Olha eu acho q sei a resposta mas vim checar com quem sabe. 1D por Braga só pode ter sido antes da nova lei. Certo? Quem deu entrada antes, em Braga, manteve-se lá ou foi mandado para Lisboa na mudança?
Eu nao gosto qd as pessoas tem certeza e nao admitem ver por outro viés, vomo ter sido antes dessa nova lei!!! Mas nunca discuto qd é inutil, mas fiquei curiosa.
De qq forma dei entrada em Lisboa, abril de 2023, e já me conformei em demorar no total 6 anos...
Gostaria de entender o que acontece com os processos de netos, vejo todos os dias processos de filhos, casamentos, tempo de residência, e até os sefarditas, que em tese seriam também de analise complexa, andando, ao passo que os netos se arrastam indefinidamente a passos de cagado tetraplégico, entendo a sobrecarga, entendo o numero reduzido de analistas, o que não da para entender é o critério adotado para as analises dos processos de netos, acompanhando a planilha aqui do fórum, percebi que do mês passado p cá, as analises deram uma desacelerada, mais ainda, hj dia12/05 não há um processo de neto finalizado e mês passado foi a mesma coisa, não sei se por falta de atualização da planilha por parte dos participantes do fórum, ou se por falta de analise de Lisboa.
Sei que infelizmente o grupo não tem poderes mágicos, para fazer com que as coisas andem, isto é apenas um desabafo, ante a falta de clareza e informações concretas por parte do IRN, quanto a real situação dos processos, o que continua me levando a acreditar que para eles os processos de cidadania viraram uma grande fonte de renda, e onde não existe a menor obrigação de fornecer informações concretas sobre a situação, o que vemos são respostas vagas, planilhas chutadas ao vento e a mais completa negligencia e irresponsabilidade por parte do IRN com os princípios básicos da administração publica, tão alardeados por eles, que são a transparência, a equidade, a moralidade então já foi p o espaço a muito tempo, uma vez que abriram a recepção de novos processo através do Porto, e não se preocuparam em publicar como seria a ordem de analise desses novos processos, e levando a crer que isso irá tumultuar ainda mais o já prejudicado andamento das analises dos processo já na fila em Lisboa, uma vez que certamente deverão deslocar mão de obra p o aceite dos novos processos entrado por lá.
Espero que com essa nova eleição por lá, elejam representantes realmente comprometidos com a diáspora e não malucos tipo o brasileiro que é deputado e é o primeiro a jogar pedra nos brasileiros que querem a cidadania igual a ele quis um dia.
Concordo com tudo o que você disse, vejo pouco caso com o processo de Neto, é uma enrolação, e para piorar ainda corremos risco de um brasileiro puxar o tapete dos outros brasileiros.
Entendo o desabafo. É um processo lento, mas que um dia termina. Jogue com as expectativas de que tem levado 3 a 4 anos; se demorar menos, saiu no lucro.
Não dá para comparar netos com filhos; filhos são mais "prioritários" (por obviamente terem laços mais próximos com PT). Netos ainda sofrem com a questão das "consultas externas" (filhos não precisam disso), que é algo que não depende do IRN e se tornou em um grande gargalo desde a malfadada extinção do SEF e o caos na instalação da sucessora AIMA. O IRN também não tem poderes mágicos para solucionar o caos na AIMA.
Pode lhe parecer injusto, mas, para mim, processos por tempo de residência também são muito mais prioritários, pois é alguém que já vive, paga impostos e contribui para PT. Um neto pode obter a cidadania e nunca gerar benefício algum para o país. Todo mundo sabe que um bom número de pessoas pede a cidadania PT para viver em outro país da União Europeia; outros pedem apenas para ter um passaporte da UE; uma infinidade de razões que, na prática, não trazem nenhum benefício concreto ao país. Se eu fosse gestor do IRN, iria levar sim isso em conta na hora de alocar os escassos recursos de pessoal.
