Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1385386388390391409

Comentários

• Acho que esta é a resposta do governo ao projeto de lei do Chega.

• Muito dificil de acreditar nessa historia de inoperabilidade do sistema quando vemos as noticias recentemente divulgadas.

• @Peach que noticia boa! Parabens pela conquista da sua esposa.

Sim, isso ainda me dá um fiozinho de esperança, já que meu processo foi dado entrada pertinho do seu....recebido em 17/Agosto. Espero que realmente estejam funcionando, ainda que muito lento, pois sabemos que em Julho / Agosto estarão praticamente parados.

Seguimos confiantes, é o que nos resta. rs

• o meu processo 16 de agosto ainda 😂

• @andrelas

"Chega, de fato. Chega de Chega!"

Eles apenas comecaram os mandatos! Vem muito mais atitudes anti-sociais por aí! Aguardem!!!

• Meu processo é de 15/02/2022 está na fase de Aguarda Decisão desde o dia 29/09/2024, até hoje nada de concluir. Entretanto conseguir falar com alguem por telefone a mesma informa que falta aguardar a resposta do MP e PJ para validação antes de emitir o despacho. Eles começaram analisar os processos de Outubro de 2021.

Entretanto entrei com pedido de intervenção com a Provedoria de Justiça para pressionar a Conservatória dos Registos Centrais finalizar o processo pois eles ultrapassaram todos os prazos legais conforme a lei administrativa.

• @Jackson_Luz pra entrar com esse pedido precisa contratar advogado ou da para fazer por conta?

O nosso é de 8/set/21, decisão 28/09/24 se não me engano

Obrigada!

• Pessoal, boa tarde.

Confesso que andei um pouco triste pensando que eles já haviam parado as analises, conforme estavamos comentando alguns dias atrás mas acabo de receber um email dizendo que meu processo sofreu uma atualização que requer a minha atenção.

E quando entro o status está concluido! Creo que chegou meu dia, né? Entendo que está aprovado, correto? O antigo sistema esta mais facil de entender.

Se algum que já concluiu recente puder me confirmar, eu agradeço porque estou ainda sem acreditar!!

• @Sarahsm parabéns pela conclusão do processo! Que te traga muitas alegrias!

• @Jackson_Luz

Ótima informação caro colega, agora é torcer para vir uma resposta positiva, boa sorte.

• Uhuuuuul @Sarahsm!!! Que ótimo ver que não parou então, muito obrigada pela atualização e parabéns!!

Voce pode ligar lá pra pedir o número do assento e já ir no IRN pedir seu CC ou então pede o assento online 😊

Boa sorte nesse finalzinho de processo e que eles voltem com as aprovações em maior quantidade pra nós!

• @Jackson_Luz pergunto igual que @camioca - pode disser como você fez isso? Por favor. Obrigado!

• Obrigada @thiagosb @Mohamedjuned @camioca ! Quiz compartir com vocês imediatamente para trazer uma esperança, já que, apesar de lento, eles ainda estão concluindo processos. \o/

@camioca eu acabei pedindo a certidao online pois vi esta orientação em comentários anteriores, mas acho que terei que ligar lá porque eles mandaram um assento de uma outra pessoa.

Será que é melhor ligar lá? Alguma sugestao,companheiros de jornada? Acho que podem me responder que ainda nao está pronto, será?

• @Sarahsm eu já ligo direto sem ter processo concluído rrsrsrssr

Se fosse você ligaria para ver se podem informar o número do assento, tiveram casos aqui no fórum que eles passaram por telefone e só com isso já deu para solicitar o cartão de cidaão =)

Boa sorte!!

• @camioca ahh que legal. Obrigada pela sugestão!!!

Eu liguei ontem pra reportar do erro na solicitação e perguntei se podiam me infomar mas disse que tinha que esperar o envio do assento online, que hoje receberia.

Vou esperar até de tarde e tentar novamente.

Volto pra informar :-)

• Saiu!!!! Eles corrigiram a minha solicitação e agora o assento está correto! Vou atualizar a planilha!

Muita sorte à todos!

• Solange4Solange4 Member

https://www.instagram.com/p/DLQdu3ENdwU/?next=%2F&img_index=1

Mudanças na lei de nacionalidade portuguesa

• Olá,

@Solange4 Acabei de ver a publicação que você compartilhou no Instagram, mas não vejo nada sobre cidadania por casamento. Você pode me esclarecer isso? Essa lei será retroativa?

