado em outubro 2025. Mesma conservadora Andréia.
o seu também está com a Andrea ?
@Margarethe Mendonça
Olá, Margarethe! Tudo bem?
Li o seu relato sobre o seu processo e percebi que você só viu a exigência cerca de sete meses depois, e então entrou em contato com a conservatória. Mesmo assim, pelo que entendi, o seu processo não foi efetivamente encerrado ou considerado deserto, certo?
Gostaria de confirmar: depois dessa comunicação, ainda foi possível continuar o processo através de diálogo com o IRN e do envio dos documentos em falta?
Pergunto porque estou passando por uma situação muito parecida.
No meu caso, descobri a exigência quatro meses depois e, por isso, o meu processo apareceu como indeferimento liminar por falta de documentos. Estou agora preparando-me para comunicar com o IRN e enviar o que falta.
Na sua experiência, é possível que o processo não seja encerrado e que eu possa seguir normalmente após entregar os documentos em falta?
Agradeço muito pela sua ajuda!
Alguem tem noticias de lisboa dos processos? Esta em qual mes e ano? O da minha mae neta de portugues maio/22 bolinha 1 ainda
@taisas2002
Se você tem links do tombo.pt criados antes de abril de 2025, eles realmente não funcionam mais. O tombo.pt mudou todos os links.
Mas os livros digitalizados ainda estão lá. Se você sabe a freguesia, concelho, distrito, data do evento (batismo. casamento, óbito), é só procurar de novo no tombo.pt que vai achar os livros.
https://tombo.pt/
Realmente uma chateação ter que refazer todos os links.
Boa noite, onde posso saber qual mês a CRC está a analisar em dezembro? obrigado
@Lucork
O meu está com a Sandra Pires.
Enviei a exigência em Outubro/2024.
@Mishellinlee
bom dia! Tudo bem e você?
Quando vi a exigência, solicitei prazo para envio dos documentos, a conservadora apenas anexou a solicitação no processo, mesmo assim enviei os documentos, após o envio dos documentos, do nada comecei a receber notificações no processo solicitando papeis que não tinha nada haver como meu processo, tentei explicar por carta, sem sucesso essa oficial de registo ignorava toda documentação que manda, somente respondia que continuava a faltar o tal documento, quando eu respondia as mensagens enviava em um outro e-mail que constava no processo, até que no final do mês passado essa pessoa respondeu que o processo é dela e a linha de registo trocou nossos processos, porém da linha de registo nada foi esclarecido, essa oficial continua a copiar meu e-mail para se comunicar com a outra requerente. Tentei ligar lá mas no número que tenho só está atendendo o cartão cidadão.
Em relação ao meu processo nunca recebi nenhuma notificação, está parado e agora pra piorar houve essa mistura de processos, raríssimo de acontecer mas aconteceu comigo e a funcionária ignora qualquer argumento meu.