Alguém deveria ter "prioridade" na tramitação de cidadania?

@Bevilacqua

Joguei para cá a conversa, para não atrapalhar demais o foco do tópico de netos. A parte inicial está aqui :

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-lei-37-81-atualizada-2020-22-processos-e-acompanhamento/p799

Concordo que os próprios jovens PT nativos continuam emigrando em massa para outros países, especialmente da UE, para buscar melhores oportunidades. Estão no direito deles - como estão os PT por atribuição ou aquisição (que é o público do fórum majoritariamente) em fazer a mesma coisa, uma vez obtida a nacionalidade PT.

Também acho bom as pessoas entenderem o seu segundo ponto. Ter a nacionalidade PT não vai isentar as pessoas de poderem sofrer xenofobia em PT. O sotaque BR sempre vai mostrar a origem - e quem for xenófobo não está nem aí se a pessoa tem nacionalidade, residência legal, ou status não regularizado.

O ponto era, se o governo de PT (seja de que espectro político), deveria alocar recursos escassos (pois, se PT fosse essa maravilha toda, com recursos sobrando, os PT nativos não estariam emigrando...) para acelerar a cidadania de netos (pois haviam se queixado de que netos estavam "meio abandonados"). Ou se seria melhor priorizar a daqueles que tem mais chance de ajudar, de alguma forma, a situação geral de PT.

Na minha visão, esses são especialmente os que pedem cidadania por tempo de residência, pois no mínimo, já vivem há 5 anos em PT, sendo boa ou ruim a situação do país. E, já trabalharam e pagaram impostos em PT - comparado com zero contribuição de um neto que nunca pôs os pés em PT - e, talvez, nunca ponha. Se forem embora depois da cidadania, os residentes ao menos já deram alguma "contribuição". Sabemos que nem todos irão, pois ficar mudando de país não é uma decisão tão simples, especialmente para quem tem filhos ou outros parentes dependentes deles.

Estou longe de achar que o processo de cidadania em PT é perfeito. Mas acho injusto só criticar constantemente, alguns se achando cheio de direitos "pois tenho sangue PT" (daqui para a xenofobia é um pulo só também; volta e meia pipocam comentários xenófobos de pessoas aqui no fórum, se achando com mais direito que outros requerentes - especialmente se forem de outra nacionalidade do "sul global") e não reconhecer uma certa generosidade de PT em alguns pontos.

Veja por casamento: a pessoa pode obter a cidadania PT sem nunca ter pisado lá. O BR permite isso? Não - tem que, no mínimo, morar um ano no BR antes.

Um estrangeiro neto de BR pode obter a cidadania BR direto? Não pode.

Então vamos refletir um pouco antes de sair descascando os outros. E saber de antemão que um processo está levando 3, 4 ou mais anos e adaptar os planos a esses tempos.

E, alguém achar que PT está ficando rico com a taxa de 175 euros (e filhos menores não pagam nada), não vale nem a pena comentar. Quando é para trazer dinheiro com cidadania, um golden visa exige, no mínimo, um investimento de 250.000 euros.

Comentários

• @CarlosASP Nossa cansei...

• Pois eu já acho que faz mais sentido priorizar os netos do que os residentes. Você pensa no que considera justo, o residente já contribui e paga impostos, eu vejo o lado do interesse do governo português. O residente já está lá, já está pagando impostos e conceder a cidadania não vai trazer nenhum benefício pro país, pelo contrário, vai facilitar que esse residente saia do país em busca de melhores condições em outros países da UE. E isso com Portugal precisando de mão de obra. Já o processo de neto, que em sua maioria já são de pessoas mais velhas, vai gerar outros tantos processos de filhos, esses sim em idade produtiva e que uma parte vai querer ir pra Portugal. Mesmo que muitos queiram ir para outros países, esses processos de neto vão certamente contribuir para trazer imigrantes para trabalhar em Portugal.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.