Sefarditas praticamente se fechou as portas; ainda está se "digerindo" a enxurrada de processos que entrou antes disso acontecer. Se olhar os comentários desses requerentes, nenhum deles parece estar achando "rápido".
Concordo que a comunicação do IRN poderia ser muito melhor; vejo passos pequenos na melhora, como enviarem as tais tabelas de quais processos estão analisando (isso é relativamente recente). Mas tem de se ter em conta que as tabelas são uma aproximação da realidade, pois há muitas razões para processos específicos andarem mais lento que a média. Não adianta ficar torcendo mês a mês para que se acelere a análise. Num processo de 3 a 4 anos, variações na velocidade de um mês ou outro são irrelevantes.
Finalmente, concordo muito com os comentários sobre BR puxarem o tapete de outros BR.
Só ver o resultado da última eleição para o parlamento PT. Advinha que partido ganhou a votação nos consulados PT aqui no BR nessa última eleição? justamente aquele que defende políticas anti-imigrantes mais radicais.
Com isso, saiu do parlamento de PT um deputado (que representava os PT do exterior) que trabalhou a favor da legislação que flexibilizou justamente os requisitos para netos em 2020 - que foi o que abriu a possibilidade de muita gente aqui no fórum obter a cidadania. E entrou no lugar um deputado de um partido que votou contra essa legislação.
Se não me engano, o parlamento em PT tem 230 deputados, sendo 4 eleitos pelos PT no exterior: 2 na Europa e 2 no resto do mundo (sendo que o BR é a maior parte desse "resto do mundo". E foi por causa dos votos aqui que esse deputado foi eleito em 2024 (o BR deu uns 75% do total de votos que ele recebeu e o BR foi o único país "fora da Europa" que deu a vitória a esse partido):
o processo da minha mãe completa 4 anos nesse mês de maio. e ainda está "Para decisão".
vi muitos processos que foram enviados depois, serem transferidos para o Porto e serem finalizados. Outros processos de datas próximas, serem concluídos em Lisboa. Dá muita raiva, ainda mais que tem alguns casos de processos de março e abril ainda aguardando serem finalizados.
@CarlosASP Esse discurso de que as pessoas pedem a nacionalidade portuguesa para ir para outro pais europeu, que nao vao gerar beneficios para o pais, muitas vezes eh verdade. Mas tambem eh verdade que quem vive em Portugal e tem o sotaque brasileiro, vai sofrer preconceito, sempre vai aparecer um engracadinho...para turista ja eh mais dificil. Aqueles que vivem em Portugal e aguardam o passaporte Portugues tambem nao pense voce que vao ficar ali trabalhando para ganhar 800/900 euros, quando ele descobre que aquele Portugues vizinho dele (sumiu) emigrou para outro pais europeu e esta ganhando 3 vezes ou mais, ele tambem vai. Se o portugues nascido em Portugal nao esta ficando, nao teve aquele amor pela terrinha, vai o brasileiro/portugues ficar? Nao vai! Os jovens portugueses ja fazem faculdade, medicina, odontologia, enfermagem etc e ja vao aprendendo frances, holandes etc para emigrar... E salve as caravelas, afinal somos todos originais de racas que emigraram e continuam amigrando.
@SergioM , amigo vi no comentário de 05/05, "A CRC está analisando esse mês, então deve estar quase saindo...". Como sabe dessa informação? Digo pq meu processo foi entregue em 27/09/21 e submetido somente em 25/01/22 na CRC Lisboa. Quando listo a nossa planilha de acompanhamento, só tem 6 processos mais antigos que o meu e que ainda não andaram. O grande temor, não só meu, mas de vários colegas que vi aqui no fórum e de não ser avisado de alguma pendência, o prazo passar e a gente perder tudo... Alguma dica, além do esperar? Desde já, obrigado!
Processo de neto em Lisboa. Também não esperava exigência a essa altura do campeonato, mas o mais importante é que o processo foi finalizado. Logo logo o seu e o dos demais membros chegarão ao final também!!!
