Alguém deveria ter "prioridade" na tramitação de cidadania?
Joguei para cá a conversa, para não atrapalhar demais o foco do tópico de netos. A parte inicial está aqui :
Concordo que os próprios jovens PT nativos continuam emigrando em massa para outros países, especialmente da UE, para buscar melhores oportunidades. Estão no direito deles - como estão os PT por atribuição ou aquisição (que é o público do fórum majoritariamente) em fazer a mesma coisa, uma vez obtida a nacionalidade PT.
Também acho bom as pessoas entenderem o seu segundo ponto. Ter a nacionalidade PT não vai isentar as pessoas de poderem sofrer xenofobia em PT. O sotaque BR sempre vai mostrar a origem - e quem for xenófobo não está nem aí se a pessoa tem nacionalidade, residência legal, ou status não regularizado.
O ponto era, se o governo de PT (seja de que espectro político), deveria alocar recursos escassos (pois, se PT fosse essa maravilha toda, com recursos sobrando, os PT nativos não estariam emigrando...) para acelerar a cidadania de netos (pois haviam se queixado de que netos estavam "meio abandonados"). Ou se seria melhor priorizar a daqueles que tem mais chance de ajudar, de alguma forma, a situação geral de PT.
Na minha visão, esses são especialmente os que pedem cidadania por tempo de residência, pois no mínimo, já vivem há 5 anos em PT, sendo boa ou ruim a situação do país. E, já trabalharam e pagaram impostos em PT - comparado com zero contribuição de um neto que nunca pôs os pés em PT - e, talvez, nunca ponha. Se forem embora depois da cidadania, os residentes ao menos já deram alguma "contribuição". Sabemos que nem todos irão, pois ficar mudando de país não é uma decisão tão simples, especialmente para quem tem filhos ou outros parentes dependentes deles.
Estou longe de achar que o processo de cidadania em PT é perfeito. Mas acho injusto só criticar constantemente, alguns se achando cheio de direitos "pois tenho sangue PT" (daqui para a xenofobia é um pulo só também; volta e meia pipocam comentários xenófobos de pessoas aqui no fórum, se achando com mais direito que outros requerentes - especialmente se forem de outra nacionalidade do "sul global") e não reconhecer uma certa generosidade de PT em alguns pontos.
Veja por casamento: a pessoa pode obter a cidadania PT sem nunca ter pisado lá. O BR permite isso? Não - tem que, no mínimo, morar um ano no BR antes.
Um estrangeiro neto de BR pode obter a cidadania BR direto? Não pode.
Então vamos refletir um pouco antes de sair descascando os outros. E saber de antemão que um processo está levando 3, 4 ou mais anos e adaptar os planos a esses tempos.
E, alguém achar que PT está ficando rico com a taxa de 175 euros (e filhos menores não pagam nada), não vale nem a pena comentar. Quando é para trazer dinheiro com cidadania, um golden visa exige, no mínimo, um investimento de 250.000 euros.
Comentários
@CarlosASP Nossa cansei...
Pois eu já acho que faz mais sentido priorizar os netos do que os residentes. Você pensa no que considera justo, o residente já contribui e paga impostos, eu vejo o lado do interesse do governo português. O residente já está lá, já está pagando impostos e conceder a cidadania não vai trazer nenhum benefício pro país, pelo contrário, vai facilitar que esse residente saia do país em busca de melhores condições em outros países da UE. E isso com Portugal precisando de mão de obra. Já o processo de neto, que em sua maioria já são de pessoas mais velhas, vai gerar outros tantos processos de filhos, esses sim em idade produtiva e que uma parte vai querer ir pra Portugal. Mesmo que muitos queiram ir para outros países, esses processos de neto vão certamente contribuir para trazer imigrantes para trabalhar em Portugal.