Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1794796798799800

Comentários

• @Zezuata concordo com a opinião do @ecoutinho com o adendo feito pela@texaslady, porém, gostaria de dar uma ideia:

E se você pedisse a conversão do seu processo de neto para naturalização e juntasse os documentos faltantes, deste modo, você poderia tentar aproveitar a taxa paga e o tempo de espera (sem nenhuma garantia de que irá funcionar).

• @AndrezaCa

Parabéns pela conquista!

Quando você deu entrada no seu processo? Ele foi concluído em Lisboa ? O requerente é maior de 75 anos de idade ?

obrigado por compartilhar

• @ecoutinho

Muito obrigado!

Envei em 2021 e toda documentação estava em dia, o processo esteve em Lisboa e depois foi transferido ao Porto...

• @texaslady

Estou no processo de neto, o meu avô é português. Vamos tentar ver onde esta o erro quanto ao assento.

Neste caso se pode pedir tempo para reavaliar e enviar de novo os documentos?

• @Zezuata .

Pelo motivo explicado no indeferimento, você não pode requerer como neto. Porque você nasceu antes da Independência. Portanto terá que fazer novo pedido pelo artigo 6.4, e pode fazer o que o @LeoSantos sugeriu, tentar pedir o aproveitamento dos documentos já enviados e pagar apenas a diferênça da taxa que para o artigo 6.4 é de 250 euros. Envie email solicitando esta mudança e mais tempo para enviar os documentos que faltam. Talvez eles não aceitem utilizar as taxas pagas, mas com certeza alguns documentos poderiam ser aproveitados como a sua certidão de nascimento e seu documento de identidade. Você teria que enviar um formulário do artigo 6.4, e outro atestado criminal, bem como localizar os dados corretos de seu avô português.

• @texaslady

Boa tarde á todos !

Venho mais uma vez solicitar ajuda e orientações. Agora sobre processos dos Netos: Dentre 8 processos que enviei inicio de 2025. Dois são de Netos . Circunstância triste. Exatamente em 05/25 estava com o processo de um primo ( Filho de Português) prontinho para colocar no correio. Mas no dia das Mães de 2024 esse primo sofreu um infarto fulminante com 58 anos . Cancelei tudo. E os 2 filhos dele passaram a ser Netos de Português . Em Janeiro desse ano enviei os 2 processos dos irmão. Todas as documentações exigidas de cada um. Coloquei no mesmo envelope. Chegando em Lisboa e recebido no cartório em 5/02/25 . Só que até agora não recebi o numero dos processos , nem a chave de acesso. Em Março desse ano enviei um e-mail para CRCentrais. Recebi essa resposta em 11/03/25.

Boa tarde !

Os pedidos foram recebidos neste Serviço tendo sido a situação contabilística regularizada, assim que possível serão inseridos em sistema informático e enviada a senha de acesso para consulta on-line.

Com os melhores comprimentos

Ana Isabel Ruivo

Alguém mais nessa mesma situação ? Pois antes os números eram enviados no máximo em 5 dias.

Gratidão pela atenção de todos

• @RoseMoraes ,

infelizmente é assim mesmo que está atualmente, muitos na mesma situação. E como eles disseram, "assim que possível". Só resta mesmo aguardar.

• Boa tarde,

Venho mais uma vez pedir ajuda!

Há mais ou menos um mês, nosso processo caiu em exigência. Enviamos o documento solicitado poucos dias depois, e agora, dentro do portal, apareceu a seguinte notificação:

Alguém saberia dizer do que se trata? Pelo texto, parece que seria um PDF anexado, mas não há nada disponível.

Obrigado!

• @marilima93 ,

que dizer apenas que os documentos solicitados na exigência foram submetidos. Não quer dizer que foram analisados, apenas recebidos.

• Pessoal, bom dia, preciso de ajuda!!! está correndo o processe de neta da minha avó, eu que estou fazendo tudo para ela. quando fui preencher o formulário me falaram para preencher somente com o primeiro nome dela e depois lá em baixo onde pergunta qual nome deseja manter colocar o nome completo certinho. Alguém mais já fez assim e passou? estou com medo de cair e exigência e minha avo está internada, com a saúde muito debilitada.

• Prezados,

Uma dúvida que ficarei muito agradecido se puderem ajudar.

Fiz o processo de 4 tios meus (netos de portugueses). Em um deles surgiu a seguinte exigência. Meus bisavós - 1a geração (ambos portugueses) se casaram no Brasil. Posteriormente, nasceu meu avô 2a geração (brasileiro). Ocorre a certidão de nascimento de meu avô não foi registrada pelo meu avô. Com isso, de acordo com a legislação portuguesa da época, não é possível garantir que o filho foi reconhecido pelo meu bisavô. Porém, caso o casamento tenha ocorrido antes do nascimento o reconhecimento da paternidade já é automaticamente presumido.

Portanto, preciso transcrever o casamento do meu bisavô em Portugal. Já solicitei a certidão digitada e cópia reprográfica ao cartório.

