Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1385387389390391

Comentários

• O sistema ficou sem funcionar entre Outubro de 2024 e Janeiro de 2025. Aparentemente funcionou entre Fevereiro e Maio de 2025. E agora voltou a ficar sem funcionar em Junho 2025. Quantos meses sera que o sistema vai ficar parado? Devemos assumir que nada sera feito durante o verao Europeu (Junho - Setembro) para reparar o sistema e faze-lo voltar a funcionar?

• Mandei email sobre processo da minha esposa, que é de 01/10/21 e responderam:

"Em resposta ao seu mail infra, somos a informar de que o processo em apreço encontra-se para decisão superior no âmbito do mérito do pedido

Com os melhores cumprimentos"

🤷‍♂️

• @FabianoRodrigues até que com você foram mais educados, acho que mando tanto e-mails que quando decidem responder algum, são curto e grosso. rs

Meu processo é de 17/Ag/2021 e está em decisão desde 28/9/2022, eu há cada 1 / 2 meses escrevo. Em Outubro me disseram:

"Exma Senhora

Em resposta ao email infra, informa-se que o processo encontra-se em fase de decisão.

Mais se informa que devido ao elevado número de processos e aos recursos humanos existentes não nos é possível, de momento, dar qualquer previsão, pelo que assim que houver algo tido por conveniente, será notificada.

O Oficial de registos"

Depois disso só voltaram a responder um e-mail em 26/Maio, dizendo:

"Exma. Sra.

Informa-se V.Exª que se reitera as informações anteriormente prestadas, em 23-07-2024, via email."

Sendo que a informação de Julho nada mais dizia que não tinha como prever a conclusão do processo e que o processo se encontrava em analise/decisão do Conservador.

Ai muito dificil esta demora sem fim, parece que na minha vez ficou ainda pior.

Meu marido fez o processo de muitos da sua familia (pai, mãe, dele, irmãos, 03 filhos) e eu acompanhei / ajudei em todos e na minha vez o prazo resolver dobrar de tempo. :-S

Diante da informação de alguns colegas mais entendido do processo, eu não sei se sigo confiante que algo ainda aconteça antes do periodo de férias. Infelizmente, acho que agora é só Setembro ou Outubro....prefiro nem criar mais expectativa pois estava muito animada vendo alguns processos de Ag/2021 serem concluidos final de Maio e semana passada maaas agora nem sei mais o que pensar. :-(

• @Leal onde vc viu isso?

Pessoal tenho dúvidas, hoje verifiquei que no "projeto de lei di grupo Chega" menciona uma alteração acerca da aquisição de nacionalidade portuguesa pelo casamento e a alteração menciona sobre um "teste nacional de integração e cidadania".

Na Lei, eu só vi alteração dos seguintes artigos: 1.º, 6.º, 8.º e 9.º

São alterados os artigos 1.º, 6.º, 8.º e 9.º da Lei n.º 37/81, de 3 de outubro, na sua redação atual, devendo ser alterados em conformidade com os respectivos atos normativos que regulamentam ou incidam sobre o regime jurídico em apreço:

• @guedesmarcia Acho que você tem razão, após refletir melhor parece não fazer muito sentido aplicar este teste aos brasileiros

@texaslady obrigado pela informação eu fiz a leitura completa e de fato, agora também penso que talves não se aplique a nós brasileiros.

@Destefano segue o arquivo em PDF esta na 5ª pagina do arquivo.

• editado June 13

@Leal isso é no art. 1º, não fala nada do art. 3º

3 - A existências de laços efetiva ligação à comunidade nacional, para os efeitos estabelecidos na alínea d) do n.º1, verifica-se pelo conhecimento suficiente da língua portuguesa, pela aprovação no Teste Nacional de Integração e Cidadania, quando este é aplicável, e da não condenação em pena de prisão efectiva, por crime punível segundo a lei portuguesa, e da não existência de perigo ou ameaça para a segurança ou a defesa nacional, nomeadamente pelo envolvimento em atividades relacionadas com a prática de terrorismo, criminalidade violenta, especialmente violenta ou altamente organizada.

• @Destefano esse 1D refere -se a netos?

• @Destefano entendi,obrigada

• @Destefano ha ok entendi errado quando fiz a leitura, então tranquilo só hibernar e aguardar a CRC concluir os processos.

• @FabianoRodrigues BOA TARDE. Qual e-mail você esta enviando as suas solicitações?