Amigos sabem quanto tempo demora pra atualizar no sistema que foi recebido a exigência na CRC? Já tem 15 dia que envie o documento, como posso confirmar o recebimento desse documento por eles ? abraços
@texaslady Oi, meu processo caiu em exigência um pouco mais de 2 meses atras. Pediram uma copia repografica de uma certidão que tinha enviado por copia de inteiro teor. Bom, o cartorio onde a certidão estava foi o pior de todos os cartorios. Nao sei como ainda existem. Erraram a certidao 3 vezes! Além de outros problemas. Estresse imenso!
Hoje a certidão foi entregue pelo DHL na CRC de Lisboa. O deadline é nesta sexta-feira. A pergunta que eu tenho é: Eles carimbam a data na hora que foi entregue? Ou seja, a data seria antes de sexta? Seria prudente enviar um email com a copia da confirmação da entrega para o CRC de Lisboa confirmado a entrega?
Com certeza a data de entrada é carimbada. Mas você pode sim enviar uma email com a confirmação de entrega, inclusive com uma cópia da exigência feita. Mas muito provavelmente não seria necessário, já que foi entregue antes do deadline e também porque estes prazos não são tão rígidos assim. Um processo só é considerado deserto em uns 6 meses após a exigência.
já estou ausente do fórum a tempos já que os casos da minha família finalmente terminaram em 2023 (um jornada que começou com a mudança da lei em 2020 ainda!). Acontece que fim do ano passado ajudei um amigo e ele montou todo processo de seu pai e envio em outubro para Lisboa. Desde então nada de senha. Isso está normal? Quando enviei lembro que levava um mês!
Boa tarde, estou tentando ajudar uma amiga que tem uma filha maior, cujo pai nasceu em Cabo Verde, em 1962. O pai já é falecido e pelo que ela sabe não declarou que queria manter a nacionalidade portuguesa, porque saiu de Cabo Verde ainda criança. Poderiam me dizer qual o caminho para que a filha possa adquirir a nacionalidade portuguesa?
se alguém puder me ajudar agradecerei imensamente!
tenho dois tios (um deles com 81 anos) aguardando o resultado do pedido de nacionalidade para netos.
eles deram entrada em dezembro/2021 e tudo corria normalmente, até que da fase 3 voltou para 1 e lá está parada desde meados de 2024. em abril desse ano o site disse que os processos foram extintos (?!?) . agora ele voltou a aparecer na busca.
minha tia entrou em contato com uma advogada a qual afirmou que será necessário dar entrada em um novo processo.
a dúvida que resta: isso é normal? mais alguém passou por uma situação semelhante e no final obteve sua nacionalidade?
a minha dúvida não é sobre a morosidade, mas sim sobre as inconsistências no site.
@anandassa você tem a senha de consulta destes processos? Caso positivo, o que diz na consulta atualmente?
Quando teve a mudança de sistemas, as informações ficaram incorretas por um tempo, até que tudo fosse resolvido. Como o sistema passou de 7 para 4 "bolinhas" alguns processos regrediram, pois não existem mais algumas bolinhas intermédias (digo regrediram apenas na consulta, o andamento do processo permanece o mesmo).
Agora para saber com certeza, o ideal seria ligar na linha de registos (no guia explica como fazer).
tenho dois tios (um deles com 81 anos) aguardando o resultado do pedido de nacionalidade para netos.
ok
eles deram entrada em dezembro/2021 e tudo corria normalmente, até que da fase 3 voltou para 1 e lá está parada desde meados de 2024.
normal
em abril desse ano o site disse que os processos foram extintos (?!?) .
apareceu que os processos foram extintos, ou que não foram encontrados? às vezes o site de consulta fica instável e os processos "desaparecem". geralmente reaparecem no mesmo dia, mas me lembro que no ano passado chegou a ficar quase uma semana assim.
agora ele voltou a aparecer na busca.
se você puder tirar um print da tela de consulta dos dois processos, apagar o nome e o número dos processos e postar aqui, a gente consegue entender melhor a situação. a impressão que eu tenho é que na consulta de abril você pegou o site em um momento de instabilidade e agora normalizou.