Dúvidas:

1) A transcrição é ato único, certo? Ou seja, não preciso repetir o procedimento para todos os 4 tios.

2) Quanto tempo demora o processo de transcrição, uma vez que na exigência foi dado o prazo de 30 dias úteis, prorrogáveis por mais 30.

3) Qual o procedimento para informar após a transcrição ter sido concluída?

4) Os processos dos outros 3 tios ainda não caíram em exigência. Devo ser proativo e, tendo a transcrição, já informá-los? Qual o procedimento correto? Todos os processos estão em Lisboa.

Muitíssimo obrigado pela ajuda.

• editado April 24

@leonardotlc

1) A transcrição é ato único, certo? Ou seja, não preciso repetir o procedimento para todos os 4 tios.

Correto. Você transcreve o casamento. Uma vez feito, está transcrito (reconhecido em Portugal).

2) Quanto tempo demora o processo de transcrição, uma vez que na exigência foi dado o prazo de 30 dias úteis, prorrogáveis por mais 30.

Depende de onde for transcrever, mas eu consideraria em média uns 2 meses. Comunique a conservatória que está providenciando a transcrição, peça prazo adicional e vá mantendo contato a cada 30 dias. Mande email com confirmação de leitura e guarde com carinho a confirmação.

3) Qual o procedimento para informar após a transcrição ter sido concluída?

Eu faria duas coisas em paralelo: mandaria um email com confirmação de leitura comunicando que a exigência foi atendida com a transcrição do casamento (informando o número da certidão de casamento portuguesa e conservatória onde ela foi lavrada), e mandaria também uma carta com uma cópia simples da carta de exigência, da certidão de casamento portuguesa (que é o resultado da transcrição) e um pedido para que a mesma certidão de casamento seja juntada aos outros 3 processos dos outros netos.

4) Os processos dos outros 3 tios ainda não caíram em exigência. Devo ser proativo e, tendo a transcrição, já informá-los? Qual o procedimento correto? Todos os processos estão em Lisboa.

Transcreva o casamento o mais rápido que puder. Assim que estiver feito, mande por correio a certidão para ser juntada aos 4 processos.

• @anacarolinabarboza ,

Isso não procede, o formulário é bem claro, pede o nome próprio e apelido (sobrenome). Você pode ver isso nas instruções de preenchimento que vem abaixo do formulário em si.

1. O nome deve ser aquele que usa de acordo com o documento de identificação ou o registo de nascimento estrangeiro, devendo distinguir entre nome próprio e apelidos.

Caso a pessoa realmente queira mudar de nome aí sim, no quadro 2 do formuário deve marcar "sim" no campo 3 e preencher os campos 4 e 5, se não, deve apenas marcar "não" no campo 3.

• @noya93

Quando você deu entrada no seu processo?

O processo foi registrado em fevereiro de 2022.

Ele foi concluído em Lisboa ?

Ele tinha ido para o arquivo central em Lisboa Aí com a reformulação deles, eles enviaram o processo para Porto.

O requerente é maior de 75 anos de idade ?

Não.

• @AndrezaCa Processo de neto/a mesmo?!

• @ecoutinho, muito obrigado pelos esclarecimentos. Uma outra questão. Qual o melhor local/procedimento para realizar a transcrição? Na conservatória ou no consulado? Moro em Brasília.

• @leonardotlc

Você vai ter que checar o que acontece mais rápido. Explico:

• A seção consular da embaixada em Brasília faz a transcrição presencialmente na hora, mas precisa agendar e as vezes só tem vaga uns 2 ou 3 meses para frente
    • A CRC Porto recebe a documentação por correio, e geralmente leva uns 2 a 3 meses após o recebimento da documentação para transcrever (se tiver mandado toda documentação certinha).

Eu primeiro tentaria um agendamento no consulado. Se não tiver nada com data inferior a 2 meses, eu colocaria os documentos num envelope e mandaria para a CRC Porto.

• Bom dia! Tenho algumas dúvidas com relação ao processo do meu marido, que é neto de português:

Avô português (declarante da filha) -> Mãe brasileira (Não declarante do filho) -> Filho Brasileiro

O avô declarou a filha, portanto imagino não ter problemas, mas no caso da mãe é mais complicado. O filho nasceu em 2000 e o pai foi o declarante, mas tanto a mãe quanto o pai não eram casados no civil até 2018 e se divorciaram em 2023... nessa situação fazer a declaração de maternidade seria o suficiente? Precisa de algo do casamento ou do divórcio deles mesmo as datas não servindo muito?

Estou retirando a certidão de nascimento da mãe também, no caso eu preciso pedir a 2a via do documento de caráter inteiro teor e apostilada ou faço a repográfica de inteiro teor e com apostilamento? Em outras palavras, tanto a 2a via quanto a cópia precisam ser apostiladas?

• @Vitoriagdoss

O caso do meu pai era exatamente esse, avô português declarante da mãe brasileira e ele, neto, o pai foi o declarante. Mandei a documentação padrão e foi aprovado sem nenhum questionamento.