• Gente, vi várias pessoas aqui comentando que enviaram os documentos e estão acompanhando o andamento do processo. Eu já sou português, tenho casamento averbado e mandei em meados de agosto 2023 os documentos da minha esposa. A questão é que eu nunca recebi o código para acompanhamento e os endereços de e-mail que eu costumava mandar para tirar dúvidas, agora só retornam respostas automáticas. Com isso, continuo sem o código para acompanhamento do processo dela. Alguém tem alguma ideia do que fazer? Ou algum e-mail que estejam respondendo, pra que eu possa enviar solicitando o código? Obrigado!

• @geoberth estou enviando para rcentrais.aquisicao@irn.mj.pt

• Solange4Solange4 Member

@dnlgsz , Acho que a melhor opção é a Linha de Registos: +351 211 950 500 opção 1, depois opção 1 de novo

• O Chega submeteu este projeto de lei, no entanto será muito difícil para o partido conseguir que ele seja aprovado no Parlamento, uma vez que só tem 60 deputados. Mesmo que consigam fazer avançar o projeto, os restantes deputados dificilmente concordarão com todo o conteúdo da proposta. No máximo, poderá haver consenso em torno do aumento do tempo de residência para a naturalização para 10 anos; o resto será muito difícil de aprovar.

• Pessoal boa tarde

O processo da minha esposa (filha de pt) finalizou e darei entrada no meu como conjuge.

Quais documentos tenho que preparar?

Como vcs estão comprovando o vinculo com portugal?

Quanto tempo está demorando o processo de conjuge?

Alguem aqui foi deferido esse ano?

• Recebi hoje a senha para o processo, via casamento, da minha esposa que foi entregue em 31/10/25.

Planilha atualizada.

• @Marturg a data seria 31/10/24, não?

Como comprovou o vinculo?

• Solange4Solange4 Member

@aurok2

Segue guia... deve te ajudar esclarecer alguns pontos https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3

Sendo brasileiro e casado com português, não precisa de comprovação de vínculo

Está demorando uns 4 anos

• Corrigindo:

Recebi hoje a senha para o processo, via casamento, da minha esposa que foi entregue em 31/10/24.

Planilha atualizada.

• @aurok2

Sim, 2024, havia colocado errado.

Sou casado há 20 anos, esse é o vínculo.

• Informar que o sistema está inomeprante é algo melhor do que não andar e não darem nenhuma desculpa plausivel. Mas contordo com o @diegomendes23 que se o sistema não funciona, faz na mão então!

@thiagosb , espero que o sistema não fique parado tanto tempo dessa vez!! Não é possivel que ele fique mais quase 4 meses parado em 2025, seriam 8 de inoperabilidade e 4 operante? Acho meio bizarro.

Então EU estou nessa esperança.. mas meu marido já ta igual a @MEhdi2022 , tá doido para entrar com um processo contra eles..

• @Marturg Que ótima notícia! Entreguei o meu 14 dias depois de você. Vamos ver se agora vai!!!

• @FabianoRodrigues opa! Obrigado! Vou tentar por esse número, nunca liguei, só tinha tentando por e-mails.

• @Solange4 opa! Obrigado! Vou ligar nesse número. Só tinha tentado por e-mails até hoje.

• @aurok2 se não me engano tem um tópico só pra falar dos docs que precisam ser enviados.

Sobre o vínculo, mais de 5 anos de casado não precisa comprovar vínculo.

Por último, sobre o tempo, pra quem vai começar agora, pode esperar bastante viu. Tem gente ai que mandou em 21, 22 e ta sendo analisado agora. Algumas pessoas falaram que quem mandou a partir de 2023 vai demorar coisa de 10 anos.

• @julianamb

Acredito que o resto deste ano está perdido com relação ao travamento do sistema, o povo de 2021 e além já devem ter em mente que só processo judicial e muita mídia para isso reverter ou esperar até sabe lá quando...

• Boa tarde a todos! Saibam que o processo da minha esposa, entregue no dia 23 de agosto/21, foi concluído hoje. Portanto, para os demais, cujos pedidos foram recebidos no mesmo mês, há esperança. Parece que não está tudo paralisado.

PS: Atualizei a planilha.

• @diegomendes23

É, não há motivos para grande otimismo mesmo, mas ainda tenho um fio de esperança (uma tolice minha, talvez) de que receberei a senha para acompanhar o meu processo enviado em novembro/24 ainda até o final de julho... veremos.

• @Peach como você foi notificado? Recebeu um email?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.