minha tia entrou em contato com uma advogada a qual afirmou que será necessário dar entrada em um novo processo.
para responder, precisamos ver o que exatamente aparece na tela de consulta dos dois processos.
a dúvida que resta: isso é normal? mais alguém passou por uma situação semelhante e no final obteve sua nacionalidade? a minha dúvida não é sobre a morosidade, mas sim sobre as inconsistências no site.
como eu disse, o site às vezes apresenta instabilidade e as informações ficam confusas. se você postar o print da tela dos processos, a gente consegue te dar uma resposta mais precisa.
Comentários
@OrlandoBraga só nos resta esperar 😞
obrigada!
@Margarethe Mendonça
você ja cumpriu com a exigência ? qual foi a sua exigência na época ?
Boa noite pessoal!
Meu processo caiu em exigência mesmo passou despercebido por mim, já passou mais de seis meses. Nesse caso terei que entrar com o pedido novamente?
Boa noite, será que vcs têm idéia de quanto tempo em média, ou pela experiência do fórum, um processo fica na etapa de decisão?
Oi gente.
Olha eu acho q sei a resposta mas vim checar com quem sabe. 1D por Braga só pode ter sido antes da nova lei. Certo? Quem deu entrada antes, em Braga, manteve-se lá ou foi mandado para Lisboa na mudança?
Eu nao gosto qd as pessoas tem certeza e nao admitem ver por outro viés, vomo ter sido antes dessa nova lei!!! Mas nunca discuto qd é inutil, mas fiquei curiosa.
De qq forma dei entrada em Lisboa, abril de 2023, e já me conformei em demorar no total 6 anos...
Obrigada pela atenção :)
Marina
@mfernandabarbosa
No meu caso, foram exatos 7 meses:
No meio do caminho, tive uma exigência que foi cumprida em 6 dias.
@CPR
Estava em Porto ? Era também um.processo de neto ?
Pelo que entendi o meu ainda pode cair em.exigencia.... achei que essa fase havia passado.
Obrigada por responder !!
Bom dia.
Gostaria de entender o que acontece com os processos de netos, vejo todos os dias processos de filhos, casamentos, tempo de residência, e até os sefarditas, que em tese seriam também de analise complexa, andando, ao passo que os netos se arrastam indefinidamente a passos de cagado tetraplégico, entendo a sobrecarga, entendo o numero reduzido de analistas, o que não da para entender é o critério adotado para as analises dos processos de netos, acompanhando a planilha aqui do fórum, percebi que do mês passado p cá, as analises deram uma desacelerada, mais ainda, hj dia12/05 não há um processo de neto finalizado e mês passado foi a mesma coisa, não sei se por falta de atualização da planilha por parte dos participantes do fórum, ou se por falta de analise de Lisboa.
Sei que infelizmente o grupo não tem poderes mágicos, para fazer com que as coisas andem, isto é apenas um desabafo, ante a falta de clareza e informações concretas por parte do IRN, quanto a real situação dos processos, o que continua me levando a acreditar que para eles os processos de cidadania viraram uma grande fonte de renda, e onde não existe a menor obrigação de fornecer informações concretas sobre a situação, o que vemos são respostas vagas, planilhas chutadas ao vento e a mais completa negligencia e irresponsabilidade por parte do IRN com os princípios básicos da administração publica, tão alardeados por eles, que são a transparência, a equidade, a moralidade então já foi p o espaço a muito tempo, uma vez que abriram a recepção de novos processo através do Porto, e não se preocuparam em publicar como seria a ordem de analise desses novos processos, e levando a crer que isso irá tumultuar ainda mais o já prejudicado andamento das analises dos processo já na fila em Lisboa, uma vez que certamente deverão deslocar mão de obra p o aceite dos novos processos entrado por lá.
Espero que com essa nova eleição por lá, elejam representantes realmente comprometidos com a diáspora e não malucos tipo o brasileiro que é deputado e é o primeiro a jogar pedra nos brasileiros que querem a cidadania igual a ele quis um dia.
@DárioJr,
Concordo com tudo o que você disse, vejo pouco caso com o processo de Neto, é uma enrolação, e para piorar ainda corremos risco de um brasileiro puxar o tapete dos outros brasileiros.
@DárioJr
Entendo o desabafo. É um processo lento, mas que um dia termina. Jogue com as expectativas de que tem levado 3 a 4 anos; se demorar menos, saiu no lucro.
Não dá para comparar netos com filhos; filhos são mais "prioritários" (por obviamente terem laços mais próximos com PT). Netos ainda sofrem com a questão das "consultas externas" (filhos não precisam disso), que é algo que não depende do IRN e se tornou em um grande gargalo desde a malfadada extinção do SEF e o caos na instalação da sucessora AIMA. O IRN também não tem poderes mágicos para solucionar o caos na AIMA.
Pode lhe parecer injusto, mas, para mim, processos por tempo de residência também são muito mais prioritários, pois é alguém que já vive, paga impostos e contribui para PT. Um neto pode obter a cidadania e nunca gerar benefício algum para o país. Todo mundo sabe que um bom número de pessoas pede a cidadania PT para viver em outro país da União Europeia; outros pedem apenas para ter um passaporte da UE; uma infinidade de razões que, na prática, não trazem nenhum benefício concreto ao país. Se eu fosse gestor do IRN, iria levar sim isso em conta na hora de alocar os escassos recursos de pessoal.
Sefarditas praticamente se fechou as portas; ainda está se "digerindo" a enxurrada de processos que entrou antes disso acontecer. Se olhar os comentários desses requerentes, nenhum deles parece estar achando "rápido".
Concordo que a comunicação do IRN poderia ser muito melhor; vejo passos pequenos na melhora, como enviarem as tais tabelas de quais processos estão analisando (isso é relativamente recente). Mas tem de se ter em conta que as tabelas são uma aproximação da realidade, pois há muitas razões para processos específicos andarem mais lento que a média. Não adianta ficar torcendo mês a mês para que se acelere a análise. Num processo de 3 a 4 anos, variações na velocidade de um mês ou outro são irrelevantes.
Finalmente, concordo muito com os comentários sobre BR puxarem o tapete de outros BR.
Só ver o resultado da última eleição para o parlamento PT. Advinha que partido ganhou a votação nos consulados PT aqui no BR nessa última eleição? justamente aquele que defende políticas anti-imigrantes mais radicais.
https://www.eleicoes.mai.gov.pt/legislativas2024/resultados/estrangeiro?local=FOREIGN-920300
Veja a boa diferença para os resultados gerais:
https://www.eleicoes.mai.gov.pt/legislativas2024/resultados/globais
Com isso, saiu do parlamento de PT um deputado (que representava os PT do exterior) que trabalhou a favor da legislação que flexibilizou justamente os requisitos para netos em 2020 - que foi o que abriu a possibilidade de muita gente aqui no fórum obter a cidadania. E entrou no lugar um deputado de um partido que votou contra essa legislação.
Se não me engano, o parlamento em PT tem 230 deputados, sendo 4 eleitos pelos PT no exterior: 2 na Europa e 2 no resto do mundo (sendo que o BR é a maior parte desse "resto do mundo". E foi por causa dos votos aqui que esse deputado foi eleito em 2024 (o BR deu uns 75% do total de votos que ele recebeu e o BR foi o único país "fora da Europa" que deu a vitória a esse partido):
https://www.eleicoes.mai.gov.pt/legislativas2024/resultados/estrangeiro?local=FOREIGN-900000
Bom dia pessoal!
esse é o endereço correto da conservatória de Porto?
Rua: Do Cunha 404
4200-250 Porto/Portugal
pra mandar documentos, está correto as informações?