Quanto às certidões, sempre peça por via reprográfica e apostilada. Não precisa mandar cópia. Reprográfica é um tipo de certidão que tem a foto do livro impressa no verso, não é uma "cópia da certidão".

• Muito obrigada, @SergioM!!

A repográfica já é um documento oficial, então fica ótimo!

Vi também que consta na certidão de nascimento do meu marido o nome do avô português e o casamento do avô já está averbado em Portugal, portanto espero que esteja tudo certo com isso.

• editado April 25

@ecoutinho

A transcrição via consulado preciso da presença ou assinatura do português ? meu avó mora em outro país tenho medo dele não conseguir se virar sozinho. no momento estou na Irlanda e meu avó no brasil

• editado April 25

@noya93

Um filho ou neto do português pode pedir a transcrição de casamento, mas cada consulado cria seu próprio procedimento, então o melhor é se informar no consulado onde pretende fazer.

No caso do consulado em Dublin, te adianto que eles criam muita dificuldade.

Quando fui transcrever o casamento dos meus pais, eles queriam uma procuração da minha mãe me dando poderes para transcrever.

Quando fui transcrever meu próprio casamento (o primeiro), queriam que minha ex-esposa, de quem me divorciei há 24 anos e nem sei por onde anda, tbm assinasse.

Em ambos os casos, desisti de fazer pelo consulado e mandei para a CRC-Porto.

O consulado de Dublin só serve para emitir o CC e PEP

• @Vitoriagdoss

Sua pergunta é recorrente e vem de uma peculiaridade no processo de netos.

A questão de quem declarou ou não a criança só se aplica quando o genitor/a é PT. Pois é uma exigência de PT (para nascidos antes de 1978).

No caso de netos, como o seu avô PT declarou a filha BR dele, então ok (se foi na menoridade). Um detalhe: melhor se tiver sido antes de um ano de idade. se foi depois de um ano, acaba sendo aprovado, mas vão pedir uma justificativa da razão do registro tardio.

A relação entre o filho/a do PT e seu próprio filho/a (ou seja, neto do PT), não é regida pelas leis de PT, pois não envolve nenhum cidadão PT (mas tem que ser na menoridade). É regida pelas desse país. Se for todo mundo BR, então a lei BR diz que pai e mãe são os que constam na certidão de nascimento, independente de quem declarou.

O comentário do colega acima mostra a aprovação do processo dele nessa situação. O mesmo aconteceu com minha mãe.

Quanto à documentação, sugiro ler com atenção o guia para netos. Ali deixa claro quando algo tem que ser apostilado, se é reprográfica etc. As pessoas tem usado com sucesso esse guia já faz tempo:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

Confira se os nomes e dados (do registrado, pais e avós) que constam nas certidões das 3 gerações batem em si. Eventuais divergências nesses dados podem levar ao processo cair em exigência.

Nem todo cartório de registro civil (RCPN) faz apostila de Haia. Se for o caso do RCPN onde está a certidão de nascimento de alguém da família, não há problema. Emita a certidão lá (pois só o próprio RCPN do registro original pode emitir uma reprográfica) e depois leve para apostilar em outro lugar (cartórios de notas tendem a apsotilar).

Pode até apostilar em outro estado, já que os preços de apostila variam por estado (em geral SC e DF entre os mais baratos, muita gente apostila nesses lugares pois, além de mais barato, há alguns cartórios bem eficientes em prestar esse serviço). Mas isso em geral só vale o trabalho extra (mandar por sedex etc) se forem vários documentos (por exemplo, uma família fazendo de várias pessoas).

Exemplo de preço por apostila (cada documento leva uma); MG 181 reais; SP 158 reais; RJ 126 reais... já DF custa 64 reais e SC 66 reais.

• Olá a todos,

Processo de meu pai como Neto eh de Junho/23, vai fazer 2 anos daqui há 2 meses. Pelo andamento que observam, alguém conseguiria estimar quando o processo será analisado, considerando o ritmo atual? Abracos e muito obrigado

• @fanegrao o meu de abril de 2023, estimo entre o fim de 2026 e meados de 2027, mas pode chegar a 2030, ninguem sabe!

• @GUSTAVO_RAMOS , haja paciencia… tomara que estejam vivos quando sair o resultado… 🙏 Abs

• Alguem sabe quando começam as ferias la em Lisboa e porto? nessa época os processos ficam ainda mais lentos

• editado April 28

@noya93

As férias escolares na Europa são em Julho e Agosto. É mais ou menos como Janeiro e Fevereiro no Brasil: nada fecha, mas os funcionários se revezam pois todos priorizam tirar férias no verão e quando os filhos não têm aulas.

Em Setembro voltam as aulas.

• Será que o 1D do meu pai sai até 12/2025? Ingressamos dia 29/06/2022

• Meu marido e meu cunhado querem tirar o processo, logo necessitam do documento da mesma mãe, tenho de tirar duas certidões da mãe com apostilamento ou posso colocar um envelope com documentos comuns (certidão da mãe) e uma cópia simples no envelope de cada um dos filhos?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.