Muito obrigada pela sua resposta.

• @Ana841

O projeto de lei nem foi redigido ainda. Só houve uma apresentação genérica do governo sobre o tema.

Até saírem os detalhes, tudo é especulação.

A discussão está nesse tópico:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/25893/noticias-sobre-cidadania-portuguesa-e-assuntos-correlatos#latest

• texasladytexaslady Beta
    editado June 24

@Ana841 ,

O conselho de ministro de Portugal aprovou as propostas de alteração da lei da nacionalidade anunciadas. A seguir o governo envia a proposta de lei ao parlamento e sendo aceita a proposta será votada e isso normalmente leva meses, mas por ser de muito interesse deste governo pode ser que seja votada mais rapidamente. Para saber exatamente o teor da proposta é preciso aguardar que ela dê entrada na AR o que segundo eles deve acontecer nos próximos dias. Até o presente não parece haver nada que afete os pedidos por casamento. A não ser é claro a maior rigidez na checagem de antecedentes criminais e talvez a exigência de testes sobre a cultura e história portuguesa. E também a possível exigência de comprovação de vínculos com a comunidade portuguesa. Se a lei passar segundo eles vai ser retroativa a 19 de junho de 2025 data do início deste novo governo. Mas tudo isso é baseado no comunicado do governo, para saber com certeza é preciso aguardar a apresentação da proposta para saber do conteúdo de seu texto. Lembrando que uma lei depois de apresentada passará por várias fases de discusão e votação no parlamento, podendo ser modificada e podendo nem mesmo passar. Embora neste caso o governo com maioria e com propostas muito semelhantes às que o partido de direita gostaria, deve conseguir os votos necessário, mas nunca se sabe.

Para acompanhar este assunto você pode checar estes 2 tópicos:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/25893/noticias-sobre-cidadania-portuguesa-e-assuntos-correlatos#latest

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23627/acompanhamento-de-propostas-e-projetos-da-lei-da-nacionalidade#latest

• Alô, Registos Centrais de Lisboa!

Onde estão as senhas/número dos processos enviados a partir do final de outubro de 2024, hein?

Estou há 222 dias esperando!!!!

Enquanto isso, pululam ideias sinistras no Conselho de Ministros.

• Solange4Solange4 Member

Em relação à retroatividade, segundo os jornais portugueses, a proposta é:

As alterações não se aplicam a processos entregues até 18 de junho de 2025.

Aplicam-se a processos submetidos a partir de 19 de junho de 2025, data em que o governo assumiu plenos poderes.

Isso vale tanto para nacionalidade quanto para imigração.

Quanto à nacionalidade pelo casamento, não foram anunciadas mudanças, exceto talvez uma necessidade de comprovação de vínculos com Portugal.

Como foi dito, ainda falta todo um processo legislativo, mas considerando o que houve na Itália, é muito possível passar.

• @Miggy24 , @camioca , já que o @Jackson_Luz ainda não respondeu sobre a Provedoria de Justiça , meu marido já enviou reclamação pra eles via e-mail (provedor@provedor-jus.pt) solicitando que cobrassem a IRN o cumprimento dos prazos e nada foi feito. Fizemos a reclamação de acordo com um outro forum que sigo, informando que extrapolaram os prazos, que temos direito a nacionalidade e que nada foi cumprido..

Esse Provedor de Justiça recebe as reclamações e cobram os responsaveis, mas o IRN deve fazer a mesma coisa que fazem com a gente com eles, respondem que estão sem pessoal e com muita demanda.

Por aqui não surtiu efeito. Mas vocês podem tentar também...

Estou feliz com a finalização dos processos de @Sarahsm e de @Peach. Sigo na esperança que eles tenham voltado a trabalhar!

• Foi concluido ontem a tarde, mas nao enviaram a certidao.

• @Dlh parabéns pela conclusão do processo! O meu é de Agosto de 2021. Interessante ver processos de Setembro já sendo concluídos!

• @Dlh parabéns tem sorte, nós agosto ainda estamos à espera

@thiagosb o meu processo também 16 de agosto ainda a aguardar

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.