@DárioJr compartilho da mesma indignação.
o processo da minha mãe completa 4 anos nesse mês de maio. e ainda está "Para decisão".
vi muitos processos que foram enviados depois, serem transferidos para o Porto e serem finalizados. Outros processos de datas próximas, serem concluídos em Lisboa. Dá muita raiva, ainda mais que tem alguns casos de processos de março e abril ainda aguardando serem finalizados.
@CarlosASP Esse discurso de que as pessoas pedem a nacionalidade portuguesa para ir para outro pais europeu, que nao vao gerar beneficios para o pais, muitas vezes eh verdade. Mas tambem eh verdade que quem vive em Portugal e tem o sotaque brasileiro, vai sofrer preconceito, sempre vai aparecer um engracadinho...para turista ja eh mais dificil. Aqueles que vivem em Portugal e aguardam o passaporte Portugues tambem nao pense voce que vao ficar ali trabalhando para ganhar 800/900 euros, quando ele descobre que aquele Portugues vizinho dele (sumiu) emigrou para outro pais europeu e esta ganhando 3 vezes ou mais, ele tambem vai. Se o portugues nascido em Portugal nao esta ficando, nao teve aquele amor pela terrinha, vai o brasileiro/portugues ficar? Nao vai! Os jovens portugueses ja fazem faculdade, medicina, odontologia, enfermagem etc e ja vao aprendendo frances, holandes etc para emigrar... E salve as caravelas, afinal somos todos originais de racas que emigraram e continuam amigrando.
@Bevilacqua
Para não desviar demais do tema desse tópico de netos, vou te responder aqui:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/27671/alguem-deveria-ter-prioridade-na-tramitacao-de-cidadania/p1?new=1
Olá, tudo bem?
Alguém. Sabe dizer qual a data estão os processos de neto?
O do meu sogro ainda nada...
|
Boa noite a todos,
@SergioM , amigo vi no comentário de 05/05, "A CRC está analisando esse mês, então deve estar quase saindo...". Como sabe dessa informação? Digo pq meu processo foi entregue em 27/09/21 e submetido somente em 25/01/22 na CRC Lisboa. Quando listo a nossa planilha de acompanhamento, só tem 6 processos mais antigos que o meu e que ainda não andaram. O grande temor, não só meu, mas de vários colegas que vi aqui no fórum e de não ser avisado de alguma pendência, o prazo passar e a gente perder tudo... Alguma dica, além do esperar? Desde já, obrigado!
@mfernandabarbosa
Processo de neto em Lisboa. Também não esperava exigência a essa altura do campeonato, mas o mais importante é que o processo foi finalizado. Logo logo o seu e o dos demais membros chegarão ao final também!!!
Amigos sabem quanto tempo demora pra atualizar no sistema que foi recebido a exigência na CRC? Já tem 15 dia que envie o documento, como posso confirmar o recebimento desse documento por eles ? abraços
O do meu pai, que tem atualmente 82 anos, ficou 8 meses @mfernandabarbosa nesta situação.
O total do processo foram 4 anos e 3 meses.
@texaslady Oi, meu processo caiu em exigência um pouco mais de 2 meses atras. Pediram uma copia repografica de uma certidão que tinha enviado por copia de inteiro teor. Bom, o cartorio onde a certidão estava foi o pior de todos os cartorios. Nao sei como ainda existem. Erraram a certidao 3 vezes! Além de outros problemas. Estresse imenso!
Hoje a certidão foi entregue pelo DHL na CRC de Lisboa. O deadline é nesta sexta-feira. A pergunta que eu tenho é: Eles carimbam a data na hora que foi entregue? Ou seja, a data seria antes de sexta? Seria prudente enviar um email com a copia da confirmação da entrega para o CRC de Lisboa confirmado a entrega?
Alguma outra sugestao?
Obrigada!
@CintiaHS ,
Com certeza a data de entrada é carimbada. Mas você pode sim enviar uma email com a confirmação de entrega, inclusive com uma cópia da exigência feita. Mas muito provavelmente não seria necessário, já que foi entregue antes do deadline e também porque estes prazos não são tão rígidos assim. Um processo só é considerado deserto em uns 6 meses após a exigência.
@texaslady Otimo, obrigada!
Pessoal,
já estou ausente do fórum a tempos já que os casos da minha família finalmente terminaram em 2023 (um jornada que começou com a mudança da lei em 2020 ainda!). Acontece que fim do ano passado ajudei um amigo e ele montou todo processo de seu pai e envio em outubro para Lisboa. Desde então nada de senha. Isso está normal? Quando enviei lembro que levava um mês!
Boa tarde, estou tentando ajudar uma amiga que tem uma filha maior, cujo pai nasceu em Cabo Verde, em 1962. O pai já é falecido e pelo que ela sabe não declarou que queria manter a nacionalidade portuguesa, porque saiu de Cabo Verde ainda criança. Poderiam me dizer qual o caminho para que a filha possa adquirir a nacionalidade portuguesa?
11/5/25 fez 3 anos de processo iniciado e ate agora nada. Bolinha 1 eterna
@paulovictor55
Infelizmente aumentou bastante o tempo para a CRCentrais Lisboa mandar as senhas.
Os último relatos são justamente de que as pessoas estão recebendo agora aquelas de processos enviados em outubro.
Fale para ele sempre olhar o spam e lixo do email dele, pois muitas senhas acabam lá. Aconteceu com alguns dos processos de minha família.
olá gente,
se alguém puder me ajudar agradecerei imensamente!
tenho dois tios (um deles com 81 anos) aguardando o resultado do pedido de nacionalidade para netos.
eles deram entrada em dezembro/2021 e tudo corria normalmente, até que da fase 3 voltou para 1 e lá está parada desde meados de 2024. em abril desse ano o site disse que os processos foram extintos (?!?) . agora ele voltou a aparecer na busca.
minha tia entrou em contato com uma advogada a qual afirmou que será necessário dar entrada em um novo processo.
a dúvida que resta: isso é normal? mais alguém passou por uma situação semelhante e no final obteve sua nacionalidade?
a minha dúvida não é sobre a morosidade, mas sim sobre as inconsistências no site.
@anandassa você tem a senha de consulta destes processos? Caso positivo, o que diz na consulta atualmente?
Quando teve a mudança de sistemas, as informações ficaram incorretas por um tempo, até que tudo fosse resolvido. Como o sistema passou de 7 para 4 "bolinhas" alguns processos regrediram, pois não existem mais algumas bolinhas intermédias (digo regrediram apenas na consulta, o andamento do processo permanece o mesmo).
Agora para saber com certeza, o ideal seria ligar na linha de registos (no guia explica como fazer).
@anandassa
tenho dois tios (um deles com 81 anos) aguardando o resultado do pedido de nacionalidade para netos.ok
eles deram entrada em dezembro/2021 e tudo corria normalmente, até que da fase 3 voltou para 1 e lá está parada desde meados de 2024.normal
em abril desse ano o site disse que os processos foram extintos (?!?) .apareceu que os processos foram extintos, ou que não foram encontrados? às vezes o site de consulta fica instável e os processos "desaparecem". geralmente reaparecem no mesmo dia, mas me lembro que no ano passado chegou a ficar quase uma semana assim.
agora ele voltou a aparecer na busca.se você puder tirar um print da tela de consulta dos dois processos, apagar o nome e o número dos processos e postar aqui, a gente consegue entender melhor a situação. a impressão que eu tenho é que na consulta de abril você pegou o site em um momento de instabilidade e agora normalizou.
minha tia entrou em contato com uma advogada a qual afirmou que será necessário dar entrada em um novo processo.para responder, precisamos ver o que exatamente aparece na tela de consulta dos dois processos.
a dúvida que resta: isso é normal? mais alguém passou por uma situação semelhante e no final obteve sua nacionalidade? a minha dúvida não é sobre a morosidade, mas sim sobre as inconsistências no site.como eu disse, o site às vezes apresenta instabilidade e as informações ficam confusas. se você postar o print da tela dos processos, a gente consegue te dar uma resposta mais